terça-feira, 9 de junho de 2009

Caria: a aldeia para toda a vida!



Paisagem da Serra da Estrela, vista de Caria


A aldeia da minha vida, não é da minha vida e não é uma aldeia, pois é, como só a conheci quando tinha perto de 20 anos não é da minha vida e como é uma vila, não é obviamente uma aldeia.

Falo-vos da vila de Caria, no distrito de Castelo Branco, concelho de Belmonte e freguesia de Caria.

Conheci esta vila após seis longas horas de viagem, vinda de Lisboa, em 1992. Tratava-se da terra do meu avô, pai do meu pai, e vinha ver pela primeira vez ver a casa onde tinha vivido o meu bisavô.

Depois continuei a vir a Caria, com o sonho de um dia recuperar essa casa. Em 2001 adquiri por partilha a casa e em 2006 a obra iniciou-se e veio a tornar-se num Turismo no Espaço Rural, com o nome de Passado de Pedra. Afinal, não é a aldeia da minha vida, mas é a aldeia para o resto da minha vida…..

Por vezes perguntam-me a razão do nome escolhido para a casa e sempre respondo que a casa representa o meu Passado e que é feita de boa Pedra.

Bem, mas chega de falar de mim, porque o que me foi pedido foi para falar da minha aldeia.
Etimologicamente Caria é um nome de origem árabe e significa aldeia, vila ou povoação, sendo que os hebreus lhe davam a designação de Quiria ou Alcaria.
Caria é uma povoação muito antiga, tendo-lhe sido atribuído foral por D. Manuel I, em 15 de Dezembro de 1512, sendo portanto nesse tempo um Concelho autónomo.
Em termos de património, para uma vila, Caria é bastante rica e se um dia a vierem visitar não deixem de ver a Casa da Torre que é talvez o edifício mais antigo de Caria, datando de 1322. Foi mandada construir por D. Martinho II, bispo da Guarda e senhor de Caria. O corpo central da casa é constituído por uma torre de origem medieval (séc. XIV), sendo também visíveis vestígios de uma fortaleza.
No entanto, os edifícios mais notáveis da vila de Caria, bem como a maior parte do casario que compõe o seu centro histórico, datam sobretudo do século XVII.

Uma das actividades económicas da vila era a agricultura e existiam grandes casas senhoriais que exploravam a maior parte das propriedades. Desses tempos sobram solares, como é o caso do Solar Quevedo Pessanha com uma magnífica ornamentação exterior, e considerado um dos melhores solares da Beira Baixa.
Janela do Solar Quevedo Pessanha


Caria tem uma bonita Igreja Matriz, de Nossa Senhora da Conceição, edifício reconstruído em 1701 em estilo barroco, onde é de salientar o altar, ricamente ornamentado em talha dourada.



Torre sineira da Igreja de Caria

Em Caria ainda se podem ouvir os passarinhos, os chocalhos das ovelhas, o sino da igreja e a buzina do homem da fruta, ou seja os sons da aldeia, neste caso vila !


Escrito por Graça


Caria, Belmonte, Castelo Branco

7 comentários:

  1. Graça
    Conheci Caria nos longos anos em que vivi em Castelo Branco.
    Um esplêndido exemplar da cultura da belíssima Cova da Beira.
    Ai o sabor das cerejas !...
    Se Deus me der vida e saúde, um dia voltarei.
    Parabéns pela excelente participação e pelo magnífico trabalho feito no "Passado da Pedra".

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga Graça:

    Gostei bastante do teu texto, em especial a tua fotografia, com a neve no cume da Serra da estrela!

    Parabéns e obrigada pelo teu contributo!

    Espero encontrá-la por aqui, para participar também esta blogagem!

    Um abraço, Susana

    ResponderEliminar
  3. Gostei do texto e de conhecer a história do "passado de Pedra". Deixo votos de um futuro risonho e soalheiro :)*

    ResponderEliminar
  4. Muito bem... Caria é uma terra bonita! Vistas mágnificas...


    Slogan para Caria:

    "Sorria porque está em Caria"

    xD

    ...

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa e prometo fazer uma visita, afinal temos tantas coisas no nosso Pais para descobrir . Faço aqui um apelo aos Portugueses conheçam as nossas riquezas.

    ResponderEliminar
  6. O SEU PASSADO DE PEDRA É TB O MEU PASSADO DE PEDRA.FOI NESSA CASA QUE NASCI,CRESCI,FORTALECEU A MINHA PERSONALIDADE TAL COMO UMA PEDRA...NELA VIVI ATE AOS MEUS 13 ANOS,AS MINHAS RAIZES TODAS NELA MORARAM.ESSA CASA FOI É A PEDRA DO MEU PASSADO,FOI UMA BENÇÃO TER HERDADO ESSA CASA POIS NELA SORRI E NELA DEICHEI AS MINHAS LAGRIMAS QUANDO NASCI.É NELA QUE TENHO AS GRANDES RECORDAÇÕES DO MEU FALECIDO E AMADO PAI.AGRADEÇOLHE ASSIM POR TER REMODELADO O MEU PASSADO E DAR FUTURO A ESSE PASSADO.OBRIGADO.SÃO PESSOAS ASSIM QUE AS GENTES DE CARIA PRECISÃO.POIS TAMBÉM LUTO PARA O PASSADO NÃO CAIR EM ESQUECIMENTO.MAURO

    ResponderEliminar
  7. Jose Proença gonçalves31 de outubro de 2010 às 11:48

    Ó juventude de outros tempos,onde deixastes os
    vossos bonitos jogos, que vos divertia tão saudávelmente, assim como; O Jogo da luz,do beto, da pimpirrola, da mosca,da palmada,do pião. etç. Assim como os jogos mais própios para, raparigas. Os tempos são outros, é certo,
    estamos na era do Computador, mas por aquilo que os nossos olhos vêm, não trouxeram mais alegria interior,á Juventude de agora. Éra uma
    alegria mais pura. E outra coisa eu pergunto,
    o respeito por os mais velhos, é o mesmo, dos nossos tempos. Bem cantava Antonio Mourão,
    Ó tempo volta p/ra trás, J. P. Gonçalves

    ResponderEliminar