quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Duas blogagens numa só!

Hoje começam duas blogagens colectivas: - uma é dinamizada pela nossa amiga Sandra, do Blogue Curiosa a propósito do seu primeiro aniversário, com o tema "Porque criou o seu blogue". Achei interessante o tema, pois vem mesmo a propósito para dar a conhecer a minha motivação para dinamizar este blogue, da Aldeia da Minha Vida.



Este blogue começou a sua aventura em Maio como um livro virtual, com o objectivo de formar uma colectânea de textos da autoria de bloguistas e não bloguistas convidados, a propósito de vivências, paixões, curiosidades à volta das aldeias portuguesas. Sentimos que as nossas aldeias bem como as suas tradições, saberes e culturas peculiares estão a ficar esquecidas e desvalorizadas, assim como grande parte do seu património construído e paisagístico. Doi saber que corremos o risco de perder todo um legado, que passou séculos de boca em boca, de pais para filhos, quando agora temos uma tecnologia de informação que nem passava pelos sonhos dos nossos avós alguma vez existir, mais rápida que o próprio sismo, mas que quase nada sabe dessas aldeias perdidas no monte. É precisamente para não perder esse saber popular das nossas aldeias, que nós estamos aqui todos os meses com um tema diferente, mas sempre ligado a essa cultura popular.

***
Cada mês propomos temas diferentes:

Tem sido uma experiência fantástica , pois superou de todos todas as nossas expectativas, pela forma com que muitos de vocês entregaram, de coração aberto, o amor e a paixão pela aldeia das suas raizes ou dos seus sonhos, que um dia encantou, num belo passeio de domingo. A prova disso foi o vencedor de Junho, com a terra de Ouguela, de Jorge Reis e o vencedor de Julho, com a Aldeia da Cabeça, do José Pinto.*




Com o mês de setembro começa uma nova blogagem, aqui na Aldeia da minha vida, a propósito de Vinhos e Vindimas. Um tema que achámos pertinente dedicar, numa época em que muitas regiões do país de Portugal começam as famosas vindimas. Como os vinhos fazem parte da nossa cultura, pensámos convidar pessoas ligadas ao tema, desde profissionais do ramo, a amadores ou curiosos que quisessem partilhar ideias, experiências sobre o mundo dos vinhos, com todos nós. São variadas as participações à volta desta temática , desde simples e singulares histórias vividas na primeira pessoa sobre a realidade dos trabalhos vinícolas; a dicas de como seleccionar o vinho, na hora de se sentar à mesa; a relatos e descrições de vinhos de apreciadores de vinhos, quase do outro mundo; à história do próprio vinho.



Queremos desde já agradecer a todos, que aceitaram o nosso convite para participar e dar um pouco da sua paixão. Esperamos que todos, que por aqui passam, gostem dos textos e retirem algum valor acrescentado dos mesmos. Peço a todos a amabilidade de votar o melhor que entendam, comentar e divulgar junto dos vossos amigos, para virem participar também, levando consigo um selo para o vosso blogue.






Tal como as edições anteriores, a blogagem de Setembro também tem prémios para oferecer**:







  1. Prémio Melhor Post: **
  • 1 garrafa da Quinta do Sobral (Dão, DOC, Touriga Nacional 2006)
  • 1 garrafa de Monte Aljão (Dão, Doc Vinho Tinto de 2004)
  • 1 garrafa de Barrão de Nelas (Dão. Doc. Vinho Tinto de 2005)


2. Prémio Melhor Comentário:**
  • 1 garrafa da Quinta do Sobral (Dão, DOC, Touriga Nacional 2006)
  • 1 garrafa de Monte Aljão (Dão, Doc Vinho Branco de 2008)
  • 1 garrafa de Barrão de Nelas (Dão. Doc. Vinho Tinto de 2005)


3. Prémio Melhor Blogueiro:**

  • 1 garrafa da Quinta do Sobral (Dão, DOC, Touriga Nacional 2006)
  • 1 garrafa de Barrão de Nelas (Dão. Doc. Vinho Tinto de 2005)

Dito tudo isso, gostaria que os leitores pensassem e comentassem esta filosofia da Aldeia da Minha Vida, considerando alguns pontos, como:
  • O trabalho desenvolvido;
  • O concurso; modo de votações, prémios;
  • Sugestões de melhoramento do blogue.

Quero ainda relembrar que :
-ainda está em curso o passatempo "Descobre lugares e sensações de Idanha"(2ºparte), que termina hoje à meia-noite. Participem!

*Pedimos desculpa aos participantes da Blogagem de Agosto, pelo facto de ainda não publicarmos os resultados, pelo facto de o júri apenas se reunir hoje, sobre este assunto.

Amanhã, dia 11 de Setembro, iremos publicar a decisão do júri relativa à blogagem de Agosto, bem como do passatempo de Idanha a Nova.

Até lá uma boa blogagem para todos!
___________

** Os prémios são uma oferta de produtores do vinho do Dão:

Quinta do Sobral, Santar (Nelas);
Carlos Barahona de Brito (Barão de Nelas), Vilar Seco (Nelas);
Casa do Monte Aljão, Cativelos (Gouveia).

35 comentários:

  1. Amei a postagem sobre porque criamos o blog.
    É maravilhoso, quando podemos compartilhar essas culturas com as pessoas. Foi assim, que aprendi amar, Portugal. Participando dessas culturas, aqui em seu blog.

    Já postei o vinho.
    Vamos tomar.
    Tem uma taça, lá te esperando.
    Tem bolo na Curiosa, também.
    Com muito carinho
    Susan.
    Sandra

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita e pelo convite! Vou j+a a seguir! Bjs Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana!

    Vim dar-te os parabens por esta blogagem. Não deve ter sido fácil arrancar desta malta um testemunho sobre as vindimas eh, eh, eh!

    Vou ler com calma todos os post e é claro, vou votar em mim (eh,eh,eh) .Estava a brincar, é claro!
    Bjs Joana

    ResponderEliminar
  4. Que grande pedalada! A Susana é do género: saio daqui, vou para ali, entro aqui e já "quistou"! Sempre a malhar na promoção das aldeias do interior, no património cultural, nas suas tradições, nas suas gentes! Como consegues? Parabéns.
    Virei ler com atenção os belíssimos textos desta postagem dupla e, sempre que puder, comentarei.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns e parabéns duas blogagens perfeitas.
    Uma verdadeira aula.
    Adorei conhecer seu espaço, bom por demais.
    Também estou nessa blogagem da Curiosa!
    Beijos e beijos!

    ResponderEliminar
  6. José Pinto, Rô e joana: Obrigada pela vossa presença aqui na aldeia. Estejam à vontade para ler, comentar e votar calmamente. Têm 19 dias para o fazer, sem stress!
    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  7. Muito legal tudo isso! Reu blog é muito bom com as blogagens que programas.Posso ainda participar? Como faço? beijos,chica

    ResponderEliminar
  8. Chica:
    Podes participar, mas já não podes ser contemplada nas votações, uma vez que já começaram. Envia um texto com máx 25 linhas e uma foto para aminhaldeia@sapo.pt.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  9. Susana foi com uma agradável surpresa quando se despediu de mim com um beijo de Viseu visto que tenho amigos em Nelas e Algerás.
    Maior surpresa foi ao visitar o perfil e vejo Meda, Guarda, ora a minha mãe e o meu pau são de perto de Vila Franca das Naves (póvoa dél Rei e Freixedas), tenho tios desde Póvoa do Concelho e primos em Trancoso. Como já sabe as minhas raízes e coração residem na Beira.
    Uma boa surpresa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa tarde !

    Gostei do teu blog.
    Adoro vinho !
    Vcs teem um vinho que gosto muito, é o vinho do porto, aqui em casa sempre tenho uma garrafinha.

    Obrigada pela vista,
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Amiga Susana. Antes de mais nada muito obrigado pelas palavras e visita.Peço que volte sempre. Bem... não sou um especialista em vinhos. Sou de uma região quente, onde hoje por exemplo já marca 34graus. No verão mesmo chega até 38.No inverno dá uns 20 a 22 graus.Então não é uma grande tradição aqui.Mas tomo também de vez em quando uns vinhos.Acho muito elegante. Gostei de sua aldeia. Estou prestes a publicar um texto odne digo que a língua e a tradição de um país devem ser respeitadas ao nível de sua própria bandeira. Portanto, parabéns por sua ideia e por manter as tradições de seu pais.Grande beijo para você. Joguei âncora,aportei por aqui

    ResponderEliminar
  12. Olá Susana,
    Muito obrigada pela visita,pelo o comemtátio, e pelas bonitas palavras que lá deixou.Também gostei muito do seu blog, e do seu empenho em divulgar a sua aldeia a sua terra o seu país.
    Por tudo isto vou seguila.

    deixo o meu carinho, José

    ResponderEliminar
  13. Querida Susana, venho agradecer sua simpática visita e comentário. De fato, se não fosse meu querido amigo não conheceria pessoas tão legais e doce como nosso amigo "Pena" e espero que me comsidere, a partir de agora, sua amiga também.

    Adoro vinhos, embora não entenda nada sobre eles.

    Parabéns pelas blogagens, ficaram ótimas.

    Voltarei para te ler mais e sinta-se a vontade na minha casa ok?

    Bjss

    ResponderEliminar
  14. Uau! Aqui sim, há "pinga" da boa ... já daqui não saio eenquanto não abrirem as garrafas eheheh

    ele é "Touriga Nacional", ele é "Barão de Nelas", ele é "Monte Aljão" e tudo de 1ª categora! Só falta mesmo aqui é uma garrafinha do tal "suco prateado" que também se obtém das uvas e até faz a gente ver estrelas e cair de cu eheheheh

    E já que estamos a falar castas e qualidade de vinhos, vou querer provar todos! Mas só uma pinguinha no cimo do copo, pode ser?

    Seguindo o raciocínio do visitante e amigo José Pinto que visitarei mais tarde, a SUSANA é assim a modos que quase tão eléctrica como eu "TÁKITÁLI" ihihihih

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  15. Muito legal! Também considero meu blog um livro aberto!!!
    A ideia de divulgar as cidades no blog também gostei!
    E os anúncios no fim (sobre vinhos)também ficaram muito bons!
    Obrigada pela visita!
    Bjão!

    ResponderEliminar
  16. BOM DIA PARA VOCÊ!

    QUE ESTE DIA SEJA MUITO LINDO.
    VAMOS ABRIR OS PRESENTES DA CURIOSA.
    PASSE LÁ NO BLOG: UMA INTERAÇÃO
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/
    Será uma grande alegria, abir aos poucos os presentes recebidos.
    Vamos nessa!!!

    Com muito Carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  17. Bela: Cada vez mais acho que o nosso mundo é muito pequeno! Poedemos estar espalhados pelo mundo fora...mas o caminho das nossa raizes acabam por bater no mesmos lugares...

    Então posso consiedra-te uma verdadeira beirã , como eu! Se assim, convid-te a visitar o clube das mulheres beirã. Está lá uma senhora que é de Trancoso e quase que aposto que aconheces, pelo menos de vista!

    Gostei da tua presença aqui! Serás sempre bem vinda, amiga!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  18. Bandeira: È bom saber que aprecia o Vinho do Porto. Também é o meu preferido...mas tenho um em especial...que é o vinho caseirinho do meu pai.

    Obrigada pela sua presença aqui!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  19. Só participa quem é de Portugal? Beijus

    ResponderEliminar
  20. Carlos: Beber um vinho é mesmo um acto de elegância.Um prazer, uma arte, que estou a descobrir aos poucos, com a ajuda do meu marido.
    Podes crer que vou passar acompanhar o seu blogue e assim espero que você se sinta bem aqui, nesta aldeia bem portuguesa, lendo, comentando e votando nos melhores!
    Abraço Susana

    ResponderEliminar
  21. Olá Luma:
    Claro que não! Todoos podem participar! A nossa amiga Sandra também está a participar com um belíssimo texto sobre o vinho de Caxia, um vinho do Brasil.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  22. Olá José , Neide e Nanda!
    Obrigada pela vossa presença e comentários. Sejam bem vindos à aldeia da minha vida e estejam À VONTADE PARA LER, COMENTAR E VOTAR OS TEXTOS AQUI PRESENTES NESTA BLOGAGEM, ATÉ DIA 28 DE sETEMBRO.

    ABRAÇO, SUSANA

    ResponderEliminar
  23. Cusquinha, se calhar temos é bateria duracel...se calhar é do vinho do pipo do meu pai...que bebo às escondidas...na cxalada da noite...fui na cantiga de quem bebe pelo menos um cálice de vinho por dia, tem vida longa e muita energia...

    Não há nada que blogar , acompanhada com um bom vinho. Dizem que blogar faz bem, tal como o vinho...desde que seja com moderação...não vá apanhar vícios...logo duplos...
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  24. Ai tanta animação!Que fixe,que bom!
    Já li os textos todos.Comentei alguns.O da Cusca tinha de ser,virei fã da nossa "Dentadinhas".
    Então,menina Susana,a bebericar às escondidas? ai ai ai..bom,vinho do Porto tb gosto,acho k em casa nao tenho.Mas bom mm é Sangria de tinto.E a de champanhe,já provaram?Provei no dia dos namorados no ano passado,à vontade era beber o jarro todo,nao se dá conta.lol

    Jocas gordas

    Lena

    ResponderEliminar
  25. Divulgar nossa Terra, nossa Aldeia é maravilhoso principalmente com um bom vinho. Parabéns pelo lindo e criativo blog, sucessos Abraços Heudes.

    ResponderEliminar
  26. Susanita
    Agora é as vindimas e como a seguir vem o vinho, já adiantei serviço.
    O melhor é organizares umas provas... dele.
    Sabes, o "senil" se calhar já está a atacar.

    beijocas

    ResponderEliminar
  27. Um BLOGUE digno desse nome! Haja alguém que faz alguma coisa para divulgar as coisas boas que há no nosso país, a ver se tira este povo do marasmo em que qanda, a começar por mim eheheh

    Engraçado, faz-se aqui referência ao facto de por vezes nos apercebermos como o mundo é pequeno e acabo de reparar em 2 AMIGAS, já sobejamente conhecidas. Até já me ocorreu se uma delas, a Cusca Endiabrada não terá sido clonada eheheh

    Mas este ambiente está fixe! Calhar é mesmo efeito do vinho eheheh

    Já levei o SELO para o meu refúgio.

    Um beijo

    Adry

    ResponderEliminar
  28. Olá Susana,
    Por razões que me ultrapassaram não consegui em Junho participar na blogagem "Aldeia da Minha Vida", como teria sido meu desejo. Fico muito feliz por ver que levou o seu projecto para a frente e que vai de vento em popa. Foi bom a Sandra ter tido esta iniciativa. Foi uma óptima forma de nos reencontrarmos.
    Não sei muito de vinhos para poder participar agora, mas espero poder colaborar aqui no seu blogue. Dar-me-ia muito prazer e muita alegria.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Um grande beijinho,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  29. Retribuindo a visita.

    Interessante o motivo da criação do teu blog, para preservar a cultura de Portugal, bem como expandir o conhecimento de outras pessoas...

    Vou voltar mais vezes aqui.

    Fique com Deus, menina Susana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  30. Gostei de saber o motivo inicial para cirares este blog, acho muito louvável :)


    Vinhos e Vindimas, cool tenho de cá voltar... mais pelos vinhos que pelas vindimas ;)

    ResponderEliminar
  31. Confesso que de vinhos percebo pouco, sou aliás aquilo a que se pode chamar uma não apreciadora uma vez que só gosto de vinho branco e sempre ouvir dizer que os bons apreciadores são os que gostam de tinto..razão pela qual embora poensasse e pensasse...não me saiu nada que pudesse considerar apto para participar nesta blogagem colectiva.
    Mas o tema da próxima...esse sim já me agrada por isso ...me aguardem!!

    ResponderEliminar
  32. Oi, Susana!! Acabei de postar! http://luzdeluma.blogspot.com/2009/09/todo-homem-e-uma-ilha-eu-sou-ibiza.html
    Boa blogagem! Beijus

    ResponderEliminar
  33. Desculpem, qualquer coisinha! Fui pôr o meu intróito um bocadinho mais acima! Por isso aqui vai, novamente. Eu bem digo que isto não está bom. É muito movimento, para a minha cabeça!!!


    Ó da casa! Posso comentar, posso?
    As minhas desculpas, principalmente aos meus "seguidores". Se aqui não tenho estado é porque não tenho podido. Eu avisei-os! Ponto final!

    Para se entreterem, aqui lhes envio o meu intróito aos comentários que a todos farei. Aguardem só mais um pouco. Está bem?

    Já a Salazar se ouvia dizer
    e, disse-o até muitas vezes.
    É o vinho, quem dá de comer
    a um milhão de portugueses!

    Se em terra de invisuais
    que tem um só olho é rei,
    aqui estou eu, sem mais,
    comentando o que não sei!

    As ideias são minhas,
    vai tudo no mesmo saco,
    os vinhos e as vinhas
    e os amantes de Baco!

    Nisto de vinho eu acho
    é que, quem dele beber,
    pode ficar “borracho”
    ou, apenas entontecer!

    Por aquilo que aqui topo
    meus amigos, podem crer,
    é que nem é preciso copo
    o que é preciso, é beber!

    De uvas crestadas ao sol
    fala esta blogagem animada.
    Para alguns, é tudo “briol”,
    para outros, aquela “pomada”!

    Até nas cantigas, o vinho,
    se sobrepõe à linda vinha.
    Os homens pedem um copinho
    mas, que o traga a Clarinha!

    E se, muito amavelmente,
    os comentários me pedem,
    espero que toda a gente
    com eles se embebedem!

    Depois de comentar
    e beber “à maneira”,
    vou-me já retirar,
    e curtir a bebedeira!

    E, após bem visto, tudo,
    vamos a ver que o prémio,
    como partida de Entrudo
    vai parar a um abstémio!

    Por vezes nos meus versos
    a musa nem sequer poisa.
    Por isso eles vão dispersos,
    e não digo coisa com coisa!

    Divirtam-se, que eu vou continuar o trabalho!

    Bem hajam, por ainda não terem corrido comigo

    João Celorico

    ResponderEliminar
  34. Amiga Helena,

    Estive a ler com mais atenção as novas regras, aliás confesso que não tinha lido correctamente quando decidi enviar o meu texto - Barca Velha -

    Sei que excedi o número de palavras ou linhas.
    Li agora 25 linhas, apenas isso?
    Posso perguntar-lhe como calculam?
    Eu explico melhor as minhas dúvidas, as vossas linhas aqui são mais estreitas do que meu computador.
    Depois temos vários tamamhos de letras, tudo depende da formatação, ou não?
    Portanto não sei como calcular, acho que seria melhor fixarem total de palavras (opinião).

    Sinceramente não estou a ver como se escreve um texto com 25 linhas, será mais um resumo.
    Se estou a fazer alguma confusão, por favor explique-me.

    Tenho vários textos sobre gastronomia Minhota já publicados e se for também ao meu Blogue Na Casa do Rau verá que tenho lá os meus petiscos, era capaz de me tentar novamente, mas preciso de estar bem informada.

    Beijinhos

    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar