segunda-feira, 20 de julho de 2009

Se não foi ao festival...o festival vem agora até si!

Como vos tinha dito, este fim de semana fui à aldeia do Ladoeiro, do concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, conhecer o famoso Festival da Melancia. Confesso que estava com grande expectativa para conhecer esse festival e algumas caras lindas que têm passado por este blogue e tomaram conhecimento desse evento único.

Foram dois dias muito bem passados, cheios de animação, alegria e com muita melancia!

Uma experiência muito enriquecedora, pois conheci muita gente simpática que desde o primeiro minuto fizeram questão de me fazer sentir em casa, fossem dessa aldeia, fossem dos arredores de Idanha a Nova.

Foi uma boa oportunidade para saborear a famosa melancia , e não só!

Como não puderam ir ao Festival, pessoalmente, vou fazer questão de levar até vocês um cheirinho daquilo que foi o festival, com o meu Olho de Turista, que sou.

Enquanto os nossos amigos se decidem ou não a quem devem votar nos nossos textos presentes nas "Férias na minha Terra"(consultar no arquivo do blogue os textos dos participantes), que está a decorrer até dia 28 de Julho, convido-vos também a fazer uma pequena viagem virtual, de uma semana por terras de Ladoeiro.

Uma semana para desvendar tudo o que aconteceu e em primeira mão, conhecerem um pouco da cultura, das tradições, da beleza das paisagens, da história da melancia, das suas gentes e muito mais...

Para começar esta "aventura" por terras do Ladoeiro, gostaria de os convidar para fazerem parte de um júri virtual para escolherem a melhor e mais bela escultura feita especialmente para este festival:

Ora vejam:

Escultura nº 1 (autor: António Baptista)
Escultura nº 2 (autor: Lúcio)
Escultura nº 3 (autora: Maria José)
Escultura nº4/5 (autor: Manuel Frade)
Escultura nº6 (autor: João Fernandes - o mais novo da corrida)
Escultura nº 7 (autor: Francisco)
Escultura nº8 ( autora: Ana Cisneros)
Escultura nº9 e nº 10 (autor: Pedro Beltrão)
Escultura nº 11 (autor: Joel Sebastião)
Escultura 12: (autor: Rafael - o segundo mais novo)


Senhor Júri, gostou?
Então faça já a sua escolha, comentando, é claro!
Seja criativo e apresente bons argumentos para justificar a sua escolha, até à proxima 2ª feira! Quem sabe sai daqui com uma boa garrafa de vinho (desde que não seja para comer com a melancia...)
Prepare-se que não vai ser fácil!


Amanhã desvendamos mais sobre este fantástico festival!

25 comentários:

  1. Sem entrar no concurso,que nunca fui boa para júri,pessoalmente gostei muito da segunda embora o que eu mais goste na melancia, é uma boa talhada doce e fresquinha.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Meu voto vai para a escultura número 10, de Pedro Beltrão, pela beleza e riqueza de detalhes. A escultura, muito bem trabalhada, revela talhes finos, milimetricamente delineados, principalmente nas partes que envolvem a polpa da melancia. Mesmo ante a natural maciez do fruto maduro, o que aumenta o grau de dificuldade para se trabalhar, o artista demonstra habilidade ímpar ao fazer cada corte.
    Parabéns a todos os participantes, pelos belas esculturas apresentadas.

    ResponderEliminar
  3. Não imaginava que fosse possível fazer trabalhos tão bonitos com uma simples melancia. Estão, pois, todos os participantes de parabéns. Elejo a escultura nº 7 como a mais bonita, talvez porque me parece muito romântica e, também, porque gosto muito de rosas... e de melancia! Mas esta, de tão bela, era incapaz de a comer!

    ResponderEliminar
  4. Voto na escultura do João Fernandes - o mais novo na corrida :) Porque no meio de verdadeiros artistas que fazem coisas que nem parece possível fazer numa peça de fruta como a melancia, foi um sorriso terno e de admiração aquilo que a participação do João me provocou.

    Parabéns ..!

    E Susana, parabéns a ti também que não páras de me surpreender :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Catarina:

    Mais uma vez obrigada pelos elogios! Mas desta vez o mérito é desses meninos, senhoras e senhores, que em duas horas apenas, fizeram um trabalho belíssimo. O júri do festival, do qual também fui convidada a participar, teve grandes dificuldades para seleccionar o melhor, mas acabou por seleccionar por unanimidade. Vamos ver é se coincidirá com a vossa opinião...

    ResponderEliminar
  6. Milu:
    Seja bem vinda ao Aldeia da minha vida! Uma escolha , com muita ternura, a pensar nos mais pequeninos, pois bem merecem o incentivo para continuarem para continuarem a participar nos próximos festivais.
    Obrigada pela sua participação!

    ResponderEliminar
  7. António: Gostei muito da tua apreciação e comentário!Um verdadeiro elogio ao Pedro !

    Obrigada pela sua participação!

    ResponderEliminar
  8. Amiga Elvira: Foste logo a primeira a participar! Como és modesta! mas tens razão numa coisa: não há nada como saborear , ao vivo esta fruta tão deliciosa e apaetecível, com o calor que aperta. Infelizmente a internet ainda não inventou para saborearmos virtualmente uma bela melancia...Quem sabe um dia...
    Obrigada pela sua participação!

    ResponderEliminar
  9. Susana, é claro que pode divulgar. Pode passar lá pelo site http://limparportugal.ning.com/ e ver tudo o que já está a ser feito. E mesmo que não possa participar é claro que pode divulgar. É um projecto que para ter sucesso tem que envolver milhares de pessoas, logo quanto mais divulgado melhor.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Que Imagens Lindas e bem feitas. Parabéns pela postagem.

    Tem um lindo presente te esperando em Curiosa e um lindo Jardim de Flores de Esperando no Blog Uma Interação de Amigos.
    Passe lá. Ficarei muito Feliz com a sua chegada.
    Com muito carinho
    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Susana!
    Hoje vim visitar-te e apreciar as esculturas em melância. Estão maravilhosas!
    A votar seria talvez na número oito, embora ache quase todas lindas!
    Um beijinho aqui do meu cantinho açoriano
    Alcinda

    ResponderEliminar
  12. Amiga Sandra: Não páras de me surpreender e de me mimar com tntas lembranças! è claro que vou dar um saltinho ao teu blogue! Até já!

    ResponderEliminar
  13. Alcinda: mesmo nos Açores, de férias, vns vistar-me! Obrigada pelo teu tempo e voto!Quem sabe no próximo ano possas apreciar ao vivo esculturas tão lindas ou ainda melhores!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar
  14. Devia ser proibido apostar só numa escultura. Vou participar "contrariado". Correndo o perigo de ser injusto para com as restantes obras de arte, arrisco apostar na escultura n.º 7, pelo belo efeito que a uniformidade deste arranjo pode dar a uma mesa de refeição.

    José Pinto

    ResponderEliminar
  15. Obrigado,José por ter dado o seu voto.De facto, a tarefa de júri é às vezes um pouco ingrata.E neste caso,foi mesmo difícil eleger o vencedor.Todos tiveram muito mérito.
    Cumprimentos,Lena

    ResponderEliminar
  16. Bom, votar para escolher a melhor dessas obras de arte (e estou a falar da 1ª à última), torna tudo mais difícil, tanto mais que eu seria incapaz de fazer qualquer uma delas. Acho que a todo o momento levaria uma falhinha para a boca, e acabaria com muito pouco no prato. Sabem como é quando alguém se arma em barbeiro e vai cortando o bigode na tentativa de o acertar? Pois é, seria assim mesmo! Cortaria, cortaria e no final pouco mais teria do que a casca...
    Bom, mas se tenho mesmo de fazer jus ao meu papel de juíza, e como rosas são, de longe, as minhas flores preferidas, dou o meu voto para a 7.
    Mas já agora, uma dúvida: o que aconteceu a todas essas obras de arte?
    Um beijinho e fico à espera do próximo desafio
    Romicas

    ResponderEliminar
  17. Só sei que adoro melancia. Mham, mham, mham...

    ResponderEliminar
  18. Não sei, Susana, entre todas elas o meu coração balança. Talvez a número 10, porque tem uma convidada (uma mosca!). Agora a sério, voto mesmo na n.º 10.
    Beijinhos e parabéns por mais esta iniciativa.

    ResponderEliminar
  19. Ainda não me formatei em comentários curtos. Assim, aqui vai um loooongo!

    Convenhamos que, entre esta Festa e a tradicional “tomatada” espanhola, quanto a mim um atentado talvez maior que as touradas de que tanto se fala, há uma distância abissal. Quando a arte colide com alguns princípios, não é fácil falar dela. Quem ousaria falar em fazer “festas” à melancia aqui há alguns anos? Com o comer não se brinca, dir-lhe-iam os mais idosos. Arte, com melancia, só se fosse com as cascas e, mesmo essas, devidamente cortadas, ou não, serviam para alimentar o “bácoro” ou as “pitas” que, mais tarde, dariam origem a outras obras de arte bem mais saborosas (chouriços, bufeiros, morcelas, farinheiras e uns ovinhos para mitigar as necessidades duma vida dura). Mas, vivemos numa época de excessos. Excesso de pobreza e de riqueza, excesso de segurança e de falta da mesma, excesso de cuidados com o ambiente e aumenta a destruição do mesmo, etc, etc.
    Surpreso fiquei porque tinha conhecimento de concursos destes no estrangeiro e desconhecia a arte (também lhe vou chamar isso, à falta de melhor) existente em Portugal. Claro que não desconhecia as qualidades da melancia e da do Ladoeiro em particular. Também aqui podemos dizer, usando o que alguém já disse, “ Sim, nós podemos”, a questão é querermos. E, para mim, tentando manter alguma coerência (se é que alguma vez o vou conseguir) vou votar naquele que me alimenta mais os olhos (porque os meus, afinal, também comem), pedindo aos mais novitos, porque ainda estão a tempo, treinem nas cascas ou em melancias que estejam verdes ou em vias de fermentação. Salvem o planeta! Não desperdicem, façam a reciclagem! Pensem na arte aplicada à medula de sabugueiro, às sementes (também da melancia) e às escamas de peixe, entre outros.
    Posto isto, voto no trabalho nº 9 e 10 de Pedro Beltrão.
    E não sou só eu, reparem que até a mosca gostou! (Alguém se antecipou e já pôs aqui este reparo)!

    Sem mais, até Agosto! Deliciem-se "comendo" belas talhadas de melancia!

    João Celorico

    ResponderEliminar
  20. João Celorico:

    Gostei tanto do teu comentário, que se me permite, vou publicá-lo para ficar visível a todos que por aqui passam, ainda para mais vindo de alguém que é natural do Concelho de Idanha a-Nova, mais precisamente de Salvaterra do Extremo!
    Obrigada pela sua participação!

    ResponderEliminar
  21. Romicas, Dylan , Teresa e José Pinto e atodos que por aqui passaram, obrigada pela vossa participação!

    A vossa apreciação foi muito interessante!

    ResponderEliminar
  22. Ora bolas! Parece que cheguei atrasada. O meu voto seria para o nº 10 de Pedro Beltrão mas são todas lindérrimas

    ResponderEliminar
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  24. Olá, Susana

    Mais um "evento cultural" bem interessante. Os participantes demonstraram todos ser grandes artistas e tive pena por não ter participado, mas estive uns dias ausente (fui até terras beirãs) e quando cheguei a casa e abri não vi logo as imagens e depois fez-se tarde :(

    Engraçado que na minha viagem cruzei-me com um cartaz alusivo à "Festa da Cereja", enquanto aqui a raínha da festa era a melancia eheheh

    Muito interessantes essas tuas iniciativas.

    Gostei da "obra" vencedora, mas estavam todas umas "obras primas".

    Um beijo

    ResponderEliminar
  25. Pascoaltita e cusca: ! Obrigada pela presença. E não desanimem, mais vale tarde do que nunca!
    Outros passatempos virão para participarem a tempo!
    Bjs Susana

    ResponderEliminar