terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BLOGAGEM DE JANEIRO: VAMOS CA/ONTAR AS JANEIRAS E COMER O BOLO-REI!



Vamos cantar as janeiras
Vamos cantar as janeiras
Por esses quintais adentro, vamos
Às raparigas solteiras
Vamos cantar orvalhadas
Vamos cantar orvalhadas
Por esses quintais adentro, vamos
Às raparigas casadas

Antes de mais, Feliz Ano Novo a todos os amigos bloguistas! Mas esperem aí um segundo… Estão a ouvir? Escutem! Vamos todos lá para fora, há um coro à porta da Aldeia! Este grupo é mesmo bonito. Está a cantar as Janeiras! É uma grande tradição portuguesa, que ainda hoje se mantém. Já estiveram à entrada da sua casa? Já reuniu o seu grupo e foram de porta em porta cantarolar e desejar um Feliz Ano Novo? Hum…ainda não passaram por aqui, pois não os ouvimos. Daí, a proposta da Aldeia para este início de ano, é isso mesmo que estão a pensar: Cantar ou contar as Janeiras. Podem escrever sobre a vossa experiência pessoal dessa tradição, sobre as Janeiras no local onde mora ou podem até escrever uma cantiga famosa ou inventar uma…

Sabiam que o mês de Janeiro era do Deus romano Jano? Era a divindade das portas e entradas, pois era o Porteiro dos Céus. Por isso, os romanos pediam a sua protecção, para que afastasse das casas os espíritos maus. O povo saudava-se em sua honra no início do ano. Daí, descendem as Janeiras. Actualmente, juntam-se grupos de amigos ou vizinhos e até coros da zona, com ou sem instrumentos. De casa em casa, terminada a canção, esperam as dádivas dos donos: castanhas, nozes, maçãs, chouriça, morcela… e um cálice de vinho para aquecer as vozes. Por comodidade, hoje também se dá dinheiro. No fim da caminhada, divide-se o ganho, ou então, come-se aquilo que receberam. As músicas utilizadas, são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. Nesta altura do ano, celebra-se igualmente o Dia dos Reis (dia de Natal em Espanha). Em Portugal, deliciamo-nos com o famoso Bolo-Rei. Por vezes, é destronado pelo Bolo-Rainha ou pelo Bolo-Rei escangalhado. A Aldeia decidiu homenagear esta iguaria típica e permitir aos participantes falarem de umas dessas tradições ou das duas.

Para participar na Blogagem de Janeiro, já sabe:
Para o mail aminhaldeia@sapo.pt, um texto com o máximo de 25 linhas e uma foto (+ título e link do respectivo blog) deve mandar.
Uma novidade, no lugar do texto, quem quiser, um pequeno vídeo pode enviar.
Até ao dia 8 de Janeiro, sem falhar.
Continuaremos a postar os textos por ordem de chegada em duo ou em trio.
Tudo para dar mais visibilidade, mais brio.
Comente, comente, pois tudo é contado.
O melhor texto, comentário e bloguista voltam a ser premiados.
Não se esqueçam da votação (28-31) no final do mês.
E agora, me despeço em bom Português:
Feliz Ano 2010, mais uma vez!

P.S.: Não se esqueçam de votar simbolicamente nos textos da Blogagem de Dezembro do dia 28 a 31. Mas sobretudo, comentem os textos, pois até dia 30, estará a ajudar a Isabela. Se ainda não leu os textos, descubra-os aqui. Agradecemos desde já a todos pela participação em todos os aspectos. Obrigado do fundo do nosso coração aldeão!

18 comentários:

  1. Olá, Helena. Eu cantar não canto, pois os meus dotes vocais ainda me valiam um balde de água em cima, mas participar podes contar comigo!

    Beijoca e feliz 2010!

    ResponderEliminar
  2. Olá Rafeiro!
    Eu sou uma sortuda porque sou eu que recebo os textos e aproveito para os ler em primeira mão.O que não me ri já hoje pelas 8h40 da manhã com o seu :) Pessoal,vão adorar :)
    Participem que as cantorias (mesmo desafinadas) prometem :) No final,haverá brindes.Vamos lá ver quais são...Surprise!
    Jocas Gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Olá, Lena!
    Bem haja pelo convite mas, desta vez, como eu já tinha informado, não irei participar. No entanto, não se livram de mim com essa facilidade toda e decerto irei comentar. Assim o espero porque, como eu também já disse, posso viver sem esta Aldeia mas, não será a mesma coisa!

    Votos de tudo de Bom para a equipa da Aldeia, e para todos os aldeãos, no Ano que vai nascer!
    Jocas,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Kumkaneko! kunkatrino! kunkamano! Kunkarago! Karago não, KARAGO!!!

    Estava eu aqui muito quietinha, assim a modos que quase convencida que talvez escapasse aos "trabalhos de casa" e eis que a Lenita das beijokas gordas chega cheia de ideias ...

    E logo agora que estou afónica! Como poderei integrar o coro e fazer-me ouvir? E com esta chuva miudinha de molha tolos, aposto que ninguém na Aldeia se atreverá a abrir a janela para me ouvir. Bem, vou já preparar uma gemada para aclarar a voz para tentar fazer boa figura e quem sabe ganhar uma peça do fumeiro ou um saco de figos secos ihihih

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  5. Amigas Suzana e Lena,

    Cortei fundo o meu polegar esquerdo e só posso digitar com uma das mãos e com muita dificuldade. Todavia não podia deixar de passar por aqui para dizer-lhes algumas coisas boas.

    Estou melhor das dores e melhorando a cada dia fisicamente, graças a Deus. Há muito que recuperar, inclusive emocionalmente, mas sei que em breve tudo será alegrias e alegrias.

    Vocês fazem parte - melhor dizendo - compõe as coisas boas, bonitas e alegres que me aconteceram este ano que está terminando. Embora ausente nestes últimos dias, trago todos vocês - Suzana, Lena, Serafim e os guris - na lembrança. Tem hora que é tão real que tenho a sensação de vou encontrá-los na minha rua. Parece que já nos conhecemos há anos.

    A gente não sabe, mas se Deus me conceder a oportunidade de ir à Europa, com certeza, irei conhecê-los pessoalmente. Vocês me fizeram e tem-me feito muito bem: seja pela amizade que conquistamos, seja pelas lembranças (recados, emails...), convites, palavras carinhosas... enfim... muitas coisas boas. Amo-os de coração.

    Um 2010 com muita saúde, paz, alegria e vitórias em todas as áreas das suas vidas.

    Que Deus continue derramando bênçãos sobre vocês, familiares e amigos.
    Obrigado por tudo.

    Abraço do amigo e fã brasileiro.

    António

    ResponderEliminar
  6. Olha, olha ...

    O Rafeirinho já tá a ferrar o dente ao OSSO ihihih

    E se fosses pra "bicha"? Opps! Queria dizer fila.
    Quem vai já começar a treinar é a Cusca e nem penses chegar primeiro!!!

    dentadinha ba cauda

    ResponderEliminar
  7. Para todos os amigos da Aldeia da minha Vida!

    FELIZ 2010!!!!!!!!!!

    Que o ano que se finda seja visto como um aprendizado, porque na senda da vida, cada um de nós é um eterno aprendiz, aprendendo com as vicissitudes diárias que servem para descobrirmos os motivos de nossa actual existência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos!

    Ainda bem que gostaram da ideia de cantar as janeiras nos primeiros dias do ano. Vamos ver quem vai cantar mais alto...até lá, não se esqueçam que a campanha por Isabella continua e ainda hoje vai estar em directo da rádio Mangualde para dar o ponto de situação.

    Em nome da equipa da aldeia,quero desejar a todos um bom ano, cheio de surpresas boas.

    Agora não se esqueçam de entrar com o pé direito e comer as dozes passas à meia-noite!


    Beijinhos para todos!

    ResponderEliminar
  9. O Rafeiro, até aqui tenho que ouvir falar de ti...
    começo a achar que passaste a ser uma praga.
    Ainda não percebi porque as pessoas compram os teus livros, não sabes falar, ladras, não sabes escrever, patas, não te sabes posicionar estás sempre a 4 patas, não sabes estar quieto, estás sempre a dar ao rabo. Bolas és insuportável, mas graças a deus que és assim caso contrário não era teu amigo.

    ResponderEliminar
  10. Para todos os colaboradores do Aldeia da minha vida faço votos que 2009 vos traga muitas felicidades, sucessos e muita, muita Paz.

    Beijinhos para todos e Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  11. Para todos os dinamizadores e colaboradores da Aldeia os meus desejos de um novo ano com muita saúde, paz e amor!
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  12. Olá, lenita das beijoquinhas gordas

    Pronto! Eu já "cantei" e "contei" as janeiras. Uffa! Tinha de me apressar se queria chegar antes do rafeiro, né? Raio do bicho, chegou aqui e passou-me uma rasteira que me ia espalhando.

    São assim umas "Janeiritas merdosas" mas estava com pressa para dar a volta à Aldeia.

    dentadinhas e ... Viva o Ano Novo

    ResponderEliminar
  13. Venho hoje aqui para te dizer que continuo a visitar-te, continuo a gostar de o fazer, continuo a achar excelente o teu blogue, continuo teu Amigo. E espero continuar assim durante este 2010 em que já estamos. A maior parte das vezes, não deixo cumentários, com o, porque não chego para as encomendas…

    Muito obrigado pelo que me deste e a que eu talvez não tenha correspondido como tu mereces. Vou tentar ser um pouquinho melhor nos 364 dias que se seguem. Mas, não prometo nada. Sou um malandro. Bom? Penso que menos mau…

    E peço-te desculpa por este ser um texto comum. Com a quantidade de gente como tu, não podia ser de outra maneira. Não sou uma centopeia, para chegar a toda a parte, muito menos um deus para ser omnipresente. Espero por ti, sempre que queiras visitar-me na minha Travessa.

    Qjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Bom Ano a todos e que unidos façamos a diferença!

    Um abraço.

    Já agora caso não conheçam, venham conhecer Vila do Bispo. Se já conhecem...recomendem eheheheh

    Abração.

    ResponderEliminar
  15. Aqui coloco um post publicado no meu blogue, para vos criar água na boca. Eu bem sei que aí se come bem, mas aqui em Vila do Bispo, também. Venham até cá e comprovem o que digo.
    Beijinhos.

    Ora bem, aqui vou postar uma indicação para almoçar bem, preços acessíveis e com simpatia q.b.

    Em Vila do Bispo, aqui, já disse, come-se bem.


    - Churrasqueira Frango Dourado - alguns pratos confeccionados pela Dª Fernanda Custódio:


    Pratos

    * Coelho à Casa
    * Lulas Recheadas
    * Cataplana de Tamboril
    * Cataplana de Ameijoa
    * Cataplana de Bacalhau
    * Lulinhas Fritas
    * Choquinhos Fritos à Algarvia
    * Bacalhau no Forno
    * Bacalhau com grão
    * Atum de Cebolada
    * Carne de Porco à Portuguesa

    entre outros pratos.


    O Coelho, as Lulas, as lulinhas e os choquinhos beeemmmm, são a minha perdição! eheheheh


    Doçaria:


    * Bolo de Batata Doce
    * Pudim de Batata Doce
    * Molotov
    * Pudim Flan
    * Tarte de Natas
    * Tarte de Maçã

    entre outras sobremesas fazem a delicia de confortar o nosso estômago.


    Não posso esquecer os célebres Perveves( ou Percebes) e os Mexilhões, entre outros mariscos.


    Venham, experimentem , e depois façam os vossos comentários neste blogue ok?


    Ver aqui

    ResponderEliminar
  16. A todos desejo um feliz 2010!
    Quanto ao tema...desta vez passo! Não tenho qualquer tradição quanto às Janeiras nem cantando nem contando mas fico como leitora...

    ResponderEliminar
  17. FELIZ 2010 PARA TODOS!!!

    ResponderEliminar