quarta-feira, 10 de junho de 2009

A minha aldeia sou eu


Eu não tenho aldeia. A minha aldeia sou eu. Trago dentro de mim todas as aldeias. Aldeias que são. Aldeias que foram. Aldeias que nunca serão. Eu sou a minha aldeia. Aldeias são ideais. Paraísos perdidos. Bucólicas passagens do tempo. Saudosos espaços ancestrais. Eu não tenho aldeia. Olho os prédios que crescem nas cearas. As estradas que cortaram vinhedos. Olho os campos que já não são. Oliveiras seculares que fugiram de horror. Pomares frondosos que perderam a Primavera. Malmequeres bravios que deixaram a alma na beira da estrada. Papoilas cercadas no alcatrão corrosivo. Eu sou a minha aldeia. Uma aldeia que resiste a tudo. Já não existo nela. É ela que existe em mim. A minha aldeia mora dentro de mim. É o futuro e o passado. Ontem vida. Hoje deserto. Amanhã ideia. A minha aldeia são todas. E eu sou todas e nenhuma. Todas elas vivem em mim. Porque nenhuma são todas. E todas elas existem nas pedras escorregadias das margens do caminho. Nos pés descalços que me percorrem nas noites de insónia. Nos telhados beirados que as andorinhas teimam em visitar. Nas vielas estreitas e tortuosas que sobem até ao largo da igreja. Nos estendais brancos pendentes nas sacadas de granito. Nos chocalhos dos rebanhos que retornam plácidos ao estábulo vicinal. Nos excrementos das cabras que se escondem na palha sazonal. No ladrar longínquo dos cães ecoando no silêncio morno da tarde. Nos galos matinais que despertam o dia na loja dos fundos. No murmurejar límpido da água chamando pelos cântaros quebrados. Nas crianças que brincam risonhas naquele Verão que não aconteceu. Nas casas velhas em que velhos aguardam as noites tristes que o tempo corrompe. Nas panelas tripeças no lume frio da madrugada geada. Cheiros que se entornam da vida para sempre. Recordações perenes de saudade eterna. Aldeias são ideais. Eu não tenho aldeia. A minha aldeia sou eu!
Escrito por: Jorge Pinheiro

Deixe um comentário no blogue original :
Se acha que é o melhor texto, vote deixando aqui um comentário.("Eu voto no texto chamado (...) da autoria de (...). assinado "(Identificação do votante: Nome / Blogue/ou e-mail)

9 comentários:

  1. Eu voto no texto chamado (A MINHA ALDEIA SOU EU ) da autoria de (JORGE PINHEIRO). assinado (Identificação do votante: Nome: Eduardo P.L./ Blogue: Varal de Ideias/ e-mail: cimitan@terra.com.br)
    Prometido, cumprido! Sem desmérito de TODAS as Aldeias de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Eu voto no texto "A minha aldeia sou eu", da autoria de Jorge Pinheiro do blog http://expressodalinha.blogspot.com

    Isabel Magalhães

    magalhanica@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Eu voto no texto "A minha aldeia sou eu", da autoria de Jorge Pinheiro do blog http://expressodalinha.blogspot.com

    Miguel Velez

    ResponderEliminar
  4. Eu voto no texto "A minha aldeia sou eu", da autoria de Jorge Pinheiro do blog http://expressodalinha.blogspot.com

    Miguel Duarte

    ResponderEliminar
  5. Atenção, senhores participantes!

    Mas só vou contabilizar os votos deixados nos respectivos espaços de comentário de cada post, se apresentar a seguinte frase:

    Eu voto no texto chamado (...) da autoria de (...). assinado (Identificação do votante: Nome e Blogue(com o seu link directo) ou e-mail)


    Susana

    ResponderEliminar
  6. Susana,

    Com todo o respeito, isto é pior que as eleições legislativas. Os bloguistas não são gente de regras, nem de burocracias, nem têm tempo para andar durante 18 dias a visitar um blogue que ainda por cima não é o aquele que estão habituados a visitar. A minha experiência diz-me que as votações têm de ser instantâneas. Texto publicado, texto votado. Novamente com todo o respeito e carinho pela iniciativa, ela não se adequa ao espírito do blogue. Mais, a indicação para visitar o blogue do participante, onde se pode comentar o texto das Aldeias, só resulta para os bloguistas que publicam textos de 8 em 8 dias. Os "profissionais" publicam mais
    do que um por dia. Resultado: dois dias depois o texto já não está visível.
    Abraço,
    Jorge Pinheiro

    ResponderEliminar
  7. EU VOTO NO TEXTO CHAMADO "A MINHA ALDEIA SOU EU" DA AUTORIA DE JORGE PINHEIRO.
    ASSINADO : JOÃO MENÉRES, DO BLOGUE GRIFO PLANANTE
    MEU E-MAIL : jm@joaomeneres.com

    Será que cumpri a REGRA, SUSANA?

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Voto no texto "A minha aldeia sou eu" escrito por Jorge Pinheiro
    Sou
    Mª Fernanda G.Neves Pedro
    e-mail: mfgnevespedro@gmail.com
    Fernanda

    ResponderEliminar
  9. João Pinheiro:

    Agradeço a sua opinião, que a organização vai ter em conta.

    Quando a organização pensou em fazer esta blogagem, Teve em conta o facto dos bloguistas activos actualizarem, e muito bem, diariamente os seus blogues. Tendo em conta de que se correria o risco de o texto que concorre ao prémio poderia deixar de ser visível ,devido a actualizações do blogue, pensámos criar este livro virtual para que todos os textos continuassem visíveis e disponíveis a todos os bloguistas e leitores, que queiram consultar ou convidar outros a consultar, de modo a terem a oportunidade de ler os textos de praticamente 40 participantes. Todos os paticipantes têm no final de cada texto um link directo para o mesmo artigo publicado no blogue original, de modo a ultrapassar esssa situação que apontou.

    O objectivo desta blogagem é dar visibilidade às aldeias, que no entender dos participantes, merecem "um lugar ao sol", pelo menos durante esta blogagem.

    A pensar nos bloguistas, curiosos, amantes das aldeias decidimos alongar para 18 dias, uma vez que sabemos que muitos deles não tiveram, ainda a oportunidade de conhecer este livro virtual, pelo facto de esta semana (10 a 14 de Junho) estarem de férias .

    Para os que ainda não tiveram a oportunidade de ler o seu texto, aconselho-o a manter o cartaz da blogagem na barra lateral , com o respectivo link para este blogue,convidando-os a ler e votar.

    Mais uma vez agradeço o seu ponto de vista, que é bastante pertinente. E volto a agradecer a sua participação (texto) ,deveras original.

    Espero que compreenda o contexto e o nosso ponto de vista.

    Um grande abraço,
    Susana Falhas

    ResponderEliminar