quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"MEXILHÕES MACHOS"


Ao contrário do que se pensa, ainda há jovens que não trocam uma boa feijoada, ou um arroz de grelos malandrinho a fugir prá fonte, acompanhado de "jakinzinhos" fritos, por "pizza" ou outra "comida plástica", o que não significa que conheçam os ingredientes duma vulgar receita. Isso é tarefa de mães, avós, tias e irmãs mais velhas eheheh
Espevitada e abelhuda, algumas vezes caí nas "armadilhas" que o padrinho, um homem com sentido de humor e divertido de idade avançada mas sempre criança, estava sempre a engendrar.
Estávamos de férias em Sesimbra e fui incumbida de ir ao mercado comprar mexilhões, petisco que ele próprio fazia questão de preparar e com o qual eu me deliciava lambendo até os dedos. Ao sair, o maroto fez-me a recomendação que era hábito fazer em relação aos "crustáceos:
- Ó garota, lembra-te do que te ensinei. olha que os "machos" têm mais que comer e são mais gostosos!
Obediente, a Cusca Endiabrada que na altura era uma menina ingénua e bem intencionada (para anjinha só lhe faltavam as asas eheheh), correu a praça de um lado ao outro, à procura de mexilhões machos, olhando disfarçadamente em todas as bancas, mas estranhamente os moluscos pareciam todos iguais e quanto mais observava mais convencida ficava de que naquele dia, no mercado, só havia "mexilhões fêmeas"!!!
Sem se dar por vencida, nem querer passar por ignorante, apontou para aquilo que em termos anatómicos lhe pareceu ter forma masculina, pediu ao peixeiro 1 kg bem aviado e senhora de si chegou a casa com 1 saco de "canivetes" ahahah
Quando abriu o saco, ouviu-se uma sonora gargalhada, mas o padrinho não se atrapalhou, enfiou-se na cozinha e posso garantir que os "mexilhões machos" são de comer e chorar mais.
Confesso que continua a intrigar-me o facto dos moluscos serem todos fêmeas. Já repararam bem? eheheh

Escrito por Cusca Endiabrada.

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Outubro.Aproveite para comentar.Quem sabe,é seleccionado para melhor comentário!

15 comentários:

  1. Que saborosos são os mexilhões machos e que deliciosa é a sua história!!!
    Era bem endiabrada, a Cusca!
    Obrigada por partilhar connosco e permitir-nos soltar uma boa gargalhada!
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  2. Olá Cusca!
    Belo texto, linda a sua história, merecedora de um "Oscar" Vou colaborar nessa votação. Tão ingénua como diz que era em pequenina, mas muito bem desenrrascadinha. Creio que afinal o titulo de endiabrada não deve ser por acaso . deve ter sido ganho com muito mérito.ahahah.
    estava a espera, tal como tinha prometido de um outro tipo de receitas. Mas sinceramente não me senti defraudado,antes pelo contrário, e a troca dos mariscos fêmeas por machos, foi de um atrevimento, que de ingénuo, não teve nada, fez foi uma opção inteligente, tendo em conta que os "mexilhões machos" são bem mais saborosos.

    parabens amiga,
    como sempre esteve muito bem

    Beijinho

    Acácio

    ResponderEliminar
  3. Amiga Cusca como se diz na minha terra...essa não lembraria ao diabo mas que foi uma forma inteligente de saires airosa da situação lá isso foi.
    Quanto a mim gosto de ambos, machos e fêmeas...ei calma estamos a falar de mexilhões e canivetes...nada de outros pensamentos!:):):)

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Bem,pronto eu confesso:sou fã da Cusca Endiabrada.A miúda faz-me sempre rir que hei eu de fazer.É verdade.Já confessei ao padre da paróquia,ele nao acredita e fala que "Coisa Endiabrada" não pode ser coisa boa e eu: "Ó Senor Padri,leia o texto dos mexilhões machos e vai entender que a Cusca é uma Santa Diabinha ;)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Que estória bem contada e divertida. Como a ingenuidade não é defeito, mas uma deliciosa maneira de estar quando se trata de gente pequena, acredito perfeitamente no que conta.
    Conte mais. Eu irei voltar :)
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  6. Olá pessoal, ninas e ninos lindinhos

    Não sei se diga, não sei se conte ...

    Apressadinha como sou, já ando a pensar no próximo tema e não sei se partilhe convosco o meu "Magusto" mais fantástico de sempre ihihihih É que receio que algum de vós fique com soluços de tanto rir porque o meu próximo texto (prometo não me desviar muito do assunto ... claro que fala em castanhas. Pouquinho, mas fala eheheh Afinal é esse o tema, né? eheheh) é coisa que não lembraria nem ao DIABO!

    Pronto, eu sei que ainda falta um ror de tempo, que ainda nem riram tudo, que ainda há textos na forja, que falta reunir a gerência para a respectiva distribuição dos "óscares" e ospois seguem-se os brindes ...

    Mas sabem que como sou impaciente e assim a modos que movida a pilhas duracel, não posso ficar mto tempo a olhar para ontem, né? Mesmo assim acho o tempo tão curtinho que me farto de puxar a ver se o estico e é por isso que embora digam que "até ao lavar dos cestos é vindima" opps! não era bem isto que queria dizer, mas até ao fim do mês ainda falta um ror de horas e tal e tal ...
    Bem, vou deixar-me de blá blá e vou dar um giro pelos n inos e ninas bloguistas a ver as novidades e já volto. Continuem a rir e me aguardem eheheh

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  7. Cuidado, Cusca!

    Olha que sempre ouvi dizer que "as cadelas apressadas parem os filhos cegos" eheheh

    Acalma lá a passarinha que Roma e Pavia não se fizeram num dia! Por que raio tens de andar sempre a 200/hora? Não há GRILOS na tua zona? Podias capá-los entre um texto e outro, não? Ou então talvez pudesses ir aos GAMBOZINOS?

    Ah! Já me esquecia de dizer que gostei do texto. Bem se vê que és ESCORPIÃO eheheh

    ResponderEliminar
  8. Olá Cusca!
    Já estou a ver que é uma rapariga toda despachada,se não encontra mexilhões machos,vai canivetes mesmo.Muito engraçada a sua história,o que me fartei de rir.
    Beijos
    Joana

    ResponderEliminar
  9. Já vi que a minha afilhada anda por aqui a entornar o caldo, moderem a rapariga que isto aqui não vai ser só rir, vai ser em riso dobrado, garanto-vos...Cusquinha minha nina, que andas a afzer por aqui a duzentos à hora ? Estuda, estuda, olha os testes e a madrinha nãot e dá as castanhas do S. Martinho...Vamos lá a ver..Porta-te bem olhá madrinha...beijinhos. laura

    ResponderEliminar
  10. Amiga Cusca,

    Gostei muito de ler o seu texto. Sentido de humor é coisa que não lhe falta, ainda bem, adoro gente bem disposta.

    Infelizmente detesto canivetes e adoro mexilhões machos ou fêmeas, ahahahah!

    Boa sorte
    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  11. Cara Helena Teixeira,

    Tendo visto o seu amável comentário no blógue do Clube Bonjardim sobre o meu trabalho a respeito de "O meu avô na América", venho agradecer-lhe a gentileza, apresentando-lhe os meus cumprimentos pelo abundante e variado trabalho que apresenta em vários sítios da internet.

    Felicidades e votos de óptima saúde.

    ResponderEliminar
  12. Agora percebo a razão porque te cortas e não apareces para almoçarmos.

    Olha que se falhas outra vez, arranjo outra companhia.
    Estou desejoso de ir ao "Tromba Rija" . Não a Marrazes, mas ao de Lisboa
    Beijoquinhas amiga

    ResponderEliminar
  13. A sua história, só possível porque teve um padrinho malandreco e bem disposto, é tão saborosa como os terão sido, na altura, os tais mexilhões, ditos machos.

    Parabéns; dum pequeno episódio conseguiu confeccionar um delicioso texto!
    Um abraço.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  14. Ahahah, realmente teve graça, Sesimbra que saudades da praça e do marisco e peixe sempre fresco.
    Adorei o teu texto, parabéns.
    Abraço
    Manuela

    ResponderEliminar
  15. Ora aqui está uma história cheia de humor muito bem contada. Parabéns. Gosto muito de "mexilhões machos"
    O rio Coina, que é meu vizinho desde que nasci, é pródigo em canivetes. Quantas vezes, na maré vazia meu pai e meu irmão foram apanhar canivetes.
    Depois comíamos abertos ao natural, com sumo de limão e coentros.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar