quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Na minha Aldeia.


As minhas origens são Beirãs, mais propriamente de Figueira de Castelo Rodrigo no distrito da Guarda.
Devido ás influências "Àrabe-Judaica", a cúlinária desta zona deriva muito destas duas culturas.
O vinho é o principal produto seguindo-se os queijos e enchidos.
O presunto e as farinheiras feitas artesanalmente, cujos ingredientes são derivados de carne, farinha e pão misturado com especiarias e temperos.
O prato mais típico é o cabrito no forno de lenha, mas há outros que fazem crescer água na boca, tais como vitela estufada ou assada com batatinhas ou castanhas, polvo frito, enchidos com batatas cozidas e grelos, bacalhau á marinheiro e os célebres peixinhos do rio que são fritos num pau tipo espetadas, ou ainda a caldeirada de enguias.
Os doces mais conhecidos são uns bolos secos feitos com azeite que se chamam "morteiros" nome que foi colocado por causa das batalhas com Espanha, mas há muitos outros que realço, as compotas feitas com frutos da região tais como: figos, amêndoas, castanhas, nozes, abóbora, tomate, marmelos, etc.
Claro que há muitos mais pratos que poderia colocar aqui mas como o texto tem de ser curto fica para a próxima.

Escrito por Manuela, dos blogues - http://simplesmentemanuela.blogspot.com/ e http://ostachosdamanuela.blogspot.com/

Se gostou deste texto, vote nele na barra lateral de 28 a 31 de Outubro. Aproveite para comentar. Quem sabe, é seleccionado para melhor comentário!

37 comentários:

  1. Gosto de todos menos...das enguias!!
    Não consigo comer...
    Na Guarda nunca comi mas em Seia que é um bocadinho ao lado já, muitas vezes e muito bem.
    Faltou aqui a referência ao maravilhoso queijo da serra...agora lembrei-me do requeijão com doce de abóbora...vou dormir que já é tarde e as meninas têm o relógio muito adiantado o que torna isto ainda pior.

    ResponderEliminar
  2. Figueira de Castelo Rodrigo
    Aldeia da amiga Manuela
    Oferece além do bom abrigo
    O que há de melhor na panela

    Sua lista de pratos está a arrasar
    Minha modesta feijoada completa
    Faz a blogagem a abrasar
    Com uma culinária seleta

    Batatas cozidas e grelos
    Serve-se bons pratos com enchidos
    Aqui, os grelos, chamamos "brotos"
    E os enchidos "embutidos"

    Ai! Vem de novo o cabrito
    Agora assado no forno de lenha
    Será que aguento? Não acredito!
    Não há dieta que me detenha


    Texto curto e mesa repleta
    imagino se comprido fosse
    Tem minha coisa predileta
    Sou fã de tudo que é doce

    Deu água na boca esses "morteiros"
    Pra completar vens com compotas
    Isto é coisa pra festeiros
    Ou é pra nos fazer bater as botas

    ResponderEliminar
  3. Ai Manuela,lá se vai a dieta...
    Alguém falou em doce de abóbora?Já provaram com pinhões ou nozes lá dentro? É divinal!

    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Dina eu cá também não devo de gostar de enguias, nunca provei nem quero.Só o aspecto...
    Antonio você é um poeta "guloso" rsrsrs.
    Obrigado pelo comentário.
    Helena uma boa semana para si e obrigado.
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Enguias se tiver gosto de peixe tá bom pra mim e gosto de tudo um pouquinho pricipalmente o queijo e o vinho....rsrsrsr....Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olha minha linda gosto de tudo, não muito mas gosto, um pouquinho me chega. Doces não aprecio muito, mas até dá jeito porque tenho diabetes. O meu voto aqui está e que ganhes são os meus votos, bj

    ResponderEliminar
  7. Manuela adorei suas comidas, fico imaginado os tudo que você falou, e os doces deliciosos.
    Minha avó que morava na Itália , fazia tantas coisas parecidas como alguns itens seus.
    Só a enguias que não gosto.
    Manuela você ótima.Espero que ganhes
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Manuela

    adoro enguias! Adoro! Carne não como (não gosto) o resto gosto de tudo. Espero ter ido ao sítio certo.

    Bºs, Mª. Luísa

    ResponderEliminar
  9. Quanta coisa saborosa neste tacho de Manuela. Comer cabritoassado, deve ser uma delicia. Bem tudo aqui ficou uma delicia. Amo peixe frito, assado..Nossa muito bom.
    Parabéns amiga.
    Seu techo ficou muito saboroso. Até abre o apetite e dá aguá na boca.
    Com muito carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  10. ana maria susana grativvol14 de outubro de 2009 às 15:14

    Manuela, você é super criativa, é de um bom gosto indescritível, acho que apesar de termos nacionalidades diferentes, com certeza algumas raízes devem ter se misturado as nossas raças, amo tudo que vem de você portuguesinha linda e de um lado espiritual belíssimo.Fique coom Deus, muita harmonoia para todos os seus entes queridos. Um grande abraço
    ANA MARIA

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga Manuela,

    que bons pitéus nos apresentas, de fazer crescer
    água na boca,só tenho pena de ser longe,para os ir provar...
    Boa sorte,
    beijinhos decarinho e amizade,

    Lourenço

    ResponderEliminar
  12. Olá Manuela.
    Antes de mais, parabens pela ementa que apresentou, não saberia por onde começar. teve bom gosto, com um texto muito bem elaborado.
    Gosto de tudo em especial as enguias. O doce de abobora é por excelencia o meu doce favorito, mas tenho de concordar com a Helena, com nozes ou pinhões misturados, não há igual uma especialidade, e com o requeijão da guarda, é o casamento perfeito.
    Terminei o almoço á menos de uma hora, mas já estou a ficar com apetite
    beijinhos
    Acácio

    ResponderEliminar
  13. Confesso que fiquei com água na boca, mas não achei onde votar, Manuela.
    Fica com um beijo

    ResponderEliminar
  14. Excelente Manuela,a feijoada é um sonho,eaqui no Brasil comemos mais no tempo mais frio,parabens. Mary

    ResponderEliminar
  15. Amiga,

    Gosto de tudo o que é bom, e A D O R O enguias, ou eirós, as fininhas são uma delícia fritas e as grossas em caldeirada, ou como parte do peixe presente numa caldeirada.

    Parabéns e boa sorte.
    Fernanda

    ResponderEliminar
  16. .__________querida Manu





    .água-na-boca________é isso mesmo!
    que se fica:)

    ______imaginando estas delícias. que "cozinhaste" com a mestria de sempre



    _________///








    beijO____ternO

    ResponderEliminar
  17. Manuela,
    Olá.

    Eu adoro falar de comida, porque passo a vida a comer!
    Das coisas Beirãs da tua terra, eu, que vivo também na Beira Alta, adoro POLVO FRITO, enchidos com batatas cozidas e grelos
    e o bacalhauzinho à marinheiro. Doces? Sou maluco por doces....e creio que esses morteiros (por me lembrarem a TROPA) devem
    ser um pitéuzinho.
    Das compotas certamente gostarei das de abóbora, tomate e marmelos.
    Não sei porquê, mas cabrito nunca foi um dos meus pratos favoritos!
    É para votar de 28 a 31 não é?
    Vou anotar no calendário.

    Beijinhos de carinhoºº
    Joseph

    ResponderEliminar
  18. Pela gastronomia temos a oprtunidade de experimentar o convívio entre pessoas e regioões que por vezes passam a temperar para sempre nossas vidas.
    Cadinho RoCo

    ResponderEliminar
  19. Trancoso, minha terra natal, não fica muito distante e sempre ouvi falar em Figueira de Castelo Rodrigo, mas não conheço.

    Aproveitei para pesquisar e saber um pouco mais sobre a cidade que quero tenciono visitar logo que vá à Beira.

    Esses doces de que fala, suponho que sejam semelhantes aos que se fazem em Trancoso e Meda. Ali chamam-lhes "farta rapazes" e eu gosto bem deles e até gostava de os saber fazer.

    Peixe do rio não gosto ... enguias nem vê-las . De resto, a gastronomia beirã é tudo isso e a necessidade levava a gentes locais a improvisar e a aproveitar tudo o que natureza lhes dava.
    Lembro-me de ser pequena e uma tia minha fazer um "guisado de botelho (abóbora pequena) que acompanhava com batata cozida e havia quem pensasse que era coelho eheheh

    jinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá!
    Saí de água na boca! Gosto de todos os pratos... os enchidos, os queijos, mas os peixinhos do rio frito e a caldeirada de engias... são um pitéu.
    Beijos

    ResponderEliminar
  21. Todos contam a sua terra e você consegue contar aqui a sua aldeia, apresentando pratos da culinária de seu torrão natal.Num texto leve, delicioso e até histórico ao se referir as origens "Àrabe-Judaica". Estou no Brasil e desconheço todos os ingredientes,mas não o suficiente para imaginar que são deliciosos. Conheço outros tantos, tal o bacalhau que é delicioso de qualquer forma que for feito, cabrito assado ou peixinhos fritos, que é de dar água na boca.Doces então eu não resisto a nenhum e fico aqui "morteiro" de vontade de saborea-los.Amiga Manuela meu voto é seu, espero que vença, tanto pelo texto, como pelas iguarias apresentadas e inseridas na história de seu querido rincão.Saudações Mario Neves

    ResponderEliminar
  22. Obrgado a todos os que vieram aqui comentar.
    um grande abraço, de amizade.
    Manuela

    ResponderEliminar
  23. Olá amiga vim correndo votar em vc e suas delicias de comida,sabe nunca havia provado o tal camarão achava repuguinante,mas agora eu adoro bem fritinho aiai,não sou muito de doces,mas adoro doce de cidra,mamão e de abóbora mas bem pouquinho,gosto mesmo é de arroz com feijão e uma salada.Boa sorte amiga tudo de bom pra você.Beijos de *V@L*

    ResponderEliminar
  24. Ó Manuela não sou guloso!
    Mas sou chegado a uma boa mesa
    Quem resiste ao que é gostoso
    Se isto inclui a sobremesa

    Acho que a Susana lhe contou que estou a fazer dieta. Aí, vai ser desespero até o final.

    Se meu avô, o português José Mendes de Moraes, estivesse vivo diria:

    - Opá meu neto! Tu faz juz à herança. Pois dá terrinha tudo aprecias.

    Mas vovô, que não era bobo, tratou logo de arranjar-se com uma brasileira - a dona Itercília - e juntaram o que há de melhor da culinária portuguesa com tudo de bom da cozinha brasileira. Eles só tiveram 23 filhos.

    Fazer comida para tanta gente, acabei herdando o jeitinho de fazer da vovó e do vovô.

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderEliminar
  25. Eu li bem??
    23 filhos....?????????????????
    Epaaaaaaaaaaaaaa.....isso é que foi hein?
    Pessoal sem televisão é o que dá.

    Obrigado amigo António pela partilha.

    Se o neto sair aos avós cuidado...

    Abraço grande.

    Manuela

    ResponderEliminar
  26. Olá amiga Manuela! Uma de minhas descendências é a portuguesa e você já pode calcular que somos todos bons de garfo. As comidas portuguesas são realmente deliciosas, de dar água na boca. Li atentamente seu texto e adorei e espero ansiosamente que você fale mais a respeito, pois sou apaixonada por todas as histórias e tradições de um povo.Com muito carinho...Beijos Yvonne

    ResponderEliminar
  27. Comida não é uma das minhas prioridades, mas não tenho dúvidas que descreveu no post algumas tentações. Enguias? Arf! Esta não dá, é comida de cromagnon.
    Um beijo e boa sorte no concurso!

    ResponderEliminar
  28. Ora aqui está uma lista que me agrada. Especialmente o cabrito assado e as enguias. Meu Deus um bom ensopado de enguias, até faz os anjos pecarem. Sabe que comi a primeira vez enganada porque sentia uma certa repulsa pelas enguias, chamava-lhes cobras de água e sentia repulsa. Hoje não troco um ensopado de enguias pelo melhor prato de carne do mundo.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  29. Olá Manuela Teixeira!

    A sua longa e saborosa lista de sugestões, tenho que lho dizer, mais parece um incitamento "muito pouco católico" à prática da gula ou, dito ainda duma outra forma, uma mal disfarçada sugestão para que todos mandemos às urtigas aqueles conselhos ditos úteis e sensatos que gente bem intencionada, sempre tão preocupada com o estado da nossa saúde, nos oferece constantemente sobre a arte de bem comer, ou de comer bem.
    Claro que poderá sempre argumentar em sua defesa com aquelas conhecidas e esfarrapadas desculpas: - "um dia não são dias",ou então; "perdoa-se o mal que faz p'lo bem que sabe" , ainda outras, sei lá, de que sempre nos socorremos para aliviar os nossos sentimentos de culpa nestas cincunstâncias ...
    E para que a sua consciência não fique muito pesada em relação aos "malefícios" infligidos a este seu convidado decidi moderar os meus apetites e ficar-me pelo prato de enguias - que adoro, de todas as maneiras: Nascido à beira-rio, lembro-me de as ver lá em casa desde pequeno; por vezes ajudava mesmo o meu pai e tios a apanhá-las.
    Assim sendo, vou começar por pedir o prato de caldeirada - que está com óptimo aspecto, deve dizer-se - e no final, para aconchegar o estômago, pedia-lhe que me arranjasse um pratinho daquelas enguias mais finas, bem fritinhas, se pudesse ser.
    E para terminar da melhor maneira este agradável manjar gostaria que me recomendasse uma das suas sobremesas favoritas, que ali tem expostas, e que têm um aspecto absolutamente irresistível.

    Quanto ao muito que, com pena minha, ficou por provar, prometo-lhe que vou tornar cá; fiquei cliente!

    Parabéns!

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  30. Olá Manuela!

    - Adenda ao post anterior-

    Chamei-lhe de Teixeira, e não estou certo de que não lhe tenha "trocado" o nome; mea culpa se o fiz( mas mantenho tudo o que disse...).

    Um abraço.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  31. Querida Manuela, que sugestões maravilhosas! Habituada à gastronomia minhota, já foi há vinte anos que provei pela primeira vez as delícias desta região. Ao princípio estranhei, era tudo muito diferente mas pouco a pouco fui descobrindo sabores e odores de uma riquesa deliciosa. O vinho na mesa passou de verde a maduro, o queijo, de Limiano passou ao da Serra, vieram os chás, e até mesmo as compotas e doces são diferentes! Mas o encanto (e sorte minha!) é poder ter à mesa pratos do Minho e da Beira, juntar sabores e inventar uniões de paladares... e viver constantemente a descobrir segredos, que só quem prova poderá desvendar...
    Um beijo grande e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  32. Mais uma vez muito obrigado pela vossa colaboração.
    Bem-ajam por serem meus amigos.
    Beijinhos
    Manuela

    ResponderEliminar
  33. Manuela gosto de todos os pratos sugeridos, mas uma boa caldeirada de enguias é um acepipe!
    O cabrito é sempre uma excelente escolha!
    E depois o doce de abóbora com requeijão... e depois uns quilos a mais...
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  34. Olá Manuela!
    Sou muito apreciadora de cabrito,sobretudo feito pela minha sogra.Já tive a oportunidade de visitar Castelo Rodrigo e fiquei fascinada com o seu património.Parabéns por essa bonita aldeia.
    Amanhã é a minha vez de poderem ler o que preparei...
    Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  35. Olá Manuela!
    Não conheço Figueira de Catelo de Rodrigo, mas por aquilo que descreve no seu texto a gastronomia deve ser maravilhosa!
    Adoro presunto e farinheiras, e para ser realista tudo que é feito artesanalmente tem um sabor diferente!!!!
    O cabrito no forno de lenha, com um bom vinho acompanhar é de ficar com agua na boca, posso até dizer que é um manjar digno de reis!
    A minha proxima visita será a Figueira de Castelo de Rogrigo, para provar tudo isso!!!
    No dia a seguir, penso na linha e começo a dieta!!!! EH!EH!EH!
    Cumprimentos
    Adelaide

    ResponderEliminar
  36. Ai os "morteiros" são muito bons.Todos os anos,por esta época,faço juntamente com uma vizinha.Tantos que dá para convidar os filhos,as noras,os netos,etc para um lanche ajantarado.Sim,porque não esquecemos nunca essa vitela assada com batatas no forno.O seu texto deu mesmo vontade de ir provar a gastronomia dessa zona.E a fotografia foi muito bem escolhida,pois parece que Figueira de Castelo Rodrigo nos está a receber de braços abertos.

    Felicidades
    Gabriela

    ResponderEliminar