segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Blogagem colectiva "Festas e Tradições"


O Mês de Agosto, que agora começa, o mais esperado para muitos portugueses, estejam onde estiverem, para as suas merecidas férias de Verão. Começam as festas e romarias por todo o país. Todos os pretextos são bem vindos para inundar a nossa terra com muita música, dança, comida, bebida e acima de tudo, boa disposição e interacção com os nossos amigos. Seja em honra dos filhos da terra, que deixaram saudosos os pais, e até mesmo o país, à procura de uma vida melhor. Seja em honra de santos e santas padroeiros da terrinha. Seja por amor à tradição e ao povo que aí insiste viver, seja contra ou a favor às tendências dos tempos modernos… Elas estão aí, as festas e tradições da nossa terra e nós desafiámos vários participantes a partilharem connosco essas tradições e vivências únicas para conhecermos e quem sabe... para fazermos uma visitinha, pessoalmente, agora que estamos, ambém em tempo de férias.

E porque muitos estão de férias, para viver e reviver esses momentos de diversão, proporcionados por essas festas, do norte ao sul do país, intervaladas pelo prazer de descansar, a ler à sombra de um bom guarda-sol, à beira mar, ou à beira da piscina, com vista para a montanha, são inúmeras as maneiras para fazer um intervalo à rotina e primar o lazer.
A pensar em todos os que estão a trabalhar e os que estão de férias, a Olho de Turista tem algumas novidades para anunciar aqui:


Excepcionalmente, decidiu alongar o prazo de votações dos textos em concurso até 8 de Setembro. Dessa forma todos terão a oportunidade de convidar os seus amigos para votar, seja agora em Agosto, seja ainda em Setembro (nas blogagens que se seguem, continua o calendário habitual).

O prémio para o melhor texto (o mais votado pelo júri (51%) e pelos eleitores(49%) a concurso é : uma refeição para duas pessoas no Restaurante Área Benta em Trancoso, uma oferta do estabelecimento, porque...

... "Sentar-se connosco à nossa mesa é convite, também desafio, para apreciar, da panela fumegante, o mais genuíno da cultura gastronómica da Beira Alta."

Para saber mais sobre este Restaurante de Prestigio, recomendado pelo Guia Michelin, clique aqui.

****

Teremos também o prémio para o bloguista do mês e para o melhor comentário, que receberão respectivamente um livro: "Prova - no Alvorecer da Modernidade" - Edição da Junta de Frequesia de Prova (Concelho de Mêda) e "O Concelho de Mêda de 1838 a 1999" - Edição da Câmara Municipal de Mêda , oferta do autor, o Senhor Professor Doutor Jorge Saraiva.



****
Cole por favor o selo que se segue no seu blogue ou site, para apelar aos seus leitores a participar, votando em si (com link para o presente blogue).

Para quem apenas comenta e vota, pode e deve levar, também este selo para o seu blogue ou site! Não esqueça, por favor, de colocar o link para este blogue.



***** ****** ******* **********




E porque no Brasil também começa hoje uma Blogagem Colectiva dinamizada pelo Olavo do blogue Traços de um homem, como comemoração de um ano de vida, com o tema "Conte aos seus amigos a sua comemoração marcante", também faço questão de participar, enquadrando-o nesta blogagem:

"Uma festa que nunca esqueço tinha eu cerca de 9 anos e a minha irmã cinco. Estavámos no Poço do Canto numa festa religiosa que todos os anos acontecia, mas naquele ano foi diferente. Tinham organizado um concurso de música, em que os rapazes e raparigas da aldeia iriam demonstrar os seus dotes musicais, com uma plateia cheia de gente da terra... e não só.

Não era habitual irmos lá. Fomos, porque um afilhado da minha mãe ia participar nesse concurso, tocando música de acordeão. Quando chegámos lá, descobrimos que só ele iria participar. Havia um órgão no palco... e prémios expostos no palco, que eram mais do que as pessoas que concorriam. Eu e a minha irmã olhámos uma para a outra ... e pensámos... porque não vamos concorrer também? Pedimos à nossa mãe para falar com o organizador ... e quando démos por ela... estávamos no palco, em frente de uma plateia.

Começou o nervosismo... pensei... tanta gente... não estava habituada a este cenário... pois tocava habitualmente em casa, onde no máximo os meus pais, vizinhos e os cães lá de casa tinham que aturar as minhas notas, horas a fio... agora era diferente tinha gente a olhar para mim a tocar coisas, que se calhar nunca ouviram, habituadas a outras coisas mais populares e acessíveis aos seus ouvidos... só pensava... e se me engano, o que acontece? Não vou enganar-me, se acontecer continuo, como se nada fosse...

E assim foi: primeiro foi o Jaime, com o acordeão, depois fui eu ... no meio da música enganei-me... parei, olhei para as caras, cujos olhares, que em silêncio observavam-me...e um nó na garganta atravessou-me ... decidi voltar ao princípio e tocar tudo de novo .

A seguir tocou a minha querida irmazita, que tocou e continuou a tocar, sempre que se enganava continuava... foi mais esperta do que eu, pois ninguém deu pelos enganos e encantaram-se com ela.

No final portámo-nos todos bem. Todos recebemos prémio, mas a minha irmã, a mais pequenina de todos, conseguiu conquistar todos e ganhou o primeiro prémio.

Depois disso nunca participámos em mais nehuma festa com concursos... desta festa ficou a experiência de sensações de quem pisa um palco e uma recordação do concurso que ainda guardo, lá em casa da minha mãe.

Não foi a festa mais marcante, da minha vida, mas talvez a mais empolgante, como simples miúda de uma pequena terrinha da Beira Interior.

Susana

****

Quero ainda avisar todos os leitores que por aqui passarem que está a decorrer um mini- passatempo, até 16 de Agosto, que habilita a estadia de uma noite para duas pessoas na Residencial Dom Dinis, por Terras de Trancoso.


Para saber mais e participar, clique aqui.

****

E à semelhança das duas blogagens anteriores, desejo a todos uma boa blogagem, seja cordial, como é próprio de uma interacção entre amigos. Esteja à vontade: leia, comente e vote, excepcionalmente até 8 de Setembro, com resultados a publicar no dia 10 de Setembro.

26 comentários:

  1. Susana obrigado peka sua participação..
    Sua festa realmente teve tudo para ser marcante..gostei.
    Beijos e uma otima semana.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada eu! E parabéns pela tua festa, também!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá Susana!
    Vim conhecer seu blog através do Olavo:))
    Adorei ler sua participação,ainda estou rindo ao lembrar sua aflição em se ter enganado e ter bloqueado, me fez recordar uma partida que me fizeram à uns bons anos...eu fazia teatro amador,estavamos com uma peça de Miguel Torga "O MAR" em que eu era uma mulher da praia, que passava o dia entre a praia e a tasca pedia um calice de aguardente(que era água)eu bebia tudo de um só golo...havia um primo meu que gostava de assistir aos ensaios e dizia, um dia troco a água por aguardente para ver se tu gostas do sabor,eu pedia-lhe por favor não o faças que eu detesto álcool...estavamos num ensaio geral com convidados da Camara Municipal e junta de freguesia,quando chegou a minha cena fiz tudo como o habitual e quando pedi o copo de aguardente pus à boca num só golo,fiquei tão aflita a tossir com a garganta à arder que tivemos que parar a cena porque não conseguia falar, meu primo ficou muito aflito porque pensava que era mentira minha,foi risada por toda a plateia e o meu primo teve que pedir desculpa a todos por ter sido ele a fazer aquela partida...
    Felizmente acabou tudo bem!
    Desculpe já me alonguei demasiado a falar da minha cena...

    Parabéns gostei de a ler,voltarei
    Beijinhos
    "Sonh@dor@

    ResponderEliminar
  4. Sonhadora:

    Não tens que pedir desculpa! Podes comentar as linhas que quiseres, pois as blogagens são para isso mesmo, para interargirmos entre amigos e assim conhercemos as histórias de cada um.

    Gostei da tua história também e daqui a pouco passarei pelo teu blogue para conhecer a sonhadora.

    Obrigada pela visita e seja bem vinda à blogagem da Aldeia da minha vida. Estás à vontade para voltar e participar, também.

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  5. Olá Susana, tudo bem? Espero que sim!
    Sabe de uma coisa? Ontem fui a Góis, perto de Coimbra e vi lá o Rancho de Meda, lembrei-me tanto de si...! Eu mandava-lhe fotos, mas os emails que lhe envio vêm sempre para trás...não sei porquê!...
    Por favor envie-me o seu endereço para: cvieira225@gmail.com, ou: godislov47@hotmail.com.
    Gostava de lhe enviar fotos do rancho, pode ser que conheça alguém...a mim até me apeteceu perguntar áquelas pessoas se a conheciam, mas não perguntei, tive vergonha!
    Beijinhos querida. Boa semana, bom trabalho, bons negócios...e boas férias!...

    ResponderEliminar
  6. Nossa.. nem sabia que alguem de Portugual lia meu blog !! Legal vc tbm ter participado na blogagem brasileira ... gostei de conhecer um pouco sobre oq acontece em agosto em sua terra querida!!!

    Obrigada pela visita!

    bjos

    ResponderEliminar
  7. Querida Céu:
    Tão querida, pensar em mim! E que amabilidade a sua enviar fotos do rancho da Mêda!
    Não sei qul fou o email tens, mas deixo-te duas alternativas:

    aminhaldeia@sapo.pt

    susitour@gmail.com

    Bjs e continuação de boas férias, por terras de Gois!

    Aqui na blogagem também estão participações dessa região, caso não tenhas reparado.

    Susana Falhas

    ResponderEliminar
  8. Menina e o blog: Seja bem vinda! A grande inovação da interenet é dar-nos a possibilidade de entraramos em contacto com o outro lado do atlântico, com um simples clique.

    Foi um prazer visitar o seu blogue. Seja bem vinda aqui e esteja à vontade para conhecer as festas e tradições portuguesas.

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  9. Susana:

    Essa festa deve ter ficado mesmo marcada, para levar um prémio para casa, sem contar...mas afinal, não entenbdi uma coisa: a menina toca o quê?


    Sou José Leal, da Guarda.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana

    Essa história é mesmo marcante!
    Quando a lemos, estamos todos nervosos, à espera que a Susana tenha conseguido tocar aquela música, toda seguida. O que nos deixa enternecidos é a confissão de que, afinal, não conseguiu isso logo à primeira. Mas ficamos com uma certeza: a Susana é super exigente consigo própria e na sua relação com os outros. Gosta de prestar um serviço de qualidade, nem que tenha de repetir a dose. Detesta servir gato por lebre. Às vezes, fica prejudicada porque, afinal, as pessoas não valorizam esse esforço. Nem dão por nada. Querem é "música"!
    Um belíssimo texto! Muitos parabéns. Como é que a gente pode votar, na blogagem do Olavo?
    Abraço
    José Pinto

    ResponderEliminar
  11. Amigo José Pinto:

    Sempre a surpreender-me com os seus comentários! E olha que disseste uma boa verdade: não gosto de vender "gato por lebre": gosto de ser honesta para comigo e com os outros e por isso espero dos outros o mesmo. De facto enganei-me...no meio de tanto nervosismo, mas segui em frente, assumindo o engano.Por vezes posso pagar caro por isso, como já me aconteceu imensas vezes na vida, mas prefiro ficarcom a consciência tranquila, para comigo mesma.

    Na bloagem do Olavo, não havia votações, como está acontecer aqui.A blogagem durou um dia e as participações foram sorteadas ...a quem teve bateu à porta a sorte, ganhou uns selos e banners lindíssimos, feitos exclusivamente por ele, para colocarem nos respectivos blogues.

    Obrigada pela sua presnça, José!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  12. Olá José Leal! Seja bem vindo à Aldeia da minha vida! Eu e a minha irmã tocámos órgão. Aprendemos com o professor de música lá na terra, todos os Sábados de manhã, durante 5 anos. E tenho saudades desse tempo em que tocavamos para a família, e em especial para esta festa do Poço do Canto.

    Obrigada pela sua visita e comentário. Esteja à vontade para ler e comentar os textos de todos os participantes. Vai ver que vai aprender imenso com eles!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  13. Olá, tudo bem?
    obrigada pela visita´e pela informação!
    gostei da sua história e do blog.
    bjos

    ResponderEliminar
  14. Olá Mónica!

    Seja bem vinda! Esteja à vontade para ler, comentar e votar os textos presentes nesta blogagem.
    Obrigada pela visita!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  15. Querida, amei sua vizita no meu blog! bju*

    ResponderEliminar
  16. Querida, seja bem vinda aqui, também! Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Susana. Acredita que já por três vezes comecei um comentário e depois tive que sair e o comentário a meio?
    A ver se é desta. Gostei deste seu texto. Gosto de memórias. E esta está muito bem escrita. Senti-me como se estivesse a ver a cena.
    Um abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  18. Elvira: Obrigada pelas palavras. Tive que voltar a ler o texto, para ver se tinhas razão no que dizias...

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  19. Olá a todos!
    Achei este texto fantástico, bem como os comentários que todos deixaram.
    Estou a iniciar-me nos blogues ...
    Fiquei com vontade de ir a Trancoso á Feira de S. Bartolomeu.
    Abraço a todos,

    Pedro Martins

    ResponderEliminar
  20. Olá Pedro!

    Seja bem vindo à nossa Aldeia. Podes estar iniciado, mas começaste muito bem, com a vontade de ir a Trancoso. Pois então porque não aproveitas e comentas no post que se segue? Está lá um passatempo belíssimo, onde podes habilitar-te a dois bilhetes e a um Jantar para duas pessoas, dentro do recinto da feira!
    Vale a pena tentar e não custa nada dar asas à imaginação!

    Obrigada pela tua presença aqui, e volta sempre!

    Abraço, Susana

    ResponderEliminar
  21. Susana,
    Estou com saudades das participações no seu blog, mas a internet não tem ajudado. Por três vezes iniciei um comentário e perdi tudo. A conexão caiu e, tendo voltado, atualizou a página e apagou meu texto. Vou ver se tenho sorte dessa vez.
    Morri de rir com a história da Sonh@dor@. Fiquei imaginando a cena, ela engasgada com a aguardente. O primo dela merecia tomar o resto da garrafa.
    Já postei o recebimento do selo, ao mesmo tempo estou divulgando a blogagem coletiva desse mês.
    Envei um outro email para informar-lhe sobre o BlogDay. Se puder, peço retornar-me dizendo se recebeu.
    Seu blog, como sempre, proporcionando momentos alegres e divertidos, e fazendo ponte para novas amizades.
    Espero, no início desta semana, iniciar as visitas aos posts e comentários da blogagem.
    Um abraço saudoso do amigo,

    Antonio

    ResponderEliminar
  22. É verdade o que se diz acima. O acesso ao Blogue é muito difíveil e também já me aconteceu perder comentarios e acabar por desistir.

    Gostei da tua história eheheh
    Vou passar no Blogue do OLAVO.

    Jinhos

    ResponderEliminar
  23. Estou a tentar averiguar o que se passa...Obrigada António e Pascoalita pela vossa visita e aviso!

    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  24. Susana, vim convidá-la e a todos os amigos que quiserem ir para passarem pelo Sexta e festejar comigo uma data importante.
    Bom Domingo e espero por si

    ResponderEliminar
  25. Cara Elvira: Obrigada pelo convite! Vou agora mesmo espreitar a tua festa!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar