terça-feira, 20 de outubro de 2009

"GRELOS À POBRE"


Na tentativa de escrever sobre gastronomia da minha terra natal, na Beira interior, Concelho de Trancoso, subi ao sótão e remexi no baú das minhas recordações.
Mas para além do excelente pão (mistura de centeio e trigo) que a minha mãe cozia uma vez por semana, do rancho melhorado aos Domingos que quase sempre se traduzia num prato de arroz com feijão cujo agradável sabor ainda guardo na memória, das batatas cozidas com ovos ou bacalhau e da enorme terrina onde nunca faltava sardinha ou chicharro de escabeche, pouco mais há a dizer, a menos que contasse o episódio em que estando na aldeia de férias, me fechei na adega a comer pão com azeitonas e a certa altura tentando encher a enézima malga delas, mergulhei dentro da tina e quase morria afogada eheheh...
Mas a gastronomia beirã é muito rica e variada e bastante apreciada e, apesar das minhas curtas estadias, sempre que vou até lá delicio-me com os pratos da região, tanto em restaurantes durante a viagem, como os pratos preparados pela minha sogra, em Marialva, concelho de Mêda.
O cabrito assado em forno de lenha, o famoso coelho bravo na região da Mêda, o excelente queijo de ovelha de Celorico da Beira e arredores, o saboroso presunto, os enchidos, o requeijão feito com o soro que resta após a manufactura do queijo e os vinhos, são apenas alguns exemplos.Mas porque são as coisas mais simples que quase sempre nos dão mais prazer, uma das iguarias beirãs que mais aprecio e que aprendi a fazer já adulta, com o meu marido, são os "grelos à pobre", um prato que segundo dizem os mais velhos, constituía num passado não muito longínquo, a única refeição diária das famílias da aldeia. Servem-se acompanhados de farinheiro ou moiro cozidos e tostados na "sertã" e/ou torresmos.
Nota: A receita será anexada com a publicação do texto no meu Blogue.


Escrito por Pascoalita


Se gostou deste texto, vote nele de dia 28 a 31 de Outubro. Aproveite para comentar. Quem sabe, é seleccionado para melhor comentário!

16 comentários:

  1. O que é moiro?
    Farinheiro deduzi que é a farinheira do Alentejo mas moiro não estou a ver...
    Quanto ao texto gostei muito e dei uma boa gargalhada com o mergulho no pote das azeitonas...que perfumada que a menina deve ter ficado!! Ehehehehe!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Pascoalita
    Já li a receita no seu blogue. É simples, rápida e muito apetitosa. Um prato típico das Beiras! Fez bem tê-lo trazido a este concurso. Gostei muito do seu texto.

    ResponderEliminar
  3. Olá Pascoalita!
    Já me puseste de bom humor logo de manhã.Podes mandar para cá esse almoçinho:grelos e farinheira caem muito bem hoje.Lá se vai o colesterol com a farinheira,mas nao faz mal,seria uma vez sem exemplo ;)
    O perfume azeitona deve ser novo,desconhecia,lol...
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Gostei do texto. Do prato é que não. Não gosto de farinheira nem de chouriço moiro.
    Azeitonas é comigo mesmo. Posso passar uma refeição só com pão e azeitonas.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Ai o bom do pão com azeitonas!!!...
    E açorda com azeitonas?!... é que até pode não acompanhar mais nada. Quantas comidas não se acompanhavam só com umas azeitonitas e pronto...

    Quanto ao teu texto já o comentei lá no teu blogue mas não é de mais dizer que gosto da forma como o apresentas tal como gosto e pratico estas comidas de fazer em casa e que a minha mãe fazia. Todos gostamos e até o meu menino que tem oito aninhos. O que ele gosta de toucinho frito ou cozido barrado no pão!!!... Mas aqui a rainha é a farinheira e de farinheira ele gosta também. De vez em quando lembra-se e pede e a avó lá lhe manda da terra, a minha, uma caixinha com, além de outras coisas, 2 ou 3 farinheiras que fazem as delícias do rapaz.

    Bjinhos para ti e boa sorte aqui no "concurso".

    ResponderEliminar
  6. Tradução em especial para a "Flora Maria" que me questionou sobre alguns termos que naturalmente desconhece, já que o nosso pais é bem pequenino e temos "n" nomes para o mesmo objecto eheheh

    Grelo= espigo dos nabos e couves (no caso concreto nabos);

    Imagem: http://www.loja.jardicentro.pt/images/horticolas/jardicentro_sementes_nabo_greleiro_90_dias.jpg

    Entremeada= bacon, carne de porco junto ao couro, contendo uma camada de gordura e alguma febra;

    Imagem:

    http://www.fumadosdouro.pt/prodimages/39_gr.jpg


    Farinheiro/a= enchido feito à base de pão, gorduras e carnes, condimentado com pimentão;

    Imagem:

    http://freguesiasalvador.cidadevirtual.pt/Farinheira.jpg


    Moiro= enchido escuro, semelhante à morcela, à base de sangue, gordura e carnes;

    Imagem:
    http://images.chron.com/blogs/cookstour/archives/sausage-morcelas.jpg

    Sertã=frigideira (termo usado nas Beiras portuguesas)

    Imagem:
    http://pan.fotovista.com/dev/6/6/00346866/l_00346866.jpg

    As minhas desculpas à Susana pelo "desvio do tema" (ou não? eheheh) mas já agora sugeria uma visitinha a Portugal para saborear estas e outras iguarias eheheh

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Pascoalita
    Aposto que os grelos à pobre é um prato saborosíssimo!
    E quanto a azeitonas...nem posso vê-las...porque não páro de comer. Com pão, sem pão...
    Evito assim comprar...
    Gosto da sua boa disposição!
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Amiga Pascoalita:

    Nem penses em pedir desculpas! Não só falas do assunto, como também consegues represntar a nossa região, falando dos melhores produtos da região!

    A minha mãe faz os grelos à pobre...eu sinceramente aprecio com muita batata e faço quando é época deles (agora já há na hortinha dela) , pois a minha cara metade passou a adorar depois que casou comigo...

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  10. Alcinda,

    Chego a fechar os olhos para não me tentar comprá-las. Azeitonas de qualquer espécie, até sapateiras (conheces?) marcham sem por defeito, mas as minhas preferidas são aquelas pretas enormes, sabes?

    Creio que já contei por aqui, quando tinha 16 ou 17 anos, os padrinhos foram passar uma semana a Espanha e deixaram-se sozinha em Almodôvar, com 500 escudos para me alimentar (estavamos em 1970). Comi pão com azeitonas e melºao o tempo todo ... gastei cerca de 100 escudos e quando o padrinho chegou deu-me a alcunha de "tordo" eheheh

    jinhos

    ResponderEliminar
  11. Amiga Pascoalita!

    Adoro grelos, aqui chamamos-lhe "à lavrador" especialmente com alheiras, mas comemos, na época deles, muitos e acompanhar variadíssimos pratos.

    Boa sorte amiga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Pascoalita!

    Ou eu também não fosse Beirão para ser um grande apreciador deste prato,"grelos" embora eu prefiro acompanhar com alheira, estou a falar de tempos actuais, anteriormente nem sequer sabia o que eram alheiras, mas sim farinheiro ou moiro. Com uma diferença este prato na minha terra era chamado de grelos na frigideira, por aquelas bandas era rara a existência da sertâ.
    Em relação ás azeitonas sejam sapateiras,britadas,verdes ou pretas, adora, ainda não experimentei foi para o banho, como é que achas melhor? como shampoo? ou tónico de pele ihihihih.
    Deixando as ironias de lado confesso que gostei muito do teu texto, com receitas bem portuguesas, com origens nas nossas terras Beirâs.

    beijinho

    Acácio

    ResponderEliminar
  13. Às vezes os pratos mais simples são os mais saborosos. Claro que os enchidos da Beira são excelentes (confesso que gosto mais da farinheira da Beira do que muitas do Alentejo).
    E uma hortaliça cultivada na horta, à maneira antiga, tem outra qualidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Pascoalita!
    Isso é bem verdade,concordo plenamente com a Júlia.Os mais simples são os melhores.Costumo fazer esse prato algumas vezes para a família cá de casa e adoram.Comida caseira é uma delícia.
    Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  15. Pobre dos grelos, que não têm culpa nenhuma.

    Por acaso agora até ia.
    Fazia deste prato um bom rancho para militares.

    Marchavam que era uma beleza.

    ResponderEliminar
  16. Adivinha quem acabou de votar, desta vez com antecedência... :)))

    (achas que a cusquinha me vai perdoar?)

    Beijocas!

    ResponderEliminar