quarta-feira, 14 de julho de 2010

A FRUTA DA MINHA REGIÃO -SANTA CATARINA-BRASIL



Falar das frutas é muito muito gostoso. Mesmo sendo inverno por aqui, apreciamos sempre um boa salada de frutas. Principalmente as tropiciais.

Além de serem nutritivas, são deliciosas e muito refrescante.

Para deliciar uma boa porção de frutas, não importa se é inverno, verão ou qualquer estação. O nosso corpo sempre agradece essa boa harmonia de vitaminas e sia minerais, que as mesmas possuem. São muito beneficas ao nosso organismo. Contribuem para uma boa digestão, saúde e harmonia celular.

A beleza de suas cores, deixam os olhos arregalados e a boca entre aberta para esse prazer de saborezar a vida.

Nossa é estado é muito grande. Não tem como falar somente de uma cidade. Então, comentarei um pouquinho do Estado de Santa Catarina.

Santa Catarina possui área plantada de 30 mil hectares, com produção anual entre 650 a 700 mil toneladas, envolvendo cinco mil famílias e diretamente 30 mil pessoas. Indiretamente, são cerca de 100 mil que integram a cadeia produtiva. O movimento bruto chega a R$ 140 milhões. Da produção catarinense, 28% fica no Estado, 20% vai para os países do Mercosul e 52% para outros Estados.

A maior produção de banana caturra está no Litoral Norte, sendo Corupá o maior produtor de Santa Catarina. A fruta, de acordo com a divulgação da Febanana, contém onze vitaminas dos complexos A, B1, B2, E e C. Sua composição é 70% de água, 27% carboidratos, 1,2% de proteínas e 0,3% de gorduras.

Temos até a festa da nanana em Corupa, a Bananenfest que cresce a cada ano. No ano passado, mais de 25 mil pessoas participaram e o lucro foi de R$ 67 mil.Várias outras regiões vizinhas como Massaranduba, Rodeio tem suas produções e comemorações. A banana nesta Região do vale, tem suas preciosidades

 
A região do Planalto Norte Catarinense tem grande vocação para produzir frutas, sejam elas de clima tropical ( laranja, tangerina murcott, tangerina pocam) ou temperado como a maçã e a uva. Na maçã o planalto norte a exemplo de Fraiburgo e São Joaquim. Na região já existe centenas de produtores organizados na Cooperativa Pomaris, com sede em Monte Castelo. As maçãs nas variedades Eva e Castel Gala se adaptaram muito bem na região, apresentando excelente produtividade e qualidade, melhor quando comparado as regiões de Fraiburgo e São Joaquim. Já existe na região centenas de produtores organizados na Cooperativa Pomaris que possui sede em Monte Castelo. A maçã é considerada dentro do agronegócio como sendo uma das culturas mais lucrativas. Também existe a possibilidade de parcerias para a produção de maçãs com as grandes empresas de Fraiburgo, onde os produtores produziriam a maçã para estas empresasocorre na Outra fruta de grande potencial na região é a laranja para produção de suco. Hoje já existe uma grande empresa produtora de suco de laranja ( Fischer sucos ) instalada na cidade de Videira, necessitando de grandes volumes de laranja, vem buscando laranja no interior do Paraná e Rio Grande do Sul. Nossas autoridades poderiam articular também a instalação na região de uma indústria de suco de uva, onde os agricultores da região produziriam a uva para essa indústria.



Fonte: Aguinaldo Tavares

Esta é mais uma das minhas participações nesta linda aldeia.


Escrito por Sandra Andrade do blogue Interacção de amigos

6 comentários:

  1. Vou fazer a chamada no blog amanhã. Não tinha a data.
    Ficou muito legal.
    Sandra

    Meninas, aproveito para convidar vcs para vir ao blog do poetas.

    Estou muito feliz!!!
    Quer saber por que???

    ESTE BLOG ESTA COMEMORANDO.
    VENHA VER!
    http://sandraregina7.blogspot.com/
    SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.
    Vou te esperar.Nossas conquistas dependem muito dos queridos amigos.
    Juntos comemoramos.
    Carinhosamente.
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Sandra,
    Admito que fiquei com água na boca por causa das fotografias, onde a fruta parece ser tão apetitosa!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Sandra: Sou muito curiosa de tudo o que diga respeito ao Brasil. Há pouco tempo tive de preparar um trabalho para umas aulas de Geografia para séniores, as quais tinham como tema o Brasil. Recolhi muitas fotos e analisámos os vários Estados.
    Admirei as paisagens do Parque Nacional da Serra do Itaja, as casas tradicionais de influência alemã de Blumenau, mas também as que recordam os açorianos, a beleza do litoral e as montanhas cobertas de neve.
    Agora fiquei a saber um pouco mais do Estado de Santa Catarina. Aliás uma das regiões que mais gostaria de conhecer é mesmo o Sul.
    Por aí deve estar bastante frio. Aqui, sufoca-se neste Alentejo com o termómetro a rondar os 40ºC.
    Bjs quentinhos

    ResponderEliminar
  4. Quando viajamos pelo Sul, fiquei agradavelmente surpresa ao encontrar vendedores de frutas, ao longo da estrada, vendendo pêssegos, que compramos e fomos comendo pelo caminho.
    E o que dizer das maçãs de Fraiburgo ?
    Compramos muitas, deliciosas e baratíssimas, que comemos na viagem e trouxemos para casa.
    E o arrependimento de não ter trazido muito mais ?

    Sinto saudades dessas terras lindas do Sul...
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. A minha santa catarina é maravilhosa e cheio de gostosuras e por isso que sempre incluo nos meus roterios turisticos e gatronomicos.

    abraços

    ResponderEliminar