quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CASTANHAS E SÃO MARTINHO



Podiam chamar-se cinzentas mas sendo de cor castanha, a falta de imaginação popular optou por lhes chamar “castanhas”.
A castanha é um “aquênio” e procede do Castanheiro europeu (Castanea sativa) que terá cá chegado desde a Ásia Menor, do Cáucaso e dos Balcãs. Daí haver quem ainda hoje diga que as castanhas lhe provocam uma azia Maior e também o facto de serem vendidas aos balcões.
Não se sabe como cá chegou (o castanheiro) ou quem o trouxe mas que está cá, está. É quase como alguns políticos e dirigentes desportivos. Não se sabe de onde vieram mas estão cá.
Não se trata de um fruto mas sim de uma semente que se encontra no interior do “ouriço”, esse sim é o fruto do castanheiro e que “pica” mais do que muitas coisas que por aí anda a “dar pica”.
Antes da chegada da batata era a castanha uma das bases da alimentação, sendo usada e abusada, de muitos modos na alimentação europeia. São muito ricas em hidratos de carbono (sob a forma de amido), potássio, vitaminas C e B6 e possuem algumas acções da GALP, Mota Engil e do BCP o que as enriqueceu noutros tempos mas que com a actual crise bolsista não lhes adianta muito. (????)

S. Martinho

Ao que parece S. Martinho nasceu na Hungria em 316 (+ coisa, - coisa) e era soldado antes de ter enveredado pela carreira de Santo. Chamava-se Martinho, o que significa pequeno Marte por gostar de artes marciais e andar sempre à castanhada.
Durante uma visita a França, que na altura se chamava outra coisa qualquer, encontrou um sem-abrigo e como chovia como le chien qui pisse (por ser em França) cortou a sua capa e deu metade ao pobre homem. Logo ali deu-se o milagre, o mau tempo desapareceu e ficou um dia de Verão e uma bela tarde de Outono.
Na altura os milagres eram mais fáceis e havia mais capas; Hoje em dia, bem precisávamos de um milagre na nossa pobre economia mas apenas os Bancos têm uma capa que os governos lhes fornecem, para não andarem à chuva dos próprios erros! A tradição do vinho e da Água-Pé (Água-Pá para os mais íntimos) parece ser portuguesa e ter dado origem à célebre expressão "Porreiro Pá".

Escrito por Rui Veleda, do Blogue In-Provável
Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 30 de Novembro. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para melhor comentário!

13 comentários:

  1. ahaha!

    este coloco-o em ex-aequo com o texto da Cusca endiabrada.


    muitos parabéns.

    csd

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena! Gostei de ler acerca das castanhas,e com toque de uma ligeira piada" e não sabia que a(Mota Engil) tenha a ver com as castanhas?
    Beijinho de amizade Lisa

    ResponderEliminar
  3. Na linha da falta de imaginação popular, da qual comungo, aqui vai um "pacotinho" das ditas!

    E este texto nos apresenta
    coisas duma verdade tamanha!
    Castanha não é cinzenta,
    castanha é mesmo castanha!

    A mãe não é a castanheira,
    e deve ser filha adoptiva,
    de pai de origem estrangeira,
    um tal de “Castanea sativa”!

    Mas coitadita da “miúda”,
    deve ter muito mau génio,
    porque a gente graúda
    diz que ela é um aquénio!

    Seja lá o que isso for,
    eu nisso mais não cismo,
    mas não deve ser melhor
    que crise de paludismo!

    Diz aos balcões ser vendida
    mas, isso, é que é surpresa,
    pois há tanta coisa na vida
    que passa por baixo da mesa!

    O castanheiro está cá,
    não sei quem o “trazeu”,
    porém posso dizer, já,
    de certeza não fui eu!

    E se o texto não mente,
    ficamos a saber agora,
    andamos a comer semente
    e a deitar o fruto fora!

    Era a base da alimentação!
    Pois ainda hoje ela serve.
    Em casa onde não há pão,
    é castanha que até ferve!

    Diz ser de grande riqueza!
    Então, não há quem entenda,
    que a castanha portuguesa
    tenha as acções há venda!

    Se S. Martinho adivinhasse,
    deste mundo seu desvario,
    talvez sua capa não cortasse
    e o pobre morresse de frio!

    Pronto, não vou continuar!
    Sossegue, que eu paro já!
    Não sem, antes, aqui deixar
    um amistoso “Porreiro, pá”!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  4. Olá Rui!
    Pois é,Agulheta,também não sabia essa parte da Mota Engil e companhia...as coisas que o nosso amigo Rui descobriu,hein!
    Também achei engraçada a cena do cão em franciú.
    Bom,se a castanha tem vitamina B6,a minha mãe vai passar a obrigar-me a comer castanhas...ela e as vitaminas para o corpo e cerébro...ihihi

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Simpática Amiga:
    Uma extraordinária narração referente ao Magusto e suas implicações sociais e humanas. Desconhecia quase tudo por absoluto.
    Parabéns sinceros. Adorei e fiquei esclarecido. Já registei no meu "Livro da Vida" que trago sempre comigo do lado esquerdo do coração, esta pertinência e majestosa intenção significativa sua.
    Quanto, a participar na Blogagem, vou fazer todos os possíveis.
    MUITO OBRIGADO pela sua simpatia deixada expressa no meu blogue.
    Beijinhos amigos.
    Com imenso respeito e admiração pela sua fabulosa magia de encantar.


    pena

    ResponderEliminar
  6. Um texto muito interessante e cheio de humor.
    Os meus parabéns.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  7. Rui
    Parafraseando o nosso amigo João Celorico e a si próprio(pois nem conheço mais ninguém que tenha usado tal expressão) tenho que lhe dizer "porreiro pá".
    Ficámos com informação científica sobre a castanha, essa semente que julgávamos fruto...
    Diverti-me com o seu texto.
    Parabéns
    Um abraço
    Alcinda

    ResponderEliminar
  8. Acabo de cair por cá...
    Mas francamente com um público destes, atencioso e simpático... tão atencioso que até houve quem me chamasse "Amiga"... ooops! não era para mim.. Já revi. Mas sou uma alma assim, "alma amiga" :)
    Deixo a toda a gente que comentou o meu texto, o meu agradecimento ou como diria a Amália Rodrigues: "Óbrigadas! Óbrigados... Óbrigadas!"
    Não podendo votar em mim mesmo (por não ter entendido como poderia fazê-lo sem que toda a gente notasse) agradeço a quem teve o desplante de o fazer.
    Beijinhos para as donas da casa (da Aldeia) e para todos vós que me fizeram quebrar algumas promessas acabadinhas de fazer no meu blogue!

    Agora mesmo a sério:
    Desta ideia eu gosto!
    Obrigado pelas vossas palavras!
    Rui (In-Provavel)

    ResponderEliminar
  9. Realmente só á Castanhada era possivel resolver algumas Mota Engil... De qualquer maneira, um grande texto, valeria acrescentar uma fogueira de S. Martinho... mas não para as Castanhas, que essas não têm culpa nenhuma.

    Alexandre Cunha

    ResponderEliminar
  10. Estes saltos no tempo deixaram-me siderada!!! Isto só em ficção científica com máquinas que nos teletransportam para épocas completamente diferentes!
    Neste tempo cinzento, o melhor, de facto, é rir...

    ResponderEliminar
  11. Pois, "porreiro pá" para ti também, Rui Veleda. O que escreves é digno de atenção. O problema é que os portugueses SÓ ligam a futebol e novelas, sobretudo as produzidas em directo pelos telejornais, mais ainda se incluirem apedrejamentos em praça pública. Alquém quer mesmo, mesmo saber se necessitamos mesmo (o pleonasmo é retórico) de um TGV? Ou se não será o financiamento partidário a necessitar de tal desperdício?
    André Vieira

    ResponderEliminar
  12. Muito fixe, este texto! Além de didático, está escrito com muito humor ... até parece coisa duma endiabrada ihihihih

    Gostei muito e acho que merece o meu voto

    dentadinhas (na castanha, claro ihihihi)

    ResponderEliminar
  13. Podiam chamar-se "vermelhas"? Podiam chamar-se "amarelas"? Podiam, mas não era a mesma coisa! Então não seriam castanhas ahahahah

    Excelente texto! Gostei

    ResponderEliminar