quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

LEMBRO-ME QUE GOSTAVA DO CARNAVAL.


Gostava da “quadra”, da animação, obviamente das férias escolares.

Gostava das máscaras feitas em casa com a ajuda da avó, da preparação dos doces e das partidas para pregar em casa dos amigos dos Pais na noite do “assalto”, das pinturas e até do puxar de cabelos no penteado mais complicado ou daquele ar solto quando naquele ano decidimos todos ir à hippie!

Gostava de sair de casa mascarada e rir-me na rua de mim e dos outros.

De mostrar o fato, de ajeitar o lenço da mana que tinha caído ou o chapéu de cowboy do irmão que pendia já pelas costas. Na altura em que gostava do Carnaval não havia praxes de ovos, pasta dos dentes, espuma de barbear ou outras. As comemorações da quadra passavam por um desfile na rua e uma festa em casa de amigos com todos os amigos. Eram tempos talvez mais simples, mas ainda assim cheios de um convívio que pautava o ano inteiro.

Gostava do Carnaval porque significava festa, férias sem direito a trabalhos, brincadeiras no parque em frente casa, papelinhos com fartura e concursos de serpentinas, risos, muitos risos e folias até à exaustão.

Chamem-me... antiga ;)

E tenham um Bom Carnaval!

Escrito por Catarina Price Galvão, do blog Once

Se gostou deste texto, vote nele de 24 a 28 de Fevereiro. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionada para Melhor Comentário!



8 comentários:

  1. Olá Catarina!
    Pois,eu passei mais foi pela maluca praxe de ovos,farinha e por aí.Detestava aquilo e fugia sempre.Agora mascarar,foi até aos meus 10 anos +/-,eu disfarçava-me sempre de princesa no Carnaval e nos meus anos...devia ser uma tara pela vida principesca,sei lá...lolol...
    Mas gostava de ter sentido o teu Carnaval,pois parece-me mesmo 1 Carnaval genuíno e divertido :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  2. .. e era Lena, adorávamos os assaltos e as partidas e ríamos à gargalhada (coisa que falta aos nosso miúdos hoje) ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Bem, puxando pela memória ...

    Gostava dos mascarados de cara tapada, lembram-se? Agora já e muito raro verem-se.

    A ginástica que eu fazia a tentar adivinhar quem se escondia debaixo daqueles trapos a cheirar a naftalina ...

    Uma vez ... hummm nem sei se conte ihihih uma vez ... a curiosidade foi tão forte que não resisti a confirmar as minhas desconfianças.

    A forasteira que ninguém conhecia na rua e que se apresentou como D. Marcelina, era afinal o marido da Maria do lugar ihihihih e nem tentem adivinhar como descobri ihihihihih

    ResponderEliminar
  4. Olá, Catarina!
    Aproveitando este "lindo" dia de Carnaval, aqui vai a minha brincadeira!

    O Carnaval, é uma festa!
    Não se atura o professor!
    Ir à escola, não presta
    e férias é muito melhor!

    Saía de casa mascarada
    e depois ria-se de tudo
    era uma farra animada
    e brincava ao Entrudo!

    E tudo era animação,
    nesta quadra singular.
    Ela, a mana e o irmão
    todos iam carnavalar!

    E nem apanhavam, afinal,
    as pombinhas da Catrina.
    Só brincavam ao Carnaval,
    lançando muita serpentina!

    Mantinham a tradição,
    o menino e as meninas.
    Era folia, à exaustão,
    risos e serpentinas!

    Agora, diz-se antiga.
    Foi o que me pareceu.
    Se o for, minha amiga,
    então, o que direi eu?

    Bom Carnaval,

    João Celorico

    ResponderEliminar
  5. Catarina
    As nossas memórias de infância são sempre radiosas!
    Eram tempos de alegria e animação... mas o Carnaval hoje também pode ser divertido.
    E eu que o diga aqui em Torres Vedras!
    E olhe que eu venho do Alentejo onde não havia tradições de festejos Carnavalescos... este ano soube a pouco ...por causa da chuva e frio intensos.
    Bjs
    Alcinda

    ResponderEliminar
  6. Olá Catarina!

    Não posso deixar de comentar os belos textos que aqui são publicados, e este seu texto é um deles.
    Cada um conta-nos o que realmente nos marcou nestes Carnavais, uns mais antigos outros mais recentes.

    A nossa memória é realmente um bem fabuloso, não nos deixa esquecer os bons e maus momentos passados. Com ela só temos de rir e agradecer os bons, crescer e aprender com os maus.
    Obrigada por nos mostrar como era o carnaval dos seus tempos.

    Um Beijo.

    Eugénia Cruz

    ResponderEliminar
  7. Olá Catarina
    Tenho pena de não ter assim boas recordações do carnaval. Para mim era uma época que detestava, porque era sempre contemplada por algum grupo de "bons rapazes", que me enchiam de ovos, farinha e bisnagadelas. Cheguei a passar dias encharcada nas aulas, pois era apanhada a caminho do liceu.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  8. Agradeço muito os vossos comentários e peço desculpa por fazê-lo tão tardiamente mas outros afazeres tem-me levado daqui :))
    As nossas memórias são realmente bens preciosos. Há alturas em que penso que a capacidade de as abrilhantarmos e de delas retirar apenas o agradável faz de nós melhores pessoas, não-presas ao que de "mau" também aconteceu nas nossas vidas :)

    ResponderEliminar