segunda-feira, 26 de outubro de 2009

NAS NOSSAS TERRAS, TAMBÉM SE COME BEM (1ª parte)

Hum, que delícia! Tantos pratos, petiscos e restaurantes! Um dia, convidaremos todos para uma jantarada na Aldeia. Que tal?
Entretanto, no espírito desta Blogagem e para satisfazer a curiosidade dos nossos leitores, as colaboradoras da Aldeia, a Susanita e eu decidimos mostrar-vos o quanto se come bem nas nossas terras.
***
(imagem retirada da Internet)
*********
OS MEUS DESVANEIOS GASTRONÓMICOS

Como já tinha revelado há dias, não sou uma cozinheira de mão cheia. No entanto, adoro comer: bons dentinhos e óptimas pupilas gustativas. Matutei sobre o tema “Na minha terra, come-se bem”. Escolha difícil, terra natal, temos de pegar numa avioneta e voar até Paris. Começo por aqueles bichinhos lentíssimos, os “Escargots” (caracóis) de Paris, hummm…só gosto dos grandes, preparados com um molho verde, pela minha mãe. “Paté de Foie gras”, barrado em tostas, uma delícia, até como isso ao pequeno-almoço no Natal. Vejam lá o quanto eu sou chique. Eheheh! Sobremesa: Farófias! Adoro, mas de novo, só feitas pela minha mãe, que não usa maïzena na receita, nem doce de ovos por cima; faz uma espécie de creme inglês e por cima leva amêndoas laminadas. Sou capaz de comer isso como almoço.
Agora, regressando num calhambeque às minhas terras maternas e paternas: vamos da Beira (Viseu) ao Minho (Viana do Castelo). Em Viseu, tenho um petisco óptimo ao lanche: um pedaço de bolo de noz com queijo da Serra. Em Viana, adoro beber chocolate quente, aquele grosso e cremoso. Na cidade do Monte Santa Luzia, tenho dois restaurantes favoritos: o Darque Vila (Darque) mais ou menos acessível a todos os bolsos e o Camelo (Santa Marta de Portuzelo) onde se come bem, mas aí o rombo nas finanças é maior… Na cidade de Viriato, aprecio um restaurante típico e pequenino com um nome engraçado: “A Budêga”. Apesar de escondido numa viela, o estabelecimento é, a meu ver, um cantinho típico e especialista em grelhados e assados.
Bom, e agora vou fazer o jantar que já se faz tarde: Frango à Chucuca!

Escrito por Lena, do blogue da Aldeia da Minha Vida.

P.S: este texto foi apenas postado num âmbito de camaradagem. Não entra no concurso da Blogagem, por isso não se encontra em votação.

10 comentários:

  1. Lena, ler isto é uma tortura, não sou nativa desta terra, e ainda não provei os suculentos pratos que aqui descreves, mas posso dizer, que pela manera tan explicita que escreves, fiquei com a boca em agua... tens que convidarme a tua casa no natal, quando a tua mãe estiver cá e assim poder dar uma opinião mais fidedigna... más adorei o teu artigo, e muitos parabens... desta tua amiga venezolana...
    LiL!

    ResponderEliminar
  2. Amiga Lena
    Com um texto tão simples, conseguiu dizer tanta coisa sobre estes petiscos! Agora, aqui para nós (que ninguém nos ouve), gostava de conhecer aquele molho verde que a sua mãe sabe confeccionar. É que eu gosto muito de caracóis, daqueles grandes, das tais "caracoletas"!

    ResponderEliminar
  3. Olá!Obrigada minha Venezuelana linda :)
    Olá José!Então,fazemos o seguinte: é só passar lá por casa pelo Natal com uma broazinha da Cabeça,e fazer o favor de entrar na minha casa e provar as tais "caracoletas".No ano passado,não houve,mas este ano,minha mãe não vai falhar.Além de que também encomendei queijos de lá,mel cremoso de barrar nas torradas e o tal "foie gras" :p
    Pronto,9h11 e já estou esfomeada...

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Lena e bons petiscos!
    Tanto falamos dos nossos bons petiscos que ainda acabamos cometendo o pecado da gula...
    Para mim farófias também é manjar divino...
    E caracóis, mas dos mais pequenos, não caracoletas.
    Quero dizer-lhe que gostei do seu texto e da sua camaradagem.
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  5. Caracóis é um prato que adoro. Essa foto, ( o caracol a fugir do prato) me recordou porque a minha irmã não come caracóis.
    Quando éramos pequenos um dia em que minha mãe cozia caracóis que o meu pai tinha ido apanhar ali para os lados de Coina, a minha irmã não resistiu e foi tirar à panela uma caracoleta. Além de ter queimado a língua, o bicho que ainda não estava morto, agoniou-a de tal maneira que nunca mais conseguiu comer caracóis.
    Um abraço e boa sorte.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada Alcinda!Hum,então havia de provar as farófias da minha mãe,acho que era uma travessa para cada uma ;)
    Olá Elvira!Já me ri com a ideia da sua irmã a roubar o caracol do tacho e tau,o bicho deu-lhe uma beijoca peganhenta,ierk...ihihih...houve uma altura que também comecei a ficar agoniada,mas a ideia passou-me e voltei a comê-los,mas só feitos pela minha mãe.O que não consigo mesmo e só tentei 1 vez,em adolescente,são ostras.Não dá,aquilo mexe,estão vivas,são cinzentonas,berk..
    O caracol da bicicleta fez-me mesmo rir porque costumamos dizer a frase do porco a andar de bicicleta,mas e caracol hein?assim anda mais rápido.
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  7. Olá Helena!
    Depois de tantas coisas boas que ao longo desta etapa foram apresentadas, eis que ainda aparece alguem a surpreender-nos com uma coisa tão saborosa, embora sinceramente só tenha tido duas oportunidades de saborear os verdadeiros escargots com molho verde. Mas digo adoro caracóis bem à portuguesa e em especial quando são confeccionados por mim, e temperados com os aromáticos oregãos apanhados na serra da Arrábida .
    Parabéns Helena
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Helena, realmente! ;) Gostei imenso de ler .. e farófias é de facto a minha sobremesa predilecta *

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Ostras? Quando era miúda o meu pai apanhava-as e abria-as numa chapa, e punha-lhe limão por cima. Lembro que na Semana Santa comíamos quase todos os dias. Mas quer saber a melhor? Não consigo recordar o gosto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Olá Catarina!
    Ui,então tinha de experimentar as da minha mãe,lá se ia mais uma travessa :) Eu tenho receio de as fazer,de medo,delas nao me sairem perfeitinhas e do "molho" ficar como deve ser.
    Então,sempre que minha mãe chega,eu ando à volta dela para me fazer farófias :)
    Olá Elvira!
    Grande Mulher!Eu lembro-me de ter uns 7/8 anitos,de estar com uns patrões da minha mãe no famoso e chique restaurante "La Coupole" em Paris,eles pediram ostras,eu tentei experimentar,mas só de as ver mexer...pus na boca e não consegui engolir...Então juntamente com os filhos dos senhores,pedimos bife com batata frita num restaurante 5*****,ihihih.Quem os mandou levar crianças para comer ostras?! Lol...
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar