terça-feira, 10 de novembro de 2009

Blogagem com sabor a castanha e a mel beirão!

Este Fim de semana estive na Minha terra, na Expo-Mêda!


Para quem ainda não sabe, eu sou natural da cidade de Mêda, mais precisamente de uma pequena aldeia chamada Longroiva, localizada no Distrito da Guarda. Neste momento não resido lá, mas mantenho uma ligação com essa terra, por vários motivos. Um deles , como é obvio, são as minhas raízes: aí residem os meus pais e grande parte da minha família.

O outro está relacionado com uma grande paixão que tenho pela História. Desde cedo descobri que a Mêda guarda dentro de si uma grande riqueza patrimonial e cultural à espera do ser reconhecida por todos nós!

Aqui é possível conhecer as suas gentes e viajar por outros tempos.



Quem ainda não ouviu falar da Dama dos pés de Cabra, do Marquês de Marialva, da mais recente descoberta villa romana da Coriscada, ou do famoso Albaninho, o Homem Macaco que deu origem à lenda de Tarzan, ou do castelo de Longroiva, um dos mais antigos dos Templários, ou das Termas de Longroiva recentemente inauguradas?

Certamente muita gente.

Quem ainda não ouviu falar da Mêda, aquela terra fria com gente calorosa, capaz de conquistar qualquer um que aí passe, com o bom vinho do Douro, o azeite finíssimo e o mel de rosmaninho?

Da Expo-Mêda, a grande festa do Munícipio, se não ouviram, pelo menos leram aqui, na semana passada como uma das nossas sugestões de fim de semana.

Quem não foi…não sabe o que perdeu… Como vos tinha dito, eu fui e por acaso coincidiu com o meu aniversário ( não sei como, a nossa amiga Elvira descobriu que eu fazia anos).

Foi um fim de semana muito bem passado: os meus filhotes( sim tenho dois pequenitos, um de 2 e outro 6 anos) divertiram-se à brava nos insufláveis que lá havia; eu e o meu marido assistimos ao espectáculo do João Pedro Pais (há muito que não saámos à noite).


Mas a parte melhor foi rever algumas caras de outros tempos, tendo como pano de fundo o S.Martinho. Numa tarde redescobri as principais actividades económicas da região em exposição . Não faltaram à chamada os produtores de vinho, de azeite, de enchidos, de doces e compotas, de castanhas ,o artesanato, …E é claro que numa quadra destas não podia faltar o tradicional magusto, acompanhado com uma boa fêvera e vinho e muita música de tradicional.


E mais não conto…porque para o ano há mais e por lá espero vir a encontrar caras conhecidas do mundo das blogagens, para conferirem, que não estou a exagerar. Porque quem ainda não conhece a Mêda, aqui está uma boa sugestão .

Bem não quero ser mais chata, porque hoje, dia 10 começa uma nova blogagem a propósito do Magusto e , como já é hábito, costumamos anunciar os prémios a que se habilitam a ganhar.

A Olho de Turista tem um novo desafio , com sabor a mel . Desta vez é o senhor Heroíno da cidade de Mêda que faz questão de oferecer Mel de Rosmaninho aos melhores desta blogagem (melhor texto, bloguista e comentário), com uma condição: quem ganhar, terá um ano para ir buscá-lo à Mêda, com uma surpresa à sua espera.

Entretanto desejamos uma boa blogagem para todos, começando pela Manuela e pela Dina, nos posts que se seguem. Ainda deixamos o convite a todos vocês , ganhem ou não, a pegar no carro para vir conhecer este pedaço de Portugal Português, onde acaba a Beira e começa o Alto Douro!

Um abraço a todos da Susana
( tenho andado desaparecida ...mas sempre que posso, acompanho-vos de perto...tratem da bem da Lena, que é como se fosse comigo...é por uma boa causa...vocês vão descobrir brevemente!).


PS: Informamos que a Elvira Carvalho, premiada na categoria de melhor Bloguista do mês de Outubro,por razões pessoais, cedeu o seu prémio à pessoa que ficou em segundo lugar. O prémio será atribuído à Alcinda Leal. Parabéns !

22 comentários:

  1. Susana fizeste anos no sábado?? A minha filha mais velha também...hummm escorpião, deves dar umas ferroadelas de vez em quando no pessoal, não??
    Embora atrasados aqui ficam os parabéns, espero que além desse tenhas mais 365 dias de felicidade até ao próximo aniversário.
    Não conheço a tua cidade...aqui fica a confissão!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. 11 de Novembro 0:24??
    São 21h25 de 10 de Novembro...vocês fizeram isto de propósito para nós pensarmos que abusámos da jeropiga e da água pé...ai as meninas...são malandras!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana
    Conheci a tua aldeia, Longroiva, no ano de 2003, em circunstâncias muito especiais, como já te contei, ou seja, para assistir ao funeral do meu amigo Tóni, vítima de acidente de viação. Deu para ver que se trata de um recanto lindíssimo de Portugal, com monumentos e muita História, alcandorado num sítio impressionante donde se avista um panorama arrebatador!
    Para mim foi uma surpresa.

    Um beijo de parabéns pelos teu aniversário.

    ResponderEliminar
  4. Dina: Obrigada! Por acaso faço anos no dia 6 de Novembro. Não sei se pensas bem ou mal dos escorpiões, mas lá em casa entendemos-nos bem( o meu marido também é...). Parabens também para a tua filhota!

    Quanto às horas...não tem nada a ver com Jeropiga... o blogue que está assim definido asim ( está adiantado 3 horas a mais).

    Bjs

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Caro amigo José:

    Lembro-me perfeitamente de me teres contado desse episódio. Fiquei feliz por saber que apesar da ocasião não ter sido a melhor, captaste a verdadeira essência da aldeia. Longroiva é uma terra bonita, cheia de Histórias e de mistérios para contar. Melhor ficou com as recéns inauguradas instalações das Termas, onde acredito que terá um futuro risonho pela frente.

    Quem sabe um dia desses voltes lá, com um pretexto mais agradável!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  6. Também sou "escorpião marafado" (17/Nov) :)*

    Mais uma belíssima Lição de História! Claro que conheço a "Lenda da Dama de pés de Cabra" e do Marquês de Martialva, e concordo que todos esses sítios são de uma beleza extraordinária e merecem bem a nossa visita.

    Quem sabe um dia destes não possamos fazer um passeio colectivo eheheheh
    Hoje é dia de Magusto aqui na chafarika ... já temos a mesa posta

    jinhos

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá, Susana!

    HOJE É DIA DE SÃO MARTINHO!!!
    E eu vou comemorar, pois metade do meu prémio acabou de chegar! Vem mesmo a calhar. Já só falta uma garrafinha!

    No meu blogue coloquei um post sobre o S. Martinho, do qual aqui vai um excerto. São as minhas "castanhas", quem quiser que traga o vinho!

    Se S. Martinho adivinhasse,
    deste mundo seu desvario,
    talvez sua capa não cortasse
    e o pobre morresse de frio!

    O que vejo, com muita pena,
    é que neste mundo, civilizado,
    são os de capa mais pequena
    que dão sempre maior bocado!

    Esperto, usando manha,
    aproveita, o Zé povinho.
    Vai comendo a castanha
    bem regada com vinho!

    Do Algarve ao Minho
    nunca estará só, o Zé!
    E, se lhe faltar o vinho,
    vai mesmo com água pé!

    A castanha assada,
    ou seja ela cozida,
    sempre bem regada,
    é com boa bebida!

    Seja crua, ou pilada,
    ou vinda do assador,
    deve ser bem regada
    e o tinto é o melhor!

    Se castanha comer
    até ficar enfartado,
    com vinho, pode crer
    que até cantará o fado!

    Claro, se castanha comer
    e se ficar bem entornado,
    de tudo o que acontecer
    é São Martinho o culpado!

    E se acabado o magusto
    nem se conhecerem os pais
    não é motivo para susto
    que para o ano há mais!

    Até o São Martinho,
    para mitigar sua dor,
    bebeu, só um copinho,
    e do frio se fez calor!

    Passado o efeito do vinho,
    o povo mostra sua devoção,
    e agradece a São Martinho
    ter feito, do Outono, Verão!

    Bebam mas, moderadamente,
    senão, ai, ai, perdem a razão!
    E depois, pr’ó ano, minha gente,
    o S. Martinho não traz Verão!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos!
    Cada vez gosto mais deste blogue!
    "Em dia de S. Martinho, vai á adega e prova o vinho." é um ditado que se diz na minha terra.
    Eu diria mais: em dia de S. Martinho vai à Aldeia e lê o que há por lá.

    Abraço a todos!

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos!
    Tudo animado e com provérbios e poesia.Que bom!
    Ontem provei vinho do Porto tão doce,muito gostoso...só um tiquinho e fiquei coradinha...
    Ao jantar,foram as tradicionais castanhas assadas e licor de Pêssego, hummmm...dormi como 1 anjinho :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  10. Pois o Magusto aqui da chafarika foi um sucesso! Castanhas de Chaves, assadas na "Cloche", também conhecida por "Patusca"; paio da Beira Alta (trancoso); Presunto; 3 qualidades de queijo; pão mistura centeio e milho; bola de carnes; tarte de maçã e nozes; Jeropiga e sumos variados

    ResponderEliminar
  11. Pascoalita: Já estás a dar água na boca com tanta iguaria...quando é que podemos ajudar a comer?

    Com que então também és escorpião! Logo vi que eras das minhas!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  12. Xiiii,Pascoalita!E não convidaste?Também queria..ai queijos,minha perdição! A "cloche" é aquela coisa prateado,redonda? Acho que já lá fiz vários bolos em casa de uma tia minha :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  13. Ai a Lena veio aqui contar que bebeu do meu vinho do Porto! Pois ela esqueceu-se de contar também como ficou cheia de calor...depois de o beber ( eu logo avisei que era só para provar...na pausa de trabalho...). E ao contrário dela, que dormiu que nem um anjinho...passei a noite acordada por causa do meu filhote, que resolveu fazer noitada...

    Coisas da vida...

    Mestre: Há muito que andavas desaparecido...onde tens andado? Gostei de te ver por aqui.

    João: as castanhas e o vinho inspiram-te!


    Bjs para todos!

    ResponderEliminar
  14. Olá Lena!Venho visitar e penso que já não vou a tempo de fazer o texto,como tal enviei email a explicar,é boa iniciativa para dar a conhecer o país.
    Beijinhos Lisa

    ResponderEliminar
  15. Minha amiga, somos vizinhas, conheço a Meda lindamente, pois o meu concelho é Trancoso. Freguesia, Vila Franca das Naves,conheces?
    Eu tambem sou escorpião fiz anos dia 9.
    As coisas da vida....
    Beijos e parabens
    Maria

    ResponderEliminar
  16. Parabéns amiga Susana, pelo aniversário, e pela postagem, está perfeita.

    O meu filho também é escorpião, 15 de Novembro.

    Não conheço a sua terra :(((( mas agora fiquei com uma ideia.
    Conheço sim o mel de rosmaninho e os azeites do Douro bem como os vinhos tratados e os outro....

    Aproveito para dizer que recebi hoje a primeira garrafa relativa ao meu prémio de Setembro.

    Beijos e abraços,

    ResponderEliminar
  17. Fernanda: Fico satisfeita por saber que já recebeu parte do primeiro prémio.

    Quanto à minha terra,quem sabe um dia desses se propicie um encontro!

    O curioso é que estou a ver que há muitos escorpiões aqui na aldeia. Não vou dar os parabéns ao teu filho agora, porque dá azar...mas achei engraçado, porque o meu sobrinho mais novo também faz nesse mesmo dia!

    Obrigada pela presença e simpatia!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  18. Olá Maria!
    Que bom encontrá-la por aqui!É bom saber que afinal o mundo é bem pequeno! Não fazia ideia que era de Trancoso! Também uma bela terra que aprecio muito. Para além de ser uma Aldeia Histórica de Portugal, tal como Marialva, é terra do Bandarra e das sardinhas doces, que eu adoro!

    Foi um prazer te-la por aqui! Espero encontrá-la aqui na aldeia mais vezes!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  19. Ah! Já me esquecia! Parabéns Maria, também!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  20. Olá a todos!
    Parabéns atrasados á Menina Maria :)
    Ui tantos/as Escorpiões...isso é que vai ser picadelas...Aqui a Balançazinha vai trazer a armadura,vai vai... :)
    Olá,Menina Fernanda,ver se anoto os anos do seu menino para não esquecer os festejos :)
    Olá,Lisa!
    Obrigada pelas suas palavras.Já li e respondi ao seu mail.

    A todos/as um óptimo fim-de-semana
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  21. Queria deixar os parabéns à Alcinda, e também pedir desculpe se não ando muito presente.
    Acontece que a minha mãe, está cada dia mais dependente, (ela tem 83 anos e está paralisada do lado esquerdo devido a um AVC) tenho que tomar conta da minha neta Mariana, que fez 9 meses e a cada dia descobre algo novo, tenho que estar sempre atenta, e além disso ainda tenho umas encomendinhas de Natal e tenho que aproveitar que a vida está difícil.
    De modo que o tempo evapora-se...
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  22. Olá,Amiga Elvira!
    Para mim,a amiga sabe que é não só uma pessoa querida,como uma Mulher de armas e 7 ofícios.Só temos de a admirar.Faz-me lembrar uma tia-avó minha que cuidou muitos anos da própria filha acamada...é triste,mas ao mesmo tempo,é um acto de muito Amor,e só mostra que é detentora de um coração enorme.Um beijo grande a sua netinha de 9 meses,deve ser fantástico e revigorante andar atrás dela a descobrir coisas novas ;)
    Força e boa semana
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar