sexta-feira, 27 de novembro de 2009

COM A CAMISA E COM O CASACO



O meu Avô materno era o Senhor Tenente da Guarda Fiscal Braz Antunes. Aos 82 anos usava um bigode retorcido e encerado, tão branco como as suas cãs, e ia ao palio nas procissões. Era de Montalvão e subira a pulso na carreira. Entrara como guarda e, segundo ele, não fora «ajudante de auxiliar de praticante» porque não havia tal posto…
Homem sério, avisado, honesto e ponderado, tinha porém um espírito apurado, uma graça fina como só ele. Sempre que podia aferroava a minha Avó Maria, natural de Aldeia da Ponte. Eram os beirões para aqui, os ratinhos para acolá, um fartote que deixava a mulher muito encrespada.
Um dia contou-nos a estória – naquele tempo ainda era história – de dois irmãos que foram roubar/comer castanhas num ramo da árvore progenitora. A dada altura, dizia o Manuel para o Zé: «Ó Jéi, ê cá comi mais castanhas do ca tu!!!» E o outro, que não, que quem comera mais fora ele. «Ó Jéi ê comi-as ca camicha…» E o Manuel: «Nada, nada, mano. Ê comias co cajaco!!!» Acrescentava o Senhor Tenente que os dois eram nados na Aldeia da Ponte. A Dona Maria imagina-se como ficava.
Lambo-me por castanhas. Foi de minha Mãe que guardei a receita de as cozer, proveniente da Avó. E mãe dela, obviamente. Mas também as adoro assadas, na brasa, a saltar, como canta o Carlos do Carmo. E de pudim das ditas. Só não gosto de apanhar castanha. Faz doer.

Escrito por Henrique Antunes Ferreira, do blogue A Minha Travessa do Ferreira

Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Novembro. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para melhor comentário!

4 comentários:

  1. Na minha qualidade de "ofendido" (beirão, ratinho e outros adjectivos que me podem chamar mas eu não ligo) venho aqui defender a "honra" da minha bancada (a das castanhas, entenda-se)!
    Cá vai:

    Um guarda de Montalvão
    de fé, até comungava,
    entrava na procissão
    e a mulher arreliava!

    Vejam a vida do velhote!
    Era ferroada que fervia,
    estórias era um fartote,
    e coitada da Avó Maria!

    Na estória do Manel e do Zé
    e dum velhote meio velhaco
    castanhas, comem-se em pé,
    com camicha e com cajaco!

    Os rapazes eram da Beira,
    nada há que se lhes aponte,
    a menos que o velho queira.
    Eram da Aldeia da Ponte!

    Castanhas pode lamber
    com a receita da avó
    mas nisso, pode crer,
    decerto não estará só!

    Termino, como convém,
    pr’á “castanha” acabar.
    Mas, será que alguém
    gosta de as apanhar?

    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Bem,nunca comi o casaco da castanha,lol,nem tão pouco a camisa...lol..sou mais do miolo. No entanto,ainda aguardo a oportunidade de comer 1 pudim da dita :)
    Os seus avós deviam ser o máximo :)

    Bom fim-de-semana
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  3. Um texto bem-humorado, muito ao estilo de Antunes Ferreira. Desceu às suas raízes e mostrou-nos o retrato do Senhor Tenente, seu avô, com aquele bigode retorcido, para logo nos brindar com uma narrativa bem pitoresca que dele recolheu. Brincou com as palavras e empregou muito bem o linguajar daqueles catraios. Se bem entendi, a “camicha” e o “cajaco” mais não eram do que a casquinha e a casca da castanhas. Achei muita graça!

    ResponderEliminar
  4. Estas rivalidades regionais são muito características de um certo tempo (será que agora já não?) Alentejano é alentejano e beirão é beirão, nada de confusões!
    Esta história só rivaliza com as que ouvia o meu pai contar acerca de caçadas fantásticas...

    ResponderEliminar