quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sabugueiro



A aldeia da minha vida é o Sabugueiro, lá no alto da serra, um sítio que lá no fundo me diz muito. Me diz tudo. É de lá que eu sou e é para lá que eu vou sempre que posso. Um lugar de onde parti mas para onde volto quase todos os dias para matar saudades dos pequenos nadas que faziam e fazem a minha felicidade.

É lá que me encontro e desencontro, nesse recanto de reencontro de cores e sentimentos.É para lá que eu volto à cata das origens, dos lugares onde fui feliz, com nada e por nada. Uma terra bela todo o ano. E não é por ser de lá que o digo, mas digo e afirmo, este é um lugar alto entregue de mansinho, às quatro estações do ano que dá gosto usufruir.

No Inverno apresenta-se de um cinzento granítico, que a paisagem emoldura, por entre verdes de giestas e castanhos da terra amanhada em courelas desenhadas no redor do casario. De vez em quando o branco da neve desce ao povoado, e no silêncio que o frio embala, eleva-se o ar forte e pesado, convidando o visitante a pernoitar num dos vários alojamentos da aldeia e a percorrer os labirintos que levam a novas descobertas, fora do asfalto.

Pintada de muitas cores todo o ano, a Serra da Estrela resplandece na Primavera, com o seu mais verde inebriante, onde mil flores florescem, por entre musgos da montanha e maias de giestas e urzes e narcisos e zimbros e sargaços e tantas outras espécies da flora serrana. Quanto alimento para um delicioso mel! E nos pastos que as encostas têm, pode ainda ver-se o gado que pascenta, do qual se faz queijo e queija, qual iguaria que vai à mesa com pão e vinho.


O Verão atrai ainda mais do que o Inverno, pelo encanto das veredas, nos caminhos que levam à descoberta, com a curiosidade sempre em riste. E há a frescura do rio, para mergulhos de felicidade e nascentes da água que brota e fontes, poços e lagos que se espraiam em rios e ribeiras. Outrora nos montes, dançavam amarelas espigas de centeio, que deram lugar a novas paisagens e atractivos deslumbramentos entrecortados por novos sons da montanha.

No Outono, no castanho das castanhas, há encantos que levam a novas descobertas. Pelos campos escarpados, em socalcos, deixamo-nos levar nos caminhos que contam histórias. Dos da transumância, como que a anunciar o Inverno; dos carreiros por onde os animais carregavam o peso das sementeiras; das levadas de regadio comunitário; das pontes e pontões e tudo o mais a descobrir.É assim, na aldeia da minha vida, a dois passos do céu, lá no alto, nessa imensa serra, que além disso é enigmática e se veste de mil cores, para baralhar ainda mais a atenção de quem vem ver e sente vontade de voltar.

É assim que a vejo e ali me revejo, a brincar no preto da terra onde se semeia o centeio ou no branco da neve onde se desliza nessa imensa encosta de felicidade, mas de onde parto também milhentas vezes com sede de cidade.




Escrito por: Mário Jorge Branquinho Junho / 2009


Sabugueiro/ Concelho de Seia/ Distrito da Guarda
Para comentar, vá ao blogue de origem:
Para votar este post, deixe aqui o seu voto na caixa de comentários.

7 comentários:

  1. Também conheço o Sabugueiro... terra linda!
    Parabéns.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Cá está o meu voto.

    Tenho o prazer de viver na Serra da Estrela e é impossível não gostar dela.
    Em relação ao Sabugueiro, se, eu, escrever mais alguma coisa, estrago aquilo que o Mário disse.

    Parabéns, Mário Branquinho.
    Parabéns, também para a Susana pela iniciativa

    Parece que tenho que escrever isto para ser válido:

    Eu voto no texto chamado Sabugueiro, da autoria de Mário Branquinho.

    Pinhas
    numopi@gmail.com

    blog-do-pinhas.blogspot.com
    (são mais 5, mas neste têm links p/ restantes)

    ResponderEliminar
  3. Eu voto no texto chamado "Sabugueiro" da autoria de Mário Branquinho.

    ResponderEliminar
  4. Eugenio Matos
    Meu voto recai sobre este texto, pois descreve a sua aldeia com um aroma de poesia entremeado com as cores do arco-iris.

    ResponderEliminar
  5. Sei que é pura a verdade deste texto pois por lá já andei e senti seu cheiro e seu paladar. Eu voto no texto "Sabugueiro" de autoria de Mario J Branquinho. Eduardo Reis.Rio de Janeiro. timorbr@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Eu confirmo: Sabugueiro é uma linda aldeia, à porta da Serra da Estrela, onde tive a oportunidade de conhecer e almoçar na semana passada, a propósito do encontro de Bloggers.

    Obrigada pelo seu contributo escrendo sobre a terra mais alta do país!

    Um abraço,
    Susana Falhas

    ResponderEliminar
  7. Mais uma bela "aldeia" que não desconheço de todo. Já tive o privilégio se pisar o seu chão e sentir seus cheiros. Um bonito, Mário Branquinho :))*

    ResponderEliminar