sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"ERA UMA VEZ O PAI NATAL..."




Aldeia de Ranholas, perto de Sintra. Na praça principal a população reúne-se, apreensiva, para decidir o que fazer perante os últimos acontecimentos.


Presidente da Junta: O que foste tu fazer, homem de Deus?!?

Etelvino: Ó senhor presidente, eu sabia lá, pensei que era uma raposa e dei-lhe uma chumbada, que estou farto que me comam as galinhas!

Presidente da Junta: Raposa?!? Uma raposa vermelha, seu animal? Quem te dava uma chumbada era eu, não fossem as eleições serem daqui a uns meses! E nem desconfiaste que a “raposa” tinha um saco às costas e barba branca?

Etelvino: Quer dizer, achei estranho ela ir só em duas patas, mas o saco pensei que eram as minhas ricas galinhas que lá iam, a barba pensei que era a raposa que se ia a babar, ao pensar no pitéu. Mas foi um tirinho de nada, quase nem lhe acertei...

Presidente da Junta: Tens consciência que arruinaste o Natal de toda a gente?

Etelvino: Ó Senhor Presidente, isso também é exagero, já quase ninguém acredita no Pai Natal. E o que temos a fazer é manter isto entre nós, e aproveitávamos e fazíamos uma churrascada para a aldeia toda, afinal as renas agora já não servem de nada à raposa, ou melhor, ao Pai Natal.

Presidente da Junta: Pois, ainda é o melhor, não quero que a nossa aldeia seja conhecida por ter acabado de vez com o Natal. Mas entretanto passa para cá a caçadeira, que não tarda nada está aí a Páscoa e não gosto de comer coelho...

Escrito por Rafeiro Perfumado

Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

45 comentários:

  1. Rafeiro perfumado sempre é mais agradável :)))

    Amigo, o seu texto é bem irónico, para não dizer hilariante...
    Então manda-se assim chumbadas a torto e direito?
    e banqueteam-se com as renas depois de terem morto o pobre "Pai Natal" que afinal era uma espécie rara de raposa...tadinha.

    Ainda bem que o Sr.Presidente lhe confiscou a caçadeira, senão ainda comeriam gato por coelho na Páscoa.

    Bem visto!

    Boa sorte
    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Amigo, Rafeiro Perfumado!

    Agradeço, encarecidamente, que me forneça as características físicas desse tal Etelvino, mesmo que agora, sem caçadeira, o perigo seja menor. Mas, nunca fiando pois há para aí umas armasitas que dizem estar em boas mãos e eu não sei como são as mãos do Etelvino. É que eu passo frequentemente em Ranholas e pelo sim, pelo não, já não vou de vermelho (não sou do Benfica), nem levo saco às costas. Os meus cumprimentos ao Presidente da Junta e que lhe tenha feito bom proveito a churrascada!
    Isto não se faz ao Pai Natal! Se não querem o Pai Natal, façam um referendo!

    Abraço e Santo Natal,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. PS: (isto não é política)
    O nome da terra, que não é aldeia, é Ranholas City!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Olá Rafeiro!
    Muitos Ouaf Ouafs...o seu texto fez-me rir,como nao podia deixar de ser.Ainda estou por ir a FNAC ver o tal Are Your Ladrating to Me!Estou em divída para consigo :)
    Ah!O melhor é proteger já o Coelhinho da Páscoa das chumbadas do Etelvino.Será que o Pai Natal recuperou?E as renas? lol

    Jocas Natalícias
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Olá rafeiro
    O Etelvino teria falta de vista, distracção ou alergia ao Natal?
    Agora as pobres renas de churrascada!
    Nem parece de um rafeiro!!!
    Mas de um rafeiro perfumado já parece normal!!!
    Gostei do texto e muito mais do seu blog!
    Boas festas solidárias e sem caçadeiras...
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  6. Valha-nos Deus! Desta vez é que ficámos sem o velho amigo vermelhão e barrigudo! :)

    depedraecal.bloguepessoal.com

    ResponderEliminar
  7. Engraçado que estava a ler o texto e a pensar que parecia escrito por um certo rafeiro barreirense.
    E não é que acertei?
    Um abraço ...sem caçadeira.

    ResponderEliminar
  8. Boa, boa!
    Nada como o sentido de humor para animar este tempo onde se apregoam sentimentos que se esquecem o resto do ano.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Estou cá porque fui informado por uma certa senhora que eu gosto muito, muito mesmo, que me iria fazer rir...
    Não perdi o meu tempo. realmente é fantástica a história, imaginação não lhe falta amigo, basta ver o como se auto intitula e para além do texto tem a imagem...demais.

    Oxalá tenha sorte, mas se não ganhar, ganhou mais um admirador.

    Pedro Ferreira.

    ResponderEliminar
  10. Olá amigo,

    Conforme o prometido aqui estou para lhe dar algum apoio. Atenção que há para aí concorrentes com muito mais comentários. É preciso comentar não só pelo seu texto hilariante, como pela nossa amiga Isabela.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  11. Amigo R. Perfumado.

    Está descansado que eu não vou revelar nada da história :)))))))))))))
    Esta está o máximo!!! e eu não posso deixar se dizer que por ser tão original, merece um prémio, o primeiro, claro!!!
    Cada vez que leio a história mais gosto dela e sempre me riu, fico tipo "Manuela Moura Guedes" ....salvo seja ;)))
    Nada como um espírito bem humorado, MERRY CHRISTMAS EVERYBODY, especially to our dear Isabella and you RAUF!RAUF!

    ResponderEliminar
  12. Caro amigo,

    Acho o seu texto deveras curioso. Uma outra visão de um Natal bastante divertida, eu gostei imenso.

    Sinceramente acho que pelo menos devia ter o prémio de texto hilariante. Por mim terá garantido o voto, só pela diferença e imaginação.

    Parabéns.
    José Ferreira

    ResponderEliminar
  13. R. Perfumado,
    Estou fã das tuas histórias, e estas últimas de Natal têem batido os recordes tal como acertaram em cheio no gordinho. Huum ainda estou a pensar como irei dizer á minha irmã que o Pai Natal não virá ai ai ai nunca irá superar este trauma, depois a carta com o valor pago ao psicólogo chegará aos Duendes e quero tudo pago tostão por tostão ! ahah
    Boas Festas e Feliz Natal :D

    ResponderEliminar
  14. Oh rafeiro tu estás mesmo chateado com o Pai Natal não estás? no outro dia arranjaste maneira de ele ser visitado pela ASAE,agora quase que aposto que foste tu que induziste o Etelvino a utlizar a caçadeira... o que virá a seguir...

    Boas festas

    beijinho

    ResponderEliminar
  15. Amigo R. Perfumado,

    Hoje trago-lhe uma prenda para se rir, não, não é uma caçadeira nova, nem um churrasco de renas, também não é uma refeição suculenta para o Rafeiro, é mesmo só para que se ria...
    http://elfyourself.jibjab.com/view/JInnjVffhD5HZoJx9NXW.
    A ver de vai dar para ver, senão deixo no seu Blogue.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Tu não divulgues tal notícia, ainda os políticos te caem em cima por causares mal estar ao povo...
    bjs e bom Natal
    Violeta

    ResponderEliminar
  17. Imperdoável! Não foi só esse Etelvino que acabou com o Pai Natal - gordalhufo mas fracote, que uma chumbada serve para o afastar do caminho - a comunidade inteira fez churrasco das renas!

    Porque convinha ao Presidente da Junta de Ranholas, em vésperas de eleições! Para abafar o caso, não vá a aldeia ficar conhecida pela caça à raposa do Etelvino, que preza mais as suas galinhas do que o espírito natalício... e um sério concorrente, se resolver disputar as próximas eleições!

    Chuif, chuif, sem Pai Natal ou renas, não vão surgir LEDs, nem plasmas no sapatinho de ninguém...

    Beijocas! :)

    ResponderEliminar
  18. O espírito natalício por estas bandas está pelas ruas da amargura :)

    Tens a certeza que não era o capitão Iglo que estava disfarçado de Pai Natal?

    Grande abraço e feliz Natal

    ResponderEliminar
  19. Meu querido rafeiro... está visto que o Natal e o Pai Natal te estão mesmo atravessados :)
    Mas adorei o conto e o banquete de ranholas... aqui tão pertinho de mim.

    beijinhos e Feliz Natal (com ou sem LED e com ou sem Pai Natal)

    ResponderEliminar
  20. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui deixo um soneto de Bocage (este pode ler-se e ouvir-se!).

    Natal

    Se considero o triste abatimento
    Em que me faz jazer minha desgraça,
    A desesperação me despedaça,
    No mesmo instante, o frágil sofrimento.

    Mas súbito me diz o pensamento,
    Para aplacar-me a dor que me traspassa,
    Que Este que trouxe ao mundo a Lei da Graça,
    Teve num vil presepe o nascimento.

    Vejo na palha o Redentor chorando,
    Ao lado a Mãe, prostrados os pastores,
    A milagrosa estrela os reis guiando.

    Vejo-O morrer depois, ó pecadores,
    Por nós, e fecho os olhos, adorando
    Os castigos do Céu como favores.

    João Celorico

    ResponderEliminar
  21. Rafa no seu melhor,eheheheh...

    beijinhos e Feliz Natal

    ResponderEliminar
  22. Rafeiro, Rafeiro, Rafeiro, Rafeiro, Rafeiro, Rafeiro!

    (de cartaz em punho mode)
    ou votam no Kanito ou vão todos para a grelha!! (ameaça mode)

    enxofre

    ResponderEliminar
  23. Estás avisado, Rafeirito: este ano não há presentes para ti. É que não percebo mesmo que tens tu contra as renas: quando não é o Pai Natal que as quer comer é um tal Etelvino.

    Abracinho!

    ResponderEliminar
  24. Boa!

    Está a melhorar...
    Vê lá o que vais comer agora no Natal ~(^o^)~

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Fernanda, Ranholas é conhecida por ser uma terra de caçadores, pelo que o cenário se aceita. E se não é conhecida, deveria ser! Beijoca!

    João Celorico, o Etelvino tem mais ao menos 1,80, cerca de 70 quilos, cabelo escuro e olhos castanhos. Também sei que tem uns assuntos mal resolvidos com o Pai Natal, daí nunca perder uma oportunidade para lhe mandar uma chumbada. Abraço!

    Helena Teixeira, pelas últimas notícias, o Pai Natal está nos Cuidados Intensivos, onde já por duas vezes o Etelvino se dirigiu para tentar terminar o serviço. ;) Beijocas!

    Alcinda Leal, o Etelvino tem o trauma de ver todos os vizinhos com plasmas e LCD e ele ainda ter uma televisão a preto e branco. Tu não farias o mesmo ao raio do velho? Beijocas!

    Anónimo de Pedra e Cal, não me parece, aquilo é pior que um gato, tem uma data de vidas!

    Elvira Carvalho, gosto de saber que a minha escrita se reconhece assim, espero que não seja pelo cheiro vindo da CUF! Beijoca!

    Júlia Galego, espero que o Pai Natal, na altura de distribuir as prendas, também tenha sentido de humor. Beijinho!

    Pedro Ferreira, sem dúvida que essa senhora tem um apurado gosto! Um grande abraço e obrigado pelas palavras elogiosas!

    Fernanda, estou a pensar em encaminhar para aqui os comentários chineses que tenho lá no blogue, seria vitória na certa! E tens toda a razão, acima e tudo a Isabela, que foi quem me levou a participar. Beijinho!

    J.Ferreira, tenho pena de não ter podido desenvolver mais o texto, pois não me dou muito bem com limitações de linhas, mas acho que deu para pelo menos recriar um cenário possível, caso o Pai Natal andasse por aí de saco às costas! Abraço!

    Nês, vai preparando a tua irmã, pois se ela passar em Ranholas ainda é capaz de ver a cabeça do Pai Natal empalhada num qualquer café! Beijoca!

    Felina, o próximo ainda vai ser pior, acredita. E continuarei até que o balofo me dê o que lhe peço todos os anos! Beijinho!

    Fernanda, o que tu fizeste! Tive de fazer um para mim, outro para a jove, em várias versões. Mas está um espectáculo, não te conhecia esses dotes vocais! Beijoca!

    Violeta, acho que era mais a Associação de Comerciantes que me davam uma chumbada. Beijo!

    Teté, e desconfio que os duendes estão a ser utilizados para produzir Queijadinhas de Sintra! Beijocas!

    Kapikua, quanto muito o General Iglo, porque pela dimensão da pança era alguém muito graduado. Abraço!

    Nuvem, somos praticamente vizinhos, então. Pelo sim pelo não começa a passar em Ranholas de cabeça baixa, não vá algum tiro perdido passar rente! Beijocas!

    João Celorico, nem parece Bocage, certamente que estaria num estado demasiado sério quando escreveu isto. Um grande abraço!

    Zabour, uma grande beijoca para ti, Feliz Natal!

    Diabba, com o frio que está ainda consideram isso um favor. Beijo!

    Sun Iou Miou, e um dia ainda hei-de ver a Maria de Lourdes Modesto a dar uma receita de rena na televisão! Abracinho!

    Fernanda, ainda vou dar um saltinho a Ranholas, a ver se ainda sobrou uma coxinha de rena. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  26. Ó Rafeiro, tens mesmo a certeza que o Etelvino alvejou o rabo do Pai Natal? Não seria antes um benfiquista barbudo a aliviar-se atrás de um poste!? É que ainda ontem estive à conversa com o Pai Natal, e pelo que me deu a entender, se alguém o poderia tramar, certamente teria um rolo da massa preparado para o efeito!

    Feliz Natal

    ResponderEliminar
  27. Magnífico, Rafeiro, como sempre ;)

    FELIZ NATALEEEEE hehe

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  28. Amigo R.Perfumado!

    Vou começar a fazer as rabanadas. Será que o R. gosta??? Depois o bacalhau recheado com presunto no forno com queijo fundido e uns legumes salteados em azeite com uns dentes de alho...depois...já sabes... mas como diz a minha amiga " I'm dreaming of a white Christmas...but if the white runs out, I'll drink the red"

    Eu prefiro o tinto:))))
    BOM NATAL!

    Para ti e para todos, especialmente a nossa Isabela.

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Voltei...

    Hoje o Rafa vai ter dose extra...aposto.
    Lá em casa, há muitos anos tivemos uma gata "rafeira" "vadia" e era a nossa Rafa, ainda veio para Cerveira connosco e adaptou-se bem, mas já foi...
    Nada a ver com a história, simples analogia.

    Agora a sério, todos os textos a concurso são bons, mas ninguém saiu do trivial, só tu.
    Pela originalidade mereces todo o apoio.

    Bom Natal!
    Não posso esquecer a Isabela. Amiga também já fui motard, mas o mais grave que me aconteceu foi partirem-me um pé.
    Vai correr tudo bem, vais ver!!!
    Abraço ao R. e um beijinho a Isa.

    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  30. Amigo R.Perfumado,

    Venho agora do teu Blogue e ainda estou com um sorriso de orelha a orelha.
    Quem gostar duma boa gargalhada visite, vale a pena!

    Amigo, está quase no papo! Não, não são as Renas nem o Pai Natal!!!
    O bacalhau e as rabanadas também já foram...
    Eu como tenho muito cuidado com a linha só exagerei um bocadinho num tinto do Douro que estava fabuloso. E não era Barca Velha!!!

    Bem amigo, já sabes, cá de casa são pelo menos três que estão garantidos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Desculpa lá!

    Esqueci-me de te dizer que se Ranholas é terra de caçadores, não tenho a mínima intenção de conhecer. Detesto caçadores / matadores por prazer.

    Agora vou.
    Ciao, a presto!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  32. Depois das minhas mini-férias de Natal vim cuscar aqui o Rafeiro Perfumado...
    Como sempre igual a si próprio e com uma história de Natal em que o Etelvino, (personagem já conhecida)fez das suas, não é?

    Tu és perigosamente "Rafeiro" :)

    Ainda bem que o Pai Natal faz parte da nossa imaginação!

    ResponderEliminar
  33. Paulofski, não tenho a certeza se terá sido no rabo, a crer na consternação do pessoal inclino-me mais para a cabeçona. Abraço, feliz 2010!

    Little Box, e tu simpática, como sempre! Beijocas!!!

    Fernanda, eu prefiro umas boas broinhas e umas filhós às rabanadas. Quanto ao prato principal, também me inclino mais para o polvo ou para o bife com batatas fritas! Beijoca, feliz 2010!

    Pedro Ferreira, o meu texto efectiva-me destaca-se pois devo ser o que menos espírito natalício tem, de outra forma outros se atreveriam a mandar chumbadas no gorducho. E acima de tudo, claro, está a iniciativa pela Isabela. Abraço!

    Fernanda, mais do que a votação e respectivo resultado, gostei de conhecer pessoas novas, pois esse é um dos grandes objectivos que me fazem andar por cá. Quanto a Ranholas, não te preocupes, desde a última rusga da GNR já quase não há caçadeiras! Beijocas!

    MZ, o Etelvino é uma das minhas personagens preferidas, acho que encarna bem o espírito desenrascado dos portugueses. E não só... Beijoca!

    ResponderEliminar
  34. Amigo R. Perfumado,

    Estás com apenas 5 votos e um dos nossos computadores está Kaputt.

    Vamos lá a pôr essa malta a votar:)))
    Boa Sorte.
    Bejinhos

    ResponderEliminar
  35. olá! o Etelvino, achou que a raposa iria servir para um belo petisco á mesa. Se se comem galinhas, coelhos, perdizes, porque não uma raposa?? continuação de boas festas. abraço

    ResponderEliminar
  36. Olá,
    Pelo menos eu estou cá e sempre atenta! Já tens mais uns votitos... not enough... vamos lá guys, para qum tem 200 seguidores, isto não é nada, sejam solidários, pensem na Isabela!

    Beijos perfumados ;))))

    ResponderEliminar
  37. Olá Amigo Rafeiro Perfumado,
    Acautele-se com o Etelvino pois ele pode confundi-lo com uma raposa ou com uma rena e aida lhe despacha umas pauladas... visto ter a caçadeira apreendida.
    Conheço bem Ranholas City e que eu saiba não é terra de caçadores e nota-se bem pois confundir uma raposa com o Pai Natal é obra...
    Um abraço amigo.
    Luís

    ResponderEliminar
  38. Caro Rafeiro Perfumado,
    parabéns pelo texto e pela imaginação, gostei de o ler e me rir com ele.
    Conte com o meu voto!

    Continuação de Festas Felizes e tudo de bom,
    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  40. Embora na minha mente,
    Não haja lugar p'ra tiros,
    Nem p'ra mortes, mas que horror!
    Eu comentarei aqui,
    Uma coisinha indecente
    Da parte do Etelvino:
    Como foi que, sem amor,
    Pega em arma, no Natal,
    Que são tempos de Bonança
    E põe termo a essa lenda
    - Que sabe qualquer menino -
    E atira um ponto final
    No seu sonho de criança?
    A pensar, morreu um burro,
    Neste caso, um Pai Natal!
    O que vale é que eles são tantos,
    Que p'ró ano, haverá mais.
    Mas por aqui, cheira a esturro!
    Como foi que o Presidente
    Imprudente duma figa,
    Tem coragem de aceitar
    Na sua mente, doente,
    Comer as renas, coitadas?
    E talvez 'inda consiga,
    Perceber mais uma coisa:
    Será que ele estava a tramar,
    Ficar com a arma ele,
    Com uma intenção de 'guerra',
    Escondida na sua manga?
    Eu não queria estar na pele
    Dos rafeiros lá da Terra ...,
    É que o País está de tanga!

    Maria Letra

    ResponderEliminar
  41. Amigo R.Perfumado,

    Tens aqui comentários e votos de gente boa, amiga, solidária e que aprecia o bom humor.
    A toca de quase todos eles é o "Sempre Jovens", embora cada qual tenha um ou mais Blogs, aqui como a tua amiga.

    A ver se ainda se fazem mais uns comentários e caem mais uns votos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  42. Fernanda, eu já votei, e não me atrevo a voltar a fazê-lo. Mas quando chegar a casa e apanhe os meus pais a jeito, sou capaz de conseguir mais um voto! ;) Beijinhos!

    Nuno Medon, cá para mim ele queria era fazer uma surpresa à Engrácia, ao dar-lhe um belo casaco com gola de raposa. Lixou-se... Abraço!

    Fernanda, assim até fico acanhado, fazes mais campanha por mim do que eu mesmo! Achas mesmo que mereço tanta atenção? Beijoca e obrigado!

    Luís, conheço bem o Etelvino, tirando o facto de andar constantemente a tentar levar-me a um restaurante chinês, não tenho nada a apontar-lhe. Abraço!

    Ana Martins, muito obrigado, não tanto pelo voto mas pelas palavras simpáticas e elogiosas, é sempre bom saber que o que escrevo faz sorrir alguém. Um beijinho e feliz 2010!

    Maria Letra, nem me vou atrever a responder à letra, deixando apenas este verso:
    Neste país de brincadeira
    Onde tudo é uma bandalhada
    Lá vem o Etelvino de caçadeira
    Resolver tudo à chumbada
    Beijocas!

    Fernanda, só te posso agradecer a divulgação e apoio que me tens dado, pois um dos grandes prazeres que retiro da blogosfera é precisamente falar e conhecer novas pessoas. Uma grande beijoca e obrigado.

    ResponderEliminar
  43. Bom Dia amigo R. Perfumado!

    Já temos o segundo computador a funcionar, contaste mais um??? foi do José!
    Ainda podes contar com mais uns poucos, durante o dia de hoje.
    Pena é que eles não comentem todos, por ti ...mas principalmente pela Isabela.

    Beijnho

    ResponderEliminar
  44. Bom Ano amigo!

    Já ganhaste! Parabéns.

    Beijinhos para ti e para a nossa Isabela, que ela consiga tudo o que deseja.
    Amiga estou ao dispôr, veja o meu e-mail no meu prefil.

    Um abraço cerredo!

    ResponderEliminar
  45. Olha agora é que estou a ver porque razão o comércio se queixa tanto das poucas vendas que teve neste Natal, por estas bandas de Sintra!
    Ainda bem que a caçadeira foi confiscada...!
    Muito boa denúncia. Assim já compreendemos melhor certas coisas...
    Bom Ano

    ResponderEliminar