quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mais aventuras na feira...

Regressámos novamente a Idanha no final de semana , desta vez apenas duas "marafonas"... eu  e a Susanita. A Lenita resolveu ficar em Viseu e não sabe o que perdeu...

Num único fim de semana, experimentámos de tudo um pouco. Foram  sabores, saberes e verdadeiras aventuras.

Começámos com um quase pequeno almoço à moda raiana, o chamado "tiborne":  barrando azeite  na tosta, misturado com sal ou açúcar, para sentir o doce do salgado , conforme o gosto de cada um. Hum!  Uma delícia! Tem o gosto suave deixando no final um pico na garganta agradável;  a sua cor é amarelado extra virgem. Enquanto degustavamos, explicaram-nos que se trata de um costume de longa tradição de idanhenes para o seu pequeno almoço, que terão aprendido com os seus vizinhos espanhóis. Ficámos a saber também que é  no Ladoeiro onde se concentra a maior parte da produção, com cerca de 8065 hectares, razão pela qual renasceu há 4 anos a Cooperativa, com o nome de Coopagrol .Com isso descobrimos que afinal não são apenas melancias que se  produzem por lá!

Ficaram com água na boca? Quem quiser experimentar, sempre pode ir , num desses dias em passeio até  à Cooperativa, no Ladoeiro, comprovar se tenho ou não razão!

Foto da Olho de Turista

Depois desse "quase" pequeno almoço à espanhola, iniciámos uma autêntica aventura na feira. Primeiro pregaram-nos um susto ...uns camponeses que andavam por lá a passear  uns burritos. Estavam muito entusiasmados por saber que a nossa rapariguinha cusquinha ia ser cliente deles ( Trilobite aventura),  para aquele passeio de burro que eles amavelmente iam oferecer, lembram-se?...Mas a malandra não apareceu ( acho que assim que os viu  ficou cheia de medo e fugiu...).


Foto da Olho de Turista

 Da freguesia de S.Miguel de Acha, estava um estande com o único vinho que existe no concelho de Idanha. Sem saber quem eramos, logo que nos viu com a máquina fotográfica na mão, o promotor do vinho  quis ser nosso modelo fotográfico para apresentar o seu belissimo vinho Subito. Curiosas como somos, fizemos uma montanha de perguntas, ainda para mais quando a blogagem colectiva deste mês é sobre vinhos e vindimas. Ficámos a saber que é um vinho, da região demarcada da Beira Interior, que tem como conceito, um vinho com regra, daí a empresa chamar-se de Viniregra. Trata-se de uma novidade, porque foi lançado no mercado na presente feira. Sendo um experiente em vinhos, pedimos-lhes uma descrição do mesmo: "o seu aspecto é límpido, a cor violeta profundo, o seu aroma é muito complexo, pois é constituído por o aroma de fruta madura, cereja, e baunilha". Acompanha bem carnes grelhadas ou bem temperadas, bacalhau assado ou grelhado, também acompanha o queijo curado e de meia cura.


Foto da Olho de Turista

Depois dessa conversa, que deu água na boca para o almoço...outras emoções bateram à porta, nunca antes experimentadas.  Emoções reais  num local onde jamais imaginava estar... a tão curta distância...sentindo quase na pele o medo pelo perigo eminente, encarado como um grande desafio. Conjugavam-se, como  uma dança de forças ,entre o Homem e o animal . Uma arte, um legado de longa data , bem enraizada  e muito apreciada entre os idanheneses.  Adivinhem onde estivémos...na tourada.

Agora imaginem, uma tourada em versão infantil, em que em vez da Branca de Neve, estava  "El Chino torero  e os  seus anoezinhos forcados"; uma largada de touros na Manga; uma corrida de touros e outra com forcão incluído.Saimos umas verdadeiras "experts"...

E mais não vos contamos. Se quiserem, vejam a segunda parte do filme que fizémos e , daqui a dois anos, quando se realizar a feira raiana, estão convidados a conhecer, pessoalmente.





Não se esquçam de ler, comentar e votar os textos da blogagem colectiva dedicada aos vinhos e vindimas.
Para ler clique aqui

13 comentários:

  1. Susana,que viagem inesquecivel!Adorei seu texto!Me diverti e fiquei com água na boca!...rsss...Bjs,

    ResponderEliminar
  2. Gostei do texto e do filme. Quem sabe daqui por dois anos...
    Já li os textos há muito e já votei. Muito embora o texto que eu mais gostei, não esteja a votos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Anne!Bem-vinda a Aldeia!
    Cara Elvira,daqui por dois anos,lá nos encontraremos e experimentaremos as tostas com azeite.
    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Olá Elvira! Bem que gostaria de saber qual seria esse texto que tanto gostaste...e quem sabe, daqui a dois anos lá estaremos em Idanha!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  5. Ola!
    Vim agradecer a sua presença na festa do meu aniversário.
    A festa estava muito linda. Nossa, fiquei encantada.
    Foi um dia muito especial e diferente na minha vida.
    Nunca pensei que pudesse comemorar aniversário virtual, assim tão lindo e afetivo.
    Sua presença foi de uma valia sem fim. agradeço seu enorme carinho e dedicação.
    Fiquei muito, muito feliz com a sua presença.

    Conquistar pessoas, não é assim tão fácil. Mas acredito que o carinho sincero que tenho dedicado a cada uma das pessoas que passam pelos em meus blogs, me faz ser cada vez mais querida e visitada.
    É com todo este carinho que me dedico para fazer o melhor, para lhe oferecer.
    Muito Obrigada pela presença.
    Me senti muito orgulhosa, em receber você.

    Com Muito Carinho
    Sandra

    FALTOU A SUSAN!!!!

    ResponderEliminar
  6. Uffa! Alguém me chamou?

    Pois foi tal a correria que até fiquei de olhos em bico. Susanita, tu não me voltes a pregar uma partida dessas, miúda!

    Os jericos até me pareceram pachorrentos e eu estava pronta para dar uma volta pelas ruas de Idanha naquele peludinho cinzento, sabes?

    Mas quem me pregou um valente susto foi essa dupla de camponeses que se atravessou no meu caminho, de faces vermelhas e dentes arreganhados que cheguei a pensar que eram alguns enviados dos meus parentes para me levarem de volta ao Inferno!

    Puxa!!! Fugi a sete pés sem nunca olhar para trás e só parei quando perdi as forças.

    E vós afinal tivestes mais medo deles ou dos burros?

    Mas, sabes, eu fiquei muito triste ... queria tanto sentir o gostinho da pinga que aquele simpático estava a dar a provar ... hummm tinha cá um cheirinho a frutas maduras.

    Achas que se lá voltar corro algum perigo?

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  7. Chiça,Cusca,fostes parar longe,rapariga!
    Naaa,acho que os camponeses eram inofensivos,estavam corados do sol.lol...Podes lá voltar,mas a feira só daqui há dois anos.Mas a Idanha,vai lá,ainda deixamos azeite pa provares nas tostas.Cuidado desta vez é com os touros,sim?Não vás de vermelho!
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  8. Olá,Sandra!
    De nada,sempre às ordens :)
    Qual das susanas é que faltou à festa?A susana ou a susanita? Ai ai ai,qual das malandras é que foi?
    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, people!

    Lá consegui arranjar um tempinho para vir rever estas maravilhas e saber mais um pouco de história que a nina Susana faz o favor de nos oferecer.

    Hummm azeite no pão recordou-me a minha infância. Eu e os meus irmãos chegavamos a entrar em disputa a ver que fazia a pirâmede mais alta eheheh eram camadas de azeite e açucar até a base aguentar eheheh

    Mas esta minuciosa descrição que dos sabores, sensações e feitos dos petiscos despertou as minhas glândolas gostativas que tanto trabalho me tem dado manter sonolentas, o que segundo alguns psicólogos pode, por si só, desencadear um processo que leva à obesidade! É que parece estar provado que aquele ditado antigo "os olhos também comem" tem fundamento e parece que "comer em pensamento" também não é tão absurdo como parece.

    Por isso, menina Susanita, se eu começar a opar, já sabes quem responsabilizo eheheh

    jinhos
    P.S. tive de escrever isto duas vezes (nem sei como tive pachorra) o servidor do meu trabalho (devido aos filtros) continua a teimar que isto não é "trabalho" eheheh

    ResponderEliminar
  10. Venho agradecer à Lena o convite simpático que me deixou no romãs. Vou estar ausente e não poderei participar na próxima blogagem. Não tenho aldeia, sei pouco falar sobre...beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Gostava? Pois eu digo, Susana. O texto que eu tanto gostei foi o do Zé do Cão. Maravilhoso aquele texto. Tem tudo até humor...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Deve ter sido uma aventura e tanto!E está muito bem contada. Faz-nos viver também, sentir as mesmas emoções! Passei para desejar um bom fim de semana e deixar um beijinho grande. Tenho feito poucas visitas por causa do trabalho, mas prometo voltar mais vezes. Fiquem bem.

    ResponderEliminar