quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FALEMOS ENTÃO DE NATAL.



- Natal, data simbólica em que se festeja o nascimento de Cristo, filho de Deus, vindo ao mundo para resgatar os pecados dos Homens. Nascimento que significa a esperança de nos redimirmos da nossa condição humana e aspirarmos a uma eternidade de bem-aventuranças.

- Natal das tradições. Das filhós e das azevias feitas à lareira. Do presépio construído com figurinhas e musgo retirado das pedras do muro da azinhaga. Do tempo em que ainda não havia Pai Natal, nem árvore de Natal e os presentes (figurinhas de chocolate) eram trazidos, à meia-noite, pelo Menino Jesus.

- Natal, festa da família. Mas que família? A que reúne várias gerações para celebrar o amor e a harmonia das relações familiares? Este mito da perfeição, repetido à exaustão, faz com que se sintam profundamente infelizes os que não estão incluídos neste idealizado grupo.

- Natal, símbolo acabado do consumismo mais desenfreado. Dos centros comerciais onde circulam pessoas submetidas à necessidade criada artificialmente de comprar presentes. Das coisas úteis e inúteis que se adquirem para trocar por outras úteis ou igualmente inúteis. Do dinheiro gasto e que em Janeiro há-de faltar.

Seja como for, desejos de um FELIZ NATAL!

Escrito por Júlia Galego, do blog Gambozino

Se gostou deste texto, vote nele simbolicamente de 28 a 31 de Dezembro.

16 comentários:

  1. Olá Júlia!
    Acho que todas as festas têm o seu quê de comercial,umas mais do que outras,até o dia 13 de NS de Fátima. No entanto,entendo que quem viva do comércio,precise dessas épocas para pagar as contas e aí claro apoio.Os grandes hipers e supermercados e afins é que abusam...é sempre assim a margem entre ricos e pobres a alargar-se. Mas prefiro realçar o ambiente familiar com união e amor :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Sou como a Lena. O que realmente importa o encontro com a família.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Pois é, Júlia. O Natal é tudo isso, mas é também solidariedade e este blog é uma prova disso mesmo. É pela Isabela que, alguns de nós, aqui vimos todos os dias fazer o nosso comentário.
    Bom Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Lena, concordo que esta deve ser uma época da família. Mas já pensou que quem não tem família ou não pode estar com a família se sente muito infeliz porque fica excluído do que as convenções sociais determinam?
    Desejo-lhe um Feliz Natal
    Beijinho
    Júlia

    ResponderEliminar
  5. Pandora,
    Um Bom Natal também pela Isabela.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Lourdes,
    Eu que até não sou muito "comentadeira", não deixo de o fazer por esta boa causa.
    Bom Natal
    Beijinho
    Júlia

    ResponderEliminar
  7. Com, ou sem, família todos precisamos do Natal para nos lembrarmos que o espírito natalício deveria prolongar-se pelo resto do ano.
    Coisa que não acontece!

    ResponderEliminar
  8. Amiga Júlia,

    Até que enfim alguém tem a coragem de dizer exactamente o que é o Natal agora, tal e qual!
    Estou completamente consigo, o Natal virou uma tortura (para muitos, não para mim), uma futilidade de trocas e baldrocas sem qualquer utilidade.

    O verdadeiro sentido do Natal anda perdido por aí. Não é com presentes que se compra a felicidade, mas dando amor e afecto a quem precisa, ajuda aos carenciados, um abraço fraterno a quem precisa, um mimo e mesmo uma lembrança, porque não? Mas não comprar "cacos" e "trapos" e "empanturrarem-se" de comida quando há tanta gente a morrer à fome.

    Bem-haja pelo seu texto.
    Boa sorte e Bom Natal para si e para todos!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá, amiga Júlia!

    Que posso eu dizer que não tenha aqui já sido dito. Há vários Natais e, infelizmente, poucos são os que fazem do Natal essa quadra de Fraternidade e Amor ao próximo, palavras que de tão repetidas começam a perder significado.
    Mas, no dia em que se deixar de acreditar no que o Natal representa, pouco nos restará. Se é que alguma coisa vai restar!

    Tenha um Santo Natal!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  10. O Natal é uma época mágica para as crianças...de resto é uma encenação anual que todos concordamos realizar.
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  11. Natal para mim é a lembrança daquele menino que se fez homem e deu por nós a vida. É a reunião familiar, é o convívio a festa. Os presentes? São para as crianças.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Com os votos de Santo e Feliz Natal, aqui lhe deixo um poema de Alberto de Serpa.

    Ó Menino Jesus,
    vem para nosso colo
    a ser a nossa luz
    e o nosso consolo.

    Mesmo com o mundo agreste
    que nos ronda, feroz,
    não faltaste - vieste
    com teu sorriso a nós.

    E aqui, como em criança,
    - quantos anos lá vão! -
    fica-nos a esperança
    em nosso coração.

    João Celorico

    ResponderEliminar
  13. Pois calhando mais ou menos tudo já foi dito.
    Pessoalmente gosto de ir ás compras, poder ver gente, mesmo que não vá comprar nada, mas só o facto de poder sair , dar uma volta com as filhas, sair, é um prazer! E nesta altura saio mais vezes, pois há sempre qualquer coisa que faltou comprar, ou um filme para ver com as garotas.
    No entanto é também um problema cá em casa. Meu marido tem um problema de dependência de alcool não assumido, e nesta altura, é um problema grande cá em casa, uma vez que as ofertas para os homens são regra geral garrafas e garrafas de bebida. Este culto ao vinho ou ao bom vinho é que me trama toda!
    Mas acreditando que Deus exista nesta forma que nos ensinaram ou noutra qualquer ,espero que ele olhe por nós e permita-me uma certa tranquilidade.
    feliz Natal a todos

    ResponderEliminar
  14. Eu gosto imenso do Natal, mas cada vez mais detesto o consumismo.
    Mas é o mundo em que vivemos e resta a cada um de nós escolher como o viver.
    Eu tento sempre fazer do Natal, um tempo de tradições, doces costumes, doces lembranças...
    Tempo de magia, tempo de acreditar, tempo de as esperanças renovar.
    Deixo os meus votos de continuação de uma quadra natalícia muitooooo feliz.
    E já agora, por não saber se terei tempo ou não, deixo já os meus desejos para que tenha um excelente 2010, com tudo aquilo que mais desejar.
    Um beijo e tudo de bom para si!

    ResponderEliminar