sábado, 12 de dezembro de 2009

QUE SAUDADES DESSES NATAIS!


Eu hei-de dar ao Menino
Uma fitinha pró chapéu
E ele também me há-de dar
Um lugarzinho no céu

Esta quadra faz parte do Natal de Elvas música tradicional que se canta na noite de Natal e que se tornou conhecida em todo o país.Cantar ao Menino é uma das tradições da noite de Natal no Alentejo.O meu Natal tem uma mistura de tradições alentejanas e espanholas começando pela ementa.Não pode faltar o bacalhau e a sopa gata, feita como se faz a de cação mas com bacalhau, a carne de porco à alentejana, as azevias, os nógados o torrão, os mantecados ou os mazapanes.A tradição está-se a perder mas quando as minhas filhas eram pequenas ainda tiveram a sorte de passar o Natal de forma tradicional. A família juntava-se toda. As mulheres na cozinha preparavam tudo o que ia ocupar lugar na mesa enquanto os homens acendiam a lareira, deitavam conversa fora e iam adiantando caminho com uns aperitivos ou uns petiscos.Depois do jantar a família ia toda de casa em casa desejando a vizinhos, amigos e familiares boas festas. Como? Cantando!! O acompanhamento esse era feito pelas roncas. Não sabem o que é uma ronca? Podem ver Aqui.
Boas festas, boas festas, boas festas vimos dar...e a todos os presentes um bom ano desejar!!Porque as minhas tradições misturam muito tradições portuguesas e espanholas não podiam faltar os Villancicos.
Era uma noite cheia de música e muito amor. Claro que também havia prendas mas acabavam por ser as menos importantes.
Que saudades desses Natais!
*
Escrito por Dina, do blog Coisas Simples...
***
Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

16 comentários:

  1. Querida Dina,

    Agora já sei porque nem apareces :)))
    Deixa lá, estás perdoada, volta!!!

    Adorei o teu texto...sabes que também vivo rio Minho a meias com Espanha e há tradições que se fundiram com os Galegos, povo ainda mais alegre do que o Português.
    Aqui também se comem deliciosos pratos no Natal.
    Claro que o bacalhau é sagrado, mas aqui tem que ter também o polvo.
    Há muitas coisas, não temos as cantigas, só no Ano Novo é que é dia sim dia sim. Quem abre a porta tem que servir aquela malta toda, é uma festa!!!

    Boa sorte desde já, mas está descansada que eu volto, por ti claro e pela nossa amiguinha Isabela.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Dina!
    Com um desejar de boas festas cantadas, assim não há duvida tem outro sabor. Confesso não conhecia essa tradição.Significa na realidade uma prova de bem estar com a vizinhança, o partilhar das festas natalicias em alegria e amor.
    Os Villancios, termo que eu não conhecia na musica mas são musicas muito lindas, tal como é o imcomparável som das Roncas.
    Bonito texto, gostei muito.
    Bom Natal
    Um abraço,
    Acacio

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto. O natal vai chegando e as harmonias do coração também..
    Participar dessa coletiva é saber que novos amigos conheceremos. além de estar trocando as realidades de nossas aldeias. Por isso deixo o convite para vim a interação de amigos conferir o meu natal.http://sandrarandrade7.blogspot.com.
    Venha te espero. Faça parte dessa partilha.
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Nas zonas raianas é natural que se misturem as tradições. É engraçado as pessoas virem para a rua cantar. Desconhecia esta tradição, por isso gostei de a conhecer através do seu texto. Estou em crer que deve passar-se algo parecido com as Janeiras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Dina, em Campo Maior não cheguei a conhecer um Natal semelhante ao que descreve. Nem sei se alguma vez foi assim. Na minha experiência por aqui, passava-se tudo dentro de casa. Não havia cantorias nas ruas. Quanto à gastronomia, há coisas parecidas, outras não.
    Bom Natal!

    ResponderEliminar
  6. Dina,

    Que texto lindo! E que ternurentas lembranças! O NATAL mudou muito desde então e pelos vistos todos nós sentimos isso :(

    Não conhecia a "ronca". Mas cantei essa quadra algumas vezes em menina. Na minha zona também se sente a influência espanhola. Afinal não fomos já um único país? Hummm ou eu me engano, ou um dia ainda voltar a ser assim eheheh

    Há muitos anos, talvez em 1973, passei um Natal com os padrinhos,em Almodôvar. Ainda guardo na memória o sabor do pão alentejano, torrado à lareira, e barrado com manteiga ... a mesa, enorme, o ranger do soalho, em tábua corrida, a família (mais de 20 pessoas) as crianças e adultos em alegre animação... Ah! Pois ... havia quem não perdesse por nada a missa dos galo eheheh

    outros tempos ...

    jinho

    ResponderEliminar
  7. Oh oh oh,Dina!
    Seja bem aparecida.Espero que esteja tudo a correr bem ;)
    Gostei muito do seu texto e da quadra.Fiquei com fome ;) e vontade de cantarolar as canções de Natal :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  8. Olhei para o céu
    Estava estrelado
    Vi o Deus menino
    Em palhas deitado

    Em palhas deitado
    Em palhas estendido
    Filho duma rosa
    Dum cravo nascido

    Arre burriquito
    Vamos a Belém
    Ver o Deus menino
    Que a Senhora tem

    Que a Senhora tem
    Que a Senhora adora
    Arre burriquito
    Vamos lá embora


    Cantava-se assim quando eu era menininha :)*

    Parabéns pelo bonito texto

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Texto bonito e bem recheado! Natais como esses, agora, só na nossa memória. E é, também, agora que os sentimos mais.
    Esses tempos já não voltam mas, há que os ir lembrando. É o que esta blogagem está conseguindo!

    Bem haja e votos de Santo Natal!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  10. Querida Dina,

    Estava a ver que hoje não chegava cá!
    Prometi-te vir todos os dias, não quero falhar contigo nem com a Isabela.

    É verdade que o Natal actualmente não tem esses encantos, virou tudo um comércio desenfreado, lamentavelmente.
    Valem-nos estes contos para relembrarmos como era há relativamente pouco tempo atrás, nós não somos idosas nem saudosistas, só realistas.

    Olha esta da idoso, fez-me lembrar a Tite ontem que me disse que era uma sexy-genária :)))))

    Beijos.
    Até amanhã

    ResponderEliminar
  11. Dina
    O seu texto é bonito e dá-nos informação interessante sobre os Natais da raia.
    Estas blogagens são interessantes exactamente porque nos enriquecem com detalhes dos costumes pelo país fora e mesmo no estrangeiro.
    Boas festas solidárias
    Bjo
    Alcinda

    ResponderEliminar
  12. Meus amigos, obrigado a todos que já por aqui passaram, agora tenho que juntar à falta de tempo o "falecimento" do meu portátil!! Deu o último suspiro de forma repentina e sem qualquer aviso...e não há forma de o reanimar!
    Tenho net no emprego é verdade mas não é a mesma coisa...
    Vou ter que reactivar um doa antigos de "caixote" para voltar a ter acesso aos vossos blogues.
    Obrigado a todos os que comentaram e podem crer que ainda hoje algumas famílias mantêm a tradição, se bem que agora só de portas para dentro de cantar ao menino na noite de Natal.É uma tradição do Alentejo que ainda se vai mantendo.
    Vou copiar para aqui o comentário que a minha filha deixou no meu blogue em relação a este texto...como podem comprovar as saudades desses Natais não são apenas minhas...


    Nocas disse...
    De ronca, saxofone e as tampas das panelas, se fazia a festa de Natal!!! Sempre parando e petiscando em cada casa.. e claro a cantar:

    "Olhai para o céu, virás uma cruz.. capelas e rosas, menino Jesus, menino Jesus, menino dourado, olhei para o céu estava estrelado...

    "Eu hei-de de dar ao menino, eu hei-de de dar ao menino, uma fita pró chapéu, uma fita pró chapéu... ele também me há-de dar, ele também me há-de dar... um lugarzinho no céu, um lugarzinho no céu...

    Olhei para o céu, estava estrelado, vi o Deus menino nas palhas deitado, nas palhas deitado, nas palhas estendido, filho de uma rosa, de um cravo nascido".

    ---

    "Estou aqui à tua porta, estou aqui à tua porta, com freixinho de lenha, com um freixinho de lenha...

    ...Estou à espera da resposta, estou à espera da resposta.. que da tua boa venha, que da tua boca venha...

    ...Ai que belos pratos tens.. ai que belos pratos tens, naquela linda estanheira, naquela linda estanheira... viva o dono desta casa, viva o dono desta casa, mais a sua companheira, mais a sua companheira...

    Não desfazendo das tradições de cada zona do país, mas tenho as minhas duvidas se em parte alguma seria assim tão divertido!!!

    12/02/2009 11:31 PM

    ResponderEliminar
  13. Amiga Dina,

    Realmente não me parece que a forma como se celebra aí o Natal seja nada igual ao do resto do país.
    Por isso o teu texto tem algo de extraordinário, de interessante, de cultural e apelativo.

    Mais uma vez parabéns!

    Beijinhos par ti e para a nossa Isabela!

    ResponderEliminar
  14. Olá Dina,

    Pararam os comentários? o que se passa com as amigas? Temos que ver isso. Ainda não é tempo de fazer rabanadas, não há desculpas.

    Eu estou cá novamente para te apoiar e ajudar nessa causa nobre que é a nossa Isabela.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Amiga Dina,

    Mas afinal onde estão as outras???Mau! Vou ter que falar com todas sobre este assunto :(

    Volto amanhã e garanto-te que não virei sozinha.

    beijão

    ResponderEliminar
  16. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui lhe deixo um poema de Mário de Sá Carneiro.

    A NOITE DE NATAL
    Em a noite de Natal,
    alegram-se os pequenitos;
    pois sabem que o bom Jesus
    costuma dar-lhes bonitos.

    Vão se deitar os lindinhos
    mas, nem dormem de contentes
    e somente às dez horas
    adormecem inocentes.

    Perguntam logo à criada,
    quando acorde de manhã,
    se Jesus lhes não deu nada.

    – Deu-lhes sim, muitos bonitos.
    – Queremo-nos já levantar!
    Respondem os pequenitos.

    João Celorico

    ResponderEliminar