domingo, 16 de maio de 2010

O QUE É UM MUSEU


O museu é uma entidade de criação onde se preserva a memória de um povo, de uma cidade de uma pessoa, enfim é o lugar de histórias interessantes que nos faz viajar pelo tempo. Mas apesar de contar o passado que já aconteceu, o Museu é o lugar ideal para meditar-mos sobre o presente e reflectirmos sobre o nosso tempo.
Quando visitamos um museu podemos pensar, por exemplo, na transformação, evolução dos objectos. Por exemplo imaginem como o processo da escrita se foi modificando ao longo da evolução da história, desde a invenção do papel até a criação do computador. Pensem também como vivemos hoje? e como viviam os nossos antepassados? Já pensaram como seria recebermos hoje a visita de um ser da pré-história. Com certeza ele ira estranhar, os enormes prédios existentes pela cidade, as pontes os túneis, enfim todas as grandes obras da actualidade, seria um enorme choque para um ser que viveu num passado pré-histórico encontrar-se com actualidade.

Em todo o mundo existem museus com diferentes nomes, que podem variar conforme o tipo de material que apresentam. Assim, temos os museus históricos, os museus de ciência, os museus de arte, as cidades museus, assim como os ecomuseus, e como o museu não deixa de acompanhar as mudanças dos tempos, temos também os museus virtuais.

O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que pode promover pesquisas relativas aos testemunhos materiais do homem e do seu ambiente, conserva-os, comunica-os, e expõe-nos para estudo, educação e prazer. O museu é um espaço onde todos podem ir, que recolhe, estuda e conserva os objectos que depois são apresentados em exposição. O trabalho desenvolvido pelos museus, permite a criação de uma identidade cultural, assumindo o património um significado especial. Os objectos contam-nos histórias, revelam-nos o nosso passado, a nossa identidade.
A visita a um museu traz-nos sempre mais conhecimentos, onde podemos descobrir sempre coisas novas, pois o museu é um lugar de descobertas.

Escrito por Acácio Moreira, do blog A minha aldeia - Carvalhal do Sapo
 
Se gostou deste texto, vote nele de 28 a 31 de Maio. Aproveite e comente. Quem sabe, é seleccionado para Melhor Comentário!

5 comentários:

  1. Olá, amigo Acácio!

    Um museu é tudo isso que diz e muito mais. Vemos nele o passado e isso nos ajuda a compreender o presente e a projectar o futuro.
    Claro que há uns mais explícitos que outros. Estes necessitam do auxílio de alguém, para que os possamos compreender, mas será sempre grande o nosso enriquecimento. Isto é essencial para que possamos olhar as coisas, com olhos de ver! É dos livros...

    Abraço,
    João Celorico

    ResponderEliminar
  2. Adorei a sua frase: "museu é um lugar de descobertas" !
    Sempre gostei muito de visitar museus. Muitos deles estão instalados em magníficos palácios ou casarões que, por si só, já valem o passeio.

    Parabéns pelo texto !

    ResponderEliminar
  3. Olá Acácio!
    Eu gosto de museus. Apesar de preferir tudo o que seja ao ar livre, mas há museus ao ar livre. Em Portugal, conheço alguns. Em Paris, quase todos. Acho o Museu D'Orsay muito interessante por ser feito dentro de uma estação de comboios. Em Viseu, o Grão Vasco foi remodelado e está mais bonito :)

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Olá Helena!
    Obrigada pela visita e pelo convite para o encontro em Trancoso.
    Seria uma boa oportunidade para conhecer gente nova deste meio virtual, mas fica fora de mão para mim.
    Gostei muito de visitar os cantinhos em que partecipa, e conheço esses lugares lindos das Aldeias Históricas.
    Parabéns e muito sucesso nesse encontro.
    Um beijinho
    Mifá

    ResponderEliminar
  5. Acrescentaria apenas que um museu também é um lugar de emoções...
    E se não acredita, não perca a oportunidade de ver uma exposição da Joana Vasconcelos, num qualquer museu perto de si!

    ResponderEliminar