domingo, 6 de setembro de 2009

Descobre lugares e sensações de Idanha (2ª parte)

A primeira parte do passatempo terminou e vamos desvendar o mistério das fotografias, com excertos de textos de grandes escritores portugueses:
A primeira foto:



"Nunca se sabe em Monsanto
(Que as águias roçam com a asa)
Se a casa nasce da rocha,
Se a rocha nasce da casa."

Cardoso Marta


A segunda foto:


"Assim, de facto o sentimos: remoto e em degredo.
E Monsanto se chama, de pedra é feito.
-Minha pedra coalhada
-Minha nave de pedra."
Fernando Namora


A foto foi tirada , da porta da capela românica de S. Miguel, com o olhar sobre as ruínas da antiga torre do Peão, situadas numa encosta , antes de entrarem no Castelo dos Templários.


Para a terceira foto, tirada do miradouro da vila, tomei a liberdade de ir buscar palavras de Miguel Torga transcritas pelo nosso amigo João Celorico, num comentário deixado neste blogue:
"Salvaterra do Extremo, 14 de Outubro de 1979" «Atormentado de todas as maneiras, dei hoje comigo a sossegar a alma neste recanto da pátria, que até no nome é bonito, Cada vez amo mais o Portugal velho, já quase perdido, de ruas aconchegadas, largos domingueiros, pelourinhos severos e torres cristãs, fiel à primitiva decência. Sinto-me nele seguro, idêntico, natural e, sobretudo, fortalecido no meu afã de poeta. As coisas podem ser, como os versos, desafios ao tempo. Basta que estejam certas no espaço e na História
Miguel Torga, Diário, vol. XIII.

*****
Para compor o quadro ...mais umas pinceladas sobre ...




"Estas terras de Idanha, abertas a todas as sensações da Beira, são a reconsntrução inteligível de uma linguagem dispersa. Nelas late o coração inteiro da Raia transfonteiriça:olivais e montados, hortaliças e searas; baldios caldeados pela seca fragância do rosmaninho, a esteva ou a menta; promontórios remontos delimitando o longo da planície (...) e o fragor dos rios que delimitam ou que irrompem: o Erges , o Tejo, com as suas verdes ribeiras, as suas gargantas azuis, os longos espaços de voo, a pureza do ar, a luz não usada... Essa consciencia de ser centro fica plasmada na copla popular:

Ai! Ai!
Subi acima ao castelo
Lá ao longe vi a Espanha
Ai!Ai!
Dei um abraço a Monsanto
E o coração a Idanha. (...)"



in: Dirc. de José Maria Bermejo"A Raia"






***** ******
Só quem vai a esses recantos mágicos poderá experimentar as mesmas sensações, com que ficaram esses ilustres escritores.


Agora a segunda parte do passatempo:




O nosso amigo Luís Silva, de Seia, do blogue Oceano das palavras é o realizador de um pequeno filme, intitulado "Os últimos moinhos", que vai ser exibido dia 16 de Setembro na Escola Superior de Educação no Festival de Cinema, que está integrado na Feira Raiana de Idanha a Nova, que irá decorrer de 14 a 16 de Setembro .
Convidamos desde já a abrir o convite que se segue...




Para saber sobre : *o filme "Os últimos moinhos" clique aqui ;
* o Festival de cinema em Idanha a Nova, clique aqui.

Depois de tudo lido e visto, sobre pedaços de terras idanhenses, até dia 10 de setembro, diga-me lá porque vale a pena ir a Idanha- a-Nova?

*****
Dia 11 de Setembro anunciaremos quem serão os premiados do passatempo das duas semanas que irão à Feira Raiana.

Participe!


Para um contacto mais íntimo com a Natureza, o melhor dos melhores comentários feitos durante as duas semanas (de 31 de Agosto a 10 de Setembro) habilita-se a um passeio diferente, de burro, por terras de Idanha .
E boa sorte!
****
Só mais uma coisinha:
Até ao dia 8 de Setembro não se esqueça :
Está em curso a Blogagem colectiva das Festas e Tradições , por isso comente e vote. Está em cusa prémios para o melhor bloguista e o melhor comentário;
Envie o seu texto e foto para a Blogagem Colectiva "Vinhos e Vindimas", que começa dia 10 de Setembro

13 comentários:

  1. AMIGA!
    VIM AGRADECER A SUA PRESENÇA E A PARTICIPAÇÃP NA CURIOSA.
    É UM MOMENTO PARA DESCONTRAIR E COMEMORAR UM ANO DE BLOG.
    FICO MUITO FELIZ QUE VC. VEIO E ACEITOU O CONVITE.
    ESTOU LEVANDO O ENDEREÇO PARA FAZER O LINK.
    GRATA.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  2. jÁ LEVEI O SELO DO VINHO PARA O BLOG uMA INTERAÇÃO DE aMIGOS.
    VAI SER UMA LOUCURA, BEM NO DIA DO MEU.
    MAS VAMOS NESSA.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  3. Vamos nessa amiga! Duas blogagens a começar no mesmo dia, vai ser o máximo!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  4. Ai ai ai! Parece que vai ser mesmo um espectáculo ir aconhecer Idanha, pelo que vejo por aqui. Será que ganhei no passatempo anterior? Será que posso tentar de novo?

    Beijinhos da Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! Claro que podes participar. Força!

    ResponderEliminar
  6. Então se assim é...eu fiz umas pequisas e gostei do que li:

    Idanha, seja a Nova ou a Velha, já me cativou pela sua paisagem natural, pela sua História e tradições. Lá não falta tradições, que procuram manter, como sempre foi...a garraiada que aprenderam com os seus vizinhos espanhóis, aos famosos adufes, cujas mãos artesanais fazem questão de manter, indispensável para acompanhar o toque e encantar a quem escuta, com paixão pela terra.E para não falar das bonequinhas marafonas, especiais da festa de Santa Cruz.

    Na próxima semana, em Idanha é possível fazer de tudo um pouco: desde um passeio de burro , para o melhor dos melhores, até ter uma refeição na festa raiana, onde podemos encontrar divertimento,com a animação medieval, garraiada e espectáculos; conhecer um pouco da cultura com as conferências de geoparque e principalmente com o espectáculo único de cinema em plena natureza.

    Isto promete... ganhe ou não, irei com todo o gosto conhecer essa belíssima terra.

    Joana

    ResponderEliminar
  7. Ai, ai que a coisa tá preta! Este passatempo exige mais empenho e paciência, já que à falta de tempo veio juntar-se a lentidão da internet e a minha "crónica morrinha outonal" que este ano chegou mais cedo eheheh

    Mas prometo puxar eplos neurónios e deixar aqui um comentário digno de Idanha.

    jinhos

    ResponderEliminar
  8. Calma Pascoalita! Não é preciso queimar os neurónios, ainda mal entrámos no Outono!
    Em relação à lentidão da net, se calhar a culpa é dos magalhães, que voltou em força, com a escola à porta!
    Joana: gostei da tua pesquisa. Desafio-te a fazer mais, quem sabe levas a família toda ao evento.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  9. Cara Susana

    Antes do mais, um belo blogue este teu. Conheço os lugares que apontas, a minha comadre Lurdes (mãe da minha terceira nora/filha Estela) é de Aranhas e viúva. Na vida do meu compadre Canaveira, visitámos com eles dois uma série de locais. Monsanto foi, para mim e para a Raquel, um deslumbramento.

    Por isso o encanto da quadra. Na verdade, não se sabe se a casa nasce da rocha ou se a rocha nasce da casa. Bonita ideia, bonita imagem, bonito texto.

    Bom, posto isto, duas coisas, a saber:

    1) tóbrigadinho pela tua visita, cumentário (com o) e convite. Como viste, já te mandei o textículo (com x) e agradeço-te a mensagem de recepção.

    2) Já me inscrevi como teu sehuidor. Amor com amor se paga: agora arregimenta-te tu na Travessa. E diz à tua malta para o fazer (cumentários, com o e inscrição). É uma ORDEM!!!!! Hahahahahaha

    Qjs

    ResponderEliminar
  10. Caro Henrique!
    Que boa disposição a passar em pessoa aqui no blogue!

    Folgo por saber que adorou este blogue, assim como a postagem dedicada a Monsanto. E já agora, se já conheceu Monsanto, num desses passeios com a Raquel, desafio-o a participar neste passatempo, falando sobra terra de Monsanto que o deixou tão deslumbrado!Quem sabe arranja um bom pretexto para rever as terras de Idanha!

    E dia 10 cá estaremos todos, a falar de experiências com os vinhos, para o qual nós agradecemos por ter aceite o convite para participar. E é uma honra saber que passou a seguir os nosso passos na aldeia.
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  11. Para falar de Idanha-a-nova, a minha natal, vem uma nostalgia e uma vontade de voltar, depois de tantos anos de ausência. Ainda parece ontem que assistia à grande festa da Santa Cruz em Monsanto,em que a noiva , com orgulho,carrega o galo de prata. Sim Monsanto tem um galo de prata como prémio de distinção da aldeia mais portuguesa de Portugal.

    Quem for a Idanha, não deixe de visitar Monsanto, a terra mágica e lendária onde vivi a minha infância.

    Um Idanhenese

    ResponderEliminar
  12. Idanha-à-Nova, perante as imagens e as notícias que nos oferecem irá passar a fazer parte do meu roteiro de localidades a visitar.
    Parabéns pela forma como vem apresentando os temas... Muito bom!

    ResponderEliminar
  13. Bom dia Susana!!!
    Fiquei grata e emocionada pelo comentário...
    Não sou tão forte assim...
    A vida ensinou há viver um dia de cada vez...
    Isso me ajuda muito...
    Amei esta aqui e conhecer seu lindo blog...
    Bjks...
    Chrys
    ;)

    Amei as fotografias e os textos

    ResponderEliminar