terça-feira, 27 de outubro de 2009

BLOGAGEM DE NOVEMBRO: O MEU MAGUSTO



Quem quer castanhas assadas? Quentes e boas, quem quer? Aproxime-se que elas estão gordinhas e quentinhas! Venha, oferecemos-lhe um cartuchinho. Elas são tão crocantes e apetitosas. Não gosta? Não faz mal, prove a jeropiga ou o vinho novo. Vamos brindar e conviver à volta da fogueira.
Estamos quase em Novembro, é o mês do Magusto com as suas tradições regionais. É permitido: cantar cantigas, brincar e enfarruscar-se nas cinzas. Sabia que a celebração não é feita só no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho? Também se comemora no dia de São Simão (29/10) e no dia de Todos os Santos (dia 01/11). Mais, já reparou que costuma fazer sol e temperaturas amenas? Pois, é o chamado “Verão de São Martinho”. Reza a lenda que um soldado romano, de nome Martinho de Tours, ao andar a cavalo, passou por um mendigo quase nu. O magala parou, cortou a sua capa ao meio com a sua espada e enrolou-a à volta do pobre homem. O dia estava chuvoso, mas nesse preciso momento, deixou de chover e apareceu o Sol.

A Aldeia da Minha Vida também se junta à festa com mais uma blogagem colectiva. O tema é obviamente: O meu Magusto! Dê largas a sua imaginação: conte-nos como festeja, se gosta de castanhas ou apenas prova a jeropiga, se aconteceu um episódio engraçado ou marcante nesse dia…
Para se inspirar, deixamos-lhe uma curiosidade. O etnógrafo português, José Leite de Vasconcelos considerava o magusto como o vestígio de um antigo sacrifício em honra dos mortos e refere que em Barqueiros era tradição preparar, à meia-noite, uma mesa com castanhas para os mortos da família irem comer; ninguém mais tocava nas castanhas porque se dizia que estavam “babadas dos defuntos”. Leite de Vasconcelos tinha sentido de humor, não acham?
Antes de nos despedir e voltarmos na 2ª, recapitulamos as regras do jogo:

1º Passo: envie um texto com o máximo de 25 linhas e uma fotografia até dia 8 de Novembro, para o e-mail aminhaldeia@sapo.pt
2º Passo: a postagem dos textos permanece com o sistema por ordem de chegada e em pequenos grupos. Pois, verificamos uma maior visibilidade dos mesmos e uma leitura mais aprofundada.
3º Passo: não se esqueçam de manter vivo o espírito da blogagem, comentando. Pois, a quantidade e qualidade dos comentários contam. Daí, continuaremos sempre a prendar os nossos caros bloguistas com 3 prémios: melhor texto, melhor comentário e melhor bloguista; (serão anunciados dia 10)
4º e último Passo: Votar de 28 a 30 de Novembro.

Relembramos que a votação da Blogagem de Outubro "Na Minha Terra, come-se bem" está quase a começar. A partir de amanhã até dia 31, VOTE no seu texto predilecto! Quem virá até Viseu almoçar ou jantar? Se ainda não leu os textos, descubra-os aqui. Dia 03, anunciaremos os felizes contemplados.

Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa no dia de São Martinho! Venha fazer a festa com a Aldeia!
***
Nota: Para vos inspirar, descubram o post que se segue. Vejam onde estivemos este fim-de-semana...

19 comentários:

  1. Obrigada pela passagem e pelas palavras.
    Vou tentar voltar com mais tempo.

    Gábi

    ResponderEliminar
  2. Amiga Helena,

    Parabéns pelo belíssimo trabalho aqui exposto.

    A Helena esteve no meu Blogue Na Casa do Rau, o que muito agradeço.
    Quanto à sua pergunta, querida, tenho a dizer-lhe que já fui ao seu Blogue e não encontrei onde comentar, mas eis a minha resposta.
    Será mais fácil a Helena vir cá comer o arrozinho de ovas com gambas do que eu concorrer na próxima Blogagem.
    De momento tenho muito pouco tempo disponível, lamento.
    Pode ser que alguém mais do Sempre Jovens o faça, veremos.

    Beijocas,

    ResponderEliminar
  3. Olá Gábi!Obrigada pela visita.Volte quando quiser,será sempre bem-vinda.
    Olá Fernanda!
    Mais fácil não sei,o meu tempo disponível resume-se ao fim-de-semana e mesmo assim preenchido com os afazeres de casa,etc...mas fica assente numa oportunidade ir até VNC :) Fico com pena da Fernanda não poder participar,mas entendo.O tempo não estica e temos sempre mil coisas ao mesmo tempo.Mas fico grata e contente pelas suas participações.E claro,se alguém do Sempre Jovens quiser participar,será bem acolhido.Obrigada pelas suas palavras.Terá sempre um cantinho na Aldeia :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Ai, ai ... pascoalita puxando pela cabeça ver se sai alguma ideia.
    Castanhas, Magustos, água pé, etc.

    Hummm quero muito participar, mas ainda nem sei o que escrever.

    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos já coloquei o meu voto e também já mandei o meu texto para o Magusto.
    Desejo uma boa semana a todos.
    Abraço
    Manuela

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Obrigada Manuela.Foi a primeira :)
    Boa semana também!

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda vou me escrever. Não tive tempo.
    São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Mas fico muito feliz com essa coletiva.
    Umgrande abraço amigo.
    É muito interessante este momento e a sua postagem.
    Sandra

    ResponderEliminar
  8. Pois é chegou o dia da votação. espero chegar lá.
    Quanto a nova postagem ainda não fiz. preciso de um tempo. Até porque aindo sem tempo. Mas vou fazer o possivel para participar. Depois verei melhor e enviarei
    Com carinho
    sandra
    Que bom que gostou do strudel...
    Hoje estou na campanhia dos votos. chegou o dia 28.
    Nossa.Que correria!!!!
    Sandra

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Helena!
    Quero dizer-lhe que já publiquei as fotos no dia 19 de Outubro, mas em slide-show.É uma forma mais prática de mostrar muitas fotos.
    Quanto à Blogagem, vejamos se a inspiração me chega, agora que ando um pouco envolvida em festividades várias...Ontem foi o primeiro espectáculo do festival Os acordeons do Mundo, era um grupo irlandês e o som da concertina aproximava-se da gaita de foles. O próximo é Argentino, já estará mais próximo da nossa sonoridade.
    Depois há umas merendas de acordeon, todas as tardes em diversos cafés...e as tasquinhas... é um desassossego!!!!
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  10. Quantas saudades! daqueles magustos de boas castanhas asadas regadas com vinho novo no São Martinho e, aquele bailarico... bons tempos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá,Alcinda!Xiii isso é que deve ser uma animação.Argentino? Gostava de ver.A menina está a divertir-se à brava,está está!Ora,numa dessas tasquinhas,já estou a imaginá-la a levar o computador e a escrever o texto do Magusto ;) assim estaria num ambiente festivo :) :)
    Olá Duarte!
    Vejo que tem recordações boas do São Martinho.Vá,não hesite: agarre na pluma e deixe deslizá-la pelo computador ;)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos :)


    Vim ver como estava a votação e dizer que acabei de enviar o meu texto para a Blogagem de Novembro.

    Esta semana estou em casa, no choco :(

    jinhos

    ResponderEliminar
  13. Bem e onde é que se bai a botos? digo, votos? ai que me perco por aqui, ams adorei os grelos da pascoalita mais aquela chouriça ou lá como se chama aquilo, apetece...beijinhos,a ssim, voto nela ehhhh..laura

    ResponderEliminar
  14. Olá Pascoalita!
    No choco? Oh,chatice..ainda se tivesse a chover a potes e frio sabia bem estar em casa;agora com esta espécie de Primavera,bolas...Desejo-te as melhoras super rápidas :) Cházinho e bolachas e castanhas na dose certa ;)
    Olá Laura!
    A tabela de votação está na Barra lateral :) Obrigada por votares e a todos obrigado :)

    Jocas gordas

    ResponderEliminar
  15. Olá Helena, não é preciso agradecer, eu participo porque gostei desta iniciativa, acho interessante, pois assim fica-se a conhecer melhor as terras de cada um e também ficamos a conhecer novas pessoas e blogs.
    Mesmo que nunca ganhe nada, continuarei a participar até não quererem ou se me acontecer alguma coisa.
    Mesmo que não participe nos textos virei aqui ler e comentar, pelo menos para desejar um bom dia.
    Desejo boa sorte a todos, beijinhos.

    Manuela

    ResponderEliminar
  16. Um big Bom dia para a Manuela e para todos e todas porque merecem :)
    Hoje,sinto-me particularmente alegre.Está sol e quentinho!
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  17. Bem pelo que pude ver acho que é neste espaço que podemos comentar, refertente ao texto " Debulho Sável " da autora " Fernanda " , todos os textos são bons, é muito difícil e ao mesmo tempo não quero ser desleal com ninguém mais ainda prefiro o texto da Fernanda Ferreira - " Debulho Sável ".
    bjs netunianos

    ResponderEliminar
  18. Caro amigo,

    Não era bem aqui, mas não tem importância.
    O relevante é que tenha gostado do meu Debulho de Sável e que tenha comentado e com certeza votado.
    Muito obrigada amigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Lena, obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário. Fez-me um bem imenso!
    Já agora, agradeço-te o convite para participar na blogagem de novembro. Tentarei, pois o que dizer é que não falta! É preciso que a inspiração me abrace para bem fluir os pensamentos. Vamos lá ver!!!
    Beijinho grande. Parabéns por este espaço tão rico... Adorei! Voltarei outras vezes...

    ResponderEliminar