domingo, 18 de outubro de 2009

MANJARES DOS DEUSES


Come-se bem na minha terra…reflectindo sobre o assunto dei comigo a pensar em três terras. Pois é eu sou uma pessoa afortunada, tenho três terras …A minha terra natal, aquela onde nasci , o Alentejo da bela paleta de cores na Primavera e do amarelo que vem acompanhado das altas temperaturas que convidam a dietas frescas,no Verão. Mas, pelos meus dezoito anos, curso do magistério terminado e não conformada com o fim dos estudos, ainda que entusiasmada com o princípio de uma carreira profissional rumei ao Oeste, onde permaneço. Mas a vida vai-nos trazendo algumas benesses e eu tive a sorte de poder ter um porto de abrigo nos Açores, na ilha Graciosa. É um amor tardio mas dedicado: adoptámo-nos mutuamente…Assim, quando penso em boa comida tenho memórias gostosas destas três regiões do nosso querido Portugal.Do Alentejo trago ainda hoje na minha memória afectiva a bela açorda, bem condimentada com o sabor intenso e bom dos coentros e do ovo de galinhas caseiras, de gema bem amarelinha! Mas também não esqueço as migas com carne de porco frita ou a “vinagrada”, hoje mais conhecida por gaspacho ,uma sopa fria para comer no longo Verão Alentejano. Poderia também falar dos ensopados de borrego, ou dos jantarinhos de grão ou feijão com carne de porco ou de azeite, conforme as bolsas.Delicio-me com todos esses manjares no Armazém Central, restaurante do complexo mineiro do Lousal, no concelho de Grândola. Ancorei no Oeste, concelhos de Lourinhã e Torres Vedras, respectivamente, onde me fixei durante toda a minha vida activa.Trabalhei, estudei e banqueteei-me com os excelentes petiscos oestinos, do sarrabulho da senhora Jesuina, ao bacalhau com batatas a murro do Pão Saloio,às belas caldeiradas de Peniche . Há um sem número de petiscos de se lhe tirar o chapéu! Estou a lembrar-me do arroz e açorda de marisco da Ericeira, onde o mar é mais azul…Nos Açores posso desfrutar da beleza natural , da amenidade do clima e da boa gastronomia , com saborosos pratos de carne e peixe, dois produtos daí originários. E que dizer dos apetitosos queijos das ilhas?Quando chego à Graciosa, minha ilha encantada, vou à Folga comer o caldo à Pescador da D.Maria, feito com peixinho pescado no dia e ,mais uma vez, ervas aromáticas da ilha como o assaflor.Outro prato delicioso é a moreia frita. É colocada em vinha de alho e depois frita usando a farinha de milho. É um perfeito manjar dos Deuses! Feijão assado a acompanhar a morcela grelhada na brasa é outro dos saborosos pratos típicos. Este texto ficaria incompleto se não referisse os belos doces conventuais alentejanos , os pastéis de feijão de Torres Vedras, as queijadas da Graciosa e claro , os bons vinhos de todas estas regiões!
De resto come-se bem em todo o nosso país.


Escrito por Alcinda Leal, do blogue Soma dos Dias


Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Outubro. Aproveite para comentar. Quem sabe, é seleccionado para melhor comentário!

22 comentários:

  1. Mas que sortuda! Não só ter 3 terras, como poder comer todas essas coisas boas que só de ler me fizeram crescer água na boca eheheh

    Ai o pãozinho de Mafra acabadinh de sair do forno de lenha e barrado com manteiga, sobretudo se essa for açoreana ahahah

    Hummm os mariscos da Ericeira ...
    os óptimos sabores alentejanos ...
    e o queijo da ilha ...
    tantos sabores sabores deliciosos de norte ao sul do país, sem esquecer as ilhas que tenciono visitar em breve.

    Gostei do texto ... recordar alguns sabores e ansiar por experimentar outros.
    jinhos

    ResponderEliminar
  2. 3 terras qual delas a mais bonita...
    Este texto fala de pratos conhecidos e de outros de que nunca tinha ouvido falar.
    Em comum o Alentejo e o gosto pela Ericeira.
    Parabéns pelo texto!!

    ResponderEliminar
  3. Convenceu-me, não só pelos sabores deliciosos de que nos fala, como também pela sorte de poder dizer tenho três terras, que maravilha é tão bom poder viajar dentro deste nosso querido Portugal.assm com a particularidade de poder conhecer, e apreciar com mais facilidade a tão variada e rica culinária desta nosso cantinho á beira mar plantado.
    Parabéns pelo bom gosto nos sabores com que nos presenteou.
    Começando pelo Alentejo com uma gastronomia tão rica de sabores tão variados, aos bons mariscos e peixes da Ericeira, tudo muito bom.
    Quanto aos Açores não conheço, mas adora os queijos que nos chegam de lã.
    Gostei do texto... para além de bem conseguido,cheio de lembranças, que bem gostamos de recordar.
    um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Como também sou alentejana, temos a origem e o gosto pela gastronomia da nossa bela região em comum.
    A Ericeira, a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar também são para mim referências gastronómicas antigas no campo dos peixes e dos mariscos.
    Dos Açores só conheço, em parte, S. Miguel e o tempo que lá passei não deu para conhecer muita coisa. Gostei de abrótea frita. Não gostei do cozido das Furnas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Mas quem me cutucou para vir aqui e logo, sem jantar...lanchei tarde e pensei, ah, com essa de não ter fome, passo uma e amanhã é mais mei'kilo embora, mas, valha-me Santo Aleixo, isso aguçou-me o apetite, aidna me lembrei de ir buscar uns talheres, mas...a coisa não vai resultar...Coisinhas boa spelo noso País for, as comidas do Alentejo nunca as provei bem, pois, passei por lá e comi em casa de gente dáfrica e...
    Um dia destes, se tiver a felicidade de aí passar, ah, açordinha pra cá, se faz favor..beijinhos, laura

    ResponderEliminar
  6. Essa do Feijão assado...não conhecia.
    Mas como sou guloso, sai meia dúzia de pasteis de feijão.
    Muito bom texto.Parabéns.
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Olá Alcinda!
    Que bom conhecer 3 terras e as suas gastronomia.Fiquei com vontade de provar a moreia :) A foto está mesmo divinal.
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do texto da Alcinda.
    Com toda a energia, trouxe aqui o melhor que há na gastronomia das três regiões do país que adoptou ao longo da sua vida (Alentejo, zona do Oeste e Açores). Portanto, falou com conhecimento de causa. E foi mais longe: forneceu-nos uma lista de restaurantes onde nos podemos deliciar com tão saborosos pratos! Já tomei nota deles na minha agenda. Quando passar pelos sítios que indicou, vou lá direitinho.
    Aquele feijão assado a acompanhar a morcela grelhada na brasa ficou-me cá no ouvido!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Há anos que todos os anos entro o ano a comer caldeirada em Peniche. Exceptuando este ano que fui à Nazaré, desde 1995, sempre almoço caldeirada em Peniche no dia 1 de Janeiro.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  10. Excelente texto, parabéns.
    Come-se bem em todo o lado sim senhor.
    Boa semana
    Manuela

    ResponderEliminar
  11. Pascoalita
    Sou feliz sim senhor por estar emocionalmente a estes três belos locais!
    Mas confesso-lhe que me sinto felizarda por, neste simpático espaço, trocar vivências com toda esta gente maravilhosa que aqui se senta connosco.
    É um espaço de trocas de conhecimentos e quem sabe?, talvez mesmo de afectos!
    Não me admiraria se um dia promovessemos um encontro!
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  12. Dina
    Pois é o Alentejo que trazemos na alma, mesmo estando longe!
    Boa a comida alentejana!
    E belos os seus campos! Sabe que cada vez acho a paisagem Alentejana mais bonita? Parece ser agora mais pincelada de cores alegres...
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  13. Acácio
    Eu gostei de escrever este texto, exactamente porque é uma viagem pela memória dos sabores.
    A maior parte dos pratos alentejanos de que falo eram os que a minha mãe cozinhava...
    Mas é muito bom provar os pratos de todas as regiões, porque no nosso país come-se bem!
    Obrigada, Acácio
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  14. Olá,Alcinda!
    É uma ideia que já está na nossa mente,a fervilhar...agora vem tempo frio de Inverno,altura boa para "cozinharmos" a ideia do encontro do Blogue da Aldeia e serví-la quentinha ou fresquinha numa época que dê para passeios e afins ;)
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  15. Júlia
    Eu também não coloco o cozido em primeiro lugar numa lista.
    Como é cozido tudo junto e não apura, como no fogão,é menos apetitoso.Mas nas furnas fazem também o pão levedo que é muito saboroso.
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  16. Pois é Laura deve provar a açorda e muito mais da comidinha Alentejana!
    Laura no nosso país é boa a comida e ponto final!
    Não recorremos muito à comida de plástico, graças a Deus.
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  17. Andrade
    Veja lá a gulodice!Não abuse!
    O feijão é um feijão gordinho que eu não conheço aqui no continente.
    Temperam-no de uma forma semelhante à feijoada e vai ao forno a assar.
    Obrigada pela visita.
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  18. Helena
    A moreira é mesmo um manjar dos deuses...A sua espinha... ou o que me parece ser... come-se como amendoins!(Este é sempre o comentário do meu marido, quando está a comer)
    Ah! E é também ele que as pesca e amanha... isso com a minha ajuda... às vezes.
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  19. José o feijão assado é daquele mais gordinho!Nem sei se cá há desse feijão!
    Quando passar pelas minas do Lousal vale mesmo a pena parar por todas as razões.
    É um complexo mineiro desactivado, arqueologia industrial,tem também um espaço de Ciência Viva; um museu da Mina e várias lojinhas de Artesanato!
    Para quem, como o José, aprecia a preservação do património, tenho a certeza que vai gostar.
    No armazém central da mina é o restaurante que também gostará!
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  20. Elvira
    A amiga entra muito bem o ano!
    Eu, de vez em quando também gosto de lá ir comer a caldeirada.E de ir a Peniche que acho muito bonita!
    Quando vim para o Oeste vivi três anos na Lourinhã e a voltinha de domingo era para Peniche.
    Até cheguei a pescar no caís!!!Mas não era a minha vocação... nem recomendável, pois era aí que despejavam os barcos de pesca.
    Hoje aquela zona está diferente e mais bonita!
    Elvira obrigada pela atenção e um beijinho grande da Alcinda

    ResponderEliminar
  21. M@ é verdade come-se bem em todo o país!
    Aliás a leitura destes textos provam-no à evidência!
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  22. Cara Alcida,

    Concordo consigo, come-se bem em todo o país, e eu adoro experimentar coisas novas e tentar descobrir como foram confeccionadas, quais os aromas, etc.
    Adorei o seu texto.
    Parabéns

    ResponderEliminar