quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Barca Velha




O Vinho, especialmente o «generoso» ou «fino» como é chamado na região Duriense, e mais conhecido por «do Porto» ou ainda mundialmente por «Port Wine», será um dos temas que abordarei com regularidade neste Blogue. Tinha já pensado fazê-lo, era um projecto em estudo para outro dos meus Blogues, mas porque não aqui??? Só espero conseguir que se apaixonem pelo tema e o vivam tão intensamente quanto eu.

Começo por explicar porquê o Barca Velha como primeira opção. Não sendo um vinho do Porto, é contudo um vinho da região demarcada do Douro, região pródiga para a produção de vinhos de altíssima qualidade. Este vinho é indubitavelmente o melhor vinho de mesa do país, reconhecido mundialmente como tal, ocupando sempre um lugar cimeiro na cotação mundial dos “Wine Experts”.

Gostaria que soubessem antes de mais, que tive a imensa honra de trabalhar na Empresa que o produz, mas muito especialmente de ter tido o privilégio de ter contactado de perto e aprendido a amar o vinho, com o célebre criador do primeiro Barca Velha, que foi lançado no mercado em 1952, o Sr. Fernando Nicolau de Almeida, figura emblemática da A.A. Ferreira, um ser único, um perfeito gentleman. Lembro-me que inventava perguntas para poder ir ao laboratório ouvi-lo explicar-mas, a linguagem do vinho só por si é lindíssima, ouvir ou ler a descrição de um vinho é uma coisa do outro mundo, mas não há ninguém capaz de o fazer como ele, ninguém mesmo.
Apesar de ser o Sr. Director Técnico, de ter verdadeiro “sangue azul” nas veias, ele próprio conduzia o seu lindíssimo Jaguar azul-marinho, sempre rejeitou chauffeurs e foi sempre a pessoa mais carinhosa que conheci na Porto Ferreira. Com ele trabalhava o Sr. Engº. José Maria Soares Franco (de quem falarei seguramente muito noutros textos), que lá ficou após a morte do Sr. Nicolau de Almeida até muito recentemente, o Sr. Eng.º Luis Vieira, bem como mais dois ou três jovens enólogos, dos quais destaco o actual responsável técnico do Barca Velha, o Eng.º Luís Sottomayor, sendo este o terceiro que o Barca Velha tem como “pai” desde que foi criado.
Transcrevo extracto de entrevista ao “terceiro pai do Barca Velha”, quando perguntado se haveriam diferenças no vinho desde a sua criação; “Algumas, mas muito pequenas. Resumidamente, diria que o Sr. Nicolau de Almeida gostava de Barcas Velhas mais robustos, o José Maria Soares Franco privilegiava a harmonia e eu, a elegância.”

Vamos agora ao vinho em si.

Chama-se Barca Velha por ser produto da Quinta do Vale Meão, no Douro Superior (Pocinho – V.N. Foz Côa). A única Quinta inteiramente implantada por D. Antónia Adelaide Ferreira, (1811 – 1896) a célebre e ilustre “Ferreirinha”. Junto à quinta ancoravam os “rabelos”, que podiam ser maiores ou menores e daí chamarem-se “barcas” ou “barcos”. A mais velha Barca, a que já não transportava pipas rio abaixo até ao entreposto, no cais de Gaia, acabou por dar o nome ao vinho. Em 2000 a produção do Barca Velha passou para a Quinta da Leda, após a aquisição da Ferreirinha pela Sogrape, sendo actualmente a Quinta do Meão pertença do Sr. Dr. Francisco de Olazabal, genro do Sr. Fernando Nicolau de Almeida, de quem seguramente escreverei muitíssimo e dos seus fabulosos vinhos, assim eu vos consiga cativar para este tema.

Este vinho foi criado à imagem e semelhança de um Porto Vintage (mais tarde explicarei melhor, mas que é basicamente o vinho do Porto de eleição) cumprindo-se assim o sonho do Sr. Nicolau de Almeida, o de criar um tinto de mesa que se assemelhasse em tudo ao que um Vintage tem de melhor. Ao ser engarrafado jovem, corpulento, robusto e sem tratamentos, (tal qual um Vintage) fica preparado para evoluir na garrafa e atingir o auge com o tempo e com a idade., fazendo com que seja o único vinho que ousa desafiar o tempo. Todos os outros vinhos, mesmos os actuais grandes tintos do Douro, são comercializados muito jovens, com apenas dois ou três anos. Por seu lado, o Barca Velha só é comercializado oito a nove anos após a vindima, e só nos anos excepcionais e conforme a sua evolução na garrafa é que é declarado como tal ou não, assim o último colocado no mercado é do ano de 2000, e curiosamente o anterior foi 1999, mas é raríssimo acontecerem dois anos consecutivos.

Vamos agora a uma prova de um Barca Velha de 1985.
Esta foi efectuada em Novembro de 2002 por Tiago Teles.

“É sempre um desafio beber um Barca Velha. Este já tinha 17 anos e foi bebido em prova cega. O nariz começou por ser doce, com aromas a marmelo, evoluindo depois para um nariz vinoso. Ligeiro caramelo. A boca é elegante. A acidez é agradável e os aromas equilibram com a boa concentração de sabor. Os taninos estão presentes, mas envolvidos no conjunto, contribuindo para um final moderado/longo.”

Castas: Tinta Roriz, Tinta Amarela, Touriga Nacional e Touriga Francesa

Curiosidade - Na CASA FERREIRINHA existe apenas uma garrafa da primeira colheita do Barca Velha – uma magnum de 1952, cujo valor é, hoje, incalculável.
Curiosidade - Destaque especial para o Barca Velha 2000, que ganhou o prémio de melhor vinho do ano.

http://www.nicolaudealmeida.com/Historias.htm - Não percam as histórias do Sr. Nicolau de Almeida e as imagens.

Escrito por Fernanda Ferreira, do blogue Sempre jovens

Se acha que este texto é o melhor, vote nele na caixa da barra lateral e aproveite para comentar aqui.

38 comentários:

  1. Começo por dar os parabéns à autora, a qual demonstra categoricamente os seus conhecimentos sobre o vinho e particularmente sobre o Barca Velha, seguramente um dos nossos ex-líbris nacionais.

    Não sendo técnico mas um simples amador, conheço bem as características do vinho ao paladar, não tanto quanto gostaria pois o seu preço é muito alto para o comum dos mortais. Contudo, em ocasiões especiais, diria muito especiais, convido a que quem ainda não conheça, faça um esforço, compre menos prendas e se dê uma maravilhosa prenda, um Barca Velha, mesmo que seja jovem (ele nunca tem menos de oito anos antes de ser comercializado) e verá que o ditado "Mais vale um gosto na vida do que dez reis na algibeira" é bem certo.

    Boa sorte!
    P.Ferreira

    ResponderEliminar
  2. Nada sei de vinhos de alta qualidade. Mas depois de ler este texto, sinto-me atraído pelo estudo de tudo o que a eles diz respeito. A autora terá em mim um leitor atento de tudo o que aqui publicar. Com uma descrição deste género, ninguém passará ao lado sem cheirar e provar um bom vinho da região do Alto Douro. «A Aldeia da Minha Vida» está de parabéns por ter aqui este contributo.

    Cumprimentos
    A. João Soares

    ResponderEliminar
  3. Viva!
    Ao visitar este blog, encontrei um magnifico post, que bem merecia destaque, essencialmente por 2 motivos:
    - há neste país muito poucas pessoas conhecedoras de vinhos!
    Confesso que não sou apreciadora a não ser do Vinho do Porto, embora muiiiiiiiito raramente o tome.

    - Sem querer desviar-me do assunto, é de pasmar como houve uma senhora que se "atreveu" a entrar num campo tão pouco divulgado, sendo ela inclusive detentora de uma tão vasta informação e quem a lê, sente-a absolutamente segura do que nos conta...
    Como se pode constactar, há sempre excepções que não confirmam regra, sendo o sexo feminino a levar vantagem num assunto, que supostamente seria apanágio do sexo masculino.
    Deixo aqui a minha admiração por um post tão bem elaborado, de fácil interpretação e leve com um doce paladar....como certos vinhos!
    Saudações
    Mariz

    ResponderEliminar
  4. Olá Fernanda!
    Parabéns por teres a "ousadia" de falar sobre um tema que não será exctamente fácil de tratar nem mesmo muito apelativo para o comum dos leitores. Utilizando linguagem coloquial diria que " tens dedo" para o fazer, e quanto à forma como abordas a cracterizaçõ deste néctar - considerado por muitos o rei dos vinhos de mesa - todo a gente concluirá, mesmo não sendo entendido na matéria, que "percebes, e muito, da poda", pela maneira segura e convincente como o fazes, para além da linguagem acessível e cativante que usas para o fazer.
    Quanto ao vinho propriamente dito, confesso que nunca o provei, com óbvia pena minha, e ainda muito mais agora depois de ter lido esta tua tão apaixonada descrição que fazes do mesmo.

    Parabéns!
    Um abraço.
    Vitor Chuva

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de começar por referir que conheço bem a autora e a sua paixão pelo assunto, daí que o seu fabuloso texto nada me espante.
    Conheço ainda à prova, o parente mais próximo do Barca Velha, o Reserva Especial Ferreirinha, uma vez que o propriamente dito não é para todas as bolsas, infelizmente não para a minha.
    Partilho com a autora o gosto pelos bons vinhos tintos que o nosso país é cada vez mais fértil
    em produzir, tendo ganho reputação Mundial.
    Talvez siga a opinião da Fernanda e acabe por me oferecer num Natal (por exemplo) um Barca Velha, porque afinal ele é definitivamente o Rei dos vinhos de mesa deste país, o que nos deve orgulhar a todos.Espero portanto ter a pelo menos esse gosto , nem que seja uma vez na vida.

    Parabéns mais uma vez pelo magnífico texto e pela dedicação ao tema. Se bem te conheço, dedicado ao teu querido Sr. Nicolau de Almeida, o pai do Barca Velha com quem privaste tantos anos.

    Boa sorte
    Beijo
    J.Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Também o meu comentário foi objecto de grande e aprofundado estudo e tem certificado de origem. À nossa!!!

    Texto com muita ciência
    mas que dá que pensar.
    É preciso ter paciência
    e, bebê-lo bem devagar!

    É uma grande explicação
    de vinhos, dos melhores.
    Importante dissertação,
    digna dalguns doutores.

    Barca Velha, fosse Nova,
    o rótulo pouco interessa.
    Todos terão a sua prova,
    nada é feito à pressa.

    Garrafas da antiguidade
    e, decerto muito caras,
    servem como curiosidade
    apenas por serem raras.

    Cumpre-me esclarecer,
    e esta ideia é minha,
    bom vinho, para beber,
    é este da Ferreirinha!

    Também esta, que me saiu,
    lá vai, à minha maneira.
    Foi mesmo você que pediu
    um cálice de Porto Ferreira?

    João Celorico

    ResponderEliminar
  7. Olá Fernanda

    Vim até aqui, porque um "grilinho falante" me sussurrou ao ouvido que havia por aqui....
    "um copinho, 2 copinhos, 3 copinhos de vinho ardente
    com este post tão bem elaborado até faz calor na gente"!

    Não sou apreciadora de vinhos...mas Fernanda, vou-lhe contar!....Esta sua descrição, é um nectar virtual!.....o que será ao vivo e a côres...vê-la dissertar sobre tão apelativo tema?!
    Glup...glup....glup....para virtual...não está nada mal....o vinho que nos exibe!
    Só provei um pouquinho e já vou daqui meia zonzzzzzzzza!

    Fique com um Abracinho cambaleante
    Nini - hihihihi

    ResponderEliminar
  8. A todos os meus queridos amigos, bem como todos os que se dignaram comentar o meu texto e até votar em mim, umas poucas palavras.

    Em primeiro lugar, gostaria de vos agradecer do fundo do coração pelo simpático gesto. Depois dizer-vos que não tenho a mínima esperança de vir a ganhar seja o que for, apesar de confessar a minha profunda paixão pelo assunto. Sei que poderia ter sido enóloga, mas no tempo em que estudei nem havia Enologia.
    Trabalhei cerca de 14 anos na Empresa que produz o Barca Velha, entre muitos outros vinhos fabulosos do Douro, naturalmente mais conhecida pelos vinhos generosos que produz, os afamados do Porto.

    Contrariamente ao que diz a amiga Mariz, há actualmente muitas mulheres enólogas à frente da direcção técnica de muitas Empresas Vitivinícolas, muitas mesmo.
    O vinho não tem que ser um assunto masculino, bem pelo contrário. Os melhores vinhos mesmo que ainda maioritariamente vinificados por homens, são colhidos grandemente por mulheres, são aveludados, macios, doces, encorpados, redondos, cheios, aromatizados cheios de múltiplos perfumes "bouquets", são portanto… muito femininos…muito mesmo!!!

    Um provador/a é alguém que bebe pouco e prova muito, que começa a provar pelas onze da manhã, hora em que as papilas gustativas estão mais limpas, e o mesmo tem que obrigatoriamente cuspir o vinho, isto após o fazer rodar bem na boca e inalar simultaneamente algum ar para que se abram todos os paladares.
    Isto muito resumidamente, a prova de um vinho envolve muito mais. É uma coisa linda. Talvez um dia eu possa escrever um texto com mais detalhes.
    Claro que tem a parte laboratorial, a selecção das castas, as misturas das mesmas, a vinificação propriamente dita, tudo tem que ser minuciosamente cuidado para se fazer um grande vinho, por isso os enólogos são engenheiros, pelo menos já há mais de vinte anos.
    Acho que já me entusiasmei e fui longe demais, espero não vos ter dado uma imagem de pretensiosismo da minha parte, é mesmo só o amor que me faz falar.

    Resumindo, muito obrigada por esta oportunidade, por também ter percebido afinal quem é que me apoia quando é preciso, quem são os verdadeiros amigos e quem sabe eu ganhe o gosto e volte a concorrer, mesmo só pelo prazer de ver mais um texto meu aqui publicado.

    Parabéns ao Blogue que teve esta brilhante ideia e especialmente à amiga Helena que tem sido incansável e muito querida.

    Parabéns a todos os que estão a concurso, que vença o melhor e não o que tem mais amigos.
    Abraços a todos,
    Fernanda Ferreira (Ná)

    ResponderEliminar
  9. Caríssima amiga Fernanda

    Precisamente por achar que devo ler todos os textos e votar no que acho melhor, como diz, é que ainda não tive tempo para votar - são vários e longos textos. Não sei até quando é a votação, espero que tenha esse tempo (à semana é sempre complicado) no fim de semana.
    Mas sempre se arranja um minuto para dar aqui um saltinho e desejar-lhe boa sorte.
    E se eu votar em si, já sabe que foi, não pela amizade, mas porque gostei mais do seu texto. Isto já é defeito de fabrico mesmo.
    Voltarei aqui.
    Um beijinho de boa sorte

    ResponderEliminar
  10. Amiga Manuela,

    Muito obrigada pelo comentário.
    Não tenho presente até quando pode votar, mas faltam poucos dias.
    De qualquer modo, o mais importante para mim já fez, foi vir até aqui e dar-me apoio, o resto... como digo no meu comentário, eu também espero que ganhe o melhor texto, por isso se é defeito de fabrico, já somos pelo menos duas.

    Beijo
    Fernanda

    ResponderEliminar
  11. Querida amiga Fernanda,
    Este é um assunto que não domino mesmo, gosto de um bom vinho à refeição mas só aprecio mesmo o paladar.
    Devo dizer que o meu voto vai para o teu texto, por estar muito bem elaborado e por sentir que quem aqui nos fala do "Barca Velha", é alguem que realmente detentora de um vasto conhecimento sobre o tema.

    Parabéns Ná pelo excelente texto, o que aliás já não é uma surpresa dado que já conheço bem a qualidade dos teus posts.

    Beijinhos,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  12. Obrigada querida amiga Ana Martins!

    Pelo teu comentário e pelas palavras que não sou seguramete merecedora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Querida Amiga Fernanda,
    Como disse e bem "querer é poder" e, ainda, com a sua ajuda cá consegui chegar. Mais uma vez senti o amor com que escreve os seus temas onde prevalece o seu carinho pelo região do Douro particularmente em tudo que se encontra ligado aos vinhos dessa região. Além disso é uma "expert" não sendo enóloga, mas para lá caminha como interessada que é e por uma forma autodidacta. Adorei como expôs e daí o meu voto em si sem que haja desprimor para os demais concorrentes.
    Um beijinho amigo,
    Luís

    ResponderEliminar
  14. Querido amigo Luís,

    Fico muito feliz que tenha conseguido. É exactamente como diz "when there's a will there's a way" e o meu amigo conseguiu chegar cá.

    Obrigada pelo seu simpático comentário, mas nem chego a ser uma expert, sou sim uma apaixonada pelo tema, só isso.
    A partir dessa paixão fui de forma autodidacta e não só, como relato no meu texto, sobretudo com o Sr. Nicolau de Almeida, pessoa que será sem dúvida sempre uma referência na minha vida, fazendo o resto.

    Se bem me conhece, sabe ainda que sou muitíssimo curiosa, determinada e dedicada a tudo em que me envolvo. Se juntarmos tudo dá frutos sãos, doces, apaladados, maravilhosos como as uvas.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Querida amiga! Se calhar é como dizes,aveludados e com cheiros a "boquets de flores" seja o tal toque femenino que tanto engrandece o vinhos do porto.O Barca Velha,grande referência de vinho.Adorei o texto e voto em ti claro está com muito carinho e amizade,assim este me deixe agora fazer o resto.
    Beijinho doce. Lisa

    ResponderEliminar
  16. Querida Lisa!
    Obrigada pelo teu comentário e espero que consigas também votar. Já agora pelo menos gostava de ver a "medalha de bronze"..ahahah!

    Beijo

    ResponderEliminar
  17. Ná.
    Fiquei encantada com o seu texto.
    Não sou chegada ao vinho, mas fiquei com água na boca ao ler suas palavras.
    Já votei em seu texto e o fiz com muito prazer.
    Beijos com carinho,
    heli

    ResponderEliminar
  18. Viva amiga Heli,

    Se estiver atenta ao meus textos no Sempre Jovens, e até Na Casa do Rau (aqui são mais as sugestões que dou), verá que já há vários textos meus sobre o tema "o vinho".
    Prometo voltar ao assunto e tentar novamente que as pessoas se apaixonem pelo néctar dos deuses.

    Saber apreciar um bom vinho é uma arte; ser capaz de identificar pelas suas características organolépticas (as que lhes conferidas pelas castas, pelo microclima da região demarcada em questão, pela sua finura ou robustez, por um sem fim de razões que não vou agora aqui enumerar) é algo de apaixonante e que seguramente faz parte de uma boa formação, a qual deixou há muito de ser algo só masculino.
    Prometo voltar a escrever sobre este tema e levar esta paixão a outras pessoas.

    O não ser chegada ao vinho, como diz, não significa que não o saiba apreciar. Depois , repito, quem aprecia bebe sim, mas moderadamente.
    Gostar, apreciar a degustação de um bom vinho, ou apenas de um vinho saudável, agradável ou simplesmente interessante, também se aprende.
    Para terminar, afirmo o que já muitos de nós sabemos, a ingestão de bons vinhos é saudável, desde que com o seu devido pesa e medida.

    Beijos amiga,

    ResponderEliminar
  19. Também gostei imenso deste post. Aproveito para dizer que o texto está espectacular!
    Parabéns! :))

    ResponderEliminar
  20. Ora aqui estou, amiga Fernanda
    Disse que voltava, e voltei. E já agora, ainda vou a tempo de votar. Bons textos que aqui estão, e gostei muito do seu. Também gostei de outros, mas como estou aqui com uma indecisão, confesso que agora vai pesar a amizade no prato da balança, e vou votar no seu texto com todo o gosto.
    Ah, como as vindimas me levam d volta à adolescência...

    Beijos e boa sorte

    ResponderEliminar
  21. Obrigada às cébebres Manas do Sustentabilidade não é Palavra é Acção, Manuela e Helena (A Fada).

    Amigas, espero merecer o vosso voto e que não se arrependam, sobretudo a Manuela que confessa que estava indecisa.
    Eu entendo-a, eu própria reconheço que podia ter feito muito melhor, sendo esta a minha área de eleição, mas agora já está.

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Estou ébria de tanto vinho ler mas não pude deixar de degustar este Barca Velha enquanto lia o dedicação diria paixão com que a Fernanda falava nele.
    Não é fácil escolher o melhor texto porque eles são todos muito bons mas a verdade é que eu gosto de uma pinguita e estas palavras convenceram-me. Vou beber mais um golito e votar na Fernanda.
    Um beijinho,
    Maria Emília

    ResponderEliminar
  23. O TEMA NÃO VINHO E VINDIMAS?
    SÓ FALA DE BONS VINHOS!
    VINHOS QUE NÃO FORAM VINDIMADOS.

    ResponderEliminar
  24. Realmente!
    Estes vinhos não terão vindo da cepa!
    Mas provam-se, bebem-se, engarrafam-se, armazenam-se, com sangue azul!:)
    Muito bom.

    ResponderEliminar
  25. A todos os que apostaram em mim e me deram uma alegia imensa e inesperada, o meu profundo agradecimento.

    Confesso que nunca pensei chegar a um lugar cimeiro, o que muito me honra (seja qual for o desfecho), sinto-me muito honrada e orgulhosa.

    Quem me conhece melhor sabe que este meu trabalho é só um dos muitos publicados no Sempre Jovens, esta é sem duvida a minha área por excelência, embora sinta agora que devia/podia ter esmerado mais e feito melhor.

    Gostaria ainda de dizer que sinto que de alguma forma, estou a retribuir ( embora muito singelamente) tudo o que aprendi com o meu muito querido mestre, Sr. Nicolau de Almeida, o pai do Barca Velha, o director técnico da Empresa na altura em que trabalhei na Ferreirinha (já falecido há anos), a pessoa maravilhosa que era e todo o carinho que me dispensou, tratando-me sempre como uma verdadeira filha.

    Se eu eventualmente conseguir uma medalha que seja, será um orgulho enorme para mim, mas como já perceberam significará muito mais, mas mesmo muito mais do que isso...daí a minha imensa alegria e gratidão para com todos os que acreditaram em mim.

    Muito obrigada, do fundo do coração.
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  26. É SEMPRE UM ENORME PRAZER LER OS TEXTOS DESTA SENHORA.

    ResponderEliminar
  27. Bom dia Fernanda
    Li o seu texto que considero bem escrito e por isso a felicito

    Pena é que não tenha falado, mais concretamente, sobre o tema proposto, já que se limitou a falar de vinhos, mais propriamente sobre Barca Velha e suas propriedades, que me parece conhecer bem.
    Sobre as vindimas não faz qualquer referência, o que, em minha opinião, é uma falha já que para obter o "néctar" que tanto elogia, há todo um processo anterior que é concluido precisamente pela vindima.

    Portanto apesar de, como já referi, achar o texto bem escrito, parece-me mais uma publicidade ao vinho "Barca Velha" do que uma composição sobre o tema que era pretendido.

    Maria

    ResponderEliminar
  28. Olá Maria,

    Respeito todas as opiniões, naturalmente.

    Se tivesse lido todos os meus comentários teria percebido que não se trata, de todo, de nenhuma campanha publicitária mas sim de uma homenagem ao maravilhoso vinho em si, o Tema é "O Vinho e as Vindimas", muito abrangente e portanto qualquer candidato poderia ir por onde quisesse, na minha opinião, mas o mais importante de tudo, que me parece ter-lhe escapado totalmente, é a minha intenção de prestar uma muito humilde homenagem ao criador deste néctar, o Sr Nicolau de Almeida.

    Saliento ainda, que para que o tema fosse completamente explanado teria que ser bem mais longo. Lembro que uma das regras é não exceder as 250 palavras, o que como também já referi julgo ter excedido.

    Obrigada pelo seu comentário.
    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  29. Concluindo:
    _____________________________________
    «... "O Vinho e as Vindimas", muito abrangente e portanto qualquer candidato poderia ir por onde quisesse, na minha opinião, mas o mais importante de tudo, que me parece ter-lhe escapado totalmente, é a minha intenção de prestar uma muito humilde homenagem ao criador deste néctar, o Sr Nicolau de Almeida.

    Saliento ainda, que para que o tema fosse completamente explanado teria que ser bem mais longo. Lembro que uma das regras é não exceder as 250 palavras, o que como também já referi julgo ter excedido.(...)»
    ___________________________________
    Temos que lhe dar os parabéns, por ser especialista não tanto em "vinhos ou vindimas", mas mais em Marketing. Se lhe for atribuido aqui qualquer prémio, que outros prémios irá receber do "barca Velha"? Tudo isto será uma questão de honestidade!

    ResponderEliminar
  30. Cara amiga Maria,

    Não sequer costumo responder a anónimos... (Marias, como chapéus há muitos, tenha a coragem de se revelar), ficar-lhe-ia bem melhor.
    Contudo e considerando que o seu primeiro comentário tinha algo de "verdadeiro" respondi-lhe com a educação que é e será sempre o meu apanágio.

    Se a Maria, ou seja lá quem for, repito as suas palavras " TEMOS que lhe dar os parabéns", acha sinceramente que a actual, bem como a anterior Empresa detentora da produção do vinho "Barca Velha" precisa de alguma publicidade ou de alguém qualificado na área de Marketing para esgotar em 2/3 meses, no máximo, toda a sua produção, no mercado nacional e internacional, então, perdoe-me mas não sabe nada de nada do que falo.

    Lamento sinceramente constatar que a Maria está carregada de um sentimento que não é bonito nem justo, contudo é livre de pensar o que entender...
    Eu não podia deixar de comentar, porque como dizem os ditados populares "Quem cala consente " e " Quem não se sente não é filho de boa gente".
    Saudações cordiais,

    Fernanda Ferreira

    ResponderEliminar
  31. Mas, entenda-se, foi pena não ter promovido também os vinhos:
    "Barão de Nelas"
    "Quinta do Sobral"
    "Monte Aljão"

    ResponderEliminar
  32. Salvé Ná!

    Mas que conversa absurda que a Ná sustentou! Como é que tem estômago?!
    Dar a outra face é: "NÃO RIPOSTAR"!! mas isto dizia ALGUEM MAIOR que deixou ensinamentos....que ninguém segue... - deve ser porque passaram de moda!
    O que é bom hoje, é insultar, é dar largas á raivinha de dentes, é digerir mal alguns temas, para os quais não se consegue ter capacidade - como foi o caso de tão ridículo comentário aqui.
    Desculpe Na, eu dizer isto..mas há gente que nem sequer merece esse nome...porque há GENTE da minha GENTE que sabe bem onde pode chegar, por uma questão de EDUCAÇÂO; ou seja: impôr-se certos LIMITES!

    Portanto Ná...estas suas respostas foram infrutíferas quanto a mim; taõ só porque a pessoa em causa não era merecedora de resposta, mesmo cordial que fosse.
    Aquele tom no comentário que ela deixou, pela agressividade e despeito latente, notórios eram o bastante para que lhe respondesse com silêncio!
    Há realmente "gente" muito infeliz...e sobretudo invejosa - um dos piores defeitos que contanina tudo, á sua passagem.
    XÔ...XÔOOOOOO!
    Que figuras tristes as pessoas se submetem!!! - nem os Concursos escapam!

    QUE FEIO!!!

    Obviamente, a Ná é uma SENHORA!
    Sabe, minha amiga? Os puros de coração são sempre os que estão sujeitos a levar com estas cargas negativas...!!!
    Mas não se preocupe! Seja sempre assim como demonstra SER, porque a Lei da Causa e Efeito, é Universal e toca todos! - como em bom português: "cá se fazem..cá se pagam..." e não, por nossas próprias mãos!!!
    É esse o consolo reservado aos justos!!!

    Abraço meu carinhoso e grata por tê-la como AMIGA!

    Sempre....
    Mariz

    ResponderEliminar
  33. Não sendo eu uma boa conhecedora de vinhos, tenho de recorrer, variadas vezes, ao conselho de um dos meus filhos, sempre que deseje comprar uma boa marca para acompanhar um menu que tenha preparado para amigos meus, convidados para vir almoçar, ou jantar, a minha casa.
    Este texto, com a qualidade excelente a que nos habituámos, da parte da Ná, dá-nos uma informação valiosa sobre a marca 'Barca Velha', a qual desconhecia completamente, devo confessar.
    Isto não significa que a marca não seja conhecida. Significa, tão somente, que sou uma grande leiga no que se refere a vinho, embora o aprecie muito para acompanhar uma boa refeição.
    Os meus parabéns, cara Ná!!!
    Maria Letra

    ResponderEliminar
  34. Olá D. Fernanda,
    chamo-me André, sou filho da Ana Martins do blogue ave sem asas, tenho 19 anos e frequento o curso profissional de técnico de vendas.
    A minha mãe falou deste concurso onde uma amiga e colega blogger participava e a minha curiosidade trouxe-me até aqui.

    Votei em si, porque para além de achar o seu texto excelente, não bebo vinho mas confesso que me senti tentado a provar o Barca Velha.

    Espero sinceramente que vença este concurso e desde já parabéns pela participação.

    André Martins

    ResponderEliminar
  35. Querida Amiga Mariz,

    Sempre igual a si mesma.
    Uma amiga de verdade que não suporta ver alguém tentar ferir ou ser incorrecta, seja com quem for. Obrigada.

    Esqueçamos o caso, até porque ninguém beneficia com este tipo de comentários.O que se pretende aqui é que os comentadores falam sobre o assunto em questão, mesmo discordando, mas dando opiniões ou toques de conhecimento na matéria.

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  36. Cara amiga Mizita,

    Foi com muita satisfação que li o seu comentário e fico-lhe muita grata por tê-lo feito de forma tão elogiosa.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  37. Querido André Martins,

    Este é seguramente o comentário que mais fundo me tocou.
    Posso tratar-te por tu??? espero que sim:)))

    És o meu mais jovem comentador, não esperava esta surpresa, de todo.
    Depois a forma como comentaste é linda...se calhar foste uma das poucas pessoas que cativei mesmo para o estudo/ apreço do vinho. Talvez venhas a ser um excelente enólogo, quem sabe??? mesmo estando num Curso de Técnico de Vendas.

    Ainda não deves beber, tu sabes disso, mas brevemente provarás, e oxalá consigas perceber bem a diferença entre beber por beber e apreciar um bom vinho, saboreá-lo, degustá-lo.

    Lembro-me de que quando fui trabalhar para a Empresa de Vinhos do Porto, havia um aroma no ar inesquecível que ainda sinto hoje só ao lembrar-me e ainda não bebia na altura nenhuma bebida alcoólica.

    Muito obrigada pelas tuas palavras doces bem como os votos que me formulas.
    Espero que vença o melhor texto a concurso, sinceramente e apesar de ser muito suspeita e naturalmente achar que o meu texto é bom, há aqui trabalhos excelentes.
    Não será tarefa fácil para o Júri.
    Mais uma vez obrigada e aceita um grande beijinho,

    ResponderEliminar
  38. Um excelente texto, muito bem escrito e bem demonstrativo da sua dedicação a tudo o que está associado ao preciosos líquido, assim como fica bem patente o profundo conhecimento sobre vinhos, sua história.

    Parabéns pelo empenho e dedicação e obrigada por divulgar e partilhar conhecimentos.

    Hummm ainda venho a tempo da prova? Um golinho desse Barca Velha de 1985, vinha mesmo a calhar, já que tem exactamente os mesmos anos que o meu caçula :)*

    Muitas felicidades e tudo de bom, sempre

    jinhos

    ResponderEliminar