segunda-feira, 8 de junho de 2009

A blogagem colectiva começa amanhã!




Amanhã , dia 9 inicia-se a Blogagem Colectiva "Aldeia da Minha Vida" neste blogue.


Para quem está a descobrir o mundo das blogagens, deixo aqui uma nota explicativa sobre o seu funcionamento:

O que é uma blogagem?


É uma palavra muito recente, cuja definição ainda não consta nos Dicionários. Trata-se de um termo utilizado no mundo da Internet para definir uma nova forma de expressar e partilhar ideias e pensamentos através da publicação de textos denominados "posts" que constituem as postagens nos blogues. Quem lê textos nos blogues e deixa comentários sobre os mesmos, está a fazer uma blogagem.


Na Blogagem colectiva...

Unem-se bloguistas e leitores para abordarem sobre o mesmo tema num dia e período pré-determinado para uma troca intensiva de pontos de vista entre eles. Propiciam-se momentos enriquecedores com a partilha de ideias entre pessoas , cujo ponto de encontro dá-se no blogue dinamizador da blogagem, que neste caso é neste blogue(http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com/).


Como é que efectua a troca de ideias, entre blogues?
Através da lista de participantes* ( como pode ver a seguir), é possivel conhecer a partir de amanhã (9 de Junho) todos os textos publicados nos respectivos blogues ( basta clicar sobre o nome de cada um).

Os participantes que não detêm blogue terão os seus textos publicados neste blogue da Aldeia da Minha Vida.

No dia 10 de Junho, estarão postados no blogue "Aldeia da Minha Vida" todos os textos e iniciará o período de votação do melhor post (conjunto de texto e imagens), que terminará dia 28 de Junho.


A votação funcionará da seguinte forma:
- Cada post/texto (e imagem ou imagens) terá o respectivo espaço de comentário. Os leitores, bem como os participantes irão efectuar a sua escolha deixando um comentário no respectivo post , devidamente identificado com o link do seu blogue ou site ( e para o caso de pessoas que não tenham blogue com o nome e e-mail - este não será publicado), a fim de validar a sua votação. Os comentários não identificados, não serão contabilizados.


Atenção: um comentário corresponde a um voto! Só poderá deixar um comentário. Quem fizer mais do que um comentário, apenas será considerado e publicado o primeiro que efectuou, para efeitos de contabilização de votações.


Quem desejar comentar todos os posts, faça-o nos blogues de origem ( cada postagem terá um link ao blogue original); e no caso dos textos sem blogue, faça-o neste blogue (Aldeia da Minha Vida) na postagem correspondente ao dia 9 de Junho.


A avaliação dos leitores terá um peso de 49% e a do Júri de 51% e incidirá sobre o conjunto - texto e imagens ou outro(slides, filme) originais.

O resultado da votação será publicado no Blogue da "Aldeia da Minha Vida" dia 30 de Junho.

E que ganhe o melhor!


Lista de participantes*


Participe, votando no melhor!





7 comentários:

  1. Não entendi muito bem. Para entrar na blogagem tenho que me inscrever, e fazer a postagem no meu blogue amanhã dia 9. É assim? E como eu me inscrevo? E que posso eu dizer se as aldeias que conheço são sempre de passagem? Se me puder elucidar, o meu mail é elviracarvalho328@gmail.com
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Querida Susana,

    Muito obrigada pela visita. Enviei-lhe um email mas deu erro (suponho q a caixa esteja cheia).
    Esta blogagem vai ser, sem dúvida, um sucesso. Não me inscrevi pelas razões que apontei (e vi, agora, que as inscrições terminaram dia 6)mas vou, sem dúvida, espreitar as postagens!!!
    Eu própria vou postar no meu blog (mas não está a concurso, porque não estou inscrita e vou fazê-lo hoje) um texto alusivo ao tema.
    A sua simpatia para comigo merece todo o meu carinho e solidariedade.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  3. Uma boa lista de participações. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela sua visita.
    Infelizmente e num curto espaço de tempo, não consigo ter um texto preparado.
    Mas vou votar, com toda a certeza.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, Susana, por ainda me incluir. Através de um dos dois emails facultados, envio a postagem. Entretanto, voi colocar o selo de participação no blog.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Susana


    O meu texto foi enviado há pouco. Se não receberes diz. Para já vou postar no Silêncio Culpado.


    Abraço


    Lídia

    ResponderEliminar
  7. Pelo que vejo, não sou só eu que ainda não está certo como se processa a votação.
    Também já vi participações com um número de imagens superior às 3 do Regulamento.
    Como é?
    - Vale tudo?

    Há muita gente ansiosa por ver esclarecidas as dúvidas que permanecem.

    Beijos.

    ResponderEliminar