sábado, 12 de setembro de 2009

E o óscar vai para...






Tal como ficou prometido, chegou o momento de divulgar a decisão do júri, relativa à Blogagem Colectiva de Agosto, intituldada "Festas e tradições na minha terra".


Os leitores da Aldeia da Minha Vida , das vinte participações a concurso, escolheram as cinco melhores festas e tradições:

  • Paradela em festa ,Senhora das Neves :dos blogue Fidalgos da Paradela, com 48 votos= 24%
  • Seguirei,uma aldeia transmontana, do blogue Seguirei, da Tânia, com 38 votos= 19%
  • Festa no Barreiro, da autoria da Elvira do Blogue Coisas minhas, com 27 votos=13%
  • Culto à Srª da Nazaré, da autoria da Pascoalita, com 22 votos= 11%
  • Rituais de Inverno, da autoria do Artesão Amável Antão , com 21 votos= 10%
Para a melhor postagem, o júri esteve num grande dilema, dada a qualidade das participações, que defenderam muito bem as festas e tradições das suas terras.

Curiosamente, nesta blogagem estiveram em peso participações de amigos de terras transmontanas, que demonstram nos seus blogues um grande amor pelas suas raizes. Estejam a viver ou não lá, estão permanentemente com a alma nas suas terras, para mostrar o que de melhor existe por lá para conhecer e informar sobre tudo o que passa aos quatro cantos do mundo. São pessoas assim que essas terras precisam, para valorizar a sua cultura, o seu património, para ir ao encontro dos problemas reais e em busca de soluções para as suas gentes.

Entre elas destacaram-se duas participações, ás quais o júri não podia ficar indiferente.

Aos Fidalgos da Paradela, a Olho de Turista felicita-os pelo empenho em participar e divulgar esta blogagem junto dos seus leitores. A prova está no apoio demonstrado nos resultados da votação. É um blogue dedicado à aldeia da Paradela, pertencente ao concelho de Chaves, da autoria de Paulo Ferreira, Márcio Santos, J. Carvalho e de Amélia Marinheiro. O orgulho pela terra está bem presente, em cada postagem. Exemplo disso, foi o anúncio da bandeira, do Brasão e heráldica da Junta de Freguesia de Paradela, editada e tornada pública este ano corrente. Para ver o brasão, clique aqui
Outro transmontano se destacou, não tanto pelos resultados obtidos por parte dos leitores, mas pelo conteúdo e contexto da sua participação:

Um simples artesão utiliza o último grito, que são as redes sociais, para divulgar a sua arte e o seu gosto pelas tradições da sua região, únicas no país. Um verdadeiro achado, em que certamente serão poucos os artesãos, com o seu perfil, que sabe das maravilhas que um simples blogue pode proporcionar às pessoas.

Estamos a falar do blogue Arte e artesanato nas máscaras de Amável Antão:
Na terra de Miguel Torga, vive um grande artista artesão, que procura manter viva a tradição e os rituais da terra, transformando pedaços de madeira em caretos únicos. Peças mágicas que transformam qualquer um que se esconda por trás delas, como se uma nova personalidade acabasse de nascer com elas.

Ambos os blogues destacados têm um trabalho admirável, que não podia deixar em branco na Aldeia da Minha Vida, e que merece o nosso reconhecimento. Como o prémio é apenas um... (que gostariamos muito que se desdobrasse...) depois de muito discutida (...daí o seu atraso...) a decisão do júri foi a seguinte:

Tendo em conta de que 49% incide na escolha dos leitores e 51% incide no júri da Olho de Turista, a balança pesou mais para o lado... para o lado... dos Fidalgos da Paradela, grandes embaixadores da sua terra, por este mundo fora. Os nossos amigos transmontanos vão ter a oportunidade de ir conhecer a Cidade de Trancoso para desfrutar de uma excelente refeição para duas pessoas à moda da Beira Alta no prestigiado restaurante da cidade , o Área Benta, numa data à escolha até dezembro deste ano ( uma oferta do Restaurante Área Benta).
*******
Para melhor bloguista do mês de Agosto, o júri esteve indeciso entre várias pessoas, que marcaram a sua presença desde o início da blogagem, com o verdadeiro espírito do mundo dos bloggers:
São elas a Pascoalita, a Elvira e o João Celorico. Dado que só há um prémio para esta categoria, o júri decidiu que para o mês de Agosto o prémio vai, desta vez para a Elvira. Uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a História e cultura da cidade da Mêda, com o livro " O Concelho de Mêda de 1838-1999", edição da Câmara Municipal de Mêda , uma oferta do autor Jorge Saraiva.
********
Para o melhor comentário, sem margem de dúvida, o prémio será atribuído, pela segunda vez consecutiva ao João Celorico. Novamente inundou o mês de Agosto com comentários em forma de poesia dirigidos a cada um dos participantes que postaram aqui. Para além de ficar a conhecer a aldeia da "Prova" pertencente ao concelho de Mêda, assim que receber em sua casa um belo livro, uma oferta do autor Jorge Saraiva, temos uma surpresa :
Como é conhecimento de todos, na blogagem de Julho levantou-se a questão do facto do João Celorico não ter nenhum blogue para os seus e nossos leitores e amigos poderem desfrutar cada palavra poética sua. Ele respondeu que tal se devia à falta de tempo e pouca experiência para lidar com postagens. A Olho de Turista propôs tornar a Aldeia da Minha Vida, como um espaço disponível para as suas postagens. Como reconhecimento da sua lealdade e grande amizade para com a Aldeia da Minha Vida, a Olho de Turista decidiu abrir um espaço exclusivo para os seus poemas e postagens:

Vamos inaugurar esse espaço e surpreender o nosso amigo, como ele surpreendeu cada um de nós!
Antes que ele venha à Aldeia, vamos entrar, espreitar, acomodar-nos nos seu coração! Vamos encher a sua casa, comentando o que ele comentou a cada um de vocês! Prontos para o desafio?

"Salvaterra no coração"


Para terminar em beleza, falta anunciar os vencedores do Passatempo de Idanha, que irão à Feira Raiana desfrutar de uma saborosa refeição para duas pessoas,entre 14 a 20 de Setembro:

1) Pena
2) Henrique Ferreira

Quem vai passear de burro por terras de Idanha:

- Cusca Endiabrada (pela originalidade da sua participação)

Os vencedores contemplados, quer da blogagem colectica de Agosto, quer do Passatempo de Idanha, é favor de enviarem , o mais rápido possível via email, para : aminhaldeia@sapo.pt , os seguintes dados:

- nome completo (do vencedor)
- contactos directos(telemóvel ou telefone)
- dia que pretendem ir defrutar do prémio
- morada ( para o envio dos livros)

Parabéns a todos!


Nota: não se esqueçam que a blogagem de Setembro está agora a decorrer sobre vinhos e vindimas!
Leiam, votem e comentem!

15 comentários:

  1. Parabéns ao vencedores, e sobretudo parabéns a todos os participantes, pois havia textos muito interessantes. Sendo um dos vencedores quero fazer um agradecimento a quem votou em mim, e também ao júri. O meu endereço para o envio do livro que recebo agradecendo desde já ao autor a gentileza é:
    Maria Elvira Carvalho
    Av. Escola Fuzileiros Navais 71-1º Dtº
    Santo André
    2830-150 Barreiro
    Um abraço e um enorme obrigada a todos.

    ResponderEliminar
  2. A Susana e seus Colaboradores.
    E não é que em Paradela existe mesmo a família de sobrenome Fidalgo.
    E não é que eu até os conheço! Não quem concorreu, mas uma família de Paradela, cujo sobre nome é Fidalgo, isso sim conheço pessoalmente, gente boa, gente transmontana, vivem em Braga. Família de professores, cujo único filho é um cérebro em Matemática. Fernando, se fizeste parte e me lês, um Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos vencedores porque mereceram os prémios atribuídos. Parabéns aos demais participantes, porque havia textos lindíssimos. Fiquei a conhecer muito melhor as festas e tradições do Portugal profundo.
    Foi uma blogagem serena, muito bem disputada. Um abraço a todos e parabéns à Susana e todos os colaboradores do "Aldeia da Minha Vida" por mais esta grande empreitada!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Em primeiro lugar os meus Parabéns e agradecimento à SUSANA pelo admirável trabalho que aqui faz, divulgando aquilo que de mais genuíno há no nosso país! Apenas consigo ter uma pálida ideia do empenho e dedicação que um trabalho destes requer e, de coração, desejo que para além do prazer que acredito isto te proporciona, que por acréscimo te sintas num futuro próximo, também realizada no campo profissional.

    Parabéns aos vencedores! E a meu ver são todos os participantes, sem excepção, pelo facto de partilharem as suas memórias, vivências e emoções.
    Li todos os textos e sinceramente gostei de todos e ainda bem que não me coube a mim a decisão final de escolher, porque me seria muito difícil.
    Obrigada, Susana, pelo carinho que a minha participação te merece.

    Tentarei manter a maior assiduidade possível, até porque é a maneira de ir sabendo notícias da minha terra.

    jinho grande

    ResponderEliminar
  7. Esta coisa das vindimas, uvas brancas, uvas pretas, uvas rosa, vinho e afins, não sei porquê mas dão-me uma alegria que só me apetece cantarolar lol

    Não comecem as vindimas sem mim

    ResponderEliminar
  8. BOM DIA!
    Vim retribuir a sua visita. Dizer o quanto a sua amizade é importante para mim.
    Tem um lindo presente para vc. no blog da Curiosa.
    Passe lá. Te espero.
    Bom final de Semana.
    Sandra

    ResponderEliminar
  9. Viva Susana com muita pena minha não acompanhei devidamente a última blogagem e agora ainda não estive atenta a esta, mas felizmente ainda tenho muito tempo.
    Quero contudo felicitar-te e a todos os participantes e também aos vencedores.
    Quero reafirmar a todos o meu reconhecimento pelos conhecimentos que nos transmitem. Com estes textos conhecemos pormenores do nosso país e é uma satisfação visitar este cantinho.
    Muitos beijinhos
    Alcinda

    ResponderEliminar
  10. Elvira:
    Nós~é que agradecemos a sua presença , smpre simpática aqui!

    Enviaremos o livro, assim que estiver nas nossas mãos!
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  11. Zé do Cão: Não é que o mundo é tão pequeno! Quem diria que conhecias pessoalmente os fidalgos!
    Obrigada pela presença. Certamente que , assim que passarem por cá darão notícias!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  12. Ao todos que marcaram a sua presença: José Pinto,Pascoaltita, Alcinda Leal, Sandra e gatinho frenético, agradeço o carinho e amizade e tamanhas palavras...não mereço assim tanto...

    Esta semana vou estar um pouco desaparecida...vou estar em Idanha esperimentar os tais passeios de burro (não vou roubar o prémio dacusca, não se preocupem) e assistir às actividades presentes nessa feira raiana. ~Por isso não prometo ir vistar-vos...só se tiver um buraquinho pelo meio e net...prometo, sim, quando voltar mostrar o que vocês vão peder...caso não decidirem juntar-se a mim nesses dias!

    Uma boa semana para todos!
    fuuuuuuuui!

    ResponderEliminar
  13. Então divirta-se. E se fizer uma boa reportagem, eu pessoalmente agradeço, já que a minha vida está tão presa, que quase não saio de casa.
    Um abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Em meu nome pessoal como autor do Bloge Fidalgos de Paradela e em nome de todos os Fidalgos, venho agradecer aos votantes e ao júri pela honrosa vitória nesta participação. Um agradecimento especial à Susana pelo seu empenho e pela forma como tem dinamizado estes "concursos".
    Relativamente ao texto da participação, apenas relatei e tentei documentar fotograficamente a tardição centenária da Festa da Nossa Senhora das Neves, Padroeira de Paradela.
    Quanto ao prémio, vai ser um estimulo para voltar a uma zona que visitei à cerca de uma ano e que fiquei com água na boca para voltar. Ainda há algumas localidades que não tive oportunidade de visitar e com este prémio, pode ser que aproveite para conhcê-las e também conhecer pessoalmente a grande dinamizadora do evento, a Susana, a quem aproveito para convidar para nos acompanhar no repasto no Área Benta.
    Já agora, por falar em convites, também gostaria de vos convidar a visitar Paradela e conhecer a sua tradição centenária. Lá vos espero no próximo dia 5 de Agosto.

    Saudações Fidalgas

    Joaquim Carvalho

    ResponderEliminar
  15. Caro Joaquim Carvalho:

    Novamente dou-lhe os parabéns pela vitória e agradeço o seu comentário. Foi uma honra para a Aldeia da minha vida ter os fidalgos da Paradela, como participantes e vencedores da blogagem de Agosto. Quanto ao seu convite, será uma honra conhece-lo, caso seja possível concretizar o encontro, um dia desses, por terras del Rei. Ficaremos a aguardar pelo envio do seu e-mail, com os dados e a data pretendida para usufruir do prémio.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar