terça-feira, 6 de outubro de 2009

Um dia muito bem passado na aldeia da Cabeça (parte 1)


Na blogagem de Julho, a propósito as "Férias na minha terra" o nosso amigo José Pinto foi o autor e vencedor do texto "Da Serra da Estrela: Cabeça". Este fim de semana, mais precisamente dia 4 de Outubro, propiciou-se um encontro com o vencedor, na sua aldeia da Cabeça para entregar pessoalmente o merecido prémio e, já agora, conhecer esse belíssimo lugar.

Logo pela manhã, por volta das 10.30, encontrámos o senhor José Pinto e a sua esposa no local combinado, na cidade de Seia. Fomos recebidos de braços abertos, com muita simpatia, como se fossemos amigos de longa data.

A partir desse momento ganhámos um guia por um dia, que fez questão de nos mostrar o melhor da sua aldeia e das suas gentes. Estava prestes a desvendar, com um brilho nos olhos, a relíquia mais bem guardada da Serra da Estrela. Antes de lá chegarmos, parámos no caminho para nos apresentar a sua querida terra, do alto da montanha. Com uma agradável brisa a bater-nos suavemente na cara, olhámos. Estava à nossa frente uma paisagem lindíssima! Tão majestosa e esplendorosa com a sua longa e rugosa cortina verde, amparando religiosamente, bem lá no fundo, a sua Cabeça, como uma donzela adormecida à espera de ser descoberta, enquanto olha esperançosa para o céu azul.


Brevemente iremos contaremos mais sobre esta visita.
Fiquem Atentos!

18 comentários:

  1. Mesmo vista de longe, parece um lugar lindo e e acolhedor.

    Um dia que vá sem pressas, quem sabe não faço um pequeno desvio e faço uma visita à Cabeça. A paisagem é convidativa.

    Os meus agradecimentos ao Senhor Pinto e a ti, Susana, por nos darem a conhecer essas belezas.

    jinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece um sitio lindo. Não me conformo de ter estado na zona e ter perguntado por sítios lindos e só nos terem indicado a Sortelha.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana
    Com a tua descrição, a aldeia de Cabeça ficou ainda mais bonita. A blogagem colectiva tem destas coisas: de um momento para o outro, ganhamos amigos que descrevem as nossas terras melhor do que nós. Eles vêem-nas sem rotinas e sem obstáculos! Cada vez que me lembro de ti lá ao fundo, naquele gaveto degradado da calçada do Casal d'Além, a fotografar a famosa Ponte do Porto, dá-me vontade de rir. Não é que nós, já de regresso, te tínhamos perdido de vista?

    Bem gritávamos: Susana, Susana!.. E ela lá ao fundo, a dar cliques de fotos sem querer saber de nós, desaparecidos do seu horizonte!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá Pascoalita
    Vale a pena fazer o tal desvio para descobrir a aldeia de Cabeça. Uma coisa é certa: será bem-vinda e contará com o meu apoio.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Elvira
    Tem razão para estar zangada. Na próxima vez, passe pela aldeia de Cabeça. Por um dia, troque a dureza do granito de Sortelha pela fragilidade deste xisto. Estou para apoiar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Susana a descrição de Cabeça é linda e a foto faz ter vontade de ir lá amanhã de manhã... mas agora também queremos ver as fotos da Ponte do Porto e todas as outras coisas descritas no texto do Cabeça Web.
    Beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  7. Pascoalita, Elvira , Alcinda e José Pinto: Fico feliz por saber que gostaram desta pequena introdução da Aldeia. Quem sabe um dia desses ainda combinamos para irmos lá todos, desde que o José aceite ser nosso guia.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  8. Elvira: Quando foste para estes lados, provavelmente estavas mais perto da Guarda/Sabugal.Deram-te uma boa dica para visitar Sortelha que faz parte das 12 Aldeias Históricas de Portugal.Mas de facto a beira não se resume apenas a esta aldeia, até porque ela faz parte de uma rede das Aldeias Históricas.As restantes são: Almeida,Castelo Mendo, Castelo Rodrigo, Marialva, Linhares da Beira, Trancoso, Piódão, Belmonte,Castelo Novo,Monsanto e Idanha a Velha. Outros belos recantos , onde a Natureza é uma verdeira embaixatriz,só aldeias como a Cabeça!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  9. xiiiiiii a Cabeça deve ser linda mas faz-me lembrar um refúgio que vi na Madeira, a que chamam o curral das freiras ihihih

    ai, ai ...

    Bem, a endiabrada é muito, mas muito cusca e adorava ver esse maravilhoso cantinho de perto, mas como sou arraçada de "formiga eléctrica", duvido que chegasse inteira à aldeia. O mais certo era não acertar com a estrada e fazer o percurso directo e chegar feita num oito.

    Só arrisco se o Amigo Pinto me emprestar as asas ihihihih

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  10. José Pinto: Pois ficaste mesmo com uma boa imagem de mim... trabalhar na Olho de Turista é um verdadeiro prazer para mim: permite-me descobrir verdadeiras relíquias do nosso país, conhecendo o seu património, a sua História as suas gentes principalmente tirar montes de fotografias! É um trabalho apaixonante e muito enriquecedor, embora tenha começado nessas andanças apenas em Fevereiro deste ano(ainda somos bébés).

    Logo à tarde sairá mais uma parte dessa visita à tua aldeia. Espero que gostes.
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  11. Cusquinha: Sabes que também já vistei o Curral das Freiras, na Madeira? A minha mãe jurou não voltar lá...por causa do caminho. Mas valeu a pena saborear o paõzinho feito na hora na chapa. Por momentos fez esquecer o caminho até lá. Agora o caminho até à Cabeça não tem comparação, pois é muito melhor. A estrada é mais larga a e o percurso(exclusivo das curvas) é bem mais curtinho. Agora como lá chegar, não te preocupes, pois o Gps manda-te lá direitinha. Mas se o José Pinto se oferecer para ser teu guia, tanto melhor, ficarás muito bem entregue!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  12. Olá Susanita :)*

    Ainda bem que apareceste porque tenho uma perguntinha para ti:

    Agora que as regras e datas de publicação mudaram, quando posso publicar o texto no meu Blogue? É que não sei qual o meu lugar na fila e não quero publicar antes!

    Ai, ai, onde é que já se viu uma "endiabrada" tão cumpridora? já nem os diabretes são genuínos ... está tudo falsificado eheheheh

    ResponderEliminar
  13. Olá Cusca e todos!
    A partir do dia 10,cada pessoa pode postar o seu texto no seu blogue.
    Se tudo correr de feição,pretendemos postar na 6ª à tarde, a agenda dos textos em concurso.
    Estejam atentos ;)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  14. Brigadão, Lenita :)* És lindaaaaaaaaa

    Ficarei de pestana aberta

    dentadinha

    ResponderEliminar
  15. Susana
    O vosso trabalho é inovador e presta um grande serviço ao património cultural, arquitectónico, paisagístico e social deste país, para além de vos dar imenso gozo fazê-lo. Também permite estabelecer contacto com muita gente que tem diferentes experiências de vida! Vós tratais essas coisas com muito profissionalismo.
    Logo à tarde, estarei atento. Agradeço a tua amabilidade.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá Cusca Endiabrada
    Falou no Curral das Freiras da Madeira e pensei que também ia brincar com o Curral de Moinas, dando alguma dica para a revitalização das aldeias. Por exemplo: restaurar os currais degradados onde antigamente se recolhia o gado e reconvertê-los em tasquinhas com gastronomia regional, lojinhas de artesanato, etc! E até se podiam fazer lá umas "moinas" ao estilo da dupla de humoristas da TV, Quim e Zé! Que acha?
    Quanto à diabrura da sua velocidade, podendo não chegar inteira, podemos arranjar uma solução: implementamos desportos radicais no cimo da Machuqueira (a Susana sabe onde é) e descemos vertiginosamente até à povoação pendurados na argola de uma corda! Quem sabe, um dia...!?
    Gosto do seu sentido de humor.

    ResponderEliminar
  17. Olá Susana!

    Já andei por esses lados algumas vezes ... mas o mal é o tempo, que parece nunca chegar, e nem sempre as opções feitas são as mais acertadas. Fica a nota da sugestão aqui feita, para uma próxima oportunidade, através do bonito texto que escreveu.

    Um abraço.

    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  18. Olá Vitor! Fico feliz por ter conseguido cativar amigos como o Vitor,com simples palavras sobre a aldeia da Cabeça.
    Quem sabe,um dia desses encontramo-nos por lá.

    Abraço Susana

    ResponderEliminar