domingo, 20 de dezembro de 2009

A PERGUNTA DE NATAL



Em 1999, a propósito de uma pergunta da minha filha, que tinha 4 anos, escrevi um artigo para um jornal escolar sobre a confusão que ia na sua cabeça acerca de quem trazia os presentes de Natal. Seria o Pai Natal ou o Menino Jesus?

Passados 10 anos, já não preciso de lhe responder a essa pergunta, mas o Pai Natal e o Menino Jesus continuam a repartir essa tarefa, na minha família. Como passamos o Natal fora, recebemos os presentes do Pai Natal em casa alheia e os presentes do Menino Jesus na nossa casa, junto ao sapatinho que colocamos debaixo da árvore de Natal, para que ele não se engane.

No meu tempo de menina, escrevia ao Menino Jesus e não ao Pai Natal. Acho que quando esse bom homem de barbas brancas apareceu na minha vida, já não acreditava nessa fantasia. Por isso, a sua presença foi-se impondo gradualmente na minha vida, mas nunca esquecendo que no Natal se celebra ao nascimento do Menino Jesus. Assim fui educada! Assim eduquei a minha filha, embora ela reclamasse e se questionasse pois aparecia o Pai Natal em todo o lado e nunca o Menino Jesus! Porém durante anos acreditou em ambos. Acreditou que era o Menino Jesus, que vinha cá a casa, na nossa ausência e que colocava um presente, o presente especial, junto a cada um dos nossos sapatos.

Observo agora, que a grande maioria das crianças já não se sente confusa, pois quem lhes dá os presentes de Natal é o Pai Natal, e ponto final! É Natal, e celebra-se o quê? Muitas não sabem responder e nem nisso pensam!

Assim se educam as nossas crianças!

Escrito por CarpeDiemaria

Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

9 comentários:

  1. Correctíssimo. Assim é de facto. E sem querer repetir-me como na minha família nunca houve a tradição pura da comemoração do nascimento de Jesus, foi sempre o Pai Natal que esteve presente na magia e que claro perpetuei na minha vida. No entanto, os ensinamentos de vida são cristãos e mais baseados na partilha do que na questão da cegueira do consumismo.
    Mas acho esta magia quer seja o Menino Jeses quer seja o Pai Natal , uma magia maravilhosa, que une os povos por este Planeta chamado Terra!
    E pela Isabela, Feliz Natal

    ResponderEliminar
  2. Lembro de pequenina descer as escadas e vir espreitar para apanhar o Pai Natal.O truque dos meus pais era levar-me a dar 1 voltinha de carro,eu adormecer e entravam em casa comigo a dormir.Quando acordava,já era a manhã seguinte e os presentes lá estavam.Soube que não existia,não fiquei muito triste,porque meus pais eram os meus pais natais :) O Menino Jesus ocupava e ocupa outro lugar de destaque.Festejava-se o seu nascimento indo a Missa do Galo :)

    Jocas natalícias
    Lena

    ResponderEliminar
  3. ahahah Uma vez, era ainda bem pequena, estávamos todos à lareira, apenas o pai se tinha ausentado, quando se ouvir alguém retirar uma telha e um pequeno cordel começou a descer em direcção à lareira, trazendo na ponta um sapato de criança e lá dentro uns rebuçados ...

    Apesar de acreditar piamente no menino Jesus, creio que a dúvida se instalou desde nessa noite.

    Não me lembro de fazer pedidos ao menino Jesus, nem mesmo ao meu padrinho Santo António. Fui educada para me resignar e aceitar o pouco que a vida me dava, mas a minha natureza rebelde levou-me sempre a questionar e contestar incoerências e o que não me parecia justo.

    Gostei dmuito o texto

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  4. No meu tempo e em minha casa, punha um sapatinho na chaminé e os meus pais diziam que o menino Jesus descia pela chaminé e colocava lá os presentes. Aos meus filhos não os consegui enganar durante muito tempo. A mais velha foi devidamente informada pelos coleguinhas do infantário, que depois se encarregou de passar a informação ao irmão.
    Bom Natal
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. É uma boa ideia essa de receber as prendas especiais em casa...
    E também é boa ideia explicar o que significa Natal e que esse nascimento não teve como objectivo receber prendas...sob pena de se subverter completamente o sentido da quadra.
    Gostei do seu texto!
    Santo Natal
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  6. Já dizia o outro, mudam-se os tempos mudam-se as vontades... e mudam-se as tradições.

    ResponderEliminar
  7. ehehehehe no fundo no fundo a magia estava lá, e mesmo que tivéssemos descoberto cedo ou que por vezes tivéssemos ficado desiludidos, a sério a sério que gostámos da ideia, e chamando Menino Jesus ou Pai Natal, lá fomos aderindo a esta brincadeira e fizemos ou tentamos fazer aos nossos filhos .;)

    Mais a mais os tempos mudam de facto e agora a malta da catequese já colocam GPS e tlm para os Reis Magos chegarem a Menino Jesus eheheehe.
    E depois Menino Jesus não poderia ter nascido em Dezembro, na Palestina é calor só poderia ser Abril ou Maio, pela posição da estrela que indicou o caminho...e nessa altura ser fresco ou mais frio. São coisas que depois lhes faz confusão e quando por eles descobrem que a coisa na catequese também foi mal contada, afinal, não é só a história do Pai Natal que tá mal contada...
    Por isso não levo a tradição a rigor...muitas questões pairam no ar e as incertezas da sua existência também são ainda uma incógnita...;)

    E por isso esta MAGIA funcionar em pleno, por haver este MISTÉRIO como se fosse uma história de encantar!...
    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  8. Pois é! Exactamente como diz. Mas, "Apesar de tudo, ainda há Natal"!
    Não é só magia, é a Esperança que ainda não morreu e que é necessário alimentar. Essa é a nossa tarefa e a dos vindouros. Com Menino Jesus ou com Pai Natal é necessário é que o Natal se mantenha vivo e haja sempre alguém que lembre Aquele que nasceu, diz-se, para nosso Bem!

    Bom e Santo Natal!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  9. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui deixo um poema de Alberto de Serpa.

    Os joelhos em terra,
    as mãos erguidas, presas.
    E Deus o céu descerra
    aos murmúrios que rezas.

    Brilham mais as estrelas.
    Mais neve o céu derrama.
    E, se por fora gelas,
    por dentro és uma chama.

    E beija a tua face
    o luar que aparece,
    como se Deus mandasse
    um sim à tua prece.

    João Celorico

    ResponderEliminar