domingo, 18 de outubro de 2009

NAS BEIRAS, COME-SE BEM…


Comer bem é sem dúvida algo que nós por cá, beirões, podemos apregoar bem alto! De certo que quem conhece as beiras, não discordará pois sabe que aqui existe uma culinária tipicamente tradicional da gente do povo, desenvolvida com base nos produtos regionais caseiros, com tradição secular passada de geração em geração. São de salientar os enchidos, os queijos, o cabrito, o borrego e o porco.

Tendo em conta que o pastoreio é um dos principais meios de subsistência destas gentes sobressai a grande tradição dos pratos com base na carne de cabra e ovelha. Dos mais notáveis o cabrito na grelha, o cabrito estonado, sem esquecer o tão saboroso cabrito no forno à moda da minha terra, a famosa chanfana das Beiras, um prato típico que nunca falta na mesa das gentes beirãs em dia de comemoração festiva, um prato confeccionado com carne de cabra adulta, levada ao forno em caçarolas de barro preto, o forno que ainda é aquecido a lenha, onde a carne coze lentamente durante várias horas, o que lhes confere um sabor inigualável. Os tão famosos maranhos, prato típico muito apreciado. Ah e a afamada matança do porco (que é sempre tornada numa festa!), os tradicionais torresmos, que vêm com a matança do porco, iguaria que já raramente podemos ter o prazer de saborear na minha terra devido ao facto de já praticamente ninguém se dedicar a esta tarefa.

Claro que já terão percebido que na minha terra quem quiser comer bem ou menos bem terá de ser em casa de família ou amigos, porque restaurante é algo que não existe. Mas existe gente de bons costumes, hospitaleira e de grande carácter, que têm o condão de fazer amigos com muita facilidade, capaz de convidar para a sua casa e sentar à sua mesa qualquer viandante. Mas por momentos desviei-me do essencial, comer bem. E por falar de comer estou a lembrar-me daquele bolo de cebola cuja base é chouriço e cebola, e se adiciona carne, bacalhau ou sardinhas, conforme a disponibilidade. Bolo este que era regra obrigatória quando se cozia broa, actividade que era normalmente realizada uma vez por semana. Para quem não conhece, acreditem, é uma iguaria sem igual. Uma especialidade da minha terra, Carvalhal do Sapo.


Escrito por Acácio Moreira, do blogue Carvalhal do Sapo.


Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Outubro. Aproveite para comentar. Quem sabe, é seleccionado para melhor comentário!


12 comentários:

  1. Oh meu deus...cada texto é uma tentação!
    Das Beiras conheço principalmente a gastronomia da região de Seia onde vou com frequência.
    Tenho que confessar a minha ignorância...nunca tinha ouvido falar de Carvalhal do Sapo mas depois de ler este texto fui ao seu blogue e já fiquei com uma noção da localização e também desse almoço de domingo que me fez crescer água na boca. Acho que até consegui sentir o cheirinho da carne a assar e das maças assadas!!

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está um local que devia ser obrigatório visitar.
    Escasseiam restaurantes, mas abunda hospitalidade em Carvalhal do Sapo e não só, pelo que depois de nos acenarem com tão bons petistos, por que esperamos para ir até lá encher o papo de coisas tão deliciosas? Hummm estou ouvindo esse forno a chamar por mim eheheh

    Óptimo texto, imagem bem ilustrativa da Beira que conheço e confirmo ser tal e qual como descreve.

    Parabéns!!!

    Jinho

    ResponderEliminar
  3. Não tenho uma grande experiência da gastronomia beirão, mas recordo ainda uma viagem que fiz e, passando pela Sertã, pude apreciar os maranhos num restaurante de que não me lembro o nome mas que foi aconselhado por uma habitante da vila. Gostei muito e espero ainda um dia por lá passar para voltar a a comer esses excelente prato beirão.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Olá,Acácio!
    Parece-me muito bom tudo isso.Maranhos é que acho nunca ter comido.Mas está combinado,quando passar por Carvalhal do Sapo,quero uma amostra.Chanfana já provei uma vez em Mortágua e gostei.Tenho de repetir a experiência.
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Mais ou menos conheço a gastronomia das Beiras. A Familia é oriunda da Beira-Alta e pela Beira-Baixa, já tenho andado bastante.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  6. Acácio
    A gastronomia da sua terra é uma tentação!
    Então o cabrito!
    E para mim a batata beirã é a mais saborosa!
    Mas a melhor truta que comi foi em Unhais da Serra há muitos anos, para aí uns trinta...
    E a ideia que tenho é que eram pescadas naquele riozinho que lá corre.
    Portanto além da carne, também o peixe é delicioso!
    Boa sorte
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  7. Respondendo á Pascoalita
    Porque vamos esperar!
    Quando quiserem é só dizer
    Eu já estou a convidar

    Nas andanças de comer bem
    Há miminhos sem igual
    Para um bom cabrito saborear
    Venham comigo ao Carvalhal.

    E para vos surpreender
    Com pompa e circunstância
    Vou fazer a bola de carne
    Que nos dá muita sustância.

    E para o cabrito acompanhar
    De nada me vou esquecer
    Servindo com salada e vinho
    Como não podia deixar de ser

    Para terminar o repasto
    Com um serviço à maneira
    Tem de haver jeropiga
    E aguardente bagaceira.

    E quem leva a sobremesa
    Porque nessa eu já náo caio
    Podemos sempre pedir á Dina
    Para levar a sericaia

    Como a Elvira Carvalho
    A Beira Litoral não comhece
    O convite é extensivo
    Porque ela tambem merece.

    E como a Dina bem disse
    Não conhece o Carvalhal
    Fica no concelho de Góis
    Em Plena Beira Litoral.

    A Alcinda Leal confirmou
    Comer bem é na minha terra
    Não esquecendo aquele sabor
    Da truta em Unhais da serra.

    A Julia Galego disse
    Dos maranhos muito Gostar
    A Helena vai dizer o mesmo
    Quando os poder degustar

    Peço desculpa por todas estas trapalhadas
    mas hoje senti uma forte inspiração
    para brincar

    Cumprimentos

    Acácio

    ResponderEliminar
  8. Acácio sabe que eu estava convencida que Carvalhal de Sapo era na Beira Baixa?
    Eu conheço Góis, a vila, relativamente bem.
    E acho uma zona muito linda!
    Parabéns por morar num sitio lindo!
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  9. olá Alcinda! boa tarde.
    Pelo que me disse no seu comentário, sobre as saborasas trutas de Unhais da Serra, admiti que pudesse conhecer Góis, uma vez que fica a pouca distancia. Agora que o confirma fico contente por conhecer bem a minha terra. Embora eu não resida em Góis, mas garantidamente um minimo de uma vez por mês vou á minha terra.Quanto á localização, não há duvida està situado na Beira Litoral, mas a fazer fronteira com a Beira Baixa e quase ali ao lado começa a Beira Alta. O concelho que tem limites com Góis que é a Pampilhosa da Serra jà é Beira Baixa,Por isso quem não conhecer bem é fácil confundir. Informo mais se conhece a Portela do Vento,precisamente onde tem inicio a estrada nacional 112 que sai da nacional 2 é precisamente aí que as duas beiras se encontram. Quanto a Góis há uma frase que uso com frequência, Góis só á um.
    Razão porque é localidade única com este pseudónimo em Portugal.
    obrigado por comentar

    beijinho

    Acácio

    ResponderEliminar
  10. Ora vamos lá a ver se me situo. Beira Litoral? O que é que eu conheço da Beira Litoral? Coimbra. Que eu acho uma cidade muito bonita, mas que as duas vezes que lá almocei comi malíssimo. De tal modo que o marido diz que a próxima vez que lá formos leva farnel...
    Acredito que haja lá sítios onde se coma muito bem, mas nós não fomos felizes.
    Agora a bola de carne. Minha avó Carmo fazia de vez em quando e nós fazíamos sempre uma festa.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderEliminar
  11. Olá Elvira! boa tarde
    Desde já agradeço a simpatia com que aparece frequentemente com os seus amistosos comentários.
    Quanto a comer bem em Coimbra é relativo, é preciso conhecer.
    Mas para a próxima digressão na Beira Litoral,E se não estou enganado a Elvira teve a gentileza à pouco tempo atrás de contar uma odisseia pouco agradável pela serra da Lousâ.Mas se quer comer o que há de bom na serra, vá à Lousâ Restaurante o Burgo junto à ermida da Senhora da Piedade Com uma ementa recheada de pratos regionais, baseados nas receitas que eram cozinhadas pelos habitantes da serra, com os produtos que produziam, como. o cabrito, o cosido à Talasnal a chanfana, o javali com castanhas um sem fim de coisas muito boas. E as entradas são um manjar dos deuses. Se for em fim de semana convém fazer marcação. O restaurante está situado num local lindo, junto a uma ribeira com piscinas naturais, rodeado de uma magnifica vegetação com um parque de merendas que me faz lembrar o jardim do Eden um paraíso acredite. de lembrar que o castelo de Arouce também faz parte deste paraíso. Depois não deixe de fazer uma visita ás aldeias de Xisto na serra da Lousâ isto é se ainda não teve o prazer de conhecer. Para saborear um excelente prato de chanfana, cabrito ou o verdadeiro cosido à Talasnal na broa, Visite o Restaurante Ti Lena na aldeia do Talasnal (aldeias de xisto ) Serra da Lousâ : Uma aldeia que nos leva ao principio do século passado. Obrigatório fazer marcação Se necessário posso fornecer contactos. Por outro lado: Google- Ti Lena Talasnal -Dá toda a informação. A recordar há muitos outros bons restaurantes nos arredores de Coímbra.
    Quanto à bola de carne podemos fazer a festa a bola de carne também se faz muitas vezes em Azeitão.
    um abraço

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pela dica. Tomei nota, pode ser que um dia dê. Por falar em restaurantes na serra, me lembrei de um restaurante que fica no alto da serra,em Rio Maior e no qual comi que nem uma rainha. "O Cantinho da Serra" conhece?
    Um abraço

    ResponderEliminar