quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Barão de Nelas e a sua Quinta


A Quinta de Santo António do Serrado está situada em Vilar Seco, Nelas, no coração da Região Demarcada do Dão, na região Norte-Centro de Portugal, onde a tradição vinícola é uma forma de vida há séculos. A Quinta do Serrado está nas mãos das mesma família desde o final do Século XVII, e a sua adega data de 1741.


A família

O Barão de Nelas, da família Barahona Paes de Brito continua a envelhecer o seu vinho utilizando o método tradicional Francês, em pipas de carvalho, mas o método de produção e engarrafamento foi completamente modernizado, produzindo um vinho que, embora mantendo as suas características únicas, sobe aos mais altos padrões de qualidade reconhecíveis por todos os apreciadores de vinho.

A vinha

As vinhas crescem lentamente nas solarengas encostas viradas a Sul desta quinta de sete hectares, e produzem um vinho opulento e aveludado que ganhou o seu primeiro prémio internacional de qualidade em 1876 na Exposição Mundial de Filadélfia. Mais recentemente, o Touriga Nacional 2000 recebeu a Medalha de Ouro na Quarta “Wine Expo” em Portugal.

A vinha, que foi renovada em 1991 pelo actual dono da quinta e descendente do primeiro Barão de Nelas, oferece uma combinação da variedade de uvas locais: Touriga Nacional, Jaén, Alfrocheiro e Tinta Roriz.

O vinho

São engarrafados na Quinta dois tipos de vinho: uma mistura de quatro castas, e um exclusivamente feito de uvas Touriga Nacional. O Touriga Nacional é um vinho tinto Português de alta qualidade altamente premiado na região do Dão. A Quinta produz aproximadamente 30.000 garrafas por ano.

A Comissão Vinicultural da Região do Dão controla a qualidade dos vinhos, que são certificados pelo seu selo de garantia. A Comissão também classifica os vinhos superiores com diferentes denominações, conforme a sua qualidade.

Escrito por: Carlos Barahona Pais de Brito da Quinta do Santo António do Serrado,
Patrocinador da Blogagem de Vinhos e vindimas

5 comentários:

  1. Gostei deste TEXTO.

    Na minha próxima ida às compras, tentarei procurar o Vinho "Touriga Nacional" e conto deixar aqui a minha impressão sobre o mesmo antes do termo desta Blogagem.

    Conheço a zona de Nelas apenas de passagem, mas acho uma óptima ideia divulgar o que de bom se faz na nossa terra.

    Tudo de bom

    ResponderEliminar
  2. Para tão ínclito vinho, aqui vai o meu modesto contributo.

    Jaén, Alfrocheiro e Touriga
    e, além destes, a Tinta Roriz.
    Dumas mal não há quem diga
    doutra também mal não se diz.

    O vinho cresce lentamente
    mas, vejam, o produto final
    alegra o coração da gente
    e ganha um prémio mundial.

    Mas que grande confusão,
    esta é que é de estouro
    dão, a um vinho do DÃO,
    pasmem, medalha “D’OURO”!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida um trabalho de profissional, gostei do seu texto deixa perceber que é um bom conhecedor da produção de vinhos, e concerteza, quando falamos de um mono casta falamos de um bom vinho, em especial do touriga nacional na minha opinião é o rolis roice das dos vinhos
    parabens
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos: Ainda bem que gostaram da descrição deste vinho, que é um dos prémios a atribuir para esta blogagem!

    Obrigada pelos comentários e presença!

    Susana

    ResponderEliminar
  5. João: Pertinente observação esta: é um vnho do Dão com medalha d´ouro!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar