sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

"...O NATAL NA MINHA ALDEIA"...



Era Inverno, a aldeia estava coberta de neve. Em quase todas as casas, uma lareira estava acesa.

As pessoas que viviam na aldeia não eram muito ricas, pois as crianças não tinham brinquedos e nem jogos para brincar.
Um homem, um pouco já de idade, de barbas brancas e barrigudo, que andava a passear pela aldeia, viu crianças tristes e descontentes por não terem brinquedos para brincar. Esse senhor chegou à sua casa humilde e disse para a sua mulher:

- Sabes, tenho pena das crianças da nossa aldeia!
- Porquê? – perguntou a sua mulher.
- Porque não têm os brinquedos que gostavam de ter para brincar, nem jogos para jogar.
- Temos de fazer alguma coisa! – exclamou a mulher.
- Tens razão! – disse o marido.

O casal pensou, pensou, mas nenhum dos dois chegou a uma conclusão, até que o marido disse:
- Tenho uma ideia!
- Que ideia é essa?! – perguntou a esposa, admirada.
- Vou fazer brinquedos para meninos e meninas.
- É uma óptima ideia!

O homem foi buscar madeira, barro, plástico e outras coisas que podia arranjar.
Com a ajuda da sua mulher, começou a fazer brinquedos e jogos simples. Foi nessa altura que a mulher teve uma ideia:
- Eu acho que podias ir vestido com alguma fantasia!
- Tens razão, já tenho uma na minha cabeça.
- Ai sim, qual?
- Vou vestido de vermelho, e como estamos no Natal, podia ir de Pai … de Pai …Natal! – exclamou com orgulho!
- É uma óptima sugestão!
- É isso que eu vou fazer! Na noite de Natal levo um saco enorme e, pelas chaminés, deito os brinquedos.
- És maravilhoso, estou orgulhosa de ti, meu marido!
E foi assim, o combinado.

Na noite de Natal, algo aconteceu!
Seis veados estavam à porta da humilde casa do casal e, aí, o senhor teve outra ideia:

- Com um trenó velho, feito de madeira, eu posso prender os veados pelas correias do trenó e eles podem transportar-me.
- Só tu tens ideias maravilhosas! – exclamou a mulher.
O casal fez o que o homem tinha dito e ficou tudo uma maravilha.

Nessa noite de Natal, o senhor de idade e um pouco pançudo, de barbas brancas, foi um óptimo Pai Natal.
No dia seguinte, dia de Natal, todas as crianças estavam muito contentes com os seus maravilhosos brinquedos.

O casal feliz, passeando pela aldeia, olhando para as crianças, a mulher disse:
- És fantástico, tens de fazer isto, noutros anos.

Pena tenho é que, nós seres humanos só nos recordamos que é NATAL nesta altura do ano, esquecendo por vezes aquilo que nos vai na alma os outros dias do ano....
Sem travões, mas desejando a todos um NATAL com saúde, alegria e amizade, quer aos leitores do meu cantinho, quer a toda gente....

Escrito por Pinto, o Infante, do blog As Voltas do Pinto Infante

Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

10 comentários:

  1. Amigo Pinto,

    A sua história é doce e mostra que o meu amigo é sensível, como todos os amantes de ciclismo;). Eu sei, eu já vi:)))

    Oxalá houvessem muitos casais assim e que fizessem o Natal de todas as crianças felizes.

    Convém ter os travões sempre bem afinados:)))
    Boa sorte!
    Eu voltarei.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo, Pinto Infante!

    Curiosa a sua maneira de abordar esta corrida. Deu algumas curvas, subiu e desceu, só não pôs foi o tal Senhor das Barbas a andar de bicicleta mas, acabou por chegar à meta. Era o que se pretendia!
    Boas pedaladas e um Santo Natal,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Olá Pinto!
    Oh,oh,oh! Lindo conto de Natal :) Espero que se espalhe e dure o ano inteiro,entreajuda e dádiva :)

    Jocas Natalícias
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Tenho que deixar também aqui o meu contributo em prol da causa, sem saber muito bem o que é isto. Um conto singelo que me ocorreu ao aceitar este convite e que espero de agrado contribuir.
    Votos sinceros de um Feliz Natal, em especial para a Isabela.
    Sem travões, a subir claro...
    Pinto Infante

    ResponderEliminar
  5. Porque é que nós não temos pessoas assim, cheias de ideias, todo o ano?
    O mundo, e o nosso país em particular,seria mais feliz!
    Achei o seu conto muito genuino!
    Boas festas com muitas mais boas ideias!
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  6. Vim ler o seu texto, e deixar uma abraço, em favor da Isabela.

    depedraecal.bloguepessoal.com

    ResponderEliminar
  7. Uma história terna como se quer na época em que estamos.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Pinto,
    Que pena que seu texto não passe de uma história...
    É mesmo pena pois, neste Mundo, ainda há tantas crianças que não vão ter brinquedos no Natal.
    Tenha um bom Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Entre a ficção e a realidade vai uma distância razoável. Mas podemos ir sonhando.
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  10. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui deixo um poema de João Patrício.

    Todos os anos, Jesus
    Feito criança, menino,
    Transforma a terra em flor.
    E em poucos dias, no mundo,
    Os homens vivem unidos,
    Falando apenas de amor.

    Mas, quando o Natal acaba
    E os dias são como os outros
    Nas cidades e na serra,
    Durante o resto do ano
    Os homens, já desavindos,
    Apenas falam da guerra.

    E assim decorrem os anos
    Nesta atroz contradição:
    - Os homens, podendo amar-se,
    Morrem de armas na mão!...

    João Celorico

    ResponderEliminar