quarta-feira, 10 de junho de 2009

Vilaranda

A aldeia da minha vida, é uma pequena aldeia em Trás-os-Montes, no concelho de Valpaços chamada Vilaranda. Vilaranda é uma pequena aldeia situada numa encosta que neste momento tem apenas cerca de 20 habitantes, devido à imigração, mas em tempos foi uma aldeia cheia de gente jovem que davam alegria e animavam toda a população.
A minha História resume-se aos Domingos da parte de tarde em que eu ia visitar os meus avôs, mas na realidade eu chegava à aldeia, cumprimentava-os e pouco tempo depois já estava a correr para ir ter com os meus amigos para jogar à bola e outros jogos que fosse possível jogar enquanto um desses meus amigos tinha que levar os animais para o pasto.
Foram momentos da minha vida que eu nunca mais vou esquecer, os nossos campos de futebol eram no meio de lameiros em que tínhamos que desviar as ovelhas para poder jogar com a nossa bola velha, eram momentos em que nada importava a não ser a nossa amizade e a simplicidade e pureza daquele lugar.
O Natal, era uma das alturas mais esperadas do ano, não por causa das prendas, porque isso não importava naquela altura, mas porque depois da meia noite, fazíamos uma fogueira grande e divertia-mo-nos ali todos, ouvíamos as histórias sábias dos mais velhos até de madrugada. Eram tempos bonitos, sem preocupações, mas tempos em que tudo era mais saudável, tudo era puro e na realidade, não havia idades, nem estatutos sociais, era apenas amizade e divertimento.
Esta é a minha aldeia que está a ficar desertificada, mas é uma aldeia fantástica que me marcou para toda a vida e que na sua essência tem tudo o que é de melhor, não pessoas importantes,nem pessoas bonitas ou feias, apenas um sentimento de pureza das pessoas em que a coisa mais importante era a amizade e a entre-ajuda.
Vilaranda é a minha aldeia, a aldeia da minha vida.

Escrito por Patrick

Vilaranda/Valpaços/ Bragança

Se acha que é o melhor texto, vote deixando aqui um comentário.("Eu voto no texto chamado (...) da autoria de (...). assinado "(Identificação do votante: Nome / Blogue/ou e-mail)

11 comentários:

  1. Patrick: Ainda bem que conseguiste escrever sobre a tua aldeia e assim contribuir para esta blogagem! Os momentos que viveste na tua aldeia são deveras especiais!

    Obrigada pela tua participação! Fica combinado que , um dia desses irás mostrar-nos a tua linda aldeia transmontana!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  2. É lindo este texto, eu que vivi três anos em Macedo de Cavaleiros, sei bem do que fala. Gente simples, amiga, amável,duma pureza de coração como já pouco existe.Qualquer forasteiro é recebido com o melhor que houver. Eu que trabalhava na Seg. Social na casa do Povo, tratavam-me por Menina de Lisboa, não esquecer enquanto viver o carinho que me deram.

    Abraço
    Natalia

    ResponderEliminar
  3. Ola Patrik!

    Muito lindo seu texto sobre esta aldeia transmontana. Minha mae e desta aldeia e adorei ler o texto. Ela saiu de la aos 17 anos ou anos 50. Gostaria de me comunicar com alguem desta aldeia e acho que voce e a pessoa !
    Se quizer se comunicar comigo. valsvirtual@gmail.com
    Parabens por ter expressado seus sentimentos.

    ResponderEliminar
  4. Vilaranda, fica no Distrito de Vila Real tal como o Concelho de Valpaços.

    ResponderEliminar
  5. Ola Patrick,
    Estamos a escrever de França somos os teus vizinhos de Vilaranda, Familia Rabiço Pereira. Estamos muito contentes em ver o teu texto que é lindissimo e que nos recorda bem aqueis tempos.
    Um abraço de nos todos para ti e a tua familia, e muita saude e felicades.

    ResponderEliminar
  6. Ola Patrick

    Gostei muito do teu texto, porque também participei nestas brincaderas contigo. Também tenho boas recodações destes momentos... e muitas saudades dos tempos que passamos todos juntos.

    Un abraço do teu primo Carlos Costa
    Vilaranda

    ResponderEliminar
  7. adoro vilaranda e o melhor.. muinto divertido nu verao

    ResponderEliminar
  8. olá!

    Desde já quero aqui dizer que sou umas das personagens da historia que o patrik escreveu.
    Eram bons tempos, nada de grandes riquezas mas eram momentos ricos, a casa dos avôs era invadida pela família, que emoção.
    A aldeia de verão mudava completamente de figura com os imigrantes a regressar traziam historias,um novo animo e felicidade a todos,e claro corriam as festas todas.
    Vilaranda foi uma aldeia em tempos que fez parte dos meus domingos, apesar de deixar os amigos da cidade ia fazer coisas, que hoje nenhuma criança vai ter a sorte ou a oportunidade de viver. Desde trepar árvores para comer fruta, andar de burra, brincar nos fardos de palha, jogar as escondidas numa vaquaria, beber água duma mina, ver ovelhas a parirem, jogar jogos característicos das aldeias(nao me lembra o nome do jogo mas era parecido ao basebol), andar de zundap...
    Tudo isto foram experiências que só mesmo em vilaranda..era tempos mais felizes do que os de hoje em vez de estarem em frente a um computador, fechados casa.
    Viva Vilaranda!!!
    Abraço, Marco Alves

    ResponderEliminar
  9. Caro Patrick,

    Creio que não te conheço, mas provavelmente conheço os teus pais. Adamiro o teu amor por Vilaranda; aquela pequena terra onde em 1890 nasceu o meu avõ João e a qual eu podia observar, todos os dias, diretamante da minha aldeia, encostada a um alto, sabendo que por de trás ocultava o Ladário.
    O melhor que podemos fazer pelas nossas aldeias, todas em vias de extinção, é fazer qualquer coisa por elas, um pequeno investimento, ou simplesmente visitá-las de vez em quando.

    Podes entrar em contacto com vilaranda, através de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vilaranda
    ou simplesmente no Google, escrever Vilaranda

    Um abraço.
    Manuel Barreira

    ResponderEliminar
  10. Ola! Gostaria de encontrar alguem da minha familia materna que morou ai em Vilaranda. Minha mae, Marilia Machado, nasceu em Chaves, 1936, mas foi criada em Vilaranda por sua avo, acho que se chamava Ana.
    Para contacto escrever para o email: valsvirtual@gmail.com

    Aguardando contactos !

    ResponderEliminar
  11. Ola Patrik gostei muito de ler o teu texto sobre a nossa aldeia eu tambem sou de la e fui la muito feliz gostaria de saber z quem pretences eu sou da familia Machado abraço e saude

    ResponderEliminar