quarta-feira, 10 de junho de 2009

Soalheira, a minha aldeia



Esta Blogagem Colectiva foi da inciativa da Susana e a qual me deu muito prazer em participar. Obrigada Susana por esta grandiosa ideia de divulgação de terras do nosso Portugal.

"Morfologia da Soalheira e Carácter das suas gentes"

A Vila da Soalheira geograficamente está situada na Beira Baixa, assim denominada porque segundo a opinião de escritores de renome, fica à beira ou nas faldas dos Montes Herminios - a Serra da Estrela, toucada de azul e neve. Com verdade e fina observação, escreveu o escritor beirão Nuno Montemor:"assim como a proeminência do peito marca o lugar do coração, também a maior eminência geográfica do nosso apís assinala o coração de Portugal". Desta maneira, nós beirões, estamos localizados na áera mais nobre de Portugal. A poucos km a sul da graciosa Serra da Gardunha, numa recolhida concha geográfica, nasceu a povoão da Soalheira que, desde há séculos se tornou por virtude e valor dos seus habitantes, a terra maior entre Alpedrinha e a sede do Distrito.

Por alturas do sec. XIII, a Soalheira era já uma adolescente crescida. Em 1708 tinha 190 fogos, utlrapassando já demográficamente Castelo Novo que ao tempo, ainda era sede de Concelho como também a Orca com 162, a Póvoa da Atalaia com 60, as Zebras e a Torre com 20 e a Lardosa com 110. Actualmente a Soalheira tem 3.000 habitantes e depois de de Silvares é a povoação com maior número de eleitores no concelho do Fundão.

O termo da Soalheira é um xadrez de mini-fúndios e courelas por força das heranças de famílias numerosas que foram sempre uma das glórias e riquezas da terra. Ao lado dos mini-fúndios estendem-se alguns hectares onde nascem e se dão bem o feijão-frade, o centeio, o trigo, o milho e as forragens para os rebanhos.

O seu clima é continental, frio e por vezes álgido no inverno, quente e por vezes canicular no verão. E assim se explica a tez morena de muitos dos seus moradores.Baptizada logo nos alvores da sua existência na Igreja Católica, e surge o seu nome - Soalheira "terra de almas claras".

O historiador e sociólogo Dr. Jaime cortesão considera o beirão da Beira Baixa "como o símbolo humano dos beirões". Este, está configurado nas gentes da Soalheira, terra de agricultores, pegureiros e pequenos artesãos que trabalham cantando essas "saborosas melodias vasada, muitas delas nos modos arcaicos". Lembro apenas algumas tais como: as canções da azeitona (já está preta), do milho, da ceifa, das mondas e tantas outras.

A pobreza e muito menos a miséria, esse "inferno terrestre" como alguém o definiu, já mais medraram na Soalheira.Tentando traçar o perfil das gentes desta terra ficam-lhes este adjectivos: gente honesta, franca, leal, solidária e hospitaleira.

Soalheira é terra de fé mas também terra de santos: S.Lourenço, Santo António, S. Sebastião e sobretudo Nossa Senhora das Necessidades, Madrinha e Padroeira.

Eis o seu hino:

Senhora das Necesidades,
À vossa porta cheguei:
Tantos Anjos me acompanhem
Como de passadas dei.

Senhora das Necessidades,
À vossa porta me empino:
Deitai-me a vossa benção
Mai-la do vosso menino.

Senhora das Necessidades,
tem encanto o vosso olhar:
Aquele que olhar para Vós
Por força vos há-de amar.

O Povo da Soalheira
Vossa bondade agradece:
Aceitai, ó Virgem Mãe,
Esta nossa humilde prece.

Ainda com suas raízes, fazem dela parte alguns ilustres senhores do nosso País.
António Guterres - ex-Primeiro Ministro (pai e família paterna da Soalheira).
Proença de Carvalho - Advogado.
Maurício Vieira - Engenheiro da construção dos então 'arranha-céus' do Areeiro. (já falecido)Francisco Rolão Preto - Monarca, que passou a sua vida a fugir da pide. (já falecido)
José Manuel Barata Feio - Jornalista.Arlindo de Carvalho - mestre, compositor e cantor.
Alexandra - cantora.

Actualmente tem muitos mais ilustres e famosos, mas reportei-me apenas aos que contribuiram numa época mais precoce, para o seu desenvolvimento.
Me desculpem se alguns me falham...e assim me despeço:Com o meu Bem Haja!


Escrito por: José Felix
Soalheira/Castelo Branco
Para comentar, vá ao blogue de origem: http://josefelixs.blogspot.com/2009/06/blogagem-colectiva-aldeia-da-minha-vida.html
Para votar este post, deixe aqui o seu voto na caixa de comentários.

9 comentários:

  1. Muito bem representada a aldeia dos pais :)
    Gostei do que li. Parabéns ao Félix.
    Beijo grande mano :)

    E à Susana os meus parabéns por esta interessante iniciativa. Ficamos todos mais ricos com este conehcimento cultural que iremos lendo nesta BC.
    Beijinho para si

    ResponderEliminar
  2. O JF postou junto 2 fotos mas não as enviou por e-mail rsssss será que dá para a Susana as colar aqui ainda? (caso tenha um tempinho)
    Obrigada.

    e de tudo o que vi estão uma maravilha a forma como cada um tem representado a sua aldeia...não há estruturas iguais reparou? :)
    Beijinho para si Susana.

    ResponderEliminar
  3. Foi pena a Susana não ter tido tempo para colocar aqui as 2 fotos. Ficava mais alusivo!

    então:
    Eu voto no texto chamado SOALHEIRA, a minha aldeia... da autoria de JF... assinado JF/NINGUEM/josefelixs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. enganei-me na parte final rssssssss
    identificação do votante sou EU - ellen, do blog EELLEENN, http://felixahel.blogspot.com

    Se acha que é o melhor texto, vote deixando aqui um comentário.("Eu voto no texto chamado (...) da autoria de (...). assinado "(Identificação do votante: Nome / Blogue/ou e-mail)

    ResponderEliminar
  5. Muito bem Félix(JF). Quem não conhece a aldeia quase que aficou a conhcer pela espantosa descrição histórica que aqui deixaste dela. PARABÉNS com letras grandes. Vou visitá-la não
    tarda muitos dias.
    Um abraço

    Eu voto no texto chamado "Soalheira, a minha aldeia" da autoria de JF.
    Assina:
    VENENODOCE/kayosky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Realmente é pena nao terem postado as fotos porque já lá fui, e é uma terra bonita , simpática , com um sol radioso e um povo simpático e amigo

    Eu voto no texto chamado "Soalheira,a minha aldeia", da autoria de JF.
    Assina: Leninha/leninhaconxeixao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. José: Peço imensa desculpa! Só agora reparei... vou já repôr.

    Aproveito para agradecer o seu contributo a esta blogagem. É uma aldeia que passa a ter umlugar ao sol!

    Um abraço a todos os que participam a apoiam a blogagem , e em especial esta postagem.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  8. Eu voto na SUSANA pela excelente ideia :)* Peço desculpa, mas dos textos que já li (e faltam muitos), não seria capaz de escolher apenas um. PARABÉNS aos autores

    ResponderEliminar
  9. Ah...muito obrigado Susana (:
    apesar de ser o sr. João Meneres o vencedor desta Blogagem Colectiva, a minha aldeia fica mais bonita com estas lindas fotos :(

    Beijos

    ResponderEliminar