quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vinho de Mêda ou sumo de Uva?

imagem retirada da internet

Não bebo muito vinho. Gosto mais de o apreciar com calma e em pequenas quantidades. Procuro sempre descobrir o que está por detrás de cada vinho. É um jogo muito interessante, quase uma “Paciência”, ou melhor um “Solitário”, descobrir as características do vinho. De seguida o que me dá prazer é poder partilhar essas características com outras pessoas e trocar opiniões com elas. Afinal bebo moderadamente, de preferência, às refeições e socialmente ….

Ainda antes de casar comecei a frequentar a casa dos meus sogros, em Mêda, Distrito da Guarda e na Região Demarcada do Douro. Confesso a minha ignorância de então, em termos dos vinhos do Douro, com excepção para o vinho do Porto que claro, está, já conheço desde adolescente.

A primeira vez que bebi vinho tinto produzido pelo Sr. Heroíno Falhas, fiquei espantado: Não me parece vinho. É tão suave. Não é amargo, devido a um estágio demasiadamente longo em pipas de madeira de carvalho. Não parece conter sulfitos nem nenhum aditivo. Trata-se de um verdadeiro sumo de uva!

Até então eu era um aficcionado dos vinhos do Alentejo e do Dão. A partir daí comecei a apreciar e a beber cada vez mais o vinho do meu sogro, caseiro, produzido da forma mais tradicional e absolutamente saboroso, sem igual! Outros vinhos do Douro DOC se seguiram e bebo com gosto.

O vinho tinto do Sr. Heroíno, produzido a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz, estagia 6 meses em pipas de carvalho francês e depois é transferido para cubas em inox. Tem uma boa cor vermelho violeta, aroma a frutos maduros e a baunilha. Na boca é redondo com tâminos suaves e um final com alguma classe.
Acompanha bem carne de vaca, caça e queijos. Também já o experimentei com outras carnes e mesmo com peixe assado, dado que é redondo e suave, com muita satisfação.

Para quem quiser experimentar este néctar, verdadeiro sumo de uva, o Sr. Heroíno Falhas, vende ao público, nas suas instalações, em Mêda. O vinho é óptimo e o preço é um convite a levar para si e para os amigos!

Escrito por Paulo Antunes


Se acha que este texto o melhor, vote nele na caixa de votos na barra lateral e aproveite para comentar aqui.

1 comentário:

  1. Para alguém que trocou a heroína pela filha do Heroíno. E, fez bem! É d'homem!


    Sumo de uva! Também faço
    e fino, tudo do melhor
    e sem mosto nem engaço.
    Basta-me um espremedor!

    Se quiser coisa melhor,
    coisa mais afinada,
    basta-me um passador
    e varinha electrificada.

    Fica tão bom e docinho
    que não faz nada mal.
    É saúde, não é vinho,
    e é só sumo, afinal!

    Também não lhe minto.
    Nunca deixo o copo a meio
    seja branco ou seja tinto
    é preciso é copo cheio!

    Para mostrar as habilidades
    e nos vinhos ser o primeiro,
    vou às Novas Oportunidades!
    Quem manda, é o “inginheiro”!

    Na casa do senhor Heroíno
    este senhor nunca falhava
    é que uma falha, o menino,
    já por lá catrapiscava!

    João Celorico

    ResponderEliminar