quinta-feira, 1 de outubro de 2009

E a decisão do júri é...

Ontem terminou o Doce Setembro, assim como a nossa blogagem dedicada ao tema dos "Vinhos e Vindimas". Chegou a hora da reflexão e decisão do júri , a parte mais difícil... e delicada... para a Olho de Turista.

Antes dessa tarefa difícil, queremos demonstrar o nosso apreço e amizade por todas as pessoas, que passaram pela Aldeia da minha vida e que participaram, seja como autores, comentadores e/ou votantes. Não podemos deixar de agradecer as que já são consideradas da casa e têm vindo a acompanhar os nossos passos, praticamente desde o início da existência deste blogue:
... a Pascoalita uma senhora incansável, que começou por comentar na primeiras blogagens e , em seguida, passou também a participar, como autora. Para ler clique aqui.

...a Elvira, outra amiga, que desde a edição de Junho participou como autora e , apesar de não estar à vontade para escrever algo para o tema de Setembro, acompanhou toda a blogagem deste mês, comentando e votando.
São senhoras de grande valor e inesquecíveis, que estão no coração da nossa aldeia.

******

Entre os participantes da Blogagem de Setembro, a Olho de Turista decidiu destacar alguns nomes, atribuindo o prémio de melhor bloguista , melhor comentário e o melhor texto.


Uma vez que o João Celorico passou a ter "à força"um blogue, preencheu todos os requisitos para ser considerado, desta vez, o melhor bloguista do mês de Setembro, com a sua poesia dedicada a todos os participantes, a propósito dos vinhos e vindimas. Quem ainda não conhece o seu talento natural, aconselhamos vivamente a consulta dos seus belíssimos trabalhos, que transmitem simplicidade, sabedoria e um grande sentido de humor, presentes nos comentários na Aldeia e no seu novo blogue " Salvaterra no coração".


















Para o melhor comentário, a Olho de Turista considerou o que se segue, entre os melhores, pelo facto de ter conseguido transmitir , com muita simplicidade, a verdadeira essência do Blogue da Aldeia da Minha Vida :



Willoughby disse...
"Olá Maria




Obrigado pelo seu comentário.Quando me propuz participar,contei somente com as minhas capacidades, muito embora contasse sempre com os votos dos amigos e com o carinho que pudessem manifestar-me nos comentários que aqui deixassem. É muito bom participar nestas coisas com sentido de lealdade, desportivo e colaborante, fazendo o melhor de que se é capaz. Estas coisas servem para alargar os nossos horizontes em todos os domínios. Conseguimos estar no meio de encontros de culturas. Há heranças sociais dos Nossos Povos a nível regional, que nos marcam profundamente. A sabedoria de muitas pessoas que vimos aqui encontrar também nos deixa muitas e enriquecedoras experiências. Vim ao encontro não só das Gentes da Nossa Terra, mas também e principalmente das Regiões de Portugal. Idanha-a-Nova entrou no meu roteiro turistico Nacional, onde irei estar a partir de Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2009.Irei ter o grato prazer de pisar o solo Idanhense, colher imagens de tudo o que tem de belo e, principalmente, saborear a sua gastronomia. Por isso, a minha participação trouxe-me muita coisa de gratificante. Pelo que vem referido neste Blogue, espero passar um fim de semana de sonho, no seio de populações acolhedoras como são as da Beira Baixa.
Obrigado pelo ânimo que conseguiu trazer-me com o seu comentário".
29 de Setembro de 2009 13:09


E finalmente....
Preparem um cálice de vinho do Porto, sentem-se no jardim ou perto da lareira. Gostam do cenário? Fechem os olhos, relaxem… Muito bem, agora cá vai o meu "discurso presidencial". Pois, fui encarregada do dever de anunciar o Vencedor.

Antes de mais, agradecemos a todos pelas vossas participações, sejam elas nos comentários, no envio de textos, etc.… Esta blogagem foi renhida e como não podia deixar de ser, a decisão final foi um "osso duro de roer".
Queriamos referir dois pormenores importantes:

O primeiro centra-se na regra principal: o limite de 25 linhas nos textos. Extremamente felizes com a adesão ao tema “Vinhos e Vindimas”, e sabendo, da dificuldade em escrever sobre tal assunto, decidimos deixar passar algumas irregularidades. No entanto, prometemos ser mais rígidos e passar tudo a pente fino nas próximas…


O segundo pormenor é um pedido:

Depois de lermos todos os comentários feitos aos textos em concurso, demos conta de como por vezes alguém se pode exceder e ser algo mais do que crítico. Por isso, pedimos que continue a prevalecer o fair-play, o respeito e o bom entendimento.

E pronto, pronto, já vai, já vou anunciar o vencedor, não sejam tão impacientes…ai ai ai…


Na nossa decisão, tivemos principalmente em consideração os votos dos prezados bloguistas. Em segundo lugar, achamos que o texto em questão estava elaborado de forma cuidada e minuciosa. Além disso, sentimos a pureza de sentimentos que dele emanava. Era não só uma homenagem a um vinho muito apreciado pela autora, como também ao seu criador.

O prémio de melhor texto da Blogagem Vinhos e Vindimas 2009 vai para:


A Olho de Turista felicita os premiados e agradece a todos pela participação e partilha de experiências, seja como autores, comentadores e/ou votantes.
Pedimos aos premiados que enviem por email (aminhaldeia@sapo.pt) os seus dados para serem enviados os respectivos prémios.
A Olho de Turista deseja a todos felicidades , brindando com um copo de vinho do Dão.

30 comentários:

  1. Olá Fernanda!

    Imagino que estarás feliz pela atribiuição deste prémio já que o mesmo está relacionado com uma actividade a que durante largo tempo te dedicaste, e de que tanto gostas.Tendo votado em ti, achei naturalmente, que do mesmo eras merecedora e, felizmente, isso veio a acontecer, sem desprimor para todos os outros concorrentes.

    Os meus parabéns!
    Um grande abraço!
    Vitor chuva

    ResponderEliminar
  2. Cara Amiga Fernanda Ferreira,

    Muitos parabéns. O prémio é justo para se entrega de alma e coração ao uma tarefa do seu agrado. E neste tema tem saber bastante para concretizar o seu prazer de concorrer a um concurso deste género. Não basta querer, é preciso ter substância de saber e gosto pelo tema e isso não falta à amiga Ná.
    Desejo que comemore a seu gosto num grupo de amigos com um daqueles acepipes para que tem tanto jeito.

    Beijos de felicitações
    João

    ResponderEliminar
  3. Enfim!
    Ainda que o Zacarias tenha sido ultrapassado já quase sobre a meta, resta-me a consolação de com ele poder brindar com um copo do vinho do "Dão", por ter conseguido convencer o Júri com aquele meu comentário.
    Nestas coisas, não há dúvida nenhuma que é necessário saber ser desportista. Acreditar até final e lutar por aquilo a que nos propomos que é ir buscar o máximo de alegria, na felicidade que podemos ajudar a construir para os outros.
    Bem-Haja!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns à Ná pelo merecido prémio. E parabéns para vós, por estas iniciativas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana
    Antes de mais, parabéns pelo sucesso desta blogagem colectiva. Grandes profissionais. Tudo ao pormenor! Parabéns aos vencedores.

    Acabei de anunciar no meu blogue a vossa visita à aldeia de Cabeça.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Queridos amigos/as, a todo os que acreditaram em mim e votaram em mim, o meu muito obrigada.

    É com imenso orgulho que recebo este honroso prémio até porque foi o meu primeiro texto alguma vez sujeito a um concurso.
    Para além disso, estavam presentes textos fabulosos, o que torna a minha vitória ainda mais saborosa.

    Saliento que a minha maior, mas mesmo muitíssimo maior alegria é a de saber que tenho quem aprecia o que escrevo e o demonstra, votando e comentando. Por isso me comovo com as provas de amizade e de admiração recebidas.

    Gostaria de dividir a minha imensa felicidade e dar um abraço especial a quem sempre acreditou em mim e na minha vitória, especialmente ao meu grupo de colegas e amigos do Blogue que aqui representei, o Sempre Jovens.
    Do coração, muitíssimo obrigada a todos.
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Parabéns à Vencedora, a todos os que participaram e a Vós que tiveram das melhores ideias blogosféricas ;) dos último tempos *

    Continuem :) e excelente fim-de-semana *

    ResponderEliminar
  8. Parabens á Fernanda pelo merecido prémio.Teve bom gosto, não só pelo conteudo do seu texto com pela escolha do grande vinho que é o Barca Velha. Parabens para vós por todas estas iniciativas.
    um Abraço
    Acácio Moreira

    ResponderEliminar
  9. Amiga Fernanda
    Muitos parabéns, foi premiada e com muito mérito.
    É bom ver quem merece ser reconhecido.
    Muitos beijinhos, e continue a escrever com o coração, que nós cá estaremos para ler.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  10. Parabens Fernanda!
    O seu texto estava magnifico, fiquei com vontade de provar o vinho.
    Quem sabe quando tiver um jantar importante vou comprar!!!!!1

    beijos grandes

    ResponderEliminar
  11. Querida Ná

    Vim oferecer-lhe um cálice de vinho do Porto com mais de 50 anos - puro néctar - porque é ainda o único que bebo..só um golinho para brindar á sua vitória. Como vê nem as más línguas conseguiram que lhe retirassem o mérito, por tão brilhante e sentido texto.
    Depois quero oferecer-lhe um braçado de flores campestres - ainda as há, por aqui - cheias de côr, semelhante aos tons da sua vida, porque já são raras as pessoas que falam/escrevem com o coração e se movimentam pelos princípios porque são regidas! - A Ná é disso um exemplo.
    A expontâneidade dizem os adultos e pessoas "muito sérias - leia-se responsáveis pela carga que transportam aos ombros e ainda pela falta de humor - é apanágio das crianças e ainda pela imaturidade!
    Como elas estão enganadas!
    "BEM AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO PORQUE VERÃO A DEUS" - sem querer parecer beata, pois como sabe, não sigo, pertenço, ou "voto" em qualquer crença/doutrina, mas tento reger-me pelo que vem escrito em todas elas, e sim! todas dizem o mesmo! - Curioso não?!
    Mas isto para lhe dizer que antes de algo acontecer aqui, há muito que o céu aprovou...o que quer dizer:
    quando os seus amigos e não só, vieram votar, bem como a decisão do júri, isso não foi mais que o plasmar na matéria da intenção do Alto: "Assim na terra como no céu"! Ou ainda como a frase milenar diz: "Assim em Cima, como em baixo"!
    Portanto Ná querida, os parabéns são duplos - sem desprimor para os outros concorrentes, que daqui envio também as minhas felicitações.
    Que se desengane quem pensar que tudo é obra do que se faz, vê, ouve....e da capacidade - leia-se inteligência do homem! Nós somos ENERGIA PURA e a matéria é reduzida a pó!

    Mais uma vez, PARABÈNS NÀ por ter cumprido - mesmo que inconscientemente - o estabelecido pelo PLANO MAIOR..que reside em si!
    Este é que foi o seu mais importante por BRILHANTE feito e tão bem demonstrou ás "gentes"!
    Agradeço igualmente á Helena pelo amável comentário que deixou no meu blog, e ainda por esta tão saudável e empolgante iniciativa.
    Bem Haja!
    Estão todos de PARABÈNS!

    Sempre...
    Mariz

    ResponderEliminar
  12. Mãe,

    Já te dei os parabéns, logo que soube, mas não podia deixar de o fazer aqui também.

    Quero que todos saibam o enorme orgulho que tenho em ti.
    Como diz a Phoebe, és a melhor, merecias mesmo este prémio.

    P-A-R-A-B-É-N-S!

    Um abraço e muitos beijinhos.

    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  13. Muitos PARABÉNS! Quando for grande quero saber escrever assim. Ah! E posso pedir que guarde uma garrafita até eu ter idade de fazer um brinde? Isto porque não é socialmente correcto brindar sem beber, entende?


    dentadinha na bochecha

    ResponderEliminar
  14. Parabéns amiga Ná!!Um prémio bem merecido!

    ResponderEliminar
  15. Que este seja o primeiro de muitos.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns aos premiados, aos participantes e às dinamizadoras da excelente ideia!
    Ergamos o nosso cálice de Porto e celebremos a agradável confraternização!!!
    Bom fim de semana!
    Cumprimentos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  17. Queridos amigos,

    Mais uma vez não posso passar sem vos agradecer a todos, especialmente neste último grupo, às já grandes amigas Manuela, Dina e a minha querida Mariz.
    Ainda, e com um carinho muito especial ao meu marido e filho, que me deram a maior força desde a primeira hora.

    Uma palavra ao meu principal adversário, e em conformidade com o que já lhe tinha dito em comentário, muito antes do final, quando tudo apontava para a sua vitória.
    A minha vitória tem um sabor especial porque o meu rival tem um texto fabuloso e merecia tanto ou mais do que a vitória.
    Acredito solenemente que o júri tenha tido uma árdua tarefa na decisão final.
    Parabéns também para si amigo Zacarias, a todos os concorrentes e naturalmente à organização.

    Beijinhos
    Fernanda Ferreira
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  18. Olá a todos!
    Faço minhas as palavras da querida Alcinda e brindamos todos com um cálice de Porto,para todos os vencedores do melhor texto ao melhor bloguista :) Eles merecem.Hoje também é dia de Festa aqui em casa:1º porque é Dia Mundial do Animal.Já mimaram os vossos bichinhos? Ah, e eu estou 1 ano mais nova ;)
    Jocas gordas
    Lena
    Bom fim-de-semana prolongado a todos!

    ResponderEliminar
  19. Lena,

    A menina é pequenina? Fixe! Então muitos Parabéns :)* Tenho uma AMIGA que faz anos no dia de S. Senhoria, dia 8 de Outubro eheheheh

    Espero que tenha sido um dia fantástico

    jinho grande

    ResponderEliminar
  20. Obrigada,Pascoalita!
    Passou-se bem,um pouco adoentada com tosse,mas ando a embebedar-me com xarope,eheh...Minha mãe também faz dia 8 de Outubro :)

    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar
  21. Parabéns Helena!
    Que o seu novo ano inteirinho seja de muitos sucessos pessoais e profissionais!
    Que, juntamente com as Susanas, continue com excelentes ideias!
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  22. Obrigada,Alcinda!
    Vou torcer e fazer por isso.E com a dupla Susanas vai ser sempre em frente :)
    Jocas gordas e bom feriado.
    Lena

    ResponderEliminar
  23. D. Mariz

    As suas palavras só me merecem este comentário:

    "Não há pior cego que aquele que não quer ver"

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  24. Tem um Prêmio Dardos, lá no meu blog Flora da Serra, para o ALDEIA DA MINHA VIDA, por divulgar essas terras tão lindas para o mundo. Eu "viajo" nas postagens conhecendo dessa forma um pouquinho da terra dos meus ancestrais.

    Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  25. Tinha prometido que não me iam ouvir durante uns tempos, mas...


    Do alto ma minha qualidade de vencedor “crónico”, venho tecer algumas considerações:
    1) Quero esclarecer que não sou afilhado do dono da organização, pessoa que, infelizmente, nem sequer conheço.
    2) Este blogue pode orgulhar-se (ou nem por isso) por ser aquele onde eu “debutei” como participante nestas coisas de blogagens.
    3) Quero, ainda, esclarecer que, ao contrário de muitos, pelo que aqui tenho lido, quando entro nestes eventos, é para ganhar e para isso me esforço. O desporto é assim, ninguém entra para perder! O facto é que nunca perco. Ganho experiência, conhecimentos e talvez algum juízo. Se o conseguir, é bom, se ganhar mesmo, ainda é melhor!

    Sou, no entanto, suficientemente modesto para aceitar não ganhar, uma vez que é ponto assente que nunca perco.

    Posto isto, cumpre-me saudar todos os participantes (que não adversários) e em especial os outros vencedores.
    Os meus parabéns são também para a organização que teve arte e engenho para resolver o “intrincado” problema que, talvez por inexperiência, ela própria criou.
    Nestas coisas, e noutras, só se aprende fazendo e a organização mostrou que tem aprendido. Está à altura da empresa a que meteu ombros!
    Vem isto a propósito (ou a despropósito, os outros o dirão) da “disputa” acesa entre 2 textos participantes. Eu estou à vontade porque não votei em nenhum deles. Não que os trabalhos que apresentaram o não merecessem mas, como de vinhos não percebo nada, fui dar o voto ao texto que me divertiu!
    O que se passou com o texto “Barca Velha”, penso, só foi possível devido à normal benevolência da organização (da qual também já beneficiei), ao aceitar o texto. Isto não é uma crítica, é apenas a constatação dos factos! Ora o facto é que há pessoas que têm “o coração ao pé da boca”, são mais impulsivas e por vezes parecem incorrectas e sê-lo-ão, porventura. Se todos fossemos iguais, seria uma pasmaceira! O pior é que quando tentamos dirimir a contenda, aparecem os nossos amigos e querendo ajudar, ainda deitam gasolina para a fogueira. Foi o caso que, à Fernanda, permita-me que a trate assim, quando se defendia como mostrou que sabe, os amigos passaram (inconscientemente, é certo), um atestado de menoridade. Foi pena! Nada pode beliscar a vitória da Fernanda, uma vez que a organização é soberana. Pode-se é concordar ou não! Se lerem bem o meu comentário (quadras), digo lá tudo ou quase o que a Maria, ou Anónimo, diz, só que talvez não tenha sido tão agressivo. “O texto tem muita ciência, grande explicação, o rótulo pouco interessa, garrafas antigas servem apenas por serem raras e na última quadra faço alusão a um slogan publicitário (marketing)”. Era a minha opinião e expressei-a, vale o que vale e nada mais.
    Com a atribuição do prémio do “melhor comentário”, a organização só “escreveu direito por linhas que ela tinha deixado entortar”.

    Perfeito, dizem que só houve um e todos sabemos o que Lhe aconteceu!

    Se calhar mais valia ter continuado calado!
    Bem hajam e desculpem-me este meu desabafo.

    João Celorico

    ResponderEliminar
  26. Dia de vindima...dia de Festa

    Com quase quinze de atraso, o meu tio António, dos famosos "Santo Amaro", da freguesia de Reborêda- V.N. de Cerveira, vindimou quinta feira passada (feriado local), para aproveitar a mão-de-obra mais "em conta", a da família.

    Este ano as condições climatéricas atrasaram as colheitas, valeram estes últimos dias de calor intenso e sem chuva para que a vindima de salvasse. Vai ser bom o vinho, a avaliar pela doçura das uvas.

    Faltou muita gente à chamada, uns porque trabalham fora da Vila de Cerveira, outros porque estão a estudar fora, Porto e até Madrid, sobretudo os meus primos em segundo grau, mas com boa disposição toda a gente se diverte e tudo corre bem, porque nada como as vindimas, que são sempre vividas com muito trabalho mas também com sinais de festa e de confraternização.
    Claro que o José e a Ná foram. Como podíamos nós faltar???
    Às 8,30 da manhã já se vindimava e logo depois, por entre as videiras, já se ouviam várias vozes a tagarelar que depressa se transformavam numa espécie de cantigas.

    O vasilhame já estava todo meticulosamente preparado: as dornas, a esmagadeira das uvas, a prensa, os canecos, os baldes e as tesouras, até a malga para ir provando o sumo da uva.
    Começamos pelas uvas brancas como sempre, e passamos depois para o tinto.

    Os homens carregam os cestos e tratam do resto, a tia Linda ia dando uma “carreiras” como ela diz, a casa para ver o forno (as preciosas bolas de sardinha, não se podiam queimar), enquanto eu ia intercalando para fazer a reportagem fotográfica, ora vejam…
    Veja a reportagem completa aqui.
    Por Fernanda Ferreira"

    Ver neste endereço

    http://cvssemprejovens.blogspot.com/2009/10/dia-de-vindimadia-de-festa.html

    Quem terá sido o real autor do texto "Barca Velha"?

    ResponderEliminar
  27. Caro João Celorico,
    Não se sinta comprometido por ter sido premiado várias vezes. Efectivamente até agora, acho que tem merecido os prémios.
    Também eu iniciei-me mais na blogosfera neste blogue. Felicito a organização também por isso!

    Concordo consigo: ao participar, mesmo sem ganhar um prémio oficial, aprende ou enriquece-se sempre em algo que, acaba por ganhar algo.

    Quanto ao texto vencedor, acho que merecu o prémio. não vejo mal em o mesmo ter sido escolhido e publicado. Trata-se mais de uma partilha de experiência de vida, de trabalho e de empenho a favor de uma empresa que produz um vinho muito conhecido e raro. Não se trata de publicidade.
    Houve outros como os textos sobre 1 vinho do Alentejo e sobre 1 vinho do Douro que, nesse seu e no da anónima Maria também seriam publicitários. A verdade é que não o são!

    Como pode alguém falar de vindimas ou de vinhos sem identificar a sua origem e o seu produtor ou marca, para que possamos identificar o vinho? Como pode alguém descrever um vinho sem o identificar?

    A organização para é clara, publicidade neste blogue está nos anúncios da Olho de Turista e nos do Google e estão bem identificados.

    Pense nisto.Um abraço!

    ResponderEliminar
  28. Caro(a) Anónimo(a) e Maria também,

    O seu contributo nesta blogagem revela uma densa energia negativa.
    Parece que tem algo contra o texto vencedor ou a sua autora! Será isso porque venceu? Houve textos idênticos e não os comentou? Será que produz ou está ligado(a) a outros vinhos? Se é esse o caso, o melhor que deveria ter feito, era ter participado com um artigo seu a dar a conhecer o seu vinho ou vindima de eleição. Seria mais positivo e agradável para todos.

    Seja feliz e deixe os outros serem-no também! Se não poder ajudar nada nem ninguém vale mais se abster de falar e comentar e fazer outra coisa.

    Se ama algo ou alguém, a melhor forma de o dar a conhecer ou de o defender é falando disso ou dessa pessoa, enaltecendo o que tem de melhor e de bom.

    Não é a atacar os outros que consegue amar ou defender a sua causa mas, sim, fazendo melhor que os outros, usando as regras comuns ou as mesmas técnicas que os outros usaram.

    Pense nisto e ... seja feliz!

    ResponderEliminar
  29. Olá Mestre!

    Gostei dos seus comentários.
    Eles procuram ensinar alguma coisa aos humildes.
    São comentários de mestre.
    Esse vinho também dá...?
    Se ele provoca aflições...
    Depois...continuará a ser feliz!
    Com muita amizade
    Beatriz

    ResponderEliminar
  30. Caro Mestre,
    o meu Bem haja, pelo comentário que lhe mereceram as minhas palavras. Mas, ou eu não percebi bem, ou talvez haja um mal entendido nas mesmas.
    Acontece que eu não me sinto nada comprometido. Bem pelo contrário, tenho orgulho (que não vaidade) naquilo que fiz e nos amigos que penso estou a fazer. O meu intróito, pretendeu introduzir algum humor, o que, pelos vistos, parece não ter sido conseguido. Talvez razões de ordem pessoal, de momento, me impeçam de ser mais explícito.
    Quanto ao "problema", que parece continuar, quero esclarecer (se é que ainda não o fiz) que qualquer que fosse o vencedor ou o critério que a organização achasse indicado eu aceitaria. Tenho-o dito desde que me iniciei nestas coisas e continuo a dizê-lo. Isto é um mero passatempo que além disso tem a grande vantagem de nos manter vivos, aprendendo sempre e, porque não, ensinando também alguma coisa de nosso.
    No entanto das minhas opiniões não abdico, como é natural, e também aceito as dos outros. É, só isso, e não será pouco!
    E foi por pensar em tudo o que me diz e por me custar, francamente, ver o caminho que as coisas foram tomando (decerto sem que ninguém o desejasse) e indo de mal a pior, que me fez sair do meu silêncio.

    Pelos vistos, mais valia ter ficado calado mais uma vez.
    Bem haja e um abraço,

    João Celorico

    ResponderEliminar