segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Descobre os lugares e sensações de Idanha:



A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova convida-nos a visitar o Concelho , de 14 a 20 de Setembro, a propósito da Festa Raiana, um evento ibérico que une portugueses e espanhóis, alternando o local anualmente, ora no lado de cá , ora no lá de lá da fronteira.


Um evento muito diversificado, para todos os gostos, desde projecção de filmes nacionais e internacionais ao ar livre, entre pedras e fosseis com 600 mil anos; a concertos de bandas de renome nacional e música tradicional; animação medieval; conferências internacionais ( âmbito da Naturtejo), passeios, tauromaquias... enfim uma chuva de cultura e de muita diversão garantida!
Ficou curioso(a) ?
Venha conhecer e participar neste grande evento!
Clique aqui para ver o programa das festas.


Este ano não há desculpa !
A organização da Feira Raiana tem o prazer de o (a) convidar a esta grande festa, oferecendo uma refeição para duas pessoas num Restaurante (a definir) dentro do recinto da mesma , a quem fizer o melhor comentário sobre as fotos que se seguem.

Foto nº 1

Foto nº 2

Foto nº 3
Até dia 5 de Setembro (Sábado), tente adivinhar de que lugares do Concelho de Idanha-a-Nova foram tiradas estas fotos e escreva em poucas palavras , que ideias, sensações elas sugerem .
Haverá novos desafios na segunda parte do passatempo de 5 a 10 de Setembro.
Dia 11 de Setembro anunciaremos quem serão os premiados do passatempo das duas semanas que irão à Feira Raiana.

Participe!

Para um contacto mais íntimo com a Natureza, o melhor dos melhores comentários feitos durante as duas semanas (de 31 de Agosto a 10 de Setembro) habilita-se a um passeio diferente, de burro, por terras de Idanha .

E boa sorte!
****
Só mais uma coisinha:
Até ao dia 8 de Setembro não se esqueça :

38 comentários:

  1. Estes lugares são belíssimos...agora de onde são...é difícil...pois não conhecço Idanha-a-Nova.

    A primeira ideia que passa pela cabeça ao ver lugares como estes, é a vontade de conhecer a natureza, o património, a história que certamente se respira em Idanha a Nova.

    Parece interessante essa feira. Vou ver se dou um saltinho por lá...talves no fim de semana. Vamos ver se a minha senhora lá de casa também quer ir.

    Parabéns à Susana pelo trabalho magnífico que está a desenvolver pelo Turismo do Interior e desejo um grande sucesso à organização da Feira raiana.

    António Silva , Lisboa

    ResponderEliminar
  2. Tal como prometido, já votei! Mas não digo em quem, eh, eh, eh! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. Suzana,

    Eu e a Sonia rimos muito com o comentário deixado no blog. Férias é isso: ficamos mais cansados quando termina, mas vale a pena.
    Devias escrever um post semelhante ao que publicamos em nossos blogs simultaneamente - Os micos nossos de cada dia [os meus e os da Sonia].
    Aqui na terrinha, quando damos uma "mancada", cometemos uma gafe ou coisa parecida, dizemos que "pagamos mico". Então, o seu marido pagou um King Kong. Ri muito quando disse que era para eu não estranhar que não chegara nada porque ele esqueceu. Como a casa está em obras, quase todos os dias eu pergunto ao pedreiro se chegou alguma coisa de Portugal. E ele ainda brinca comigo: calma, vai chegar. Deixe-os fabricar o vinho primeiro que depois vão mandar.

    Amiga, fico feliz que as férias tenham sido boas. Eu ainda estou meio atrapalhado com algumas coisinhas, em especial, as obras e a saúde. Mas, se Deus permitir, participarei da blogagem de outubro. Aguarde-me.

    Abraço para você, maridão e meninos.

    Do amigo,

    Antonio

    ResponderEliminar
  4. Bem, é lugar que há muito anseio conhecer, como tantos cantinhos de Portugal que desconheço.

    Este teu Slide atiçou ainda mais a minha curiosidade mas, menina, são tantos os projectos que envolvem passeatas, que não sei se terei tempo para os concretizar eheheh

    Sei que já várias vezes aqui disse que desempenhas um papel admirável na divulgação da beleza do nosso país, mas nunca será demais repeti-lo.

    jinhos

    ResponderEliminar
  5. Pascoalita: Porque não aproveitar este grande evento para conhecer Idanha e para nos encontrarmos por lá...num passeio de burro?

    Divulgar e redescobrir o nosso país é um enorme prazer para mim. Os Idanhenses ficaram no meu coração quando fui lá este ano, pela primeira vez em Maio à festa de Santa Cruz em Monsanto, a aldeia mais portuguesa de Portugal. Uma terra mítica e mágica, capaz de tirar o fólego a qualquer um quando chega ao castelo e descobre uma paisagem belíssima em seu redor. Avistamos a Serra da Estrela de um lado e as terras espanholas de outro. Em Maio o campo estava lindíssimo, cheio de rosmaninhos que perfumava toda a Natureza.

    Vale a pena, acredita amiga!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  6. Ol Tété: Seja bem vinda! Espero que tenhas votado bem!E estás à vontade para participar aqui, comentando, é claro!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  7. António: Não sabia que tinha tanto sentido de humor para causar tanta graça. É sinal que andamos todos bem dispostos!

    Não estivemos à espera que o vinho se fabricasse primeiro, embora estarmos às postas da época das vindimas, mas foi puro adiamento do envio. Mas a está resolvido! Ontem mandámos pelo correio e já deve seguir viagem para o outro lado do Atlântico.

    Quando chegar , avisa, ok?

    Bjs aos dois!

    Susana

    ResponderEliminar
  8. Caro António Silva: Seja bem vindo à aldeia! Uma entrada bem triunfal, para participar no passtempo em curso. mas agora diga-me lá: Será assim tão difícil tentar à sorte e dizer de que terrinha de Idanha serão estas fotografias? Veja lá. Peça ajuda a alguém. Quem sabeainda terá o prazer de saborear sabores de Idanha lá na feira, como convidado de honra.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  9. As fotos são lindas. Não conheço Idanha, mas a julgar pelas fotos é um erro a corrigir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Amiga Elvira: Antes uma oportunidade, que um erro!

    Mas ninguém tenta tirar à sorte, de onde serão?

    Bem tenho que dar mais pistas. O nome das terras idanhenses estão contempladas no slide-show postado inicialmente.

    ResponderEliminar
  11. Bem se a Susana diz que os nomes das terras estão no slide show, vou eu lançar-me à sorte:

    a foto nº 1 parece-me ser de Monsanto. Sempre ouvi dizer que por lá havia casas que aproveitavam as grandes fragas para as suas construções;

    a foto nº 2, parece vista de um Castelo, não sei...mas acho que é de Idanha-a-Velha.

    a foto nº 3 tem uma paisagem belíssima. Será que foi tirada da Penha Garcia?

    Bem as sensações que elas transmite já eu escrevi no outro dia.

    Vamos lá ver se o jantar na feira é para mim...

    António Silva

    ResponderEliminar
  12. Susanita,

    Eu só vejo a foto nº 3 :(

    Sabes que o Mozilla Firefox é um maroto e bloqueia-me muita coisa. Amanhã tentarei prestar atenção mas no trabalho tenho outro problema: Como tenho pouco tempo e é tão difícil aceder ao Blogue, por vezes até me esqueço do que procuro eheheh

    Bem, logicamente não podertei responder certo à primra parte da pergunta, uma vez que não conheço Idanha-a Nova. Mas descrever o que me inspiram, ok?

    jinhos

    ResponderEliminar
  13. Hummm eu acho que este exercício é extemporâneo. Devia ocorrer depois das vindimas, porque o meu avô dizia que o vinho mosto nos dá inteligência e boa visão ihihihih

    Contudo, na Foto nº 3, consigo vislumbrar entre o pasto, o rabo dum coelho do lado direito. E se não me engano, ali por baixo da azinheira, aquilo não é o cano de uma espingarda?

    Mas que mal terá feito o bicho para esse malvado o querer apanhar? Eh!!! Xôôôôô foge, coelhinho!!! Fogeeeeee senão acabas na panela!!!

    Amanhã tentarei observar a Foto Foto 2 que está a passar o efeito do licor de tangerina ahahahah

    dentadinhas

    ResponderEliminar
  14. Pascoalita: se continuares com o mesmo problema diz.

    Há mais alguém com o mesmo problema? Por favor digam...porque eu não detecto nehum em nehum dos meus computadores...

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  15. Cusquinha: estás a ver um coelho na terceira foto? Ou duas uma ou tens uma visão muito apurada ou é pura imaginação. mas sabias que não estás muito longe da realidade?

    Em Idanha existem cerca de 4.600 hectares reservados para a Caça. É uma zona muito procurada, principalmente por espanhois, que gostam de se alojar nos grandes hoteis que existem em Termas de Monfortinho ( terra que faz parte do Concelho de Idanha).

    Mas estás à vontade para outras tentativas.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  16. António Silva: Fico feliz por saber que continuas na corrida...mas ainda não posso revelar as respostas...apenas que estão mornas.

    Abraço Susana

    ResponderEliminar
  17. Cusquinha,estou ansiosa por saber o que vais observar nas fotos quando passar o efeito do tal licor de tangerina...vitamina C é bom.lol.Será que nao vistes foi um touro ou um burro?É que como vemos no slide,este último animal ainda trabalha e muito e pode-se passear nele.É uma luta para que um animal tão bonito e às vezes desvalorizado,nao desapareça :) Agora os touros,sao lá famosos nas corridas,se nao tou em erro.

    Jocas gordas
    Lena

    ResponderEliminar
  18. Claro que não estás enganada, amiga Helena! Se fores connosco, vais ter a oportunidade de assistir a vários espectáculos de tauromaquia, na feira raiana. Os raianos têm várias tradições que fazem questão de manter , entre elas são as actividades ligadas aos touros.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  19. Passei por aqui e gostei do passeio por locais aos quais vale sempre a pena voltar.
    Parabéns por este seu espaço
    Abraço
    Chris

    ResponderEliminar
  20. Chris: Seja bem vinda à Aldeia da minha vida e esteja à vontade para voltar, ler e comentar sempre que quiser. A casa é sua!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  21. Bem o passatempo parece interessante, por isso vou arriscar!

    as fotos são fáceis: 1 Monsanto
    2 Idanha a velha
    3 Penha Garcia

    São fotografias muito inspiradoras: para quem quiser viajar por um mundo diferente, encontra concerteza em Idanha a Nova, a começar por Monsanto, a aldeia mais portguesa de Portugal, com casas únicas bem harmonizadas com a natureza, seguida de Idanha a Velha e Penha Garcia, aldeias com grande peso de História, que remontam achados pelo menos quase ao início do mundo...

    Animais como o touro, o burro, as ovelhas retratam bem uma preocupação e valorização pelo mundo rural e pela natureza.

    E dou os parabéns à Aldeia da minha vida, em particular à Susana por elevar essas pequenas, mas grandes terras quase a tocar o céu azul!
    Portugal precisa que haja jovens como a Susana para olhar para o nosso país com outros olhos!

    Agora vamos ver se o prémio vai para mim (espero que sim ,pois preciso de um bom empurrão para lá ir).

    Abraço do Mestre

    Já agora aproveito para dizer que vou participar próxima blogagem. Tenho uma história bem interessante para contar.

    ResponderEliminar
  22. Era capaz de jurar que por instantes vi 2 cabecitas a espreitar nas janelas da 1ª foto, mas como dizem que "quem mais jura, mais mente" e como já perceberam que tenho uma imaginação fértil, o melhor é dizer a verdade:

    Não, as ninas Susana e Lena não fazem parte da foto nº 2 :(
    Ao que me constou, a Lena tinha ido dar um passeio num burrico e a Susy ... bem, a susy deve ter sido a fotógrafa, né?

    Vou estudar a foto nº 1 ... hum essa tem muito que contar, ai tem, tem e aposto que a nina Susana sabe a história dela tudinha e eu estou mortinha por saber também ihihihih

    dentadinhas da cusca endiabrada

    ResponderEliminar
  23. Após consulta às cábulas, vamos lá a ver o que descobri:

    Foto 1:
    Só pode ser Monsanto (mas deixa que te diga, das duas uma, ou viraste o pedregulho ao contrário, ou usaste o berbequim e fizeste-lhe 2 furinhos para nos despestir eheheh)

    Foto 2:
    Não faço a menor ideia e nem as cábulas me ajudaram. Só sei que gostava de conhecer ao vivo e a cores e que tal se organizasses um "passeio em grupo"?
    Foto 3:
    Eu acho esta a mais difícil de todas! E o pior é que fui na conversa da patareca da cusca e fiquei com os olhos em bico ... nem caçador, nem coelho, nem lebre.
    A paisagem é muito bonita, mas tu desculpa lá ... aquilo não pode ser em num sítio qualquer? Acho que nem com as coordenadas lá chego eheheh

    Jinhos

    ResponderEliminar
  24. Susana, vim convidá-la a passar lá por um dos meus espaços e juntar-se à festa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Elvira: Obrigada pelo convite! Já lá fui e a festa estava belíssima, parabéns!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  26. Mestre, Pascoalita e Cusquinha :Boa tentativa!

    Vou dar uma ajudinha...está um pouco difícil para quem não conhece. A primeira está correcta. A segunda, o que posso dizer: está num castelo...bem próximo da casinha da foto nº1; a terceira foto é uma paisagem magnífica tirada num miradouro de uma belíssima terra muito falada por aqui por dois participantes das blogagens, por sinal poetas e filhos da mesma terra...e não digo mais. Acho que agora estará mais fácil. Quem tem seguido as blogagens atentamente sabe concerteza de quem estou a falar, e que lugar é esse!

    Continuem a tentar até dia 5.Nesse dia direi quem ganhou a corrida.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  27. Olá Susana, vim deixar um abraço.
    Já voltei das férias de Verão e que calorão, nem se podia sair para lado nenhum.
    Vejo que cada dia isto está um espanto.
    Parabéns.
    Beijo
    Manuela

    ResponderEliminar
  28. Olá amiga Susana!
    Também já regressei de férias!
    E aproveito para participar também. Como sabes, sou de Aveiro e pouco conheço o interior, mas este passtempo parece ser uma boa oportunidade para lá ir, ainda mais quando vai ser passado um filme dos moinhos de um grande amigo meu de Seia.

    Mas antes vou pesquisar primeiro e perguntar a amigos meus perto de Idanha ver se conhecem os lugares.

    Até já amiga!
    Já sabes, quando quiseres o meu cantinho está à tua espera!

    Bjs Joana

    ResponderEliminar
  29. Ai já me esquecia! Também vou participar na próxima blogagem envio-te o texto amanhã. Vou contar um episódio que tivémos quando eramos pequenas, posso, não posso?!

    Bjs e até logo!

    ResponderEliminar
  30. Ola Joana!
    Acho que pode claro :)
    Ó Cusquinha,nem tu imaginas,mas acho que nunca andei de burro.De cavalo já,mas burro nao.Ver se experimento,e levo cenouras para que ele nao tenha razoes de queixa.lol.O blogue tá muito animado,parabéns a todos.Muitos textos vai haver para ler.Ah,e outra coisa gira:convidaram-me pa ir vindimar,vou pensar no assunto,mas prefiro mesmo é ir pisar a uvinha :)

    Jocas gordas,
    Lena

    ResponderEliminar
  31. Olá! Ainda aqui estou mas, já com as malas à porta!
    Isto não se faz! Eu não mereço tanto! Então além da terra da minha avó, metem a minha também? Só que nesta última, tal como a amiga Cusca que só vê coelhos, lebres, pássaros, passarucos, cucos e milharucos, eu só vejo, em tudo, a minha terra! Pode ser "pancada", mas há piores! Pois, mas o fotógrafo(a) foi artista. Então, não é que escondeu a nossa Ribeira? Eu olhava e olhava e desconfiava. Tirada ali de cima, em plena calçada romana, na "quelhe" da Ribeira e ela não estava lá!
    Com que então 2 fotos no "Mons Sacrus" e 1 na terra que me viu nascer! É obra!
    Como curiosidade lhes digo que o quarto da minha avó, em Salvaterra, tinha dois pedregulhos daqueles lá dentro e que fresquinho ele era no Verão e aconchegado no Inverno!

    Agora é que vou
    Bem hajam e divirtam-se

    João Celorico

    ResponderEliminar
  32. O quê agora querem por culpas à fotografa? , Acham-na assim tão poderosa para fazer desaparecer o ribeiro???

    Será que não é o João que está agora com pancada? Que mal é este que anda por aí, que veêm coisas onde não estão! Será uma variante da gripe suina?
    Vejam lá, cuidado! não vá passar para os pc...
    Vá deixem-se de invenções e digam então o que é que verdadeiramente vos dizem estas fotografias, sem gatos, nem coelhos nem rios pelo meio...

    A brincadeira só acaba Sábado. Ainda estão a tempo de pensar...

    ResponderEliminar
  33. Querida amiga Joana:
    Conto contigo, então para levar a malta a pensar! è claro que podes contar,desce que não contes aquelas coisas que só nós duas sabemos...não depois de quase vinte anos, ouviste? Vê lá o que vais escrever. E toma um banho por mim aí na praia por mim, ok?

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  34. Simpática Amiga:
    Já registei no meu "Compêndio da Vida" que trago sempre comigo no bolso, não só os encantos ancestrais de beleza de Idanha-a-Nova, mas o paradisíaco ambiente deslumbrante de fascínio do misterioso/cativante domínio natural e paisagístico, que ela encerra.
    Tem pormenores de maravilhar, que urge rapidamente visitar. É obrigatório por ser convidativo e aliciante de tranquilidade e bem-estar.
    Parabéns pelo excelente "trabalho" que está a levar a cabo pela atitude que desencadeia nas pessoas sensíveis que a admiram, só podem, de pasmo e pertinência.
    Adorei!
    Com imenso respeito e estima.
    Sempre a admirá-la e ao que "constrói" com pureza divulgando as belas aldeias do nosso extraordinário Portugal de sonho.
    Beijinhos amigos.


    pena

    Fabulosa...!

    ResponderEliminar
  35. Olá Susana!

    Consultei os meus amigos. Não foi tarefa fácil descobrir que locais são esses. Vinha aqui toda contente para anunciar e... parece que o António Celorico desvendou o mistério. Mas acho que ainda posso concorrer, não posso?

    Bem, as duas primeiras, são de Monsanto e a 3ª é de Salvaterra do Extremo, segundo me disseram, é a foto terá sido tirada no miradouro d terra.

    Agora, o que elas inspiram?
    A vontade de conhecer aquela casinha , bem engraçada, que mais parece uma gruta. Por dentro deve ser um espectáculo. Deixa uma sensação de paragem no tempo, onde as pedras contam como foi e ainda é em Monsanto.

    Desejosa estarei para sentir o vento suave, que certamente corre por terras de Salvaterra. Uma paisagem deslumbrante espera por mim . Com os olhos irei namorar cada pormenor e só sairei de lá quando encontrar o dito rio, o coelho, o burro e toda a bicharada que por aí têm jurado ver na fotografia...por incrível que pareça, eu não consigo ver nada disso na foto. Tenho que ir lá para crer.

    Joana

    ResponderEliminar
  36. Pena: Obrigada pela tua presença aqui. Uma lufada de ar fresco...que levanta o ânimo a qualquer um!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  37. Boa Joana! Vamos ver quem irá se o próximo a tentar!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar