Floresce na primavera e verão, produzindo grande quantidade de frutos. As flores (e os frutos) crescem em aglomerados no tronco e ramos.
Seus frutos pequenos, de casca negra e polpa branca aderida à única semente, são consumidos principalmente in natura, ou na forma de geléia, suco, licor, aguardente, vinho e vinagre.
É uma das frutíferas mais cultivadas, desde o Brasil colônia, em pomares domésticos.
A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma.
O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usada por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.
É tempo de jabuticaba, e aqui na minha cidade é comum encontrá-la sendo vendida na rua, dentro de grandes cestos trazidos dos quintais mineiros.
Outro dia recebi um recado da minha amiga Vilma: está na hora de colher jabuticabas !
E lá fomos nós passear no seu sítio encantado para colher a fruta da época. Nem trouxe muitas, pois a família é pequena.
No dia seguinte chega o meu vizinho Tião com um balde de jabuticabas !
Toca a fazer geléia, antes que a fruta estrague.
A cor é linda e o gosto muito bom.
O guardanapo bordado veio de Portugal para o meu enxoval.
O pires pertencia a minha mãe, e é da década de 60.
A colherinha é um produto artesanal típico de Minas Gerais e tem uma ametista incrustada no cabo.
Escrito por Flora Maria do Blogue : Flora da serra
Minha querida Flora:
ResponderEliminarEsta é uma das frutíferas mais curiosas que já vi. Olha-se para a árvore frondosa, em busca dos frutos, e não se vê nada.De repente, percebe-se o tronco todo coberto de pontos negros - são as frutas.
Texto esclarecedor e muito rico de informações.
Um beijo.
Gilberto.
Apesar de não ser nossa fruta preferida, a Jabuticaba é encantadora, e sua geléia muito bonita.
ResponderEliminarSonho com o dia em que o nosso exemplar ficará coberto com as lindas flores branquinhas...
Obrigada, Gilberto, pelo comentário.
Beijo
Olá Flora
ResponderEliminarQuando olhei para a primeira foto, pensei tratar-se duma malga com azeitonas! Afinal, enganei-me. Ainda bem que a trouxe aqui à blogagem porque fiquei a conhecer esta árvore maravilhosa associada às mirtáceas, ou seja, à produção do mirtilo que tantas propriedades medicinais possui no reforço dos glóbulos vermelhos.
Nunca vi esta árvore em Portugal.
Uma boa geleia deste produto faz bem a toda a gente.
A Jabuticaba, José, é pretinha como a azeitona, porém redondinha como bola de gude !
ResponderEliminarAinda existem muitos quintais por aqui com Jabuticabeiras. Pegá-las no pé é muito fácil, e dá pena ver a quantidade que cai ao solo. É muita fartura !
Obrigada pelo comentário.
Olá Flora!
ResponderEliminarQuando recebi o teu texto, também fiquei bastante curiosa em relação a esta fruta. Nunca tinha ouvido falar nela, sequer.Falta agora é provar, despois desta descrição.
Fico contente por saber que a aldeia também proporciona um espaço para o conhecimento de coisas novas. Afinal o Brasil ainda nã está totalmente descoberto ou conhecido por nós...
Bjs
Pois creia, Susana, que o Brasil não está nem totalmente descoberto pelos brasileiros, pois a riqueza de frutas existente é impressionante.
ResponderEliminarEu não conheço muitas frutas que são originárias das regiões Norte e Nordeste. São sabores exóticos, diferentes, e muito elogiados. Aos poucos, essas frutas estão chegando até outras regiões do país.
Agora, você, só precisa usar seu Olho de Turista e vir até aqui conhecê-las de perto !
Beijo