sábado, 1 de agosto de 2009

Trancoso

O Mês de Agosto, que agora começa, o mais esperado para muitos portugueses, estejam onde estiverem, para as suas merecidas férias de Verão. Começam as festas e romarias por todo o país. Todos os pretextos são bem vindos para inundar a nossa terra com muita música, dança, comida, bebida e acima de tudo, convivência. Seja em honra dos filhos da terra, que deixaram saudosos os pais, e até mesmo o país, à procura de uma vida melhor. Seja em honra de santos e santas padroeiros da terrinha. Seja por amor à tradição e ao povo que aí insiste viver, seja contra ou a favor às tendências dos tempos modernos…


Elas estão aí, as festas e tradições da nossa terra, e nós desafiamos a todos vocês a partilharem connosco essas vivências únicas e quem sabe, ainda ganha admiradores visitantes para as conhecer.

De 10 a 31 de Agosto iremos dedicar este espaço com as vossas Festas e tradições.

Para participar, basta enviar, até dia 8 de Agosto, um e-mail com um texto original ( Máx 25 linhas) e uma fotografia para : aminhaldeia@sapo.pt.

 Haverá prémio para o melhor texto (cujos detalhes anunciaremos no dia 10 de Agosto) . As regras  mantêm-se da anterior blogagem "Férias da minha terra".

Conto com vocês para fazermos aqui uma grande festa!



E para vos inspirar um pouco e abrir o apetite a Olho de Turista preparou dois passatempos especiais para vocês, com o patrocínio da empresa Trancoso Eventos:

Trancoso é uma linda cidade do distrito da Guarda, classificada como uma Aldeia Histórica de Portugal. Convido-vos a visualizar este pequeno slide-show, que é uma pequena amostra das várias marcas dos tempos que foram decisivos para a construção de um país, que vivemos actualmente.






Nela encontramos a presença viva da História, sempre associada à modernidade dos tempos. A prova disso está na realização de uma das mais antigas Feiras do país. Estamos a referir-nos à Feira de S. Bartolomeu, que acontece anualmente em Agosto.


Este ano vai decorrer de 14 a 23 de Agosto e a organização da Feira de S. Bartolomeu tem o prazer de oferecer um bilhete duplo, com um jantar incluído*, de entrada para a feira aos primeiros participantes que derem as respostas correctas às questões que se seguem, sobre Trancoso:


1) Trancoso teve o priviégio de realizar a sua primeira feira franca em 1273. Como se chamava o rei que concedeu a Carta de Feira e fundou a Feira de S. Bartolomeu?

2) Em Trancoso nasceram várias figuras célebres, entre elas, um sapateiro de profissão, também conhecido por profeta e autor de trovas. Como se chamava esse sapateiro?
 3) D. Dinis e Isabel de Aragão casaram em Trancoso. Onde foi realizada a cerimónia?


4) É um peixe, mas não tem espinhas, muito menos escamas. É castanho muito gordinho e guloso. Uma criação de freiras muito apreciado pelos trancosenses. O que é?


Para as ditas respostas apenas uma dica darei: http://www.cm-trancoso.pt/

Este passatempo termina a 7 de Agosto e serão anunciados os resultados dia 8 de Agosto.
Boa sorte a todos e não se esqueçam de enviar o vosso texto para a blogagem colectiva!

18 comentários:

  1. Como CUSCA que sou, tenho uma perguntinha a fazer:

    - Onde podemos deixar as respostas? Aqui mesmo?

    ResponderEliminar
  2. 1 - A feira secular de S. Bartolomeu de Trancoso foi criada por carta régia de D. Afonso III (não refiro o ano senão vão logo adivinhar que recorri a cábula)

    2 - Ora, ora ... esta é fácil! Toda a gente já ouviu falar no Sapateiro e Profeta BANDARRA;

    3 - A cerimónia ocorreu numa capelinha bué de gira exactamente chamada de S. Bartolomeu (aprendi na escola primária mas confesso que já quase tinha esquecido)

    4 - Esta é mais difícil! Além de ter de exercitar os neurónios, vai ser preciso pesquisar ... um peixe? sem escama? sem espinhas? Omessa! Será coelho? A minha avó dizia que na zona havia muitos colhes bravos eheheh serão "peixinhos da horta"??? Não deve ser porque não é especialidade exclusiva de Trancoso, já que se comem de lés a lés do país eheheh

    Ora pensando ... pensando ... pensando ... Cusca Endiabrada recorrendo à lista de doces conventuais com nome de peixe ...

    Assim de repente, o primeiro que me ocorre são os "papos de anjo" mas é de descartar ... "papo não é peixe" (inda se fosse "pampo" aí sim, tinha barbatanas, escamas e tudo o que um peixe tem direito ihihihih)

    Ah! Talvez "barrigas de freira". Barrigas fazem lembrar baleias, não? Oh! Mas lembrei-me agora que baleias não são peixes. Além disso não me parece que este doce seja tradicional de Trancoso.

    E "Suspiros"? Não são os últimos suspiros que provocam aqueles saltinhos que os peixinhos dão fora de água? Mas aí a forma também não encaixa.

    EUREKA! Achei!!! São as "Sardinhas doces" de que a minha avó sempre falava. Só pode ser isso!!!

    ResponderEliminar
  3. Ola Cusca!Eheheh,Será que está certa?Eu sei,eu sei,mas sou desmancha-prazer e não posso revelar...:)
    Esperamos por mais respostas para ver se estão todos de acordo.Bom fim-de-semana a todos.
    Jocas
    Lena

    ResponderEliminar
  4. Viva!
    Sardinhas doces? Eu acho que não é nada disso. É sardinha sim mas, sardinha de chocolate.

    já agora vou tentar responder a todas as perguntas, por ordem também, até porque o prémio vale bem a pena o esforço. se não ganhar também não faz mal, participar neste passatempo curioso já é muito bom.
    Então aqui vai:
    1) O rei que fundou a Feira de s. bartolomeu e que concedeu carta de feira foi D. Dinis;
    2)Esta é mais fácil, o sapateiro e filósofo e profeta é o Bandarra;
    3) Reza o "pergaminho" que li que, o casamento de D. Dinis e Dª Isabel, fo ino Convento de Sta. Clara em Coimbra;
    4) Esta já respondi logo no princípio: é a sardinha de chocolate.

    Bem agora, vou descansar, depois de ter percorrido tantos lugares para encontrar as respostas.

    Vou aguardar pelo final do prazo para saber quem vencerá!

    Até breve!

    Pedro Martins Junior

    ResponderEliminar
  5. ahahahahh "passa-tempo" engraçado e que eu tinha obrigação de saber na ponta da língua e sem necessitar de recorrer a "cábulas" nem a "auxiliar de memória" já que sou natural do Concelho de Trancoso.

    Mas a verdade é que certo, certo só sei a resposta à pergunta nº 2! Trata-se do sapateiro e profeta BANDARRA. Na minha opinião quem não souber esta devia levar uma ou duas reguadas eheheh

    As outras não sei ... que vergonha!!!

    Susana, tenho uma dúvida.

    Não sei se terei tempo de participar,pois na próxima Segunda Feira já regresso à azáfama do trabalho, mmas o é para mandar o texto por e-mail e também deve ser publicado no nosso Blogue?

    Jinhos a todos

    P.S. Estou curiosa para saber as respostas

    ResponderEliminar
  6. Pois eu não conheço Trancoso, e assim sendo só pesquisando.
    Penso que a Cusca já respondeu a tudo mas mesmo assim aqui vai o de Agosto de que encontrei.
    1 D. Afonso III, 8 de Agosto de 1273. Curioso foi ter descoberto que D. Dinis, deu uma segunda carta de feira a Trancoso em 1306, mas esta para uma feira era mensal. Que mais tarde evoluiu para semanal.
    2 Bandarra
    3 O casamento de D. Dinis, se realizou numa capela que existia no local onde existe hoje a Capela de S. Bartolomeu construída em 1776 ou 1778 e que foi construída em memória do casamento, mas o casamento não foi realizado nessa capela, e sim na anterior. Na actual existe na parede sul uma lápide de azulejos evocativa do casamento real.
    4 São realmente as famosas sardinhas doces que fazem parte da gastronomia de Trancoso.

    Bom isto foi o que descobri sobre Trancoso, que infelizmente só conheço dos livros.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  7. Pascoalita:

    O teu bom humor é sempre bem vindo. Ainda estás a tempo para aprender um pouco mais da História da tua terra . Vai lá à cábula!! Por saber mais não ocupa espaço.

    Em relação ao texto, podes mandá-lo quando quiseres (até dia 8) . Não é obrigatório publicar no teu blogue o referido texto, já houve bloguistas que preferiram publicar apenas aqui. Fica apenas no critério de cada um. Se a questão é falta de tempo, para postar no teu blogue no mesmo dia(dia10), o blogguer temagora uma opção para agendar e publicar automaticamente um post, no dia e na hora que entendermos. Se calhar isso resolve-te o problema.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  8. Opps! Ainda me esqueci de perguntar uma coisinha à Susana ...

    No caso de acertar nas respostas, gostaria muito de ceder o prémio a um amigo especial, do Blogue Zé do Cão, pois foi através dele que tomei conhecimento do Blogue, aquando da Blogagem "Aldeia da Minha Vida! POSSO?

    É que na 2ª quinzena de Agosto estarei fora do país.

    dentadinhas diabólicas

    ResponderEliminar
  9. Para a Cusca endiabrada e todos os tímidos que ainda não entraram na festa:

    A festa ainda não acabou...mas vou responder à questão da Cusca, que pode ser a mesma de muitos participantes que passam por aqui:

    A partir do momento em que for anunciado o/a vencedor(a) ( que será no dia 8 de Junho),este pode perfeitamente oferecer o referido prémio a quem assim o entender, desde que envie os dados (nome, contactos)para o efeito(que será tratado posteriormente, em privado).

    Agora ...quem será o mais "iluminado" desse passatempo?
    Será que as respostas estão todas correctas?

    Para os que ainda não participaram, não desanimem! A cusquinha pode dar dentadas...mas não morde (estou a brincar, cusca...).

    Têm muito tempo para confirmar e concorrer com a vossa resposta.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  10. Amiga Elvira:

    Já vi que o pc está arranjado. Ainda bem que chegaste para te juntar à festa!

    Obrigada pela participação...só não digo se acertaste , ou não.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  11. Obrigado cusquinha. Aguardo a tua ordem para o nosso almoço no FAZ FIGURA.
    Mas toma bem atenção que D. Diniz não casou em Trancoso, mas sim em Barcelona e por procuração.
    Em Trancoso, realizou-se sim a Boda em lugar que desconheço, até porque só fui uma vez à terra do Bandarra.
    É que em história o Zé, até é bom, podes crer. Quanto às "sardinhas doces", querem ver que o prémio está destinado só para quem é de lá?
    Já agora, aproveito para me retratar perante essa pequena simpática de nome Susana, já que, o Zé prometendo fazer um conto sobre a aldeia do seu nascimento e redondou num falhanço colossal, tendo primeiro ido de férias rápidas, buscar um tio a Tarragona e de seguida meteu-se problemas de saúde com familiares que ainda hoje perdura.
    Além do mais, faltou-me cabeça e descernimento, e vergonha para o fazer há mais tempo.
    Espero que me desculpe, mas também entendo e não ficarei desiludido se essas desculpas, não vieram.
    Pela minha parte, tardiamnete é certo, mas fiz o que devia.
    Para ti, querida amiga, como sempre "Biquinhos"
    para a Susana Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Olhem só quem apareceu por aqui ... o meu amigo Zé do cão ehehh

    Olha lá, então e se em lugar do texto sobre a tua terra natal que não chegaste a escrever fizesses uma narrativa sobre a romaria lá do sítio?! Não era boa ideia? Eu no lugar da Susana só assim aceitaria o teu pedido de desculas eheheh

    Jinhos a ti e à Susana a peço desculpa pelo presente abuso e bom resto do domingo

    Ah! E se algum dia fores à feira de Trancoso não te esqueças de me trazer uma "sardinha doce" ... já ouvi falar, mas juro que nunca vi nem provei tal doce eheheh

    ResponderEliminar
  13. Olá Pascoalita: não tens nada que pedir desculpa, pois és sempre bem-vinda, ainda por cima uma conterrânea de Trancoso. E como não há nada como falar com alguém da terra,desafio-te a contar histórias da tua linda cidade, aqui na Aldeia.

    Agora, falando a sério(desculpem se estou a intrometer-me no passtempo, mas não consigo resistir)...essas sardinhas...só ouviste falar... nunca as viste, nem provaste!!! Se calhar é apenas uma lenda, ou existem mesmo?

    Em relação ao Zé do Cão, é boa ideia essa que dás, amiga.

    Por isso, caro Zé do Cão só te perdoo, se apresentares uma brilhante festa, cá na Aldeia(e desta vez não há desculpas)... Achas que consegues?

    Um abraço para ti, Pascoalita e para o Zé do Cão!

    Fico a aguardar pela vossa participação!

    ResponderEliminar
  14. Há aqui uma coisa que não estou a perceber. Mas afinal é festa em Aldeia, nessa Aldeia ou na minha aldeia.
    Desde já vos digo, que a festa na minha aldeia, está guardada para o dia em que der por terminado o meu blogue.
    E denominar-se-á, CARACÓIS AO SOM DE BANDA.
    Se for dessa Aldeia (Trancoso), que posso contar, se só lá fui uma vez e não havia festa nenhuma.
    Agora, se por por exemplo, uma festa no Alto Minho, mais propriamente em Santa Marta de Portuselo. A essa fui, e gramei um festival de Folclore de 7 horas. Fiquei Vacinado. Há uma outra, mas está em estudo, dado ser em honra de S. Gonçalo. Santo de quem muita gente é devota.
    Pensando bem, também já fui às Festas de Campo Maior., do Montijo, da Moita do Ribatejo, da Grande Nação Caramela, da Atalaia, quando o meu clube ganha um campeonato, à Feira Popular e às de Cáceres. Esta será inserida no meu blogue como o próximo conto, e nada mais.
    Zé do cão

    ResponderEliminar
  15. Caro Zé do Cão : não é obrigatório falar da festa de Trancoso.Podes falar daquela que entenderes, e pelo que contas, conheces imensas...

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  16. Susan!
    Não sei se vou participar. Está faltando um pouco de tempo.
    Vou tentar.
    Vou levar o selo. Se der eu participarei. Até por que já é para o próximo dia 8 enviar.
    Mas vou tentar. Com carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  17. Bem , parece que mais nunguém quer arriscar...amanhã, dia 8 vou dizer qual a resposta correcta.

    ResponderEliminar