terça-feira, 9 de junho de 2009

A aldeia de Caldas de São Gemil.

Era uma vez dois irmãos e um amigo. Poderia começar assim caso se tratasse de uma história infantil, daquelas que todos ouvimos na nossa infância. Até porque vamos viajar no tempo até à minha infância, mas não. Vou começar de uma forma diferente.

Paulo de 14 anos tem um irmão chamado Elsio com 10 anos e meio. De segunda a sexta moram na cidade de Viseu, num bairro bonito e jovem, o Bairro do Serrado. Estamos em 1986. Já passaram uns anos desde então. Vamos regular a dimensão temporal, para esse ano.
Aos fins-de-semana, os nossos personagens vão para casa dos avós maternos, em Lageosa do Dão, concelho de Tondela e distrito de Viseu.

Lá têm vários amigos mas, de entre eles destaca-se o Tonito que, tem neste momento 12 anos. Tonito é vizinho dos avós. A sua família é grande e muito simpática. As duas famílias dam-se muito bem, desde sempre.

Estamos no Verão. mais concretamente em Julho. Por lá está sempre muito calor e os nossos amigos aproveitam o tempo das férias grandes da escola para estarem mais tempo juntos. Sempre inventam algo para se divertir e para passar o tempo. Basta uma bicicleta a cada um e vontade de circular com ela para que os nossos amigos se divirtam. Afinal de contas a freguesia é tão grande e eles têm sempre caminhos, ruelas, vinhas, pinhais e terrenos que ainda não conhecem e que estão mesmo ali à mão de serem descobertos.

Naquele dia, Paulo tem uma ideia: e que tal irmos às Caldas de S. Gemil ao Rio para nos banharmos e nadarmos?
A ideia foi aceite por unanimidade. Bastou apenas dizer à mãe que se ia dar uma volta de bicicleta. Não se podia dizer para onde iam, caso contrário ninguém autorizava, assim, sem ir primeiro alguém adulto com eles.

De Lageosa, desde o Bairro Novo a Caldas de S. Gemil, são assim sem exagero, uns 6 quilómetros. Para lá é tudo a descer, faz-se muito bem. Convém ter os travões afinados, caso contrário pode-se ir parar dentro da vinha de algum vizinho …
A descida é fabulosa, a paisagem é deslumbrante. Passa-se por pinhais e vinhas à beira do Rio Dão. O ar é perfumado pelas rosas bravas e pelas outras plantas que encontram.
Finalmente S. Gemil está á vista. É lá que costumam ir aos domingos com os pais para se refrescarem nas águas cristalinas do Rio Dão. Costumam encontrar por lá amigos e vizinhos e até mesmo a conhecer outros miúdos que estão emigrados.

Naquele dia, o primeiro em que vão pelo seu pé, resolvem inventar o banho de bicicleta! O que é isso? Está de certeza a perguntar-se. Pois bem, eu explico. Desde a estrada até ao rio há uma ladeira inclinada que termina na praia fluvial das Caldas das Termas de S. Gemil. Esta praia está coberta de areia mas, como é grossa e tem muito cascalho, permite que as bicicletas desçam por lá sem problemas e sem parar …

Claro que já viu o filme: os nossos amigos entram a uma grande velocidade dentro do Rio Dão em cima das suas bicicletas! É uma sensação única! Cheia de adrenalina! Não há nada como aquela aventura … ao sentir a bicicleta parar, então lançam-se para a água mergulhando.
Foi assim que começou o primeiro dia das férias grandes em que mais se divertiram os 3 amigos e sempre na Freguesia de Lageosa do Dão.

Escrito por Paulo

Caldas de São Gemil (Lageosa do Dão) / Tondela / Viseu

4 comentários:

  1. Paulo
    Belo texto. É tão bom recordarmos a nossa infância, as nossas tropelias... Parabéns pela participação

    ResponderEliminar
  2. Amigo Jorge,

    Ainda bem que gostou do texto. Tive bastante gosto em escrevê-lo para partilhar aqui nesta Blogagem Colectiva.

    O mundo da minha infância é sempre agradável de revisitar e de partilhar com os outros... (afinal foi uma infância muito feliz) e já me habituei a faze-lo com os meus filhos.

    Porque não partilhar agora com os nossos leitores, a minha aldeia e a minha infância?

    Sejam bem vindos ao meu texto ou post!

    Paulo

    ResponderEliminar
  3. Paulo,

    Quis-me parecer que com a pressa do retorno à sua infância, se esqueceu de arregaçar as calças até ao ao joelho eheheh
    E os avós confiantes que o mano mais velho cuidaria do pequenito Elisio ...

    Quanto ao Tonito, nota-se algum cabelo no banho de areia ehehehe ganda marotos!

    Um texto engraçado

    ResponderEliminar
  4. Caro Irmão Paulo.
    Foi com muita alegria e satisfação que li o texto sobre as Termas de S. Gemil. Recordar bons velhos tempos de há 23 anos atras.
    Obrigado por este momento

    Elsio Faro

    ResponderEliminar