quarta-feira, 10 de junho de 2009

Da Madeira, Porto Moniz

Não é fácil eleger a “Nossa Aldeia”, a aldeia da nossa preferência, quando conhecemos e guardamos boas recordações de várias aldeias de norte a sul do Continente, dos Açores e da Madeira, assim como do estrangeiro, nomeadamente da Europa e África.
São muitas as imagens e o pulsar de vida que nos ficam na retina e guardamos na memória. Mas tenho que optar e deixo-me levar pelo impulso contemplativo do ilhéu, mas também pela paixão que tenho pelo mar, pela natureza e pela tranquilidade do lugar.
A vila do Porto Moniz, na ilha da Madeira, é um desses pequenos paraísos na terra para quem aprecia as belezas peculiares e espontâneas. É onde estão as únicas piscinas naturais da Europa constantemente abastecidas pelo vaivém das marés. É o único lugar da ilha onde há um centro de ciência viva, um planetário, bem como um património que, aqui e ali, remonta à época da criação da freguesia em 1835, com a torre/casa do vigia das baleias a permanecer intacta na meia encosta sobranceira ao Atlântico.


Porto Moniz é “A Minha Aldeia” de eleição. Há ali um misto do passado-presente, do antigo-moderno, sem colisões com a atmosfera dos anos que vão passando mas sempre guardando nacos de histórias vivenciais, cultura e tradições, hábitos e costumes.
Há um lado marcantemente rural, mais a norte, desde as levadas ao arvoredo, da horta ao casario, a um lado mais intrometido com o dito cosmopolitismo, mais a sul, com uma comedida oferta hoteleira (um hotel, estalagem e residenciais) assim como uma restauração que privilegia a gastronomia típica com variedade de peixe e a famosa espetada de carne acompanhada de bolo do caco e milho frito.



Porto Moniz, a cerca de 90 kms da capital madeirense (Funchal), tem uma população da ordem dos três mil habitantes e estende-se à floresta laurissilva, Património Mundial da UNESCO. É também o único lugar da Ilha onde decorre, desde 1955, a Feira do Gado, no sítio da Santa, com leilão de bovinos, a fazer lembrar as antigas “praças” da idade média onde havia permutas, troca e venda de animais. Tudo se interliga harmoniosamente entre a beira-mar e o alto da montanha.
Porto Moniz, um primado da natureza, uma imagem realista que se vive e se capta para não mais olvidar. Um lugar único!
Escrito por Joáo Godim
Porto Moniz/ Madeira
Para comentar, vá ao blogue de origem: http://roinesxxi.blogs.sapo.pt/87992.html
Para votar este post, deixe aqui o seu voto na caixa de comentários

5 comentários:

  1. ai que eu não conheço a Madeira e tanta pena tenho rsssss... lindo post! Parabéns.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ellen: Eu por acaso conheço a Madeira. É linda!
    Vale a pena visitar, e aproveitar agora que os voos são mais baratos para lá.

    João, mais uma vez, parbéns pela sua postagem! è uma oportunidae única para mostrar-nos (a nós, continentais) o que de melhor temos no país, em especial na Madeira.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  3. Parto amanhã para uma viagem de 5 dias à Ilha da Madeira! De momento não me lembro se Porto Moniz consta dos locais a visitar, mas estarei atenta ao Guia :)*

    Um bom texto a descrever este pequeno paraíso

    ResponderEliminar
  4. Já que foi aqui que há dias duvidei que o meu passeio à Madeira inluisse uma visita a Porto Moniz, quero esclarecer que não só conheci como fiquei fascinada com tudo, desde as piscinas naturais à gastronomia que experimentei no restaurante "Cachalote".

    Uma bonita "aldeia" que afinal é VILA.

    ResponderEliminar
  5. Eu sou do Porto Moniz :)

    ResponderEliminar