terça-feira, 9 de junho de 2009

Mundão – Aldeia Tipicamente Beirã

A aldeia de Mundão situa-se no Concelho e Distrito de Viseu sendo sede da Junta de Freguesia de Mundão. A cerca de 10 km de Viseu e 13 do Sátão, Mundão está dotada de uma série de infraestruturas importantes ao seu desenvolvimento: Parque Industrial de Mundão que possui variadas industrias e também empresas comerciais, a Escola E B 2,3 de Mundão, a antiga lixeira foi convertida num importante Ecocentro de recolha selectiva , Escola Primária de Mundão,a Igreja Paroquial de Mundão e Centro de Dia para Idosos e um Complexo Multidesportos.

Foto nº 1: Igreja Paroquial de Mundão



Foto 2 – Cruzeiro no Largo da Igreja

No limite da Freguesia existe um Centro Hipico e o Cantinho dos Animais Abandonados que alberga cerca de 500 animais entre cães e gatos. Para divulgar os usos, costumes e tradições de Mundão e da Região, existe o Rancho Folclórico de Mundão.
Com cerca de 1700 habitantes e cerca de 15 km2 de área, a aldeia de Mundão é cada vez mais uma aldeia jovem e rejuvenescida tendo em conta o cada vez maior numero de nascimentos.
Historicamente Mundão é descendente de povos latinos. Antigamente escrevia-se “Mondam” como aliás se pode ainda hoje verificar no Cruzeiro que fica situado um pouco antes da Igreja Matriz. Existem também vestígios de uma Anta que se situa perto do actual Estádio de Futebol. Do tempo dos Romanos ficaram vestígios de uma Estrada Romana que ligava a cidade de Viseu a Roma, onde iam dar todos os caminhos, como é do conhecimento geral.
Foi aqui em Mundão que há 15 anos comecei a trabalhar no Parque Industrial de Mundão e que obtive a minha carta de condução no Centro de Exames. A casa onde hoje habito nessa altura era um grande pinhal que depois foi vendido e loteado.
Foto 3 – Paisagem florestal de Mundão

É uma zona muito sossegada e saudável, pois na área circundante às habitações ainda ficou bastante pinhal o que nos permite respirar ar puro e saudável.

Possui um Restaurante Tipico (Restaurante Ilidio o Feirante) com variados pratos típicos da Região: Chanfana, Javali, Bacalhau na Broa, Grelhadas mistas, Arroz de Miscaros e Frango na Pucara. A acompanhar o Conceituado e Premiado Vinho do Dão.
Mundão é atravessada pela EN229 que liga Viseu ao Sátão e a cerca de 5 km tem os nós de ligação à A25 e também à A24. Todos os anos em Agosto e em Dezembro dezenas de emigrantes regressam à Terra Natal que os viu nascer e crescer para estarem com a familia.
Vale a pena viver em Mundão!
Venha conhecer esta aldeia e toda esta lindíssima Região das Beiras.



Escrito por: Elsio Marco Pereira Faro André


Mundão(freguesia)/ Distrito de Viseu

12 comentários:

  1. Elsio
    Mais uma aldeia de que eu nunca tinha ouvido falar.
    Belas fotos e bom texto de divulgação.
    Quem sabe um dia nos encontramos por aí
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Também não conhecia Mundão. Mais um sítio a "descobrir" numa próxima viagem.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  3. Mundão é uma aldeia próxima de Viseu, muito simples , mas também muito simpática.

    Obrigada Elsio, pelo teu contributo na blogagem. Espero encontrá-lo por aqui para participar e votar no melhor!

    Um abraço, Susana Falhas

    ResponderEliminar
  4. Elsio Faro,

    Obrigada por dar a conhecer a aldeia da sua vida. Nunca tinha ouvido falar em Mundão, mas acredito que mereça uma visita.

    ResponderEliminar
  5. De criz formativo, este foi o que mais me agradou! :)

    Marcie Maia
    marcie@live.com.pt

    ResponderEliminar
  6. Um bom artigo de divulgação!!! Nasci em Mundão e nos últimos anos tenho morado em outros sítios (Porto e St Maria da Feira), por motivos profissionais, e posso dizer que não há nada como a minha terra... pelo menos os meus fins de semana são de Mundão.

    ResponderEliminar
  7. Sim está desenvolvida mas descaracterizada.
    Perdeu a sua imagem tradicional "rural".
    Transformou-se em mais um aglomerado "suburbio" em quase tudo é igual em qualquer outro lado.
    E, o reduzido patrimonio historico existente, está abandonado.

    ResponderEliminar
  8. Falta a Mundão, uma ideia e um projecto de futuro, inovadora contando com a perspectiva historica da Freguesia.
    Mundão é um autentico balcão para a cidade de Viseu, com carateristicas morfologicas unicas, no concelho de Viseu e, basicamente, perde de forma sistemática, oportunidades de tomar a iniciativa , constituindo-se como a locomotiva de todo o norte do concelho.
    O Patrimonio florestal ( em constante redução) não é objecto de qualquer acção que inverta a tendencia.
    Possui um fontanario datado de 1929 que carece de requalificação.
    Falta-lhe intervenção ao nivel da informação.
    E,eu adoro a minha terra.

    ResponderEliminar
  9. Foi com enorme prazer que vi as fotos, sobretudo a foto da Igreja Paroquial...Foi nessa pequenina igreja que foi baptizado já lá vão 47 anos...

    Embora longe fisicamente, Mundão está sempre perto do meu coração.

    ResponderEliminar
  10. Mundão, onde histórias de pasmar e encantar
    Lendas e mitos nunca ao de acabar

    ResponderEliminar
  11. Me chamo Delfim Rocha de Almeida Nasci em Mundão em 1949 e saí de lá em 1957 quando vim para o Brasil sou Neto de Albano Luiz de Campos, Sobrinho de Delfim de Campos e Filho de Matias e Lucilia, ainda tenho parentes em Mundão e tenho a intenção de visitalos em Setembro meus primos são Antonio Campos e Maria da Purificação filhos de Delfim e Rosa, se alguem os conhecer peça que entrem em contato comigo pelo email delfo.lena@hotmail.com, ou me informem de como entrar em contato com eles.pois ao vere a foto da Igreja aonde fui batizado senti muitas saudades de todos.O meu muito obrigado a todos que puderem ajudar

    ResponderEliminar
  12. Sou natural de Mundão, saí de lá menino,vim com minha familia para o Brasil, vivo no Rio de Janeiro desde 1957 pretendo voltar a Portugal e mais especificamente em Mundão em setembro deste ano para rever alguns parentes e fazer amigos, Abraços a todos os conterraneos que venham a visualizar esta postagem

    ResponderEliminar