quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bebida ingesta


Não haverá certamente ninguém que pelo menos uma vez não tenha participado ou assistido à azáfama das vindimas. Nos meses de Setembro e Outubro, as vinhas enchem-se de gente e em grande animação, as uvas são colhidas e transportadas para os lagares, onde são esmagadas e após fermentação, é recolhido aquele precioso líquido, tão apreciado pelos portugueses e não só.

Sempre estranhei tanta alegria no trabalho, e como cusca que sou, já em criança questionava os mais velhos sobre o assunto. Teriam as uvas um poder mágico que o simples exalar do seu odor nos deixava estonteados duma felicidade contagiante? Ou seria necessário mastigar primeiro alguns bagos?
- Não, diziam-me. É uma espécie de gozo por antecipação ... o melhor vem depois de beber o seu suco!
Lembro-me de assistir impaciente às vindimas, tendo inclusive tentado dar uma ajuda e de, movida pela impaciência própria duma gaiata que segundo o meu avô nascera com o diabo no corpo, ter confundido o meu dedo mindinho com o pé dum cacho, valendo-me ser excluída da Festa.
Dias depois, eu e a Luisa, minha companheira de brincadeiras, observamos grande azáfama no pátio. O meu avô e os nossos pais, carregavam um enorme pote dourado a que ouvi chamar alambique e percebemos que algo de muito extraordinário se iria passar nessa noite.
Aquilo era fantástico! Escondidas no escuro, víamos os homens em grande algazarra, colocar um copo sob um tubo de onde lentamente escorria um "fio prateado" e um após outro bebiam e riam, riam, riam. Sem hesitar, decidimos provar o milagroso suco!

Esperámos que os homens dormissem e pé ante pé avançámos e, de um só trago, bebemos um copo cheio cada uma. As minhas lembranças do alambique e do tão almejado "líquido prateado" terminam aqui. Só me lembro de acordar com uma forte dor de cabeça, numa cama empestada de vomitado e outros fluídos desagradáveis, com a Luísa ao lado gemendo, em idêntico estado deplorável eheheheh

Escrito por Cusca Endiabrada
Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixa de votos da barra lateral e aproveite para comentar aqui.

3 comentários:

  1. Ai ai,vês Cusca.A curiosidade matou o gato.Neste caso,o liquído prateado pos KO a Cusca.Malandras,malandras...Nao foram de meias medidas,foi logo copo cheio...

    Jocas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Olha p'ra ela! Diz que não tem votos! Prove do mesmo que eu já provei. Mas, eu queixei-me à Comissão Nacional de Eleições e envergonhei o pessoal de tal maneira que agora já me andam a seguir. Desconheço as intenções! Faça o mesmo, amiga e tome lá um votozito!


    Será que terão pensado
    que aquele famoso elixir
    teria dentro misturado,
    pozinhos de fazer rir?

    Uma história como há poucas
    que até mete alambique
    merece que às cabecitas loucas
    umas quadras lhes dedique.

    Agora está diferente
    pelo que se vê e se sente
    já não bebe aguardente,
    dá dentadinhas na gente!

    Sim, está diferente,
    está mais endiabrada,
    dá dentadinhas na gente
    mas, já não doem nada!

    Era mais do que esperado!
    Meter-se com o alambique
    só daria, como resultado,
    o”barquinho” ir a pique!



    Esta estória é animada!
    Não digo que já ganhou!
    O meu voto não vale nada.
    Mesmo assim, eu lho dou!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  3. Ai essas dentadinhas... já não doiem nada? Já estás anestesiado?Cuidado, João, se calhar não foram dadas com força...

    ResponderEliminar