terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NATAL NA MINHA CIDADE

Presépio em Areia
***
Gosto da época Natalícia na minha cidade, S. João da Madeira, com as Avenidas e rotundas exibindo decorações alusivas à época, (todas preparadas por alunos das escolas e não só) que, mostrando a sua criatividade, lá vão aproveitando produtos recicláveis, enfeitando a Cidade com um brilho de alegria, de pundonor e regozijo, digno de ser apreciado por qualquer pessoa.
Gosto de percorrer minha Cidade e apreciar as casas vestidas de luzes, onde o frio do Inverno é esquecido, só pela contemplação de todas estas imagens multicolores alusivas ao Natal.

A Cidade, nesta época é visitada por muitos forasteiros, apenas para contemplarem a alegria desta quadra, alegrarem seus olhos na contemplação das cores, dos adereços natalícios, da arte implícita nesses pequenos gestos e, de certa forma, louvarem, felicitarem todo o empenho das pessoas, das crianças e adolescentes no embelezamento da cidade.
É feito em tenda especialmente construída para o efeito, um lindíssimo presépio, todo em areia, exposto na zona pedonal, zona central da Cidade. Há concursos promovidos pela Câmara Municipal para a decoração de prédios, de vivendas, de montras, com incentivo em dinheiro, para os premiados e, com todo este ambiente de festa, sentimo-nos como que num paraíso natalício, quente, onde apenas existe Amor, Paz, Fraternidade, Doação ao Próximo, Reflexão, enfim , espírito de NATAL!

Escrito por Tina, do blog Blumen
***
Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

17 comentários:

  1. Olá Tina!
    É um texto muito bonito sobre o Natal em S.João da Madeira.Também aprecio ver tudo enfeitado,as luzes,as ruas,as rotundas,sobretudo aquelas feitas pelas crianças ou em objectos reciclados.No rossio de Viseu,puseram casinhas de madeira,claro que é comercial,mas apesar de tudo dá um ar rústico e natalício,se bem que chego a perguntar-me se estou em Viseu ou na Suiça.
    Adorei o presépio de areia.Está fabuloso.

    Jocas gordas
    Boas Festas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Lena pelas tuas palavras
    Jocas
    Tina

    ResponderEliminar
  3. Muito original esta ideia de fazer um presépio de areia.
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  4. Tina:
    Pois aqui estou a saudá-la por duas razões. Primeiro pelo seu texto sobre o Natal e, segundo, porque, embora me encontre a viver em Lx. sou natural de O.Azeméis e, portanto, a tradi
    ção dos nossos Natais será muito semelhante.
    M.A. do http://simecqcultura.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Tina o Natal em Oliveira de Azeméis é ainda mais festa e certamente mais genuíno, já que são as crianças que fazem as decorações das ruas!
    O presépio também é muito bonito!
    Viva bem esse Natal!
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  6. Olá, Júlia Galego
    Agradeço seu comentário
    De facto, quando me convidaram para escrever algo , foi sobre o Natal na minha terra...por isso, me reportei à cidade e não ao que costumo fazer na minha casa, nesta quadra.
    Beijinhos e um BOM NATAL
    Tina

    ResponderEliminar
  7. Olá, M.A.
    Agradeço do coração, suas palavras.
    Gostei que alguém que quase meu patrício, tenha escrito algo acerca de meu post.
    Estudei, enquanto jovem no colégio de Oliveira de Azeméis, por isso também sou um pouco da sua terra, pois foram muitos anos da minha vida que lá passei.
    De facto, deve haver muitas semelhanças....acredito que sim!
    De novo agradeço seu comentário.
    Beijinhos e um Santo Natal.

    ResponderEliminar
  8. Olá Alcinda Leal,
    Pelo teor de seu comentário, creio que vive em Oliveira de Azeméis.
    Quero agradecer suas palavras, antes de mais.
    Como deduzo, também em Oliveira de Azeméis, as ruas são decoradas como aqui na minha terra, pelas crianças das escolas...na quadra de Natal....aproveitando produtos recicláveis.
    As cidades ficam linas, na verdade.
    Este ano já fiz no meu blog http://blumen.blogs.sapo.pt um post onde coloquei algumas fotos actuais. Não estão lá muito bem tiradas, mas mesmo assim dá para se ver alguma coisa.
    Quando me convidaram, pediram para fazer em 25 linhas um post sobre o Natal da minha terra...gfostava de ter trazido estas fotos, mas este ano atrasaram-se na decoração.
    Beijinhos e um Bom Natal.

    ResponderEliminar
  9. Olá Pandora
    Obrigada pela tua saudação e desejos
    Feliz Natal tb para si
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá, Tina!

    Parece que, além dum Natal de Fraternidade, é também um Natal que pretende ser amigo do ambiente!
    É bom saber isso!

    Santo e Feliz Natal!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  11. Tina
    O presépio de areia foi uma ideia original, nesta altura do ano. Está muito bonito.
    Já passei pelo seu blog e achei muito boa a ideia de reciclar materiais para as decorações natalícias.
    Desejo-lhe um feliz Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá João Celorico,
    Obrigada pelo seu comentário.
    De facto todas as decorações de rua são com produtos recicláveis, são garrafas plásticas, latas e bebidas, trapos, vidros, enfim, qualquer coisa que habitualmente deitamos no lixo e´aproveitado para dar colorido numa rotunda, num jardim, nas ruas da cidade...com motivos natalícios.
    Obrigada de novo!
    Tina

    ResponderEliminar
  13. olá João Celorico.
    Peço desculpa, mas esqueci de desejar um Santo e Feliz Natal e agradecer seus desejos, também
    Um Bom Ano Novo!
    Tina

    ResponderEliminar
  14. Olá Lourdes
    Obrigada pelo seu comentário tão simpatico
    De facto é uma ideia bonita e original o presépio em areia.
    Desejo-lhe também um Santo Natal e um Ano Bom e agradeço seus desejos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui lhe deixo um poema de Fernando Pessoa.

    Natal... Na província neva.
    Nos lares aconchegados,
    Um sentimento conserva
    Os sentimentos passados.

    Coração oposto ao mundo,
    Como a família é verdade!
    Meu pensamento é profundo,
    Estou só e sonho saudade.

    E como é branca de graça
    A paisagem que não sei,
    Vista de trás da vidraça
    Do lar que nunca terei!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  16. Olá João Celorico!

    Bonito poema este....!Gosto muito de Fernando Pessoa!
    Como adivinhou?
    Obrigada pela simpatia e obrigada pelos votos formulados. Retribuo tudo o que me desejou...Um Santo e Feliz Natal, com muita, muita PAZ!
    Obrigada, mais uma vez!

    Tina

    ResponderEliminar