quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um dia muito bem passado na aldeia da Cabeça (parte 2)

Seguimos todos rumo à Cabeça. Tinhamos uma grande expectativa para conhecer a aldeia que só conhecíamos por fotografias, através do blogue de José Pinto. Para chegar lá foi uma aventura, quase uma montanha russa, 100% natural...

À medida que avançávamos, pensámos que já tinhamos estado naqueles recantos. Cada curva feita aumentava a nossa suspeita. Quando chegámos lá e vimos uma casinha muito bem arranjadinha, com uma placa de madeira a indicar " Junta de Freguesia da Cabeça", tivémos a confirmação. Foi um local de passagem, que a nossa amiga GPS nos indicou, numa viagem de trabalho ao Piódão, exactamente há 10 meses atrás. Coincidência ou não, o que é certo é que desta vez viémos cá para conhecer a fundo esta aldeia.
Assim que chegámos, o nosso amigo José Pinto, mostrou-nos as melhores perspectivas para tirarmos fotografias da lindíssima aldeia e depois fomos visitar os recantos mais emblemáticos da aldeia. Descubra aqui como foi a visita, muito bem descrita pelo nosso guia.

O som das levadas é uma melodia constante que traz consigo uma paz de espírito, à medida que percorremos as suas ruas pacatas. Para além de encontramos uma aldeia bem harmonizada com a Natureza, tivémos o prazer de conhecer o lado humano da Cabeça. O único burburinho que ouvíamos, para além da levada, era o dos próprios habitantes. Curiosamente separados em ruas diferentes, encontrámos um grupo de homens e outro de mulheres, reunidos a conversarem, como é comum num belo Domingo de sol.


Conhecemos algumas pessoas nesta aldeia, com grandes ideias e sonhos.
Saiba quem numa próxima postagem.

3 comentários:

  1. A sede da Junta de Freguesia e a levada comunitária são dois apontamentos da aldeia muito bem escolhidos pela vossa reportagem: a primeira porque se trata duma casa tradicional muito bem restaurada; a segunda porque a captação da água do regadio se situa a cerca de 8 km de distância! O cimento e a areia foram carregados às costas pelas pessoas da aldeia!!!

    ResponderEliminar
  2. Xiiii,grande feito!As pessoas da aldeia da Cabeça são de louvar e ficam aqui uma salva de palmas para todas elas e o José incluído pelo trabalho ardúo, o esforço e o acreditar nesse belo lugar :)

    Jocas gordas

    Lena

    ResponderEliminar
  3. Podes crer, Lena, não foste lá este domingo, mas quando houver uma oportunidade, tens que lá ir, tu e a Susanita. Admiro imenso as pessoas que lá vivem. Especialmente os seus antepassados, que tiveram uma vida inteira na aldeia, trabalhando no duro com muita alegria e orgulho por aquela terra tão difícil de domar...

    Obrigada José pela apreciação! A Levada é das coisas que ficará na memória nesse dia: o meu pequenito quando a viu, não sossegou enquanto não molhou a mão. A velocidade da água era extraordinária e ainda não cairam as primeiras chuvas do Outono. Com o salpicos que o malandro me mandou, deu para ter a noção que para além de pura, é gelada... disso ele não se importou.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar