No Domingo passado decidimos ir passear, em família (eu, o meu marido, os meus filhotes e os meus sogros). Fomos empurrados pela vontade de saborear as primeiras castanhas, imaginem por "Terras do Demo", segundo Aquilino Ribeiro. O sol parecia um pouco traiçoeiro para viajar, mas decidiu sorrir para nós. Entre as Serras da Lapa e da Zebreira, a presença de castanheiros é uma constante e marca profundamente a paisagem natural da região. Mesmo ao longe e em viagem, é possível distinguir os seus ouriços. Embora um pouco envergonhados, conseguem dar um ar da sua graça, anunciando a quem lá passa, a chegada de S. Martinho, para breve.
Assim que chegámos à encantadora terra, sentimos logo o ambiente de festa, que prometia ser bem animada: já ao longe ouviam-se concertinas a anunciar bailarico e pairava pelo ar um cheirinho a castanha assada.
E não nos enganámos! Para quem adora castanha, a festa era um pequeno "paraíso". Havia castanhas para todos os gostos. No meu caso, que gosto de castanha crua, não podia deixar de experimentar a maior castanha da terra, que até ganhou o primeiro prémio. Mas para quem gosta dela transformada, sempre podia degustar uma mão cheia delas assada.
Para quem diz que não gosta (como o meu primogénito), mas que não se importa de comer doces, as senhoras da terra confeccionaram uma série de sobremesas diferentes, para entrar no concurso. Eram tantos que ele não sabia o que escolher...
Era mousse, doces de ovos, Bolos, pudins, bombons, entre outros, tudo com sabor a castanha.
E para quem gosta de um bom lanchinho, nada como barrar o pão com doce de castanha...
Ora digam lá se não dá água na boca!
Nesta festa, quem não podia faltar, era mesmo a Confraria da Castanha, a primeira no país desde 2006. Tem como principal objectivo preservar, divulgar e promover a castanha, assim como toda a cultura, a gastronomia e a tradição relacionada.
Acompanhada de uma "pinga" de jeropiga directamente do pipo, de música tradicional e de uma boa conversa com os amigos, a festa não podia ser melhor!
Pena não ter conseguido arrancar nenhuma receita para partilhar convosco...parece que vai ficar no segredo dos deuses...quem sabe numa próxima!
AH! Já me esquecia! Conseguem adivinhar onde fui, com a minha família? Quem é o primeiro?
Bom dia Susana
ResponderEliminarTerá sido em Sernancelhe onde li que havia um festival da Castanha por estes dias?
Penso que fica no distrito de Viseu, portanto Beira, portanto as terras do demo de Aquilino.
Não sei se estarei certa porque conheço mal essa zona.
Beijinhos
Alcinda
Hum...será...será? Não digo...ou digo...naaa
ResponderEliminarMas que as Castanhas são bonitas e tem um brilho particular,têm.E os doces,hum,eu iria experimentar de tudo um pouco :)
Até a mocidade estava lá toda entretida.Parabéns ao evento!
Jocas gordas
Lena
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarBoa Tarde a todos.
ResponderEliminarApoio a sugestão da bloguista Alcinda.Será Sernancelhe? Se for,já lá estive em edições anteriores e gostei muito.Comprei dois sacos de Castanhas para levar.Foi um dia bem passado.
Beijos
Cidália
Hum eu acho que é Trancoso. Ouvi dizer que por lá é terra de boa castanha.Pena não ter ido a essa festa...quem sabe para o ano...
ResponderEliminarAcho que perdi um bom festival!!!
ResponderEliminarPelo menos pelos doces!
Adoro castanhas!!
Que pena nao ter ido!
beijos e abraços
Susanita
Será que é Penela?
ResponderEliminarDizem que a castanha lá é muito boa!!!
Nao sei!
Será?
Mariana
Good morning!
ResponderEliminarJá dei o meu voto e de seguida vou enviar o meu texto sobre o "magusto". Mas, atenção! Como suspeito que desta vez ninguém ficará com vontade de rir, quero só avisar que também não será caso para chorar, mas se eventualmente ficarem emocionados, lembrem-se que aqui se fala de castanhas e não cebolas ihihih
E siga a votação ...
dentadinhas
Pensando, pensando ... pesquisando ... cabulando ... ora vejamos ... estiveram em ... em ...
ResponderEliminar"Moimenta da Beira"!!! Não? Oh! Posso arriscar de novo?
Sernancelhe? Sátão? Não? Hoje desisto mais rapido ihihihih
dentadinhas, também nas castanhas
Ah, pois é...
ResponderEliminarBoa castanha, bom tintinho para ajudar a digestão e gosto, e tudo na companhia dumas boas concertinas seria mesmo de parar o trânsito.
Há bem poucos dias estivemos no norte, em Ponte de Lima, e só para passar uma bema noite com milhares de concertinas e gente linda que dança sem parar e com uma alegria de meter raiva, s.seja...
Só nesse sábado em Ponte de Lima estiveram 500 mil almas, que loucura de festa1
Pró ano há mais. E continuação de boa castanhada, pois S. Martinho é sempre que houver castanhas.
Eh eh eh...eu sei,mas a resposta está guardada num cofre fechado a 7 chaves,e nao encontro o chaveiro,bolas :p
ResponderEliminarOlá Paraquedista!
Seja bem-vindo à Aldeia!Conheço relativamente Ponte de Lima e ui é verdade que o Minho é terra da concertina.Volte sempre que o desejar,esperamos aqui por si com jeropiga,vinho novo e castanhas :)
Jocas gordas
Lena