quinta-feira, 17 de setembro de 2009

NATUREZA E ARTESANATO NA FEIRA RAIANA

Exposição Ano Internacional do Planeta Terra
Foto da Olho de Turista
Desde há alguns dias, a pacata vila de Idanha-a-nova estava num intenso estado de alvoroço. Os seus cerca de 2500 habitantes preparavam-se para serem os anfitriães da 8ª Conferência Europeia de Geoparques, e simultaneamente, os organizadores da XIV Feira Raiana. E não só. Incansáveis, tinham outra surpresa na manga: a 1ª Idanha Film and Internet Festival. As três mosqueteiras, Susana, Susanita e Lena quiseram testemunhar este acontecimento e partiram a aventura. Caros amigos bloguistas, sigam-nos nesta viagem ao mundo da Natureza, da História e da Confraternização de dois povos.
Solar do Marquês da Graciosa
                                                           Foto da Olho de Turista



Na manhã do dia 14, bem cedinho, Idanha-a-Nova torna-se uma vila cosmopolita. Estamos na presença de representantes de 25 geoparques internacionais, vindos de vários países da Europa e do resto do Mundo. Juntos, admiramos a exposição cujo tema é o “Ano Internacional do Planeta Terra – Ciências da Terra para a Sociedade. Entretanto, deambulamos pela vila, entusiasmadas com a paisagem e a amabilidade dos idanhenses. Uma bela casa solarenga com uma janela mainelada e varandas de ferro forjado intriga-nos. É o Solar do Marquês da Graciosa, onde ainda vive um descendente. Situada na praça da república, a habitação tem traços medievais com os 3 corpos, sendo o central mais elevado. Cercada de merlões, tem também um balcão de granito trabalhado, que se apoia em colunas toscanas dos séculos XVII e XVIII. De seguida, visitamos o Castelo de Idanha-a-Nova, pedaços sobreviventes da nossa História.
Castelo de Idanha-a-Nova
Foto da Olho de Turista

Um geólogo, amante da Natureza e da Região, surge no nosso caminho e inicia-se uma interessante conversa a propósito da importância de Geoparques. Quem de melhor para nos elucidar sobre o assunto já que está directamente ligado ao Geopark Naturtejo da Meseta Meridional (zona que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão). Explica-nos que um Geoparque é uma área rica em biodiversidade, com limites territoriais bem definidos, interesses geológicos, históricos e culturais. Aprendemos que temos de conservar e proteger o Património natural e enfatizar a sua utilidade nacional e internacional. Trata-se de um trabalho árduo, mas compensativo, pois contribui para o apoio sócio-económico local, a criação de emprego e a promoção dos produtos regionais de qualidade. Trocamos todos ideias e percebemos a forte vontade que existe em melhorar a vida de quem vive nestes locais e a união existente entre a natureza e as pessoas. Daí, entendemos que o tema da Feira Raiana “Desenvolvimento Local e Cooperação Transfronteiriça – Turismo de Natureza” estava interligado. Antes de se despedir de nós, incentiva-nos a visitar no dia seguinte a 1ª Feira Europeia de Geoparques inserida no recinto da Feira Raiana. Claro que fomos e espreitamos cada stand como se de uma volta ao mundo se tratasse: Noruega, Brasil, Itália, Espanha… e em Portugal, além do Geoparque Naturtejo, destacamos uma novidade: a recente criação do Geoparque de Arouca.
Vista e Caminho para o Castelo de Penha Garcia
Foto da Olho de Turista

Deixamos Idanha por breves instantes e demos um saltinho até Penha Garcia. Percorremos as ruas estreitas compostas por pequenas casas de xisto e de gorrão até chegarmos a umas escadinhas que dão acesso a um miradouro. Estamos nos fragmentos das muralhas do Castelo. O vento sopra, uma águia voa livremente. E no calmo silêncio da tarde, contemplamos a vista ao nosso redor: a barragem, a Serra de Malcata, a Serra da Gata (em Espanha), a planura interrompida pela imponente colina de Monsanto... Contudo a tranquilidade é quebrada por um sublime jantar medieval recheado de bobos, damas e cavaleiros. Assistimos a ceia e as encenações e rimo-nos tanto. Já de noite, aproximamo-nos da barragem para assistir ao filme “Baraka” de Ron Fricke (USA) que lá ia ser projectado. O espectáculo foi de tirar o fôlego. Absolutamente deslumbrante! Avistamos o deslumbrante vale encaixado do rio Pônsul, com o seu famoso conjunto de antigos moinhos.
Vista da Barragem de Penha Garcia, Vale e antigos moinhos
Foto da olho de Turista

Não é à toa que Penha Garcia é chamado o “presépio” da Beira. A barragem, as fragas, os fósseis, a encosta da Serra, tudo se conjuga de forma tão harmoniosa. A ideia do visionamento de um filme só veio enaltecer a grandiosidade do local. E soubemos que será certamente uma experiência a repetir nos próximos tempos. Se voltar a perder esta ocasião, não terá desculpa.
No dia seguinte, parecíamos umas pulguinhas, ansiosas pela inauguração da XIV edição da Feira Raiana de Idanha-a-Nova. Então, tínhamos muita curiosidade em percorrer o recinto e ver os 200 expositores. Pois, é um evento que se realiza anualmente, de um lado e doutro da fronteira, alternadamente. Queríamos sentir essa aproximação entre os povos, conhecer os seus produtos e as suas actividades da zona raiana, e os diferentes sectores, entre eles: o Agro-Industrial, Cinegético, Artesanal, Comercial/Industrial e Cultural. E foi isso mesmo que aconteceu.
Artesão de Torres de Lucano 
Foto da Olho de Turista

Ficámos maravilhadas com dois artesãos que esculpem a madeira: um faz torres de Lucano (Monsanto) e o outro cria imagens religiosas. Ambos usam a memória visual.
Artesão de imagens e objectos religiosos
Foto da Olho de Turista

Estes dois senhores são de louvar, pois fazem um trabalho genuíno e minucioso, valorizando sempre a região. Noutro expositor, ficamos abismadas com os trabalhos de uma artesã: os bordados de Castelo Branco.
Artesã de Bordados de castelo Branco
Foto da Olho de Turista

Ainda temos a imagem gravada na memória do fabuloso vestido de noiva e da colcha, tudo cuidadosamente bordado. Um momento engraçado foi quando não resistimos e tiramos fotografias junto das Marafonas e dos Adufes.
As famosas Marafonas e os Adufes
Foto da Olho de Turista

Gostou desse pequeno apanhado da Feira? Voltamos hoje de propósito a Viseu para vos contar tudo. Amanhã, já estaremos de volta a Idanha e não arredaremos pé de lá até Domingo. Não hesite, venha ter connosco. O fim-de-semana promete muito mais. Pode vir conhecer em pessoa os artesãos e suas obras, assistir as largadas e corridas de toiros ou a actuação dos ranchos folclóricos e das adufeiras. A música estará em foco com concertos de artistas idanhenses como a Celine ou a Ciranda, da banda da terra Moços do Adro…Mas o destaque vai para duas famosas bandas rock – La Frontera (espanhola) e os Blind Zero. Imperdíveis!
Um, dois, três…contamos os minutos…Estamos à sua espera…

23 comentários:

  1. Olá Susana. Passei para te deixar um beijinho e também conhecer um pouco do nosso Portugal que sempre é mostrado aqui no teu blog. Tivemos aqui em Famamlicão uma Feira de artesanato, no começo de Setembro; já terminou; faz-se todos os anos; também é famosa a de Vila do Conde que fica aqui perto e se realiza em fins de Julho e princípio de Agosto. Nesta é sempre muita confusão. pois é zona de praia e pt já imaginas a quantidade de pessoas que a visita. A nossa aqui é mais calminha, pois já é fora dos meses carcteristicos de férias, mas já está a ficar bastante concorrida também. Um beijinho e até breve
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Susana
    A descrição que aqui fazes da Feira Raiana, na Idanha, com todas estas imagens, é fantástica. Também fico com vontade de conhecer Penha Garcia e toda aquela imensidão!

    A visita à aldeia de Cabeça agendada para 27 de Setembro, por coincidir com as eleições parlamentares, poderá ser transferida para o domingo seguinte (4 de Outubro), caso não haja inconveniente. Se isso não for possível, ficará mesmo para a data já combinada, 27 de Setembro. O meu objectivo é dar-vos a melhor atenção possível. Diz alguma coisa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ola Emília!
    Por acaso,já fui a de Vila do Conde,mas a de Famalicão nao conheço.Tenho de ir antes porque adoro artesanato.
    Ah,e tem de visitar Idanha ao vivo,é mesmo muito bonito.
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Ola,José!
    Obrigado pelas suas palavras.Fico contente por ter gostado da descrição da nossa Aventura.Os sentimentos descritos são puros e verdadeiros.Idanha é uma vila tranquila e Penha é como bem fala uma imensidão...de emoções!Para a semana,há mais.Sobre a visita à Cabeça,a Susana depois confirma a data.
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Ah,agora para brincar um pouco com vocês,adivinhem lá quem é quem na foto das 3 mosqueteiras?hum?
    Jocas
    Lena

    ResponderEliminar
  6. Adorei ler tudo! Na impossibilidade de ver ao vivo, pelo menos por agora, é muito gratificante poder apreciar através dos teus olhos. Obrigada, Susana.

    Desde o bonito solar que desconhia e me provocou uma vontade enorme de ir ver mais de perto, ao artenato, bordados e marafonas incluídas (xiiiii fiquei fã das delas eheheh), gostei imenso de ver tudo.

    Bem gostava de já não ter um horário para cumprir e poder ir por aí à descoberta das maravilhas do nosso país, mas como isso ainda não é possível, terei de me contentar em ver de longe.

    Esse TRIO de "marafonas" de carne e osso também está muito bem ahahahah

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. Estive aqui esta madrugada. Volta das duas da manhã. Li o texto, mas já mais para lá do que para cá e aproveitei a visita do João Pestana para marchar para vale dos lençóis.
    Voltei agora para reler e saborear cada frase da excelente reportagem que fizeram.
    Fiquei com vontade de conhecer. Aliás quanto mais conheço Portugal, mais gosto dele, e mais vontade tenho de conhecer outros locais.
    Um abraço e parabéns por este excelente trabalho

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Pascoalita:

    Gostei da ideia do trio de marafonas de carne e osso! Assenta muito bem à minha equipa...de bonequinhas..., que gosta de mostrar o melhor do nosso país, com um Olho de Turista. Este fim de semana vamos continuar por lá para depois contar-vos como foi.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  10. Elvira:
    Puxa!Estiveste aqui de madrugada! Só uma verdadeira bloguista, que gosta de passear pelos blogues estaria a aproveitar ao máximo essa interacção! Acho que te assenta mesmo o título de melhor bloguista. Perdoa-me ainda não ter feito um selo de melhor bloguista,como tenho estado em Idanha, ainda não tive a oportunidade para o fazer..fica prometido que para a próxima semana(assim como o envio do teu prémio).
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  11. José Pinto:

    Em primeiro lugar, o texto foi escrito pela Helena, embora transmita todas as emoções vividas pelo "Trio das marafonas". Concordo que é um belo texto. Por alguma razão a Helena foi escolhida a dedo para fazer parte da minha equipa! Embora tenha feito uma pausa a meio da semana, vou regressar hoje para Idanha, mas fica a promessa que na próxima semana irei apresentar a minha nova equipa que vai trabalhar comigo para mostrar a todos vocês as maravilhosas aldeias que existem no nosso país. Fiquei satisfeita por saber que ficou com vontade de conhecer Penha Garcia. Acredita que vai valer a pena conhece-la! Nós ficámos susrpreendidas com o que vimos, pois as fotografias que já tinhamos visto desse lugar, não fazem a sua justiça. É daqueles sítios em que só indo lá ´consegue-se sentir a emoção que nós sentimos, quando vimos a paisagem especracular dessa aldeia.

    Em relação ao adiamento da visita à aldeia da cabeça, confesso que só reparei depois na coincidência das datas...mas^`a partida, estará tudo bem para esse dia 4 de Out.

    Um bom fim de semana!
    Susana

    ResponderEliminar
  12. Oh! tou furibunda com este sistema. Apaguei um comentário por engano e não tenho tempo nem pachorra para escrever de novo.

    O meu servidor (tenho de atribuir a culpa a alguém, não?) demora imenso tempo a abrir as páginas do Blogue, e como vou trabalhando ao mesmo tempo nas aplicações daqui, por vezes chego acabo por "perder-me".

    Pareceu-me ter publicado um comentário em duplicado e ... tunga, apaguei-o!

    ResponderEliminar
  13. Olá Pascoalita!
    Faço parte das marafonas de carne e osso!
    Espero que tenha gostado do nosso trabalho feito em Idanha.
    Gostava de saber qual é o comentário que apagaste? Espero que não seja mal!Fico á espera. Já agora adivinha qual das marafonas eu sou?

    Beijos e abraços
    Susanita

    ResponderEliminar
  14. Fiquei com muita pena de não poder ir à feira.
    Também tinha intenção de ir a Castelo Branco ver as magníficas colchas bordadas, mas nem sempre os nossos planos são concretizáveis devido a situações que não podemos prever.
    Mas vou marcar na minha agenda, logo que possível, uma visita à vossa região.
    Beijinhos para as três meninas que estão lindas na foto.
    Júlia

    ResponderEliminar
  15. Eu sei! Eu digo! Se acertar ganho um prémio? E o Trio "Marafonas de carne e osso" são ...

    Da esquerda para a direita:

    - SUSY - a nina de ólicus
    - LENA - a nina mais maior grande
    - SUSANITA - a nina com ar angélico e mais minorca como eu)

    Acertei? cadé o prémio, cadé???

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  16. Obrigada Júlia.Fiquei babada com o elogio.Eu é ao contrário,desconheço muito a zona a sul do Tejo e o Alentejo.Tenho apontado para ir assim que a vida,claro,providenciar.É verdade que as nossas vidas são sempre condicionadas e até quando planeamos algo,surgem imprevistos.Quando puder ir e quiser alguma dica sobre os locais,diga.
    ò Cusquita,só podia...será que acertaste,será que nao?vou ver se outros adivinhem...Gostei do mais maior grande ;) 1m70...
    O prémio tens de perguntar a nina do ólicus.
    Jocas gordas de bom fim de semana a todos!

    ResponderEliminar
  17. Bites como eu adivinhei? Bites?! Quem é cusca, quem é???

    dentadinha

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Este é um comentário-lembrete:
    Amanhã, dia 20 de setembro, é o dia da Blogagem Coletiva em comemoração ao 1º aniversário do meu blog: Uma carta para mim.
    Como seu blog é um dos inscritos estou passando para lembrar.
    Espero por você!
    Elaine

    ResponderEliminar
  19. Ola Elaine!
    Não me vou esquecer.Alias,vou la espreitar já.
    Obrigada por ter passado por aqui.
    Cusquinha,será,será que acertaste mesmo?lol...
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  20. Belo trabalho.

    Gostei imenso. Com estes eventos estão a aliciar-me a ir conhecer Idanha-a-Nova.
    Terá que ser para um fim de semana destes, quem sabe se dará para daqui a 15 dias.

    Os meus Parabéns!

    ResponderEliminar
  21. Obrigado,Willoughby!
    Ficamos muito contente por despertar-lhe a vontade de ir até Idanha.Se for,aproveite e dê um salto até Penha Garcia e às Termas de Monfortinho.Vale a pena.
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  22. Susana e Lena,

    Vim fazer visita de médico - daqueles que nem examinam o paciente... rs - mas é difícil passar por aqui e não ficar encantado e "detido", do tipo:

    - Sujeito, teje preso!

    Fiquei maravilhado com as torres em madeira do artesão de Lucano e demais artesanatos, fotos e paisagens. Será que algum dia conseguirei ir a Portugal?

    Sou neto de português e me dou bem com os da terrinha. Vocês são gozadores dos brasileiros e eu adoro mexer com os portugueses. Ora pois, pois ó Susana! Ó lena! Eu e a Sonia iríamos tocar fogo na festa.

    Este resto de semana vai ser corridíssimo para mim. Vou fazer novos exames médicos para ver como andam as coisas. Quero ver se vai dar para eu fazer o prato que tenciono participar na blogagem de outubro. Aguardem-me.

    As postagens estão maravilhosas e o Aldeia da Minha Vida está fazendo história na minha... vida é claro!

    Abraço do amigo,

    Antonio

    ResponderEliminar
  23. Caro António!
    Obrigado pelas palavras.Fico feliz em saber de si :) Desejo que os exames e tudo corram bem. Ui,prepare-se porque quando ler o seu prato,tentarei fazê-lo em casa.Há perigo? Há,eu na cozinha...ai ai...só se forem doces.
    Um dia,trocamos:o António vem pa Portugal lá pa casa e eu vou po Rio,Legal?
    É maneira a ideia ;) Eu não gozo:Adoro o Brasil.Ah,e o Rodrigo Santoro,claro.ihihi
    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar