segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O CHEIRO DO NATAL

(imagem tirada da Internet)

A proximidade do Natal, na minha terra, cheira a "cachiço" que desde a vindima fermenta para agora, misturado com o cheiro da madeira mais dura, arder no alambique que o transforma na cáustica aguardente; é o seu cheiro acre que inunda quem passa pelas ruas de xisto e que se mistura com o cheiro das hortas cuja terra a chuva molhou. É Natal quando as árvores despidas ou amarelecidas da aldeia lhe dão um tom invernal que apela a fumos de lareiras e algum aconchego. É Natal quando nas casas de famílias numerosas se ouve o chocalhar alegre das vozes reunidas que comungam dos comeres e doces típicos da quadra. É um Natal mais terno o das famílias pequenas que já viram partir os crescidos, os velhos, chorados interiormente, por entre sorrisos de festividade. É Natal na minha terra quando as fragas já escorregam de tanta chuva receberem, de regatos e ribeiros que lhe passam por cima e onde o musgo, à volta, verdinho, pede para ser recolhido e adornar o presépio sagrado. O Natal na minha terra cheira a pinheiros ardidos nas lareiras e a molhos de alecrim e oliveira bentos no domingo de ramos anterior. Cheiraria a rosmaninho e a fogueirão se o Deus Menino se tivesse lembrado de cá nascer, no nosso Verão, ou a castanhas assadas ou mosto, se o fora no Outono. Aproveitaria ainda as chuvas após grande calor, que deixa a terra a terra e a floresta espirrarem o seu aroma molhado, como não há igual.

O Natal é quando, em puro gesto de oferenda se diz: "Ó cachopa, vai lá ao meu quintal e leva uns baldes. Há por lá tanto tomate e pimento que não consumo aquilo tudo. Apanha para comer e congelar. Vai também às couves!"; ou quando se vai às "coirelas"e se apanham os melhores frutos e legumes para deixar na casa de uma amigo ou conhecido, pois a fartura é muita e deseja-se partilhar; ou quando se faz um bom queijo de leite de ovelha e cabra e se o oferece a alguém que não teria outra oportunidade de provar aquela iguaria caseira e natural; também quando nos lembramos de gente escarninha que nada nos merece, e desejamos que tenha plácidos dias; ou quando há festejos e levamos um pratinho com todos os doces à vizinha que nos acarinha; ou ainda quando oferecemos o melhor sorriso e bom dia a quem quer que seja; ou quando nos desdobramos para fazer o melhor em qualquer causa, vestindo essa camisola, como se não houvesse outra. É Natal sobretudo quando seguro e encho o colo com os meus filhos que não possuo...

Bom Natal para todos!


Escrito por Luciana Serra, do blog De pedra e cal
A versão completa do texto encontra-se no respectivo blog.


Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

11 comentários:

  1. Luciana
    Adorei o seu texto e, por momentos, imaginei um Natal na serra do Açor. Muitos termos, muitos costumes são-me familiares e não resisti a ir atrás do final do texto. Muito bom.
    Feliz Natal em qualquer dia do ano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga Luciana,

    Desculpa mas eu trato toda a gente assim, se não é ainda amiga, será:)))

    O seu texto cheira todo ele a Natal, está precioso.
    Parabéns.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Isto, é Natal!

    PARABÉNS!!!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Luciana gostei muito do seu texto que denota um grande amor pela sua terra e também um sentimento forte pelo Natal.
    Enfim vejo fortes laços, raízes profundas...
    Bom Natal
    Bjo
    Alcinda

    ResponderEliminar
  5. Eh pá adorei este texto!
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    É um texto puro e muito verdadeiro.Sentimos toda a emoção, a realidade do Natal e do que deveria ser.
    Gostei mesmo muito.

    Jocas gordas para a Luciana

    Lena

    ResponderEliminar
  7. Olá Luciana!
    Que texto maravilhoso! Não posso deixar de o comentar e dar-lhe os parabéns. Enquanto o estava a ler estive sempre com a minha memória a recordar a aldeia onde nasci, Cortecega.
    Fiquei por momentos parada nos meus tempos de criança e juventude. Fez-me lembrar a dádiva do povo que ainda hoje reparte com o vizinho as coisas da sua horta ou um bocadinho de queijo de cabra com broa. Enfim, por momentos recuei a estes tempos remotos com muita saudade.
    Feliz Natal.

    Eugenia Santa Cruz

    ResponderEliminar
  8. Olá Luciana!
    O seu texto fez-me recuar no tempo e transportar-me até à minha aldeia nos meus tempos de menino onde as pessoas repartiam entre si os poucos bens que produziam nas suas hortas.
    Bom texto, gostei
    Um abraço
    Acacio

    ResponderEliminar
  9. Bela descrição! Consegue-se visualizar os ambientes que descreve.
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  10. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui deixo um poema de José Régio.

    LITANIA DO NATAL
    A noite fora longa, escura, fria.
    Ai noites de Natal que dáveis luz,
    Que sombra dessa luz nos alumia?
    Vim a mim dum mau sono, e disse: «Meu Jesus…»
    Sem bem saber, sequer, porque o dizia.

    E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!»

    Na cama em que jazia,
    De joelhos me pus
    E as mãos erguia.
    Comigo repetia: «Meu Jesus…»
    Que então me recordei do santo dia.

    E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!»

    Ai dias de Natal a transbordar de luz,
    Onde a vossa alegria?
    Todo o dia eu gemia: «Meu Jesus…»
    E a tarde descaiu, lenta e sombria.

    E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!»

    De novo a noite, longa, escura, fria,
    Sobre a terra caiu, como um capuz
    Que a engolia.
    Deitando-me de novo, eu disse: «Meu Jesus…»

    E assim, mais uma vez, Jesus nascia.

    João Celorico

    ResponderEliminar