domingo, 16 de maio de 2010

VISITA AO MUSEU DO BRINQUEDO


O Museu do Brinquedo está situado em Sintra, tem uma bela colecção internacional de brinquedos. A colecção foi crescendo, e conta actualmente, com cerca de 20 mil peças. Os brinquedos variam desde modelos de aviões, carros e comboios, incluindo conjuntos Hornby de 1930, a batalhões de soldados de brincar, bonecas e casas de boneca, brinquedos de folha e curiosos carros e soldados de corda, mas também há lugar para os brinquedos da última geração, como é o caso dos que estão relacionados com o filme Guerra das Estrelas.

Lembro-me dos poucos brinquedos que tive na minha infância, bonecas de trapos feitas por mim, de plástico, fazendo eu os vestidos, de um alguidar velho fazia a cama para as minhas bonecas e pouco mais.
Para mim os brinquedos ajudaram a crescer e a perceber o mundo, tornando-se essencial a sua ligação à História da Humanidade. Eles falam sempre de uma pessoa, de uma vida, de uma época. A intimidade, as modas, as guerras, as ideias, a política, a economia ligam-se eternamente ao que cada brinquedo traz dentro de si. Como se brincava e como se brinca? Como era o menino ou a menina que se encantou com aquele boneco ou soldado? O que se imitava ou se pretendia influenciar? A guerra ou a paz? Questões que neste Museu se partilha com todos os que o visitam, enriquecendo os seus conhecimentos.

Às vezes pensamos que levar os nossos filhos pequenos a um museu é quase uma loucura que será uma visita difícil tanto para ele como para nós. Não precisa de ser assim. Em primeiro lugar, se queremos começar a introduzir os nossos filhos no mundo dos museus, não deveremos agir como se eles fossem adultos. Trata-se de despertar o interesse da criança, não de incomodá-lo, devemos deixá-los ver e explorar, sem pressa cada peça. Assim, eu e o meu marido decidimos que o primeiro museu a visitar com as nossas filhas, fosse o Museu do Brinquedo em Sintra.

Neste dia estava patente uma exposição de bonecas a Bárbie. Aproveitamos esta exposição para que o primeiro impacto com o museu fosse uma recordação maravilhosa e neste contexto poder explicar -lhes o que era um museu. Aproveitámos para mais uma vez explicar as nossas filhas que nem todos os meninos tinham direito ao brinquedo, que nem sempre ouve bonecas como elas tinham e têm, uma vez que neste museu se encontram brinquedos fabricados deste os tempos mais remotos, como, por exemplo as bonecas de trapos e carros de madeira como a que nós tivemos na infância. Deve-se ir passo a passo, apresentando a actividade cultural como um espaço lúdico no qual a imaginação da criança e a vontade de participar tenha grande importância. Visitar museus ou monumentos faz parte dos nossos passeios em família.

Aproveito para informar que está patente no Museu do Brinquedo de Sintra uma nova exposição até 25 de Maio, intitulada "Brinquedos Artesanais e Pintura de Pedro Afonso". Além de outras exposições ao longo do ano.

Escrito por Eugénia Santa Cruz, do blog Cortecega - Notícias da Minha Terra
 
Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

10 comentários:

  1. LINDA E BELA POSTAGEM.
    MENINAS DEIXO O MEU CARINHO.
    SUSANA E HELENA MEU FELIZ FINAL DE SEMANA. PARA VC. TAMBÉM EUGENIA.
    MUSEU SÃO MOMENTOS HISTÓRICOS ONDE PODEMOS RESGATAR AS NOSSAS MEMORIAS..
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    ResponderEliminar
  2. LOGO CHEGARÁ A MINHA VEZ.
    NOSSO MUSEU TAMBÉM É LINDO.
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS OS PARTICIPANTES.
    SANDRA

    ResponderEliminar
  3. Olá Eugénia!
    Excelente texto,com uma descrição tão meticulosa, que me deixou a sensação de estar ao vivo a ver uma exposição num qualquer museu do brinquedo.
    Deixou aqui bem patente o grande conhecimento que tem sobre a arte da museologia.
    Parabéns pelo excelente trabalho, escrito com muita qualidade e ensinamento.
    Sendo o museu um marco da nossa cultura e História deveríamos ter mais pretensão a conhecer o que o este nos pode ensinar.
    Beijo
    Acácio

    ResponderEliminar
  4. Olá, Eugénia!

    Penso ter sido uma boa escolha, para visita. E digo penso porque, imperdoável, nunca lá entrei. Vezes sem conta pensei em ir lá com as minhas filhas, estava o museu ainda em princípios. Os anos foram passando, as minhas filhas crescendo e adeus museu. O edifício era o antigo quartel dos bombeiros, praticamente todas as semanas lá passo e a visita foi sempre adiada. Estou convencido que quem se iria divertir mais também seria eu. Elas gostariam de ver mas eu ia sentir-lhes até o cheiro! Ainda hoje deliro com objectos do meu tempo de infância, se bem que brinquedos só nas mãos dos outros. Naquele tempo, era tudo "made by ourself"!

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  5. Oi, Eugênia:
    Eu já tive a oportunidade de ver muitas fotos desse museu, no blog de uma amiga, e fiquei impressionada com a quantidade de peças expostas !
    Suas filhas devem ter ficado encantadas com o passeio.
    Eu sempre levei meus filhos para visitar museus, mesmo sob seus protestos, pois estes terminavam em aprovação.
    Parabéns pelo texto e pela forma de levar cultura para suas crianças.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Olá Eugénia!
    Como ainda não conheço Sintra, vou ter muito que visitar: as praias, o Palácio da Pena, o Museu do Brinquedo :) Já estou a anotar :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Desculpem nova intromissão mas não quero deixar de dar um conselho à Lena e também uma "maldade"!
    Realmente, se for a Sintra, não pode ser só 1 dia!
    Palácio da Vila, Palácio de Monserrate, Seteais, Quinta da Regaleira (a tal, do Machado dos Milhões), Casa do Penedo (de Raul Lino),Centro de Arte Contemporânea (parece-me ser este o nome. Iniciado com a Colecção Berardo),o Castelo dos Mouros, a Lagoa Azul, os Capuchos, a Peninha, e muito mais! Por último, depois deste percurso intensivo e desgastante, a minha "maldade", a Periquita (e os "travesseiros"), a Sapa ( e as "queijadinhas") ou o Gregório, ou a Casa do Preto. E, já chega. Depois não diga que tem que fazer mais caminhadas com a "Labrador"!...

    Jocas dietéticas,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  8. Pronto,não batem mais na ceguinha,lol... Já anotei tudo,lista longa mas muito notável e também já fiz uma ressalva na minha agenda: passar 1 semana em Sintra ;)
    E claro, levo a "labradora" ;)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  9. Viva, para além do museu do Brinquedo em Sintra, quero informar de que no Funchal também existe um Museu do Brinquedo. Tem um espólio deveras interessante de que ressalvo os brinquedos dos anos 1950 e uma belíssima colecção de modelos de carros de combate, jipes, da última grande guerra.
    Anexado ao Museu tem um simpático restaurante com esplanada e bar com vista sobre a baía do Funchal.

    ResponderEliminar
  10. Museu do brinquedo, ora aqui está um bom local para levar uma criança de 10 anos que pensa que todos os brinquedos vêm da China, lol...
    Parabéns pelo prémio, foi realmente merecido.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar