domingo, 28 de fevereiro de 2010

“ONDE CRESCEU O MEU PAI…” – Blogagem de Março


Pai, uma pequena palavra de três letras tem tanto significado e tanto peso. Todos temos um. De alguma forma, ele é importante para nós. É sempre essencial fortalecer os laços familiares e o respeito mútuo por aqueles que nos deram a vida e nos criaram.

Em 1910, nos Estados Unidos, Sonora, uma jovem adulta quis dedicar mais do que uma homenagem singela ao seu pai, veterano da Guerra Civil. Este homem tinha criado 6 filhos sozinho, tendo a esposa falecido no parto do último. Orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar diariamente todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, (Washington, USA). E conseguiu o seu intuito: o primeiro Dia do Pai nascia a 19 de Junho de 1910, aniversário do pai de Sonora. A ideia espalhou-se, mas a data das celebrações variam em todo o Mundo.

Nos Países da América Latina e na maioria da Europa, é comemorado em Junho. Na Austrália, é em Setembro, e na Rússia, em Fevereiro. Na Itália e em Portugal, a festividade acontece a 19 de Março, dia de São José.

Daí, a Aldeia considerou que todos nós poderíamos prestar tributo aos nossos pais e surgiu o tema da Blogagem de Março: “Onde cresceu o meu Pai…”. Como sabem o intuito deste blog é realçar o que de melhor há nas terras de cada um de nós. Por isso, gostaríamos que os textos se centrassem na terra natal paterna (ou onde terão morado ou gostado de viver). No entanto, caso se desviem um pouco do assunto e o homenageiam de outra forma (a que preferirem), as meninas da Aldeia não o irão excluir. Estejam então à vontade para gritar bem alto: Feliz Dia do Pai!

P.S.: Tal como professoras, aqui ditamos o trabalho de casa – Prenda do Dia do Pai: um texto com um máximo de 25 linhas, uma foto, o link do blog e o título, a enviar até ao dia 8 de Março, para aminhaldeia@sapo.pt!

Entretanto, estamos na recta final da votação da Blogagem de Fevereiro! Aguardam-se surpresas… Comentem e Votem!

6 comentários:

  1. Olá!
    Eu também vou participar, mas extra concurso,é claro :p

    Boa semana!

    Ah,amanhã saberemos os vencedores da Blogagem de Fevereiro.Hoje,os juizes estão a deliberar,chuuu...nem posso falar muito alto...estão ali na sala ao lado :p

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. Ó Lena já tenho saudades das nossas risadas. Chove por aqui, ó filha! Se eu soubesse nem voltava, que de chuva já andava acostumada. Vou programar o São João do Porto. O que achas? Que dupla nós duas no Porto, hein? Íamos martelar aqueles gajos todos. hehehe

    beijos da Mila (de cá)

    ResponderEliminar
  3. Amiga.
    amanhã cedo estarei enviando. Tive médico e muitas coisas para resolver hoje.
    Desculpe por não ter enviado hoje.
    Um grande abraço..
    amanhãCedo estará indo via email..
    Venha conferir o meu silencio em Interação de amigos.
    Vou te esperar. Leve o selo.
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Olá Pi!
    Pois,minha mãe em Paris viu na TV que chovia imenso no Brasil. Aqui é a mesma lenga-lenga...
    Ai sim,então vá venha para o S.João e traga um martelo brasileiro.Mas venha sobretudo para o S.António (meu santo favorito) para ir desfilar na avenida em Lisboa e percorrer as ruas de Alfama e do Castelo S.Jorge!

    Olá Sandra!
    Não se preocupe, primeiro está a sua saúde.Espero que esteja tudo bem e melhorando sempre.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  5. Amiga Helena,

    Peço-lhe que me mande com a urgência possível, o e-mail para onde devo mandar o meu testo a concurso.
    Está pronto.

    Procurei aqui e não encontrei, estarei a precisar de trocar de lentes ????

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Ná!
    Ai a menina está mesmo a precisar das lentes...ai ai ai...olhe no final da frase do P.S. está lá aminhaldeia@sapo.pt :)

    Ihihih...
    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar